Conversão de Amperes em Watts: regras e exemplos práticos de conversão de unidades de tensão e corrente

Proprietários de casas particulares, apartamentos, chalés ou pequenas salas de serviço conectadas à eletricidade geralmente precisam converter amperes em watts ou resolver o problema inverso. Para realizar conversões de unidades que determinam as características atuais, são utilizadas fórmulas conhecidas, baseadas na lei de Ohm.

Diremos a você como traduzir unidades físicas corretamente. Além disso, o artigo que apresentamos fornece métodos para determinar a potência operacional e as correntes de partida de eletrodomésticos. As nuances do cálculo da seção transversal dos componentes da fiação elétrica são discutidas.

Determinando a potência dos dispositivos conectados

Para calcular o valor da potência máxima possível em uma seção do circuito, é necessário somar os indicadores de todos os dispositivos conectados. Mas nem tudo é tão simples: muitos desses dispositivos são sistemas eletrodinâmicos complexos, portanto seus parâmetros devem ser determinados corretamente.

Componente de potência ativa e aparente

Potência ativa (ou consumida) do dispositivo (P) determina a perda irrecuperável de eletricidade durante sua operação. É esse indicador que o medidor elétrico vai calcular e, portanto, afeta a quantidade de recursos (dinheiro) gastos durante o funcionamento do aparelho.

O componente ativo em watts é indicado para todos os consumidores de energia elétrica. No entanto, existe outro indicador - fator de potência (cos(f)), que podem ser encontrados na documentação técnica, bem como em placas ou etiquetas especiais com os principais parâmetros.

Através dele você pode calcular a potência total (S) dispositivos de acordo com a seguinte fórmula:

S = P / cos(f)

O significado físico dessas grandezas pode ser descrito da seguinte forma: uma corrente com potência total flui da fonte (transformador) para o dispositivo elétrico, que converte seu componente ativo e retorna o componente restante (reativo) de volta à rede. Assim, a carga nos componentes do circuito (fiação e disjuntores) deve ser calculada levando em consideração a potência total.

Placa de identificação de um motor elétrico assíncrono
Você pode calcular a potência total utilizando os dados que estão presentes na ficha técnica do aparelho ou na placa de identificação do motor elétrico.

Para a maioria dos eletrodomésticos, o coeficiente é igual à unidade, portanto, as potências ativa e aparente são iguais. Mas se o consumidor elétrico possuir capacitores (capacitores) ou indutor, aparece um componente reativo.

Você precisa prestar atenção aos seguintes tipos de equipamentos:

  • refrigeradores;
  • máquinas de lavar roupas;
  • ar condicionado;
  • bombas;
  • fornos e fogões de indução;
  • lâmpadas fluorescentes;
  • Televisores;
  • computadores e outros equipamentos eletrônicos.

Também muitas vezes para sistema elétrico de casas particulares ou instalações comerciais conectam máquinas com motores elétricos, máquinas de solda a arco e outros equipamentos cuja potência total é significativamente superior à consumida. Portanto, é necessário ler atentamente as características técnicas dos dispositivos antes de conectá-los à rede.

Correntes de partida de compressores e motores

Se os eletrodomésticos estiverem equipados com motor elétrico, compressor, filamento ou transformador na entrada da fonte de alimentação, então, quando ele começa a funcionar, ocorrem correntes de irrupção por um curto período (EUP). Seu valor pode ser várias vezes superior aos valores nominais (EUn), especificado no passaporte do dispositivo.

Essas quantidades estão relacionadas pela seguinte fórmula:

EUP = k * eun

Aqui k – fator de multiplicidade atual inicial.

Parâmetros técnicos de motores elétricos
A documentação dos motores elétricos contém todos os dados necessários para calcular a corrente de partida, incluindo o fator de multiplicidade (última coluna)

O índice de multiplicidade excede o valor “2” para os seguintes eletrodomésticos comuns:

O cálculo da potência total na presença de tais dispositivos no circuito deve ser realizado levando em consideração suas correntes de partida. Como o tempo de aumento do consumo de energia é pequeno e a comutação síncrona é improvável, basta levar um dispositivo que seja mais potente em termos de correntes de partida.

Força atual e parâmetros de fiação

Para determinar a seção transversal necessária dos condutores da fiação elétrica e classificação do disjuntor converta o número total de watts em amperes e obtenha o valor da corrente contínua máxima.

A correlação entre a seção transversal dos núcleos e a corrente máxima permitida para a fiação é realizada por meio de tabelas fornecidas pelos fabricantes de cabos. Dependendo do fabricante, os principais indicadores podem diferir ligeiramente, mas devem sempre estar em conformidade com o atual GOST 31996-2012.

Correspondência da seção transversal do núcleo com a resistência da corrente
Um exemplo de tabela de correspondência entre a seção transversal de condutores condutores de corrente e a corrente contínua máxima permitida dependendo do método de fiação

Às vezes, eles escolhem a fiação não com a seção transversal mínima permitida, mas com uma seção um pouco maior.Isso se justifica, pois a reserva de largura de banda permite conectar novos aparelhos elétricos sem desmontar os antigos e instalar novos cabos.

Parâmetros instaláveis ao painel elétrico disjuntores selecionado de forma que seja garantido o disparo caso a corrente ultrapasse o valor determinado como máximo permitido para a fiação instalada.

Corrente nominal da máquina (EUn) são calculados com base na corrente permitida para o cabo (EUp) de acordo com a seguinte fórmula:

EUn <= eup / 1.45

Normalmente, uma máquina com o valor nominal máximo entre os permitidos é selecionada para minimizar a probabilidade de desligamento quando o circuito está fortemente carregado, mas ainda permitido.

Relação entre grandezas elétricas básicas

Potência e corrente podem ser relacionadas através de tensão (você) ou resistência do circuito (R). Porém, na prática, aplique a fórmula P = I2 * R é difícil porque é difícil calcular com precisão a resistência em uma área real.

Conexão monofásica e trifásica

A maior parte da fiação elétrica para uso residencial é monofásica.

Neste caso, o recálculo da potência total (S) e corrente CA (EU) usando uma tensão conhecida ocorre de acordo com as seguintes fórmulas resultantes da lei clássica de Ohm:

S=U*I

Eu=S/U

Hoje em dia, a prática de conectar uma rede trifásica a instalações residenciais, domésticas e pequenas instalações industriais tornou-se generalizada. Isto justifica-se do ponto de vista da minimização dos custos com cabos e transformadores, que são suportados pela empresa fornecedora de energia eléctrica.

Quadro de distribuição para ligação trifásica
Ao conectar uma rede trifásica, um disjuntor tripolar de entrada (canto superior esquerdo), um medidor trifásico (canto superior direito) são instalados e para cada circuito dedicado - dispositivos monopolares comuns (canto inferior esquerdo)

A seção transversal dos núcleos da fiação e a potência nominal ao usar consumidores trifásicos também são determinadas pela intensidade da corrente, que é calculada da seguinte forma:

EUeu = S / (1,73 * vocêeu)

Aqui o índice "eu"significa a natureza linear das quantidades.

Durante o planejamento e implementação subsequente fiação interna É melhor separar os consumidores trifásicos em circuitos separados. Os dispositivos que operam no padrão 220 V tentam ser distribuídos de forma mais ou menos uniforme entre as fases, para que não haja desequilíbrio significativo na potência.

Às vezes, é permitida a conexão mista de dispositivos operando em uma e três fases. Esta situação não é das mais simples, por isso é melhor considerá-la com um exemplo específico.

Deixe um forno de indução trifásico com potência ativa de 7,0 kW e fator de potência de 0,9 ser incluído no circuito. Um forno micro-ondas de 0,8 kW com fator de corrente inicial “2” é conectado à fase “A” e uma chaleira elétrica de 2,2 kW é conectada à fase “B”. É necessário calcular os parâmetros da rede elétrica para esta área.

Um exemplo de conexão de dispositivos a uma rede trifásica
Diagrama de conexão de dispositivos à rede. Com esta configuração é sempre instalado um disjuntor trifásico. É proibido o uso de vários disjuntores monofásicos para proteção.

Vamos determinar a potência total de todos os dispositivos:

Seu =Peu / cos(f) = 7.000 / 0,9 = 7.800 VA;

Seu =Peu * 2 = 800 * 2 = 1600 VA;

SCom =Pc = 2200 VA*A.

Vamos determinar a intensidade atual de cada dispositivo:

EUeu =Seu / (1,73 * vocêeu) = 7800 / (1,73 * 380) = 11,9 A;

EUeu =Seu /vocêf = 1600/220 = 7,2 A;

EUc =Sc /vocêf = 2200/220 = 10 A.

Vamos determinar a intensidade da corrente por fase:

EUA = eueu +eueu = 11,9 + 7,2 = 19,1 A;

EUB = eueu +euc = 11,9 + 10 = 21,9 A;

EUCOM = eueu = 11,9 A.

A corrente máxima com todos os aparelhos elétricos ligados flui pela fase “B” e será igual a 21,9 A. Uma combinação suficiente para o funcionamento sem problemas de todos os dispositivos neste circuito é uma seção transversal de condutores de cobre de 4,0 mm2 e um disjuntor de 20 ou 25 A.

Tensão doméstica típica

Como a potência e a corrente estão relacionadas através da tensão, é necessário determinar com precisão este valor. Antes da introdução do GOST 29322-2014 em outubro de 2015, o valor para uma rede comum era 220 V e para uma rede trifásica - 380 V.

De acordo com o novo documento, estes indicadores são alinhados com os requisitos europeus - 230/400 V, mas a maioria dos sistemas de alimentação doméstica ainda funciona de acordo com os parâmetros antigos.

Medindo tensão usando um multímetro
Você pode obter o valor real da tensão usando um voltímetro. Se os números forem significativamente menores que os de referência, será necessário conectar um estabilizador de entrada

Um desvio de 5% do valor real em relação ao valor de referência é aceitável para qualquer período e 10% - por não mais de uma hora. Quando a tensão cai, alguns consumidores, como uma chaleira elétrica, lâmpada incandescente ou forno de micro-ondas, perderá energia.

Mas se o dispositivo estiver equipado com um estabilizador integrado (por exemplo, uma caldeira a gás) ou tiver uma fonte de alimentação comutada separada, o consumo de energia permanecerá constante.

Neste caso, dado que I = S/U, uma queda de tensão levará a um aumento de corrente. Portanto, não é recomendado selecionar a seção transversal dos núcleos dos cabos “ponta a pico” para os valores máximos calculados, mas é aconselhável ter uma margem de 15-20%.

Vídeo útil sobre o tema

Medindo a corrente com um multímetro e depois calculando a potência:

Dispositivo eletrônico para detecção de tensão, corrente e cálculo automático de potência:

Determinar a intensidade da corrente, conhecendo a tensão da rede e a potência total dos dispositivos na seção do circuito, é bastante simples. A dificuldade está em medir ou calcular os parâmetros iniciais.

Se você tiver dúvidas sobre a correção da solução encontrada, é melhor entrar em contato com um eletricista, pois erros de cálculo podem causar sérios problemas.

Você gostaria de compartilhar sua própria experiência na conversão de amplificadores em watts? Você tem um método original em seu arsenal que pode ser útil para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Vladimir

    Eu próprio trabalho como engenheiro de comissionamento, mas apenas em instalações elétricas subterrâneas. Muitas vezes é necessário calcular configurações e outros parâmetros. Às vezes, nos diagramas da fonte de alimentação, eles simplesmente indicam o valor da corrente de curto-circuito. E aqui é muito difícil entender se se trata de uma corrente bifásica ou trifásica. Portanto, você terá que recalcular tudo sozinho e tirar conclusões lógicas.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Boa tarde, Wladimir.

      Normalmente, o número de fases nos diagramas de, por exemplo, uma rede de distribuição é indicado por traços - anexei uma captura de tela. Correntes de curto-circuito são calculados para os casos mais graves de curto-circuito. Para uma rede trifásica, este é um circuito trifásico metálico, da mesma forma para dois circuitos monofásicos. Quem coloca o curto-circuito I no diagrama já sabe qual opção considerou. Como são designados os tipos de curto-circuitos? veja a segunda captura de tela. Treine seus colegas para serem ordeiros.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica