Requisitos para instalação de caldeira a gás em residência particular: dicas de instalação e regras para operação segura

Concorde que você não conseguirá tornar sua casa segura ignorando os requisitos para a instalação de uma caldeira a gás em uma residência particular. Não é verdade? O único problema é que é difícil entender os documentos relevantes, uma vez que a área é regulamentada por dezenas de SNiPs e GOSTs.

Mas o problema pode ser resolvido e este artigo vai ajudar nisso. Que lhe diz como instalar corretamente a caldeira, o que será a base para o seu posterior funcionamento seguro.

Quadro regulatório que rege o campo

O uso inadequado de equipamentos a gás geralmente leva a consequências negativas. Portanto, o estado regulamentou esta área nos mínimos detalhes.

E, devido a esta característica, um documento, mesmo volumoso, não poderá conter todas as informações necessárias.

Instalação de caldeira
Todas as regras necessárias para a instalação de caldeiras a gás estão definidas nos documentos regulamentares relevantes. Mas o problema é que são muitos e demorará muito para conhecê-los. Portanto, na maioria dos casos é preciso contar com especialistas

Como resultado, existem muitos tipos de instruções. Por exemplo, certas questões relacionadas são reguladas por:

  • SP-401.1325800.2018, que estabelece as regras de projeto para todos os tipos de sistemas de consumo de gás em edifícios residenciais;
  • SP 62.13330.2011, onde é indicado qual deve ser a pressão do gás, como colocar corretamente as tubulações da caldeira, etc.;
  • GOSTs com números R52318-2005; R58121.2-2018; 3262-75. Onde está indicado quais tubos e elementos de conexão podem e devem ser utilizados na instalação de uma caldeira a gás. Além disso, são descritos gasodutos de aço e outros tipos. E também são indicadas suas características;
  • GOST 27751-2014; SP 20.13330. Esses documentos estabelecem os requisitos de carga nos gasodutos externos e internos utilizados para instalação de caldeiras;
  • SP 402.1325800.2018, que estabelece as regras para ligação de caldeiras às redes elétricas;
  • SP 28.13330 e, em alguns casos, GOST 9.602-2016, que descreve métodos de combate à corrosão;
  • SNiP 21-01-97. Este documento descreve as medidas de segurança que devem ser observadas na operação de edifícios, inclusive aqueles aquecidos por caldeiras a gás. Os materiais de construção também são divididos em inflamáveis ​​e não combustíveis. E essas informações são importantes na hora de equipar o ambiente onde será colocada a caldeira.

Além disso, você deve se familiarizar com as regras estabelecidas em SP 60.13330.2016 (este documento é uma versão atualizada do conhecido SNiP 41-01-2003). Afinal, é precisamente este estatuto que afirma que fontes de aquecimento individuais podem ser utilizadas para aquecer habitações e o que devem ser.

E isso não é tudo que você precisa saber para garantir o correto posicionamento da caldeira e um funcionamento mais seguro.

Regras de instalação de caldeira
É obrigatório cumprir os requisitos vigentes na instalação de caldeiras. Porque caso contrário, a unidade especificada simplesmente não poderá funcionar. E para conexões não autorizadas existem sanções rigorosas na forma de multas pesadas (de 10 mil rublos). Isto é afirmado no art. 7.19 do Código Administrativo, bem como no art. 215.3 do Código Penal

E, se, por exemplo, surgir a dúvida sobre por que é necessário conhecer as medidas de segurança ou cargas nas tubulações durante a construção. Então você deve lembrar que a caldeira instalada poderá funcionar. E, quando não forem seguidas as regras estabelecidas no documento de perfil, as deficiências identificadas deverão ser eliminadas.

No caso em que uma caldeira a gás adquirida esteja sendo instalada em sua própria casa de madeira e não sejam atendidos os requisitos para o tamanho da fundação, que em qualquer ponto deve ultrapassar as dimensões da caldeira em pelo menos 30 cm, então, em vez de desfrutando do conforto, será necessário desmontar a estrutura e realizar novas obras.

Como instalar corretamente a caldeira?

Vale a pena começar a trabalhar na instalação de uma caldeira a gás não com equipamento de sala de caldeira. E nem mesmo para determinar o modelo da caldeira, mas para saber se isso é possível fazer.

Por que entrar em contato com a Gorgaz (raygaz) para obter especificações técnicas e ao mesmo tempo autorização para realizar o projeto de uma sala de caldeiras.

Os apelos à Gorgaz devem ser feitos por escrito. É necessária a apresentação de candidatura, a qual deverá ser acompanhada de:

  • cópias dos documentos que comprovem que o requerente é proprietário do edifício e terreno adjacente;
  • plano de situação do loteamento. Este ponto só é relevante se a sala das caldeiras estiver localizada num edifício separado, que ainda não existe.

O requerente também terá que confirmar sua identidade.

Como instalar uma caldeira
O procedimento de instalação de caldeira a gás deve ser iniciado mediante a apresentação de uma candidatura - e esta também é uma regra estabelecida. Como todas as outras etapas deste procedimento

O documento apresentado deverá conter uma solicitação de condições técnicas e indicar o consumo planejado de gás. Caso seu valor exato não seja conhecido e o próprio proprietário do imóvel não possua o conhecimento necessário para realizar o cálculo, esse serviço poderá ser negociado com representantes da empresa municipal de gás. Mas para isso você terá que enviar uma inscrição separada.

Os trabalhadores do gás são obrigados a emitir especificações técnicas no prazo de 10 dias estabelecido. Mas a realidade é que o momento depende da carga de trabalho dos especialistas de uma determinada empresa de gás urbano.

Etapas de instalação do equipamento

Depois de recebidas as condições técnicas, pode-se proceder à execução da tarefa de instalação da caldeira. Todo o procedimento consiste em 4 etapas.

Estes incluem: criação de projetos, aprovação de projetos, instalação de caldeiras, testes de equipamentos. Os estágios listados não podem ser ignorados ou trocados.

Etapa nº 1 - projeto de instalação

Na verdade, esta etapa de instalação de uma caldeira a gás tem como objetivo determinar a lista exata de normas e regulamentos que deverão ser seguidos.

Equipamento para caldeira a gás
O projeto envolve a inspeção das instalações e a elaboração de documentação. E somente após a conclusão de tais procedimentos o proprietário do imóvel conhecerá todas as regras pertinentes ao seu caso.

São muitos, mas tudo se resume a garantir que o sistema de aquecimento, do qual fará parte a caldeira, possa:

  • garantir que todas as divisões do edifício sejam aquecidas a temperaturas normais (para instalações residenciais este valor é de 18-24 °C) e durante todo o período de aquecimento;
  • aqueça todos os quartos uniformemente;
  • proporcionam estabilidade hidráulica e térmica. Em palavras simples, isto significa que o sistema de aquecimento como um todo, tal como a própria caldeira, deve ser fiável e estável ao longo de toda a sua vida útil, independentemente dos modos de funcionamento.

Os requisitos especificados não são gerais - são normas específicas e rigorosas previstas na SP 60.13330.2016, e são fundamentais.

Para entender: se a caldeira não fornece aquecimento do ar a temperaturas confortáveis, então será importante a regra que estabelece qual o tamanho mínimo de uma sala de caldeira a gás em funcionamento em uma determinada residência particular?

Portanto, o desempenho de uma caldeira a gás deve ser determinado levando em consideração:

  • a área das instalações que a unidade irá aquecer;
  • perda de calor do edifício;
  • condições climáticas da região.

Inicialmente, você deve prestar atenção ao que é proibido fazer durante a instalação da caldeira.

Dimensões da sala da caldeira a gás
O diagrama mostra os atuais requisitos mínimos de tamanho e distância para o uso seguro de caldeiras a gás em todos os casos.

Ou seja, o equipamento a gás não pode ser colocado em superfícies feitas de materiais inflamáveis. Por exemplo, sobre uma base de madeira. É perigoso e, portanto, proibido instalar caldeiras em varandas, galerias, porões e outros locais onde a ventilação seja difícil.

Se você planeja usar gás carbono liquefeito, é proibido colocar a caldeira no térreo. As instalações utilizadas para recreação são as mais inadequadas para a colocação de equipamentos de aquecimento. Além disso, as portas da sala das caldeiras não devem abrir para áreas de lazer - isso também deve ser levado em consideração no projeto.

A divisão onde está instalada a caldeira deve cumprir uma série de requisitos, nomeadamente:

  • a área não deve ser inferior a 4 m²;
  • O volume mínimo da sala é de 7,5 m³. Além disso, esta norma é relevante apenas para caldeiras cuja potência não exceda 30 kW.Se as características especificadas das unidades forem superiores, o volume mínimo da sala da caldeira deverá ser de 13,5 m³. E com potência de 60 kW - 15 m³;
  • a altura da sala deve ser de pelo menos 2,2 m com potência de caldeira de até 30 kW. Caso a produtividade ultrapasse o valor especificado, a altura mínima será de 2,5 m;
  • a sala deve estar equipada com porta com abertura de 0,8 m.

Ao equipar uma sala de caldeiras, atenção especial deve ser dada às janelas. Que deverá dotar a divisão de um nível de iluminação suficiente para realizar as operações necessárias ao controlo da caldeira, e também servir para a ventilação das divisões. O último ponto é crítico.

Portanto, o principal requisito é que as salas das caldeiras sejam equipadas com janelas. Neste caso, a área envidraçada deverá ser de 0,03 m² para cada 1 m³ de volume do ambiente.

Requisitos de acomodação
O diagrama mostra as distâncias mínimas entre a caldeira a gás instalada e as superfícies mais próximas. Tais normas devem ser levadas em conta em todos os casos

Apenas as janelas de batente são adequadas para instalação e devem abrir para fora. Este recurso de design permitirá ventilação rápida em situações críticas, por exemplo, em caso de vazamento de gás. E em diversas situações reduzirão ou neutralizarão as consequências da explosão.

O seguinte é fornecido para a sala das caldeiras:

  • água - para fornecer refrigerante ao sistema de aquecimento;
  • esgoto, necessário para drenar o refrigerante.

A sala onde será instalada posteriormente a caldeira deverá estar equipada sistemas de ventilação e remoção de fumaça.

Além disso, o tubo para remoção dos produtos da combustão deve ser superior ao nível do telhado. Em alguns casos, esta regra pode não ser seguida, mas a viabilidade de tal decisão terá de ser comprovada.

Tubo de polietileno
Na instalação de caldeiras é permitido o uso de tubos de cobre, aço e polietileno. Já na joint venture de perfil, designada pelo número 28.13330, recomenda-se a utilização deste último tipo de produto

Todos os requisitos acima também são relevantes para casas de madeira. A única diferença é que com uma potência de caldeira superior a 60 kW, o volume mínimo permitido da sala deve ser de 27 m³. Neste caso, a instalação deve ser feita sobre uma fundação de materiais incombustíveis, que também deve proteger as paredes de madeira da exposição a altas temperaturas.

Você deve saber que existem muitos requisitos para as instalações, seus equipamentos e fornecimento de gás. Portanto, especialistas devem estar envolvidos na elaboração do projeto. Sugerimos também que você se familiarize com os diagramas da sala da caldeira de uma residência particular. Mais detalhes - acesse link.

Etapa nº 2 - aprovação do projeto

Se na fase de criação forem determinados os requisitos e normas que tornarão o funcionamento do sistema de aquecimento eficiente e seguro, então, após a aprovação, é monitorizada a correcção da sua escolha.

Este procedimento é realizado pelos responsáveis ​​​​das empresas de gás da cidade (raigazov). Além disso, a sua tarefa não é identificar deficiências e rejeitar o projeto. Portanto, a maioria das regras listadas no parágrafo anterior podem ser ajustadas.

Aprovação do projeto
Caso o projeto de instalação da caldeira não atenda aos requisitos da legislação pertinente, o mesmo será devolvido sem aprovação. Mas os trabalhadores do gás são obrigados a indicar a causa, bem como as formas de eliminá-la

Por exemplo, se a área da divisão for ligeiramente inferior aos 4 m² necessários e não houver possibilidade de aumentá-la, será permitida a instalação de caldeira. Mas para compensar a deficiência, a área envidraçada da janela terá que ser maior.Ajustes semelhantes nas normas são usados ​​em muitos outros casos.

E a solução ideal será aquela que for fornecida na fase de criação do projeto. Pois isso reduz o tempo de instalação da caldeira e também reduz custos. Mas para tomar a decisão ideal, é necessário não só conhecimento, mas também experiência, que só os especialistas possuem, que deve ser levada em consideração.

E, no entanto, a função de coordenação descrita é relevante apenas para os casos em que a casa já foi colocada em funcionamento.

Se a moradia ainda estiver em fase de construção, as regras deverão ser rigorosamente seguidas. E, se não houver tais possibilidades, então os padrões de projeto estabelecem que uma sala de caldeira a gás não pode ser localizada em uma casa particular, ou seja, uma extensão ou um prédio separado deve ser utilizado para esses fins.

Etapa nº 3 - instalação de caldeira a gás

A peculiaridade deste procedimento é que é necessário cumprir rigorosamente as normas e requisitos utilizados para a elaboração do projeto. Pois você pode pagar pela interpretação gratuita posteriormente, na fase de verificação.

Ranhuras para tubos
Com a abordagem correta, os documentos de orientação podem fazer muito. Por exemplo, se o proprietário de um edifício se preocupa com as propriedades estéticas da sala da caldeira, a maioria das comunicações pode ficar escondida em ranhuras. Mas, quando for tomada a decisão de fazer isso com tubos de gasodutos, será necessário tomar uma série de medidas para aumentar sua resistência à corrosão.

A caldeira pode ser instalada por qualquer pessoa, ou seja, não são necessários especialistas de entidades especializadas. Mas é preciso lembrar que isso não o isenta do cumprimento dos padrões tecnológicos, das medidas de segurança e de todos os demais requisitos.

Etapa nº 4 - verificação de desempenho

Verificar a funcionalidade do equipamento e a correta instalação de sua instalação é etapa obrigatória antes de iniciar o equipamento. A auditoria tem como objetivo identificar todas as violações e não conformidades com os requisitos, a fim de prevenir possíveis consequências negativas.

As verificações necessárias são efectuadas pelos colaboradores da Gorgaz que, com base nos resultados das verificações e do primeiro arranque, elaboram um relatório que confirma o cumprimento dos requisitos de instalação.

E, para iniciar o pleno funcionamento do sistema de aquecimento, será necessário seguir a última regra - levar a licença recebida para o gás municipal.

Dicas para operação segura da caldeira

Ao usar equipamento de aquecimento, lembre-se de que seguir regularmente apenas algumas regras simples e universais o ajudará a evitar problemas.

Seleção de equipamentos
Recorde-se que a seleção da caldeira e de todos os equipamentos associados, incluindo tubagens, caldeiras, contadores, também é efetuada de acordo com as normas e requisitos, uma vez que as suas características e capacidades devem permitir a criação de um sistema eficaz e seguro.

Antes primeiro lançamento Deve-se certificar-se de que não há vazamento de gás, que pode ser detectado por um odor específico e desagradável. Depois disso, você precisa ventilar o ambiente e verificar se há correntes de ar. Você também deve garantir um fornecimento de ar desobstruído à caldeira, o que reduzirá a probabilidade de extinção da chama.

Não encoste nenhum objeto no aquecedor. O armazenamento de objetos, substâncias e líquidos explosivos e perigosos para o fogo é proibido na sala das caldeiras. Por exemplo, lenha, recipientes de gasolina, papel, etc. Também é proibido armazenar cilindros sobressalentes de gás liquefeito na sala das caldeiras.

O funcionamento da caldeira a gás deve ser monitorado regularmente. Ao desligar o aparelho por um longo período de tempo, por exemplo, fora da temporada, deve-se fechar a válvula de gás e o abastecimento de água. Também é necessário desconectar a unidade da fonte de alimentação.

A caldeira só pode ser limpa quando está desligada e desenergizada. O comissionamento e outros trabalhos responsáveis ​​devem ser evitados por pessoas que não possuem o conhecimento, as habilidades ou as ferramentas especiais adequadas.

Pessoas não treinadas - crianças e idosos - não devem ser autorizadas a operar a caldeira. É também imprescindível lembrar que caso seja detectada uma fuga de gás, a utilização da caldeira deve ser interrompida imediatamente e o serviço de gás notificado da avaria.

Conclusões e vídeos úteis sobre o tema

O primeiro vídeo oferece a oportunidade de se familiarizar com as regras de instalação de caldeiras de parede:

O material a seguir fornece informações sobre os requisitos para instalação de caldeiras de piso:

Numerosos regulamentos estabelecem centenas de requisitos que devem ser levados em consideração ao instalar uma caldeira em sua casa. Mas a maioria deles não são dogmas. E, se não for possível seguir rigorosamente alguma regra, elas podem ser contornadas, e legalmente. Mas tais questões devem ser tratadas por especialistas para manter o nível adequado de segurança.

Que dificuldades encontrou ao instalar uma caldeira a gás e como conseguiu superá-las? Por favor, compartilhe sua experiência com outros visitantes do nosso site. Deixe seus comentários e tire dúvidas no bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica