Quais são as penalidades para ligação não autorizada de esquentador a gás, substituição e relocalização?
Você está planejando instalar ou substituir equipamentos de gás em seu próprio apartamento ou casa? Mas a conexão inadequada de equipamentos representa uma ameaça à vida e à saúde de todos os moradores do prédio. Concordo, não é aconselhável colocar sua família e vizinhos em perigo. Além disso, tais ações são ilegais e você pode enfrentar uma multa elevada ou até mesmo prisão.
Para evitar consequências indesejáveis, neste artigo tentaremos compreender mais detalhadamente quais são as multas por ligação não autorizada de esquentador a gás, sua desmontagem e relocalização previstas na legislação em vigor. Também descobriremos como é determinada uma conexão não autorizada a um gasoduto.
O conteúdo do artigo:
Detecção de conexão não autorizada
O gás é fornecido às instalações residenciais por meio de um sistema complexo rodovias, intra-casa gasodutos, unidades multifuncionais GRS. Uma conexão não autorizada é qualquer tentativa de conectar equipamentos de gás a estruturas de engenharia destinadas ao transporte de combustível.
Existem vários tipos de equipamentos a gás:
- coluna;
- convectores de gás;
- caldeira de aquecimento;
- fogão de cozinha;
- forno;
- fogão;
- outro.
PARA intra-casa Os dispositivos de gás também incluem válvulas e linhas de controle.Instalação não autorizada de tubos e desaparecido consumo de combustível azul.
EM Secção 88(1) VIII Decreto do Governo da Federação Russa N 410 datado de 14/05/2013 (data de atualização 01/01/2019) “Sobre medidas para garantir a segurança durante o uso e manutenção intra-casa e equipamentos de gás internos" é indicado que manipulações com equipamentos de gás, incluindo reparos, desligamento e retomada do fornecimento de gás, só pode ser realizado por organizações autorizadas.
Todos os dispositivos que consomem “combustível azul” estão listados no contrato de fornecimento de gás. Ao conectar dispositivos, o assinante recebe uma cópia do certificado de comissionamento. Documento ausente a conexão a um dos dispositivos é considerada pela agência reguladora como conexão não autorizada.
De acordo com o parágrafo 3º do inciso I da citada resolução nº 410, os funcionários da organização com a qual trabalham têm o direito de verificar a operacionalidade técnica e a disponibilidade de documentos comprobatórios. foi celebrado um contrato de manutenção. A visita dos trabalhadores do serviço de gás pode ser planejada ou não programada e, com base nos resultados, é elaborado um relatório.
O documento contém várias informações obrigatórias:
- data de inspeção;
- dados do assinante e dos funcionários que realizaram a verificação;
- status do dispositivo;
- descrição dos defeitos identificados (se houver);
- local de compilação.
Os especialistas são obrigados a relatar conexões não autorizadas à sua gestão. O serviço de emergência elabora um relatório sobre ações não autorizadas. O documento deve ser assinado pelo assinante que violou a lei.Caso contrário, a organização não terá motivos para levar o caso a tribunal.
Responsabilidade por conexão não autorizada
Conexão não autorizada de dispensador e outros equipamentos consumidores de gás, corte de gasoduto, dano a gasoduto ou objetos tecnologicamente relacionados - todas essas ações e similares são puníveis. O infrator pode enfrentar não só multa com indenização pelos danos causados, mas também multa administrativa. ou mesmo responsabilidade criminal. Mais sobre isso abaixo.
Punição estipulada para o delito
Artigo 7.19 Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa (Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa) prevê responsabilidade criminal ou administrativa pela conexão não autorizada de dispositivos de gás.
Para inicialização não autorizada de gás em uma casa ou apartamento particular, desde que todas as concessionárias estejam conectadas, mas a permissão para conexão não tenha sido emitida, você terá que pagar de dez a quinze mil rublos. As entidades empresariais enfrentam entre 100 e 200 mil rublos; o valor exato das sanções será determinado pelo tribunal.
Se surgirem consequências graves como resultado de uma conexão não autorizada, a responsabilidade criminal também poderá ser aplicada ao infrator, de acordo com st. 158 E 109 Código Penal da Federação Russa.
Tais medidas de coerção social são atribuídas a pessoas se as suas ações envolverem um (ou mais) dos seguintes factos:
- vazamento/roubo em quantidades significativas;
- dano ou tornar os gasodutos e instalações tecnologicamente relacionadas impróprias para operação intra-casa objetos, estruturas, dispositivos;
- havia um perigo para a vida ou a saúde dos moradores da casa ou dos especialistas da organização do gás.
A autoridade governamental pode impor uma pena de prisão até 24 meses. O assinante deverá apresentar alvará de uso de eletrodomésticos, convênio com o serviço de gás e recibos de pagamento do consumo de gás.
Um exemplo de cálculo de pagamento adicional por danos causados
Além das multas por infração comprovada, o consumidor também obrigado a cobrir as despesas da organizaçãofornecendo gás. O valor do dano depende do período: via de regra, o adicional é calculado a partir do momento da última fiscalização, mas não mais de seis meses até que a ação ilícita seja totalmente eliminada.
Vejamos um exemplo:
- Durante uma inspeção programada para 1º de março, funcionários da organização do gás não detectaram nenhuma violação.
- Uma visita não programada no dia 31 de abril revelou o fato de conexão não autorizada de equipamentos.
- A violação foi corrigida em 14 de maio.
O pagamento adicional será calculado em 74 dias. É do interesse do assinante corrigir todas as deficiências o mais rapidamente possível, uma vez que a eliminação é considerada a partir do momento da confirmação pelas entidades reguladoras.
Os cálculos subsequentes levam em consideração a potência dos equipamentos que utilizam gás.
Por exemplo, para um aquecedor de água Bosch Termo 4000 O WR13 o valor dos encargos será o seguinte:
- De acordo com a ficha técnica do produto, a quantidade de gás consumida é de 2,8 m33/h;
- quando o aparelho funciona 24 horas por dia, a coluna consome 4.972,8 m33 dentro de 74 dias de liquidação;
- Suponhamos que a tarifa local para a população seja fixada em 8,33 rublos por m3.
Levando em consideração todos os dados iniciais, o pagamento adicional será de 41.423,42 rublos.
Multas por instalação não autorizada de dispensador
Existe uma linha tênue entre o legal e o ilegal quando se trata de instalação de equipamentos a gás. É possível instalar você mesmo o alto-falante - pendurando o corpo do dispositivo na parede e conectando o dispositivo ao abastecimento de água. Subseqüente Apenas o serviço de gás tem o direito de se conectar à rede de gás.A.
A instalação de um esquentador em um apartamento ou casa particular deve começar com a escolha do local e a preparação da documentação.
As instalações devem atender aos seguintes requisitos especificados no Regulamento de Construção Fornecimento de Gás SNiP 2.04.08-87:
- altura do teto - pelo menos dois metros;
- área – a partir de 8 m²;
- o sistema de ventilação está em boas condições - janela com respiradouro, porta com vão na parte inferior.
Existem várias regras gerais para conectar um aquecedor de água a gás:
- a pressão do abastecimento de água é de pelo menos 0,1 Atm;
- o local de montagem deve ser feito de materiais incombustíveis - podem ser utilizadas placas ou telhas de amianto como cobertura;
- parâmetros ideais ao conectar a uma chaminé - comprimento de 30 cm, diâmetro interno inferior a 12 cm, ângulo de inclinação - 3 graus;
- a distância do fogão e demais objetos é de no mínimo 10 cm.
O abastecimento de água é feito por meio de mangueira flexível. O tubo oco deve ser de material flexível e seu comprimento não deve ultrapassar 2,5 metros.
O consumidor deverá preparar o seguinte pacote de documentos:
- relatório do corpo de bombeiros confirmando o bom funcionamento do sistema de ventilação e da chaminé;
- autorização do serviço de gás para realizar a instalação de acordo com o projeto;
- o projeto em si;
- documentos do esquentador a gás, passaporte;
- pedido de trabalhos de reparação no sistema de gás.
Durante a instalação inicial da coluna, o assinante deverá encaminhar o pedido de reforma à prefeitura e, após a conclusão da obra, o projeto deverá ser submetido ao escritório de inventário técnico.
Conversamos mais sobre os padrões e requisitos para instalação de um gêiser em este material.
A instalação da coluna é realizada na seguinte sequência:
- É necessário preparar marcações na parede;
- então faça furos;
- instalar fixações;
- pendure o corpo;
- nesta fase você pode instalar filtros de água;
- corte o tee no tubo;
- leve os tubos quentes e frios até o aparelho;
- Em seguida, você precisa ter certeza de que há tração;
- conecte a extremidade do tubo ao tubo e a outra à chaminé.
A ligação direta do gás deve ser efetuada por um representante do serviço de gás. O custo médio de instalação é de 2,5 mil rublos.
Substituição e transferência não autorizada de uma coluna
Como já descobrimos, vários tipos de punições são previstas apenas para trabalhos independentes com gás. A seguir, veremos o que o consumidor enfrenta com a substituição ou realocação não autorizada do dispensador.
Quais são os riscos de substituir a coluna por conta própria?
Descobrimos que o consumidor tem o direito de realizar a instalação e desmontagem de um dispositivo não conectado de forma independente ou envolver terceiros.
Cláusula 10ª da Seção II O Decreto do Governo da Federação Russa datado de 14 de maio de 2019 N 410 estabeleceu que a substituição intra-casa ou equipamentos internos devem ser realizados por uma organização especializada.
As manipulações independentes com a substituição de equipamentos a gás, em particular de um esquentador, terão uma série de consequências.
Sim, de acordo com Arte. 7.19 O Código de Ofensas Administrativas imporá uma multa de dez a quinze mil rublos, os funcionários públicos estarão sujeitos a sanções no valor de 30 a 90 mil rublos e penalidades de 100 a 200 mil rublos serão aplicadas a entidades empresariais.
A Arte. 38 Lei Federal N 69-FZ “On Fire Safety” datado de 21 de dezembro de 1994 afirma que os proprietários podem ser responsabilizados administrativa ou criminalmente por violarem a segurança contra incêndio.
A violação das regras de utilização de gás em casa em termos de substituição independente de aparelhos a gás acarreta a responsabilidade prevista Artigo 165 do Código Penal da Federação Russa.
Para os danos materiais causados, a punição é prevista na forma de multa pela substituição não autorizada de um esquentador a gás de até oitenta mil rublos ou o valor da renda básica do condenado com pena de prisão de até 24 meses. Outros tipos de influência também podem ser aplicados - trabalho correcional por até dois anos, com prisão por até 12 meses.
Consequências da transferência não autorizada de colunas
O processo de desmontagem e reinstalação de um aquecedor de água não é complicado. Mas a transferência não autorizada do aquecedor de água a gás irá considerado uma ofensa.
A extensão da responsabilidade e o montante das penalidades dependem da avaliação da ação ilegal. Assim, o valor das sanções por contra-ordenação, nos termos do art. 7.19 do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa, varia de dez a quinze mil rublos.
Mas o ponto “b” da parte 3 artigos 158 do Código Penal da Federação Russa foi estabelecida responsabilidade criminal para mover um aquecedor de água se ações ilegais levaram a danos materiais ou morte (por exemplo, se a coluna explodiu e há vítimas). Nesse caso, a multa pela movimentação de um gêiser doméstico pode variar de cem a quinhentos mil rublos. Este tipo de crime também é punível com prisão até seis anos ou trabalho forçado até cinco anos.
Antes de iniciar o trabalho, o consumidor deve considerar o seguinte:
- a transferência não autorizada pode servir de motivo para desligar o fornecimento de gás;
- é proibida a instalação do aquecedor de água em estruturas de suporte;
- a transferência só é possível se a distância do local original não ultrapassar 1,5 metros;
- Para instalar o aparelho em outra parede, é necessário solicitar a alteração da documentação técnica.
Também é possível legalizar a transferência de um gêiser já concluído - basta ir à Justiça ou recolher os documentos, cuja lista consta em Artigo 26.º Código de Habitação da Federação Russa.
Violação das regras de funcionamento de esquentador a gás
Durante a próxima inspeção, poderá ser identificado um mau funcionamento técnico dos dispositivos.Se o dispositivo não atender aos padrões de operação segura, a organização do gás tem o direito de suspender o fornecimento de combustível. Não há penalidades para isso, mas todos os custos associados à desconexão são suportados pelo assinante.
Os proprietários de gêiseres devem cumprir os requisitos básicos regras para usar equipamentos em termos de controle da troca de ar normal e manutenção do dispositivo limpo. O consumidor compromete-se ainda a não tapar torneiras, canos de gás e mangueiras com móveis.
EM artigo 9.23 O Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa afirma que, na ausência de um contrato de manutenção, o assinante é obrigado a pagar de 1 a 2 mil rublos. Pela recusa em realizar manutenção e inspeção regular de equipamentos de gás em área residencial, são previstas sanções no mesmo valor.
Ao final da vida útil da coluna, a empresa realiza o diagnóstico do aparelho, suspendendo o fornecimento de gás. Como resultado da inspeção, é emitida uma ordem para substituição do dispositivo ou permissão para operação posterior.
Registro repetido de violações especificadas em Artigo 9.23 Código de Violações Administrativas da Federação Russa, implica um aumento no tamanho das sanções de 2 para 5 mil rublos. Não há responsabilidade pela falta de medidores ao usar gêiseres.
Se você não estiver satisfeito com os termos do seu contrato de gás com a organização de serviços e planeja rescindi-lo, recomendamos que você leia procedimento de rescisão e as armadilhas deste processo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo explica detalhadamente os perigos da instalação não autorizada de um aquecedor de água a gás:
Você pode aprender como instalar um aquecedor de água a gás sem multas na seguinte história:
A instalação, conexão e substituição de equipamentos de gás requerem uma abordagem especial. Seguindo todas as normas e regulamentos, você poderá criar condições de conforto e segurança em sua casa ou apartamento. Neste caso, o esquentador irá deliciá-lo com a sua facilidade de manutenção e água quente durante muito tempo.
Ainda tem dúvidas sobre as consequências da ligação não autorizada de um esquentador doméstico a gás? Pergunte no bloco de comentários - nossos especialistas e outros visitantes do site tentarão ajudá-lo.
Se você tiver informações úteis sobre multas por conectar equipamentos de gás e maneiras de evitá-las, compartilhe-as com outros usuários. Deixe seus comentários e participe da discussão desse tema candente.