Lâmpadas LED “ASD”: revisão da gama de modelos + dicas de seleção e comentários
Você quer realizar ideias de design impressionantes usando lâmpadas LED ASD para projetar projetos arquitetônicos originais? Concordo, uma atmosfera única habilmente criada pelo jogo de luz nas lâmpadas LED pode dar ao interior um significado especial e surpreender amigos e conhecidos.
Mas a implementação dos seus planos de iluminação doméstica é dificultada por dúvidas sobre a conveniência de adquirir produtos ASD?
Ajudaremos você a entender esse problema - o artigo discute os recursos de design dos produtos LED do fabricante, a linha de modelos de lâmpadas, seus prós e contras, com base nas avaliações dos consumidores.
O material é fornecido com fotografias visuais com amostras de produtos ASD, e são fornecidas recomendações para a escolha de LEDs para uso doméstico, levando em consideração as características do ambiente que necessita de iluminação.
Para simplificar o processo de seleção, sugerimos também que você se familiarize com uma análise detalhada em vídeo das lâmpadas e uma análise das vantagens realizadas pelo usuário no vídeo.
O conteúdo do artigo:
Prós e contras da iluminação LED
Um LED é um dispositivo semicondutor em miniatura cuja função é converter energia elétrica em raios de luz artificial.
Esta função é desempenhada por cristais cultivados de forma especial, que possuem máxima emissão de luz e mínimo consumo de energia. Os diodos servem como fontes de luz primárias e adicionais.
A capacidade de brilhar intensamente, alimentada por um mínimo de corrente elétrica, não poderia deixar de interessar aos desenvolvedores de projetos de iluminação para áreas de passeio, espaços públicos, instalações industriais e comerciais.
Também atraiu fabricantes de painéis de instrumentos para diversos tipos de máquinas com equipamentos e fabricantes de eletrodomésticos com retroiluminação para operação conveniente à noite.
Com razão, as vantagens do grupo de dispositivos LED incluem:
- Praticidade. Um dispositivo LED consome de 10 a 15 W/h, o que é significativamente menor que o consumo de energia de uma lâmpada fluorescente de potência semelhante. A vida útil é caracterizada por números impressionantes de 30.000 a 100.000 horas.
- Aquecimento mínimo. O design da lâmpada de diodo garante a remoção regular do calor gerado durante a operação do dispositivo. Portanto, os LEDs possuem excelente contato com quaisquer materiais, fazendo com que sejam utilizados livremente em circuitos de iluminação embutidos.
- Variedade de tamanhos e formas. Disponível no mercado ampla gama de luminárias LED, projetado para resolver diversos problemas técnicos.
- Benefícios ambientais. Os dispositivos LED são atrativos devido à sua segurança, porque... não contêm mercúrio ou outros componentes tóxicos prejudiciais ao corpo do usuário. Seu descarte não exige o cumprimento de medidas de segurança como acontece com as lâmpadas fluorescentes.
- Força. A carcaça e os componentes dos diodos são caracterizados por alta resistência mecânica. Suas lâmpadas são visivelmente mais confiáveis que as lâmpadas incandescentes. Além disso, não existem peças que sofram vibrações como os filamentos de tungstênio.
- Economia durante a instalação. Devido ao baixo consumo de energia, a iluminação LED utiliza cabos com seção transversal menor que as dimensões usuais utilizadas em circuitos com lâmpadas incandescentes.
- Sem cintilação. Os LEDs de um fabricante responsável não piscam e, portanto, não têm um efeito extremamente prejudicial aos olhos das pessoas presentes na sala.
Ressalta-se que quando as lâmpadas LED são ligadas não há sobrecarga da rede, como acontece quando são acionadas luminárias com lâmpadas incandescentes. Ao mesmo tempo, o fluxo luminoso chega a 95%, enquanto os mesmos concorrentes têm apenas 60-75%.
Os dispositivos LED não emitem radiação ultravioleta, mas ainda há brilho infravermelho em um volume mínimo seguro.
A lista de vantagens inclui uma ampla faixa espectral, embora as características de seu brilho ainda sejam dominadas por raios brancos e frios.
Não existem muitas desvantagens nas lâmpadas de diodo, mas ainda não podemos viver sem elas. O preço dos dispositivos de iluminação não pode deixar de surpreender, principalmente quem não conhece as suas especificidades. Se levarmos em conta o rápido retorno dos circuitos de iluminação LED, essa desvantagem torna-se controversa.
Desvantagens semelhantes, que em alguns casos podem ser consideradas vantagens, incluem a direção do fluxo luminoso.
Para lâmpadas comuns, especialmente para os tipos de parede, isso é uma clara desvantagem; para opções de holofotes, é uma clara vantagem.Afinal, a luz está concentrada em um feixe direcional.
Quando conectados a uma rede de frequência industrial, os LEDs ainda piscarão, e ainda mais fortemente do que os seus equivalentes fluorescentes. Algumas razões luzes LED piscando Você pode descobrir e consertar sozinho.
Ocasionalmente, durante o seu funcionamento, são notados ruídos elétricos, por exemplo, decorrentes de interferências.
Para operação normal, uma lâmpada de diodo requer uma tensão claramente padronizada. Para fornecer ao dispositivo a corrente operacional nominal, ele é complementado com componentes eletrônicos complexos chamados fontes de corrente.
Como resultado, a complexidade do circuito aumenta o custo de construção da iluminação LED.
Nos casos mais simples de utilização de diodos, eles podem ser conectados a uma rede DC, mas através de um resistor.
Uma desvantagem significativa dos dispositivos LED é a falta de capacidade de alterar a transmissão da luz. Portanto, praticamente não são utilizados em circuitos com capacidade de ajustar o brilho da iluminação.
Apenas certos tipos de produtos caros podem trabalhar em conjunto com dimmers, reduzindo o fluxo luminoso dos diodos, e depois em no máximo 20%.
Revisão dos produtos LED da marca ASD
Considerando que um número significativo de vantagens supera incondicionalmente as desvantagens dos diodos, a demanda por eles está crescendo constantemente.
Entre os dispositivos com demanda ativa no mercado nacional, os produtos ASD ocupam um lugar significativo. A empresa fabricante se esforça diligentemente para cobrir as necessidades básicas do consumidor.
Vejamos como entender o sortimento desta marca, quais características ela está preparada para agradar ao futuro proprietário e o que decepcionar.
Padrões de lâmpadas
Os designs de todos os dispositivos LED conhecidos hoje usam quase os mesmos componentes. A diferença está no tamanho e, às vezes, na qualidade dos componentes.
EM projetos de lâmpadas TEA usado:
- Grupo de chips LED. Sua potência total é a potência direta do dispositivo de iluminação.
- Dispositivo de controle. Permite ligar/desligar a lâmpada da rede e também estabiliza a corrente fornecida aos cristais luminosos.
- Quadro. Frasco em forma de pêra, bola, chama de vela ou tubo, equipado no lado de trabalho com refletor e no verso com radiador para remoção de calor.
Os chips de LED são montados em uma placa de alumínio, que funciona como base para instalação de cristais e dispositivo para remoção do fluxo de calor dos diodos para a área do radiador.
O resfriamento regular e desimpedido do corpo de trabalho prolonga significativamente sua vida útil.
Dependendo da potência, tamanho e finalidade da lâmpada, o dispositivo pode ter de uma a várias dezenas de diodos.
Os diodos são conectados ao dispositivo de controle em paralelo em uma “cadeia” ou em série, ou seja, cada um separadamente. A primeira opção é mais simples e portanto mais barata, a segunda é mais complexa e muito mais cara.
A conexão é feita através de um resistor e um driver, que é responsável por fornecer os valores de corrente necessários ao dispositivo.
Nas lâmpadas com diodos conectados em paralelo, cada elemento é equipado com seu próprio resistor, o que explica sua complexidade e preço considerável.
Mas se um chip falhar, os demais continuarão funcionando e, com uma versão paralela, todo o dispositivo será danificado.
Variações no tema brilho são obtidas através do uso de peças ópticas que diferem em propriedades: lentes divergentes e focais. Através deste método, a emissão de luz é amplificada e concentrada num feixe, ou dispersa.
As lâmpadas LED para uso doméstico são produzidas com bases padrão: rosca e pino. Graças a isso, eles podem substituir facilmente uma lâmpada incandescente queimada em uma linha de alimentação CA.
Gama LED ASD
Os dispositivos LED com o logotipo especificado são produzidos em frascos feitos de material condutor de luz fosco ou transparente.
O sortimento inclui opções com corpos em formato de pêra, esféricos, tubulares, além de LEDs em forma de vela, fonte de luz direcional com refletor, entre outros tipos.
Com base no tipo de base dos chips de LED e na montagem nela, as lâmpadas são divididas em modelos criados com as seguintes tecnologias:
- SVD — os elementos de trabalho são fixados a uma placa rígida localizada no centro do dispositivo em ordem serial ou paralela;
- CORUJA ou eles Filamento LED — Os chips de LED neles são fixados em tiras de vidro, safira ou metal com revestimento de fósforo.
Entre as ofertas de venda da empresa descrita não há lâmpadas fabricadas de acordo com a tecnologia Cerâmica Cristal MCOB, mas é possível que em breve a gama seja reabastecida com esses produtos.
De acordo com essa tecnologia, em vez de uma placa de metal, uma placa de cerâmica transparente com revestimento de fósforo é colocada no centro do dispositivo.
Os chips são fixados em ambos os lados da placa. Este arranjo garante um fornecimento uniforme de luz em todas as direções.
Diretrizes para escolher uma lâmpada
A embalagem dos produtos LED da ASD indica Características da lâmpada LED, que você precisa estudar para fazer uma compra inteligente.
Em termos de classe de eficiência energética, todos os aparelhos colocados à venda estão marcados com a letra A, o que significa que seu alto desempenho está aliado a um consumo moderado de energia.
A empresa garante que não produz aparelhos de classe inferior, dos quais existem sete em padronização internacional.
As menos eficientes são as lâmpadas com a letra G na marcação, quase impossível de encontrar nas características dos LEDs de qualquer empresa.
As características que requerem consideração obrigatória antes da compra incluem:
- Poder. Os diodos brilham aproximadamente 10 vezes mais que as lâmpadas incandescentes e aproximadamente 2 vezes mais que os dispositivos fluorescentes. Para se ter uma ideia real do fluxo luminoso em W, a potência da lâmpada LED deve ser multiplicada por 9-10.
- Tensão de alimentação. Seus parâmetros devem corresponder às características da rede à qual o dispositivo será conectado. Não tente usar um LED em uma linha com tensão diferente, pois isso pode danificá-lo ou causar curto-circuito.
- Temperatura colorida. Para instalação em instalações residenciais, é preferível utilizar lâmpadas de cor quente e agradável de 2.700 L, diodos de 3.000 L são adequados para salas de utilidades. Dispositivos com espectro de emissão de frio, superior a 3.000 L, são adquiridos para iluminação pública e industrial luzes de inundação.
- Transferência de cores. Quanto maior o índice de reprodução de cores, melhor a iluminação reproduz as cores reais. É indicado na marcação pelas letras CRI, seguidas de uma expressão numérica de 0 a 100 unidades Ra. Os produtos deste fabricante são marcados como 90 Ra.
- Ângulo de dispersão. Depende das características de design da lâmpada; para dispositivos LED varia de 30º a 360º. Normalmente, LEDs com ângulo de dispersão de até 90º são selecionados para luminárias spot de parede e teto, para arandelas de parede - até 180º, para luminárias de mesa - até 180º.
Entre os indicadores importantes que devem ser levados em consideração antes de comprar está também a base. As lâmpadas ASD são produzidas para soquetes padrão roscados e pinos; para conhecer esta característica basta observar o dispositivo a ser substituído.
Deve-se levar em consideração o prazo prometido pelo fabricante para o perfeito funcionamento do LED. Observe que durante a operação a lâmpada perderá gradualmente o brilho e, quando a vida útil estiver quase esgotada, geralmente brilhará fracamente. Isso significa que a lâmpada LED precisa ser substituída.
As violações das regras de uso podem contribuir para o desgaste acelerado, por exemplo, operação em faixa de temperatura não declarada pelo fabricante ou instalação em ambiente não destinado à iluminação LED.
Avaliações de consumidores sobre produtos
As lâmpadas LED com logotipo ASD atraem clientes com preços acessíveis. No entanto, os proprietários de dispositivos de iluminação econômicos muitas vezes ficam desapontados e insatisfeitos.
Produtos baratos, infelizmente, ainda são visivelmente inferiores às ofertas de Philips ou Osram.
Principais desvantagens:
- Discrepância entre o poder real parâmetros declarados pelo fabricante. O fluxo luminoso emitido pelas lâmpadas é mais fraco do que o prometido na rotulagem.
- Renderização de cores insuficiente. De acordo com os resultados dos testes, a característica CRI é em média 70 Ra, o que sugere o uso de diodos de baixa qualidade.
- Vida útil incorreta, superestimado pelo fabricante em aproximadamente uma vez e meia a duas vezes.
No entanto, o nosso intocado compatriota ainda não é muito exigente quanto à qualidade dos produtos que lhe são pouco familiares, muitos estão bastante satisfeitos com o que têm, o que também é complementado por um preço relativamente baixo.
A maioria dos consumidores admite que os LEDs ASD “ganham de volta” o dinheiro pago por eles. Eles concordam que se um produto custa pouco, não precisa ser de alta qualidade.
Tal atitude é um erro grave que não incentivará o fabricante a produzir um produto digno.
Note-se que a Europa tem uma abordagem completamente diferente para gastar os seus próprios fundos. Se a lâmpada não funcionar no período especificado pelo fabricante e falhar antes do tempo, o vendedor do aparelho é obrigado a substituí-la.
O mesmo é feito se forem detectados outros defeitos: baixo fluxo luminoso, reprodução incorreta de cores.
É hora de os compradores dos países da CEI que são inexperientes nestes assuntos se tornarem mais rigorosos e exigentes para receberem produtos de alta qualidade a um preço razoável.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo com uma visão geral da lâmpada LED da série Standard de 11 W:
Avaliação dos prós e contras de um dispositivo de iluminação com diodo de 15 W:
Guia de desmontagem de LED:
Informações sobre as especificidades da escolha de uma lâmpada LED e as características de fabricação dos dispositivos da empresa ASD irão ajudá-lo a selecionar e comprar corretamente uma fonte de luz com as características necessárias.
Você está procurando lâmpadas LED econômicas e confiáveis? Ou você tem experiência no uso de lâmpadas ASD? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.
Eu uso lâmpadas LED em casa. A primeira vantagem dessas lâmpadas é a redução do consumo de energia elétrica, o que traz uma economia significativa de dinheiro. Além disso, a lâmpada fornece uma luz agradável, embora um tanto forte, mas você pode se acostumar com o espectro. Claro, você terá que pagar muito pelas lâmpadas LED, mas tudo compensa rapidamente.
ASD é uma marca boa e comprovada entre as lâmpadas LED. Eles são um dos pioneiros neste campo. Lembro-me daqueles tempos em que as lâmpadas custavam 500 rublos cada. Mas o tempo passou e agora cada um de nós pode comprar uma lâmpada LED. Minha opinião sobre o ASD é: alta qualidade e preço razoável no mercado.
Bom, aqui está tudo como sempre - o fabricante promete uma coisa, mas na verdade o consumidor recebe algo completamente diferente. Basicamente, o que você pagou é o que você recebeu. Ninguém irá (e não sabe como) descobrir a verdadeira reprodução de cores e o verdadeiro poder. A coisa máxima a que as pessoas prestarão atenção é a vida útil. Mas, vou te dizer, isso varia de produto para produto de qualquer fabricante.
Lâmpadas ruins. Durante o ano foi substituído 3-4 vezes na garantia. E ainda assim eles pegaram fogo depois de alguns meses.