O que fazer se o gás for cortado em uma residência particular: uma visão geral das nuances legislativas
Os apartamentos dos devedores são muitas vezes desligados da rede de gás, o que gera transtornos e complicações no dia a dia.Mas e se o gás for cortado em uma casa particular, o que fazer nessa situação e como resolver a seu favor? Se você é dono de uma casa separada, provavelmente não quer surpresas em seu site.
Temos certeza que você não gosta de estranhos, não importa quem sejam. Saiba mais sobre seus direitos e responsabilidades. Você ganhará a confiança de que tudo estará em ordem tanto com o fornecimento de gás quanto com sua propriedade.
Ao estudar nosso artigo, você se familiarizará detalhadamente com as disposições dos regulamentos. Coletamos informações importantes e as apresentamos de uma forma conveniente. Leia tudo até o fim e saberá como agir diante de determinada situação.
O conteúdo do artigo:
Quando o fornecimento de gás pode ser cortado?
As regras de desligamento do fornecimento de gás levam em consideração os interesses dos pagadores de boa-fé. A esfera está sob o controle das autoridades executivas e legislativas, do Governo da Federação Russa e da Duma Estatal. Os órgãos governamentais adotam regulamentos e códigos. Em alguns casos, os conflitos entre consumidores e fornecedores exigem a participação de advogados.
A empresa transportadora de gás tem o direito de suspender o fornecimento de combustível sem decisão judicial, a menos que isso viole as restrições previstas em lei. O governo estabeleceu o procedimento e as condições sob os quais as empresas podem ou devem desligar/cortar o gás.
Eles foram listados na Parte VIII Decretos Governamentais nº 410 datado de 14/05/2013 juntamente com alterações datadas de 06/10/2017. A esfera também é regulamentada Resolução nº 549 datado de 21/07/2008.Desde 2019, o gás é vendido apenas por organizações de fornecimento de gás (transporte de gás).
Desligamento de gás em uma casa particular
No ponto 80 PP nº 410 existe uma lista de casos em que uma empresa não pode desligar o gás sem aviso prévio. O direito de suspensão do fornecimento surge decorridos 40 dias a contar da data do 1.º aviso e 20 dias após o 2.º.
O recurso é feito por escrito, entregue pessoalmente ou enviado por correio.
O combustível não será desligado sem aviso prévio em 7 casos:
- O assinante não pagou o gás integralmente por 2 períodos de faturamento consecutivos.
- O consumidor não permite que a distribuição de gás ou outra empresa mantenha ou repare equipamentos de gás. A regra diz respeito às comunicações intra-casa (VDGO) e intra-apartamento (VKGO). A norma também se aplica a residências particulares. Após a 1ª recusa, o direito de desligar o gás não aparecerá.
- Expirado contratos de manutenção equipamentos que utilizam gás. Uma das partes rescindiu o acordo.
- As linhas de gás expiraram.
- O cidadão forneceu informações imprecisas ou falsas sobre a quantidade de combustível consumido e violou cláusula do contrato a esse respeito.
- O cliente utilizou outro equipamento que não o referido no contrato.
- Foi recebida uma notificação da organização de distribuição de gás sobre a não conformidade das comunicações de gás com os padrões.
O fornecedor tem o direito de interromper o fornecimento de gás, inclusive por meio de desmantelamento. A tubulação não será cortada se a dívida for pequena e o combustível não tiver sido cortado no passado.
Antes de desligar o fornecimento de gás a uma residência particular, a empresa perguntará se os proprietários podem, em princípio, pagar pelo gás. Se estiverem confiantes na sua capacidade de pagamento, as comunicações não serão afetadas.
O trabalho de corte/desconexão é realizado pela organização de distribuição. Além do serviço de despacho emergencial, a desmontagem é realizada por entidades especializadas mediante acordo com o cliente. Estes últimos às vezes fazem acordos com o distribuidor de gás, e ele já faz o trabalho.
Em ambos os casos, os custos são cobrados do devedor. A tubulação de gás será religada após pagamento da dívida, obras de desmontagem e religação.
Desligar o gás sem avisar o assinante
Os fornecedores são informados sobre vazamentos de gás, possíveis acidentes e possíveis problemas de segurança. As organizações distribuidoras de gás, as fiscalizações e os próprios consumidores notificam as empresas sobre a situação atual.
EM cláusula 77 do PP nº 410 Há uma lista de casos em que o fornecedor terá que desligar o gás:
- não há tiragem nos dutos de ventilação e chaminés;
- Humano conectou não autorizado o dispositivo à rede de gás;
- os equipamentos de desligamento automático do gás deterioraram-se, com parâmetros desviando-se além dos limites normais;
- houve interferência com tais equipamentos;
- há mau funcionamento do equipamento de gás dentro ou fora da casa ou falta de pessoal;
- Quando os aparelhos movidos a gás funcionam, o fornecimento de ar é insuficiente.
Além de desligar o gás, existem muitas multas por violação das medidas de segurança no uso do gás. Você pode ler mais sobre eles em este material.
A empresa fornecedora enviará um aviso ao órgão de controle habitacional, que informará o consumidor. Ele terá tempo para resolver o problema.
O estado obriga os assinantes a entrar em contato com a organização distribuidora de gás, mas o problema pode ser resolvido pessoalmente se o problema for causado por fatores externos.
Um procedimento semelhante é aplicado no caso de circunstâncias de parágrafo 78 da resolução acima, nos parágrafos 1º e 3º.
Estamos falando de casos em que uma organização fornecedora de gás pode cortar o gás, mas tem o direito de continuar o fornecimento:
- Consumidor conectou o tubo ao ramal principal, unidade de cilindro ou outra fonte de combustível. Como resultado, ele será multado por gaseificação não autorizada.
- O assinante não investiu no período para cumprir as exigências.
- O cliente reinstalou aparelhos a gás na casa e equipamentos no exterior e fê-lo em violação das normas de segurança.
Medidas de interrupção do fornecimento de gás são realizadas para minimizar danos ao consumidor. O assinante será notificado por escrito sobre a data do corte/paragem do gás e os motivos para tal - no prazo de 1 dia após a obra.
Como devolver o gás para uma casa particular?
O assinante receberá gás novamente se eliminar os motivos do desligamento. O fornecedor de gás verificará as informações nas próximas 24 horas após a notificação. Dentro de 2 dias o gás começará a fluir novamente.
Para reconectar após um corte, entre em contato com a empresa proprietária do gasoduto próximo a uma residência particular: Gorgaz, Raigaz, estruturas de distribuição de gás da Gazprom, etc.Levam consigo passaporte, documentos de habitação, recibos e outras provas da inexistência de dívidas e da eliminação dos motivos do corte do gás.
As tubulações serão instaladas no próximo mês, após o qual o abastecimento será retomado. No verão, quando as tripulações estão muito carregadas, é preciso esperar mais. Se o fornecedor não cumprir os prazos sem justa causa, você precisará reclamar às seguintes autoridades.
Ao final, será emitido ao assinante um certificado de retomada do fornecimento de combustível. O documento indicará as partes, a lista de obras para restabelecer o fornecimento de gás e os fundamentos da sua implementação.
Como se proteger de ações ilegais?
Aplicam-se restrições durante a estação de aquecimento. A habitabilidade da habitação em termos de condições de vida não deve ser afetada pela interrupção ou restrição do fornecimento de combustível. O conceito é interpretado de diferentes maneiras.
O fornecedor tem o direito de cortar o gasoduto se houver um problema de segurança. O gás é desligado tanto no inverno quanto no verão, citando essa nuance. Enquanto o perigo persistir, o contratante recusar-se-á a reconectar.
Os assinantes devem fazer valer seus direitos em 6 casos:
- o contratante violou os termos do contrato;
- o gás foi desligado após o reembolso da dívida, inclusive multas, e exigiram indenização pelo custo da obra;
- as regras para a prestação de serviços públicos não foram seguidas;
- a propriedade de terceiros foi danificada devido ao corte de gás;
- o artista violou os direitos de outras pessoas que moravam em um prédio individual (casa, chalé, etc.);
- o fornecimento de combustível durante a estação de aquecimento foi interrompido ilegalmente.
A resposta positiva a uma reclamação depende de onde a pessoa se candidata. Os funcionários do Ministério Público e dos fiscais de habitação por vezes dispensam as suas próprias conclusões e remetem para os parágrafos das decisões que orientaram o fornecedor.
Como resultado, você terá que ir a tribunal. As circunstâncias da paralisação neste caso serão analisadas detalhadamente, incluindo o procedimento para a empresa de gás. Você pode reclamar imediatamente ao tribunal, em vez de ao Ministério Público.
Não será possível contestar uma dívida calculada corretamente. Mesmo que categorias de cidadãos socialmente vulneráveis vivam numa casa privada: pessoas com deficiência, pessoas com cancro ou famílias numerosas.
Nesse caso, os fornecedores têm o direito de cortar o gás, mas levam em consideração se a família pode pagar. Caso falte recursos, existe a opção de parcelamento. O problema é resolvido pelas sociedades gestoras, bastando submeter a candidatura.
Não é possível sair sem combustível na estação fria por falta de pagamento. As estruturas da Gazprom Mezhregiongaz não desligam o gás por dívida se o cliente não tiver alternativa de aquecimento e a questão da segurança não se coloca em princípio. Exceções acontecem. Tais ações sem decisão judicial violam claramente a lei.
Nuances de pagar pelo gás
A legislação estabelece a obrigação de o assinante pagar o gás usado até ao dia 10 do mês seguinte ao período de consumo anterior. Isto é discutido em Arte. 155 Código de Habitação.
EM PP nº 549 a norma foi complementada: era permitido um procedimento de pagamento diferente, desde que estipulado no contrato. Artigo 544 do Código Civil confirma esta possibilidade de pagar pela energia.A obrigação do consumidor de pagar pelo gás consumido surge no início do período de faturação e no primeiro fornecimento efetivo de combustível.
O valor das cobranças é calculado com base nos volumes determinados pelo medidor de vazão. Os consumidores sem medidor pagam pelo combustível consumido de acordo com os parágrafos 32-38 PP nº 549.
Ao calcular eles usarão norma para 1 pessoa tendo em conta os volumes para cozinhar e aquecer água. Além disso, é levada em consideração a área dos ambientes aquecidos. O valor do pagamento é determinado com base nos preços de varejo para a população da entidade constituinte da Federação Russa. Independentemente da presença de um medidor. Não há necessidade de pagar pelo tempo de ausência, inclusive se não houver medidor de gás, mas você terá que avisar sobre sua saída.
O custo do combustível é reduzido devido a incentivos federais e regionais. A nível nacional, os assinantes podem ficar totalmente isentos do pagamento do gás. O apoio social nem sempre assume a forma de desconto, pelo que o valor do subsídio não pode sofrer alterações.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um caso especial de corte de gás em uma área individual:
Corte de gás em uma casa individual devido a uma grande dívida com comentário do chefe de atendimento ao cliente:
2 meses de atraso são suficientes para ficar sem gasolina. Os proprietários de casas particulares deveriam ler as leis com mais detalhes; eles serão primeiro cortados das comunicações. No verão, as paralisações são feitas por dívidas, estado dos equipamentos e ações não autorizadas.
Durante a estação de aquecimento a situação é mais complicada. Neste momento, eles não têm o direito de cortar o gás por falta de pagamento. As empresas de gás recorrem por vezes a medidas forçadas para contornar a lei. Os consumidores devem permanecer vigilantes e melhorar a sua literacia jurídica.A reconexão do gás pode custar dezenas de milhares de rublos.
Escreva comentários, adquira novos conhecimentos e compartilhe sua experiência. Conte-nos como você alcançou um resultado positivo e o que havia de especial na sua situação. Tire suas dúvidas no formulário de contato. Ele está localizado abaixo.
E eu tenho uma situação tão gritante. Estamos congelando. Abaixo anexo o texto da declaração que levarei amanhã ao Mezhregiongaz.
Diretor Geral da Mezhregiongaz LLC
Voronej"
Zubarev K.V.
De Popova E.V.
Região de Voronezh, distrito de Kashira
Revolução do Prospecto S. Olen-Kolodez, nº 60
Declaração.
Por favor, esclareça a situação sobre um assunto controverso relacionado à acusação apresentada contra mim por interferência não autorizada em um dispositivo de medição. Em 25 de dezembro de 2019, seus colaboradores elaboraram laudo identificando interferências não autorizadas no medidor, constatadas durante a fiscalização. Violando suas próprias Regras, os funcionários, sem notificação ou qualquer outra notificação sobre a visita proposta, entraram repetidamente no território de minha residência durante minha ausência. Assim, no outono de 2019, durante uma fiscalização, os funcionários destruíram a cerca da minha casa e, no dia 25 de dezembro de 2019, na minha ausência, elaboraram um auto de infração. Sob influência psicológica, fui forçado a assinar este ato no dia 31 de dezembro de 2019. Depois disso, me mostraram um cálculo que indicava o valor da dívida no valor de 425.737, do qual discordo categoricamente. Em estado de profundo choque com o ocorrido e com o valor anunciado da dívida repentina, procurei saber o que aconteceu com o medidor, pois no dia 17 de dezembro de 2019, um funcionário do serviço de gás realizou uma vistoria programada em todos os dispositivos, que posso documentar. Para o qual Lyalina N.N.me explicou que não havia selos de fábrica no aparelho. Depois disso, presumi que o medidor precisava ser substituído, mas o funcionário respondeu que eu teria permissão para substituir o aparelho após pagar o valor declarado. Depois disso, recebi vários telefonemas da mestre sênior Lyalina N.N. com proposta de pagamento deste valor, caso contrário o caso será levado a tribunal e os meus bens serão descritos e a casa será vendida, caso contrário enfrento prisão real, uma vez que o serviço de gás revelou roubos em grande escala. Por sua vez, propus resolver judicialmente esta polêmica questão, de forma civilizada, conforme consta do Contrato de Fornecimento de Gás nas cláusulas 5 e 6, bem como no Contrato de Prestação de Serviços Técnicos na cláusula 8, desde que as partes negociem o prazo de rescisão do contrato ou sujeito a aviso escrito ao “Cliente” pelo “Contratante” com o máximo de 2 meses de antecedência. No entanto, não recebi nenhuma notificação ou ligação sobre decisões tomadas sobre o meu problema. Funcionários da filial de Novovoronezh de Mezhregiongaz, em violação às Regras de Fornecimento de Gás aprovadas pelo Decreto do Governo da Federação Russa de 21 de junho de 2008 nº 549, parágrafo 22, subparágrafo “c”, não me notificaram da maneira prescrito pelo contrato sobre a inspeção.
Em 28 de janeiro de 2020, o departamento de plantão do departamento do Ministério de Assuntos Internos da Rússia no distrito de Kashira, região de Voronezh, recebeu uma declaração da representante Lyalina N.N. de que um ímã foi encontrado em meu medidor que distorceu a operação do dispositivo, e, portanto, causei danos no valor de 425.737 rublos.Após a realização das medidas investigativas, constatou-se que não foram encontrados objetos estranhos na caixa, o próprio medidor possui vários selos de proteção, cuja integridade não foi comprometida. A este respeito, foi enviado para o meu endereço um Aviso de recusa de instauração de processo penal. Estou longe de estar familiarizado com os meandros dos dispositivos da indústria de gás e só posso usá-los de acordo com as instruções fornecidas após a conexão, por isso não tenho ideia de onde essas vedações estão localizadas e como podem ser danificadas, se for esse o caso, especialmente porque se passou pouco mais de uma semana desde a verificação anterior.
12/02/2020 na minha ausência, novamente, sem notificação dos funcionários da Mezhregiongaz, minha casa foi desconectada da rede e não encontrei o medidor quando cheguei em casa. Até o momento não recebi nenhuma mensagem de funcionários e não compreendo o plano de ação adicional que devo tomar para esclarecer as circunstâncias. Em 13 de fevereiro de 2020, entrei em contato com o Ministério Público de Novovoronezh com um pedido para verificar a legalidade e validade das ações dos funcionários da Gazprom-mezhregiongaz Voronezh LLC e tomar as medidas cabíveis.
Todas as fiscalizações dos funcionários da Mezhregiongaz foram realizadas sem aviso prévio, na minha ausência. O ato de infração foi lavrado indevidamente e assinado sem testemunhas, apenas pelos interessados. Fiquei um mês sob pressão psicológica, por isso não consegui exercer plenamente minhas atividades profissionais e fui obrigado a procurar ajuda médica, além de receber uma repreensão da administração por trabalho de má qualidade.Atualmente, devido a um corte de gás, meu filho menor é obrigado a morar com a avó, paciente oncológica, pois as condições da casa não nos permitem morar juntos. Devido à baixa temperatura da casa, o papel de parede começou a descascar e, se a temperatura do ar cair abaixo de -5 graus, dentro de uma semana todas as comunicações e o sistema de aquecimento congelarão.
Em conexão com o acima exposto, tenho as seguintes perguntas. Quais documentos regulatórios orientam os funcionários na realização de tais eventos? Como o medidor de gás, após ser verificado por um especialista, repentinamente apresentou defeito no período de 17/12/2019 a 25/12/2019? Com que base, sem o meu conhecimento, o meu dispositivo de medição foi confiscado? Por que estou sendo acusado de que o valor do dano causado é de 425.737 rublos, embora de acordo com o cálculo que os funcionários me apresentaram, o valor real do dano estimado seja de 42.573 rublos. Com base em que documento regulamentar o meu fornecimento de gás foi desligado durante a estação de aquecimento?
De acordo com a Constituição da Federação Russa, Artigo 49: 1. Qualquer pessoa acusada de cometer um crime é considerada inocente até que sua culpa seja provada na forma prescrita pela lei federal e estabelecida por um veredicto judicial que tenha entrado em vigor. 2. O arguido não é obrigado a provar a sua inocência. 3. As dúvidas inamovíveis sobre a culpa de uma pessoa são interpretadas a favor do arguido. Como decorre do artigo acima mencionado, os representantes da Mezhregiongaz não têm o direito de me acusar de um delito que cometi, bem como de impor e exigir a execução das sanções que me são imputadas.
Peço-lhe que considere a minha candidatura o mais rapidamente possível, e também me explique como será resolvida a questão da ligação da minha casa ao abastecimento de gás na situação actual, envie-me o resultado da verificação do contador e resolva a questão da instalação o medidor.
Atenciosamente, Ekaterina Popova. 27/02/2020
Boa tarde, em 2017 nosso gás foi cortado sem aviso prévio. e sem o conhecimento dos proprietários a casa foi herdada, ninguém morava na casa e não foram utilizados aparelhos a gás. em 2018, chamaram um fiscal que, após vistoriar o medidor, emitiu laudo informando que o lacre do medidor não estava danificado e as leituras não haviam mudado após o último pagamento. mas o dinheiro foi retirado do cartão de poupança.Após contato com o magistrado com declaração, o dinheiro foi devolvido, mas a dívida permaneceu. Decidimos vender a casa, mas precisamos ligar o gás. Disseram-me para primeiro pagar a dívida (?) Não está claro para quais serviços. e então você pode se conectar. Onde devemos ir em relação a esta dívida incompreensível?
Olá! O gás foi desligado em uma casa particular por uma dívida de 12.700 rublos.
Na casa mora um homem solteiro com uma doença neurológica - epilepsia com transtorno mental.
Ele não tem deficiência, pois ele mesmo recusa.
Ele é totalmente sustentado pela irmã, que mora no exterior.
Minha irmã vinha 2 vezes por ano antes da pandemia para resolver todos os problemas financeiros relacionados à manutenção da casa.
Em 2019, substituímos completamente equipamentos de gás obsoletos.
Veio em 2021 no inverno. No verão, devido à elevada taxa de incidência na Rússia, a minha irmã não pôde vir.
Sempre paguei antecipadamente 500-1000 metros cúbicos de gás na chegada à minha terra natal.
No inverno, paguei adiantado 500 metros cúbicos de gás, esperando que fosse suficiente até o verão.
Acontece que o vizinho que cuidava do irmão não controlava a situação.
Também não foi realizada fiscalização técnica, pois o doente não permite a entrada de ninguém no pátio.
O homem não viu os avisos e não assinou nada. Ele não é o proprietário.
Descobriu-se que havia uma dívida de 12.700 rublos.
Agora você precisa pagar 60.000 rublos pela conexão.
Por favor, explique se Raigaz da cidade de Kukmor, no Tartaristão, tem o direito de desligar o gás por uma dívida que surgiu pela primeira vez no valor de 12.700 rublos e por que um pagamento de 60.000 rublos deve ser feito para conexão?
Atenciosamente, Alfiya