Ventilação de uma sala com equipamento a gás: padrões de projeto + regras de arranjo

Os aparelhos a gás são cada vez mais utilizados não só em edifícios industriais, mas também em casas ou apartamentos particulares.Podem ser fogões domésticos e esquentadores, caldeiras de aquecimento instaladas em cozinhas ou caldeiras.

Concordo, a ventilação adequadamente projetada de uma sala com equipamentos que utilizam gás, criando circulação contínua de ar, pode garantir a segurança e o correto funcionamento do equipamento. Mas o não cumprimento dos requisitos regulamentares e das regras operacionais pode resultar em perigo para a vida humana.

A seguir, explicaremos como é instalada a ventilação em ambientes com diversos equipamentos que utilizam gás e o que é necessário para instalá-la.

Requisitos regulamentares para recirculação de ar

Em quaisquer instalações com equipamento a gás, deve ser fornecida ventilação natural e contínua, proporcionando pelo menos três renovações de ar em 1 hora. A velocidade de circulação das massas de ar é medida com um anemômetro.

Funcionamento do fogão a gás
Antes de ligar os aparelhos a gás, é necessário aumentar o fluxo de ar na sala. A má ventilação leva ao acúmulo de monóxido de carbono, o que leva não só à diminuição do desempenho do aparelho, mas também ao envenenamento

Você pode calcular a quantidade necessária de oxigênio recebido para salas onde equipamentos de gás são usados ​​​​usando a fórmula:

eu= N x V, Onde

L – vazão de ar, m3/h;

N – taxa de troca de ar normalizada (para salas com equipamento a gás este indicador = 3);

V – volume da sala, m3.

As taxas de câmbio aéreo são regulamentadas SP-60.13330.2016, GOST-R-EN-13779-2007, GOST-22270-2018. Aplicam-se à concepção de sistemas de abastecimento de gás novos, reconstruídos e ampliados.

As regras principais são prescritas pelos seguintes pontos:

  • no instalação de caldeiras a gás é importante levar em consideração os requisitos não só da própria sala das caldeiras, mas também as normas para garantir o funcionamento do sistema de ventilação;
  • gasodutos não podem cruzar dutos de ventilação;
  • todas as divisões para as quais se abram as fornalhas dos fornos de aquecimento e de gás de cozinha devem ser equipadas com conduta de exaustão. Uma alternativa é permitida - uma janela, janela ou porta que dá para uma instalação não residencial;
  • na instalação de aquecedor a gás ou lareira, é necessário prever dispositivo de exaustão;
  • se o estabelecimento de restauração possuir um conjunto de aparelhos de gás localizados próximos uns dos outros, é permitida a utilização de um exaustor seguido de inserção na chaminé pré-fabricada com exaustor;
  • sistema de ventilação em oficinas industriais, salas de caldeiras, agrícola as empresas, os edifícios industriais de serviços ao consumidor devem cumprir os códigos de construção e os requisitos para o tipo de produção no seu interior.

Não existem requisitos adicionais para o projeto de ventilação em edifícios deste grupo.

Tipos de ventilação
Depois de estudar as especificidades da divisão e analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema de ventilação, pode escolher a melhor opção para um determinado edifício.

Os parâmetros de recirculação do ar interior devem ser calculados com base nas concentrações máximas permitidas de NO2 e CO2 na área de trabalho.As coifas devem ser colocadas acima dos queimadores e os sistemas de alimentação devem ser colocados fora da zona de radiação.

As instalações com alto grau de risco de explosão (categoria A) devem ser equipadas com sistema mecânico de alimentação e exaustão. Os níveis superiores destas instalações devem ser dotados de ventilação natural com defletores. Fora do horário de trabalho, somente ventilação natural ou mista pode ser utilizada.

Nas instalações da categoria A com circulação de gás liquefeito, a ventilação forçada deve garantir a recirculação nas zonas superior e inferior. As aberturas do sistema devem ser colocadas a um nível de 30 cm do chão.

O projeto do sistema de ventilação de emergência deverá ser realizado conforme normas “SP-60.13330.2016” (cláusula 7.6). Deve ser iniciado automaticamente assim que os dispositivos sinalizarem que a concentração máxima permitida de gás no interior foi excedida.

Uma concentração perigosa de gás no ar é considerada acima de 20% do limite inferior de inflamabilidade.

Ventilação em salas com equipamentos a gás

Projetar um sistema de ventilação destinado a pequenas instalações domésticas com caldeira ou fogão a gás não causará dificuldades. Você pode lidar com isso sozinho.

Dispositivo de ventilação de exaustão

A ação da ventilação exaustora visa retirar o ar poluído do ambiente.

Para instalá-lo serão necessários os seguintes componentes: ventilador, duto de ar, grade de ventilação.

Janela para ventilação
No verão, a eficiência do sistema de ventilação exaustora diminui. Seu desempenho pode ser aumentado por meio de vãos adicionais nas portas e aberturas de ventilação para ventilação

Na hora de escolher um ventilador, é recomendável dar preferência a aparelhos com válvula de retenção. Isso impedirá que o ar externo entre na sala.

Os dutos de ar são tubos feitos de PVC ou outros materiais. Seu diâmetro deve corresponder ao tamanho do ventilador.

Ao escolher uma grelha de ventilação, você deve prestar atenção ao fato de que hoje existem muitos modelos à venda que diferem em tamanho, design e design. Portanto, é fácil escolher uma opção que combine perfeitamente com o estilo do ambiente.

Sistema de recirculação de abastecimento

O equipamento de fornecimento fornece suprimento de oxigênio fresco para a sala com usando gás dispositivos. O principal elemento de tal sistema é a unidade de abastecimento.

Sua função é fornecer oxigênio externo. À medida que o ar passa por ele, ele é filtrado, aquecido ou resfriado se o aparelho estiver equipado adicionalmente com recuperador.

Instalações de baixa potência são adequadas para uso doméstico. A principal vantagem deste tipo de ventilação é o silêncio e o conforto de operação. O exemplo mais simples é um ventilador de abastecimento.

Ventilador de abastecimento
O desempenho do sistema de ventilação de alimentação depende diretamente da correção dos cálculos, das características técnicas do equipamento e das características de design da sala

As entradas são divididas nas seguintes categorias:

  1. Dispositivo elétrico para ventilação. Fornece não apenas filtração do oxigênio recebido, mas também seu aquecimento.
  2. Válvula de entrada de parede. Pode operar em modo automático e ter uma opção adicional de filtragem de oxigênio. Para a instalação, será necessário fazer um furo passante na parede do edifício.
  3. Válvula de entrada da janela. Pode ser mecânico ou automático. Instalado no caixilho de uma janela de plástico. A desvantagem é a probabilidade de formação de gelo em temperaturas extremamente baixas.

Todos os tipos listados de ventilação fornecida são fáceis de montar e operar. Você mesmo pode instalar a estrutura.

Requisitos adicionais relativos ao sistema de abastecimento são apresentados para salas equipadas com janelas de plástico que fecham hermeticamente.

A potência de extração necessária é calculada usando a seguinte fórmula:

M = O x 10, Onde

O é o volume de ar, que é calculado da seguinte forma:

O = H x L x S.

H – altura da sala, L – comprimento, S – largura.

Sistema de recirculação de abastecimento e exaustão

O sistema de ventilação mista garante a saída simultânea do oxigênio residual e a entrada de oxigênio fresco no ambiente. Mais frequentemente usado em grandes objetos e casas com área total superior a 100 m2 .

As unidades equipadas com recuperador reduzirão o consumo de combustível em até 90% devido ao aquecimento do fluxo de ar que entra.

Esquema de funcionamento da ventilação de alimentação e exaustão
O sistema de alimentação e exaustão é o tipo mais racional, proporcionando o microclima correto nas instalações. O ar de exaustão deve ser removido através de instalações domésticas

Para facilitar a instalação, os sistemas combinados podem ter orientação vertical, horizontal ou universal. A instalação é efectuada após a conclusão do reboco e massa das paredes, mas antes da instalação do tecto, uma vez que toda a infra-estrutura ficará escondida por baixo do mesmo.

Via de regra, em sistema de alimentação e exaustão inclui os seguintes componentes: válvula de admissão de ar, filtro de ar de limpeza, aquecedor, recuperador, unidade de refrigeração, grade externa.

Ventilação de instalações com usando gás equipamento

As instalações com equipamentos a gás devem ser equipadas com duto de ventilação exaustora.Além disso, na parte inferior da porta ou parede de um cômodo contíguo, excluindo as salas, é necessário fazer furos cobertos com grelha.

Isso promoverá circulação de ar adicional. É permitida a utilização para estes fins dos vãos entre o piso e a porta (seção min 2 centímetros2).

Ventilação de uma caldeira a gás - requisitos básicos

Backdraft promove a propagação de produtos de combustão, por isso não é permitido em ambientes equipados com sistema de ventilação. O esquema de circulação de oxigênio na sala das caldeiras é calculado com base no tipo e potência do equipamento instalado.

Ventilação da sala da caldeira a gás
A localização dos dispositivos de ventilação deve ser projetada levando em consideração a documentação tecnológica do equipamento de gás instalado. Os sistemas de remoção e fornecimento de oxigênio devem estar localizados em paredes opostas aos equipamentos que utilizam gás

Requisitos básicos para o sistema de ventilação em uma sala de caldeira a gás:

  1. O sistema de ventilação deve fornecer três trocas de ar por hora.
  2. O fornecimento de ar é realizado através de orifícios e canais especiais.
  3. A ventilação da sala da caldeira faz parte do sistema geral da casa. Os dispositivos de exaustão do ar de exaustão devem estar localizados nas áreas superiores das paredes da sala da caldeira ou no teto.
  4. Ao fornecer oxigênio pelo interior, será necessário garantir a entrada através de um orifício com seção transversal de 30 cm2 por 1 kW de potência do equipamento. Se a tiragem de ar for externa, o furo com seção transversal min 8 cm2.
  5. O equipamento a gás deve ser instalado contra a parede com um vão de 10 cm.

Além disso, vale lembrar que os dispositivos de alimentação e exaustão devem ser colocados na parte oposta da sala.

Ventilação em sala com caldeira a gás

Os requisitos básicos para sistemas de ventilação em instalações com caldeiras ou fogões a gás são praticamente idênticos.As caldeiras equipadas com câmara de combustão fechada estão equipadas com conduta de fumos coaxial. Através dele, o oxigênio da rua é fornecido simultaneamente e os produtos da combustão são aspirados.

O princípio de funcionamento de uma chaminé coaxial
A principal vantagem do canal coaxial é uma redução significativa do oxigênio consumido pela caldeira do ambiente, o que é garantido pelo fornecimento de ar fresco através do canal externo da tubulação. Ao equipar este tipo de ventilação de caldeira com câmara fechada, é permitida a sua instalação em ambiente não ventilado

Regras tecnológicas para instalação de sistema de ventilação para dispositivos com câmara de combustão fechada:

  1. O sistema de ventilação deve ser vedado. Possíveis vazamentos representam altos riscos à vida e à saúde humana.
  2. Para garantir a vedação completa, todas as juntas do sistema devem ser tratadas com um selante resistente a altas temperaturas.
  3. O isolamento térmico de alta qualidade evitará possível superaquecimento e incêndio dos elementos do sistema.
  4. Não mais do que dois dispositivos de gás podem ser conectados a uma chaminé, independentemente da localização e distância um do outro.
  5. Os produtos da combustão devem ser descarregados na chaminé à distância min 50 cm em diferentes níveis.
  6. Se o fornecimento de oxigénio for de um nível, a chaminé deve ser equipada com um corte especial, cuja altura deve ser superior a 50 cm.

O cálculo padrão do volume necessário de circulação de massas de ar deve ser feito de acordo com os seguintes padrões: vazão no volume de três vezes a troca de ar em uma sala com usando gás equipamento, e o fornecimento é a soma do volume de saída e do volume de oxigênio necessário para a combustão.

Ao projetar um sistema de ventilação, é necessário levar em consideração a potência do equipamento. O fornecimento de oxigênio deve garantir a manutenção do processo de combustão.Caso contrário, o desempenho do equipamento a gás é prejudicado e forma-se fuligem.

Ventilação da sala da caldeira a gás
Em pequenas caldeiras domésticas, é permitida a utilização de janelas, respiros e portas sem dispositivo adicional de ventilação forçada. Se a sala estiver hermeticamente fechada, serão necessários sistemas de ventilação adicionais.

Um fluxo constante de ar evita que a atmosfera dentro da sala se torne mais rarefeita e reduza a corrente de ar. Ao calcular o volume necessário de oxigênio fornecido, é importante levar em consideração o volume da sala.

Regras tecnológicas para instalação de sistema de ventilação para dispositivos com câmara de combustão aberta:

  1. A sala deve estar equipada chaminégarantindo circulação constante.
  2. Da sala com aquecedor de água à Gas Um sistema geral de ventilação exaustora está sendo instalado.

Se uma caldeira a gás for colocada em uma sala de caldeiras, ela deve ser equipada com uma ventilação de abastecimento em funcionamento permanente que forneça oxigênio da rua.

Ventilação de salas com gêiseres

O principal requisito ao projetar uma infraestrutura de ventilação em uma sala equipada com esquentador a gás é a presença de escapamento. Pode ser feito de tubo coaxial, de aço ou de metal.

A opção coaxial é reconhecida como a mais confiável, o que leva à sua ampla distribuição. Os recursos de design variam dependendo da potência do próprio alto-falante.

O mecanismo do tubo de escape consiste nos seguintes elementos:

  • tubo (recomenda-se fornecer isolamento térmico);
  • tubo de passagem;
  • fechos especiais, suportes;
  • braçadeiras (fixadas em juntas de tubos);
  • adaptador conectando a coluna ao tubo;
  • janela especial para revisões;
  • recipiente coletando condensado;
  • guarda-chuva protetor - instalado externamente para proteger contra líquidos, detritos, etc.

O diâmetro do tubo deve ser absolutamente o mesmo em todo o seu comprimento. Seu comprimento total deve ser de no mínimo 4 M. Na escolha do projeto devem ser levadas em consideração as condições climáticas. Para regiões frias, recomenda-se isolamento. O ponto final deve subir para min 1 m do telhado.

Isolamento de tubos de ventilação
Para isolamento externo de um tubo de escape feito de metal, lã mineral ou de vidro, o isolamento de fibra ou lascas de tijolo são mais usados. Não é recomendado escolher materiais inflamáveis ​​​​e combustíveis, pois a estrutura pode aquecer significativamente. O comprimento do tubo não deve ultrapassar 3 m. O método de sua localização depende do local de instalação da coluna

Sistema de ventilação para ambientes com fogão a gás

Abaixo estão os padrões "SP-402.1325800.2018"regulamentando os requisitos básicos para troca de ar suficiente em salas com fogões a gás:

  • a altura mínima do teto deve ultrapassar 2,2 m;
  • presença de duto de ventilação. Como alternativa, podem ser utilizadas janelas e respiradouros localizados na parte superior da sala;
  • as portas da sala devem ter janela aberta com área de 0,25 m;

O método mais popular de ventilação na cozinha continua sendo a instalação de um exaustor. Um ventilador colocado no interior removerá o monóxido de carbono e os odores gerados durante o processo de cozimento. Desta forma, será proporcionada ventilação forçada na sala.

O design amplo do guarda-chuva garantirá a direção precisa do ar diretamente no duto de ar. Existe no mercado uma vasta gama de exaustores, cujos preços variam consoante a marca, potência e opções adicionais.

Todos os exaustores são divididos em 2 categorias:

  1. Garantir a remoção dos produtos da combustão para o exterior.Essas coifas proporcionam a remoção completa do oxigênio residual para o exterior e garantem o fornecimento de oxigênio fresco do exterior.
  2. Trabalhando com base no princípio da filtragem e recirculação do ar. Este tipo não participa do processo de troca de ar na sala com usando gás equipamento. As massas de ar circulam exclusivamente no interior.

Os documentos regulamentares que regulam o ar condicionado e a ventilação permitem a utilização de ventilação mecânica do tipo alimentação-exaustão para divisões com caldeira a gás, desde que não perturbe o sistema de ventilação geral do edifício.

Este ponto implica que a conduta de ar do exaustor não pode cortar o poço, bloqueando a grelha de ventilação, caso contrário, ao ligar o exaustor, o ambiente onde está a caldeira não será ventilado.

Diagrama de ventilação da cozinha
Em ambientes com fogões a gás, é preferível utilizar exaustor com exaustão de ar. Sua única desvantagem é a complexidade do projeto e da instalação. Os modelos com recirculação são menos produtivos e não conseguem limpar completamente o ambiente dos produtos da combustão do combustível

Este problema pode ser resolvido com a instalação de uma grelha de ventilação especial equipada com saída para uma conduta de ar redonda.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para saber como combinar sistema de ventilação e exaustor, assista ao seguinte vídeo:

Principais erros na instalação de ventilação natural:

A etapa mais difícil na instalação da ventilação é o seu projeto. O projeto do sistema deve ser desenvolvido levando em consideração todas as normas e requisitos listados e determinados pelos serviços de gás. Isso garantirá a segurança da vida humana e a operação de alto desempenho dos equipamentos.

Você tem alguma dúvida, encontra alguma deficiência ou pode acrescentar informações valiosas ao nosso material? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência e tire dúvidas no bloco abaixo.

 

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica