Como ligar uma caldeira a gás: guia e dicas úteis de operação
As caldeiras a gás são simples e fáceis de usar, não causam problemas durante a manutenção e cumprem eficazmente a sua tarefa funcional. Eles são comprados com muito mais frequência do que seus equivalentes elétricos e de combustível sólido, mas nem todos sabem que antes de ligar uma caldeira a gás em um apartamento ou casa particular, é necessário realizar medidas preparatórias.
No artigo que apresentamos você encontrará informações úteis sobre como iniciar uma unidade de gás e as regras para prepará-la para os próximos trabalhos. Falaremos sobre as características de enchimento do circuito de aquecimento com água. Mostraremos como ativar e selecionar as configurações necessárias.
O conteúdo do artigo:
Processo de pré-lançamento
A sequência de ações de preparação para o arranque depende do tipo de caldeira a gás a ser instalada. Pode ser de circuito simples ou duplo, com câmara de combustão fechada ou aberta, de piso ou de parede. O primeiro lançamento está sempre associado a um maior nível de responsabilidade e risco, pelo que deve ser realizado respeitando todas as nuances e subtilezas.
As instruções da caldeira a gás contêm explicações simples segundo as quais é necessário iniciar um modelo específico. A caldeira a gás deverá neste momento estar ligada às comunicações de acordo com o projecto acordado. O primeiro arranque é efectuado após a ligação do sistema de aquecimento num único conjunto e a instalação de equipamentos, radiadores e tubagens.
De acordo com as normas de segurança contra incêndio, a caldeira a gás deve estar localizada em locais protegidos da possibilidade de ignição, longe de objetos e materiais inflamáveis. Neste caso, a unidade de aquecimento deve estar localizada a uma certa distância da parede e do chão. O valor exato da distância é individual para cada caldeira e está indicado nas instruções.
Os modelos montados na parede são pendurados em âncoras de forma que haja um pequeno espaço entre eles e o plano da parede. A caldeira deve ser instalada estritamente ao nível da água. Distorções e inclinações do equipamento são inaceitáveis.
Depois de instalar a caldeira a gás na parede, é necessário conectar o aparelho à tubulação de abastecimento de água fria. Para fazer isso, remova os bujões dos tubos de recepção.
Além disso, na entrada das comunicações da caldeira são instalados um filtro grosso de água e um filtro de lama, que protegerão a tubulação interna da unidade contra entupimentos e sedimentações. Válvulas de esfera são instaladas em todos os tubos durante a tubulação.
Antes de ligar a caldeira, um passo importante é instalar uma tubulação de gás nela. Este trabalho não pode ser realizado de forma independente. Você terá que convidar artesãos do departamento GorGaz com o qual você tem convênio contrato de serviço.
Os trabalhadores do gás calcularão o comprimento necessário do tubo, instalarão, instalarão um medidor de gás e selarão.Para que o aparelho funcione por muito tempo e não fume, é preciso cuidar do fornecimento de gás de boa qualidade.
Além disso, para uma caldeira a gás, por razões de segurança, é aconselhável instalar uma linha de energia separada com sua própria máquina instalada na entrada. Uma tomada deve ser colocada próxima ao aparelho, a uma distância de 30-50 cm do corpo. O aterramento deve ser feito, pois protegerá os usuários de choques elétricos em caso de quebra da carcaça.
Uma caldeira instalada numa casa privada está equipada com tubo de chaminé. Deve sair pela parede ou pelo sótão até a rua. As chaminés das caldeiras das moradias urbanas até cinco pisos estão ligadas a um poço de fumos público.
Dependendo do dispositivo específico, a quantidade de trabalho necessária para instalar a chaminé varia. Alguns dispositivos com câmara fechada também são equipados com um tubo para fornecer ar à zona de combustão.
Após a conclusão de todos os trabalhos preparatórios, é necessário encher o sistema de aquecimento e a própria caldeira com água fria da torneira. Após o enchimento, o sistema é verificado quanto a vazamentos. Em seguida, um painel de controle remoto e um termostato são montados na parede, aos quais são conectados sensores de temperatura.
Características de enchimento do sistema com água
Antes de acender a caldeira a gás e ativar o sistema, é necessário encher adequadamente o sistema de aquecimento e todos os seus elementos com água.Para começar a encher com água o equipamento de aquecimento e o circuito a ele ligado, desligue primeiro a caldeira da rede eléctrica. Ainda precisamos desligar o fornecimento de gás.
Em seguida, é necessário abrir a água abrindo a válvula ou torneira que fornece água fria, bem como a torneira de reposição localizada na parte inferior da caldeira. A localização exata da torneira de maquiagem está indicada nas instruções do aparelho.
O técnico que verifica o sistema deve definitivamente percorrer todas as salas ao longo das tubulações e radiadores e verificar se há vazamentos de água. Se for detectado um vazamento, você precisará desligar o abastecimento de água e começar a resolver o problema.
Você pode drenar completamente a água do sistema ou desligar a ligação correspondente. Então você precisa desparafusar a conexão do tubo com vazamento, drenar a água ou rosquear o bujão. Em seguida, são preparados o material e as ferramentas necessárias, os bujões são desparafusados e o tubo é firmemente reconectado ao radiador com selante. Em seguida, você precisa verificar novamente a estanqueidade do sistema.
A ingestão de água é acompanhada por um som característico. É importante desapertar a válvula lenta e gradualmente, evitando movimentos bruscos. Se você abrir a torneira repentinamente, há uma grande probabilidade de ocorrência de bolsas de ar. Simultaneamente ao enchimento do sistema com água, o manômetro da caldeira a gás mostra a pressão atual no sistema.
A pressão de funcionamento deve ser consultada nas instruções de utilização da caldeira. Quando a pressão atinge a faixa operacional, é necessário interromper o abastecimento de água fechando a válvula. Normalmente, a faixa operacional da caldeira é um valor de pressão de 1,5 - 2 atmosferas.
Recomenda-se encher o sistema com água na estação quente. Se a temperatura externa estiver abaixo de zero, você deve pré-aquecer a sala usando um radiador portátil a cerca de 20 graus Celsius.
Removendo bolsas de ar
Após a conclusão da etapa de enchimento, o sistema deve ser verificado quanto a bolsas de ar, sangrar o excesso de ar e, se necessário, adicione água fria. Se não sangrar o excesso de ar, os radiadores não aquecerão o suficiente, pois neles haverá um espaço que não é preenchido com líquido refrigerante aquecido.
Para que a primeira partida seja bem-sucedida, você deve contornar cada radiador com uma chave de fenda ou outra ferramenta e sangrar o ar dos dispositivos de aquecimento. Algumas baterias estão equipadas com uma saída de ar para este procedimento, Guindaste Mayevsky, que pode ser controlado manualmente.
O ar do sistema de tubulação e dos dispositivos de aquecimento conectados a ele é drenado até que a água flua. Enquanto o ar flui, um som sibilante característico é emitido.
Para maior comodidade, vale a pena preparar com antecedência uma bacia ou concha para escoar a água, bem como um pano, que depois é usado com cuidado para cobrir o jato d'água para não manchar a parede ou os eletrodomésticos próximos. Após a liberação do ar, é necessário apertar bem os radiadores para que a água não vaze deles.
As caldeiras modernas estão equipadas com dispositivos que permitem remover automaticamente as bolsas de ar do sistema de aquecimento. No entanto, tais dispositivos nem sempre cumprem eficazmente a tarefa que lhes é atribuída. Portanto, muitas vezes você precisa sangrar o ar manualmente.
Terminada a purga do ar do circuito de aquecimento fechado, começam a preencher com água o espaço livre de bolsas de ar. Sem esta operação não haverá pressão de trabalho no sistema, pois não está suficientemente cheio.
Para reabastecer o circuito com água, conecte o aparelho à rede elétrica, abra a torneira de alimentação e pressione o botão “Power”. Neste caso, a bomba deverá arrancar e o queimador da caldeira tentará acender. Porém, após alguns segundos, a eletrônica bloqueará todas as tentativas e o display exibirá um código de erro, pois o gás não flui para os injetores.
Este procedimento precisará ser repetido várias vezes. Será necessário recarregar até que todo o ar saia das tubulações e dispositivos da caldeira, bem como do circuito a ela conectado. Terminada a etapa de enchimento do sistema e liberação das bolsas de ar, é necessário verificar a pressão e abrir o fornecimento de gás.
Antes de acender a caldeira, o engenheiro de gás verifica cuidadosamente se o diagrama de ligação corresponde à solução de projeto com base na qual foi montada. O técnico mais uma vez certifica-se de que a pressão no sistema corresponde aos parâmetros recomendados pelo fabricante. Testa a estanqueidade de todas as linhas de comunicação e seus pontos de conexão.
Verificando e lavando o sistema
Para garantir a qualidade do trabalho realizado e evitar possíveis vazamentos de água, os encanadores recomendam a realização de teste de pressão do sistema. Este procedimento exigirá equipamento caro - uma bomba de pressão. Porém, não há necessidade de comprá-lo, pois será necessária apenas meia hora para verificar o sistema.
Você pode pegar emprestado esse dispositivo de amigos ou alugá-lo. Você também pode recorrer ao serviço de um técnico de plantão que verificará o sistema de forma independente e corrigirá quaisquer problemas que surjam, se necessário.
O objetivo do teste de pressão é identificar áreas com vazamentos no sistema e eliminá-las. Um sistema que passou por esse processo tem garantia de durabilidade e não falhará no momento mais inoportuno.
Existem dois métodos de crimpagem: com coluna de água ou com ar comprimido. A essência do procedimento é bombear ar ou água para o sistema para estabelecer um nível de pressão nele aproximadamente uma vez e meia maior que o de trabalho. Após o bombeamento, é necessário registrar o valor da pressão no manômetro e aguardar 10 a 15 minutos.
Se ao final desse período a pressão permanecer no mesmo nível, o sistema é considerado pressurizado e não apresenta vazamentos. Se a pressão caiu, é necessário identificar o local onde a água está vazando e eliminar esse problema. Em seguida, execute o procedimento novamente.
Observe que antes de instalar uma nova unidade, deve-se fazer a lavagem de um circuito que está em operação há vários anos. Todos os fabricantes equipamento de gás alertar que é proibida a instalação de caldeira a gás em circuito antigo que não tenha sido limpo de depósitos minerais.O descumprimento da norma acarretará na perda da garantia do proprietário da caldeira.
Este processo é realizado em duas etapas. Inicialmente é realizada uma lavagem grosseira. Desta forma, os maiores contaminantes são removidos. A pressão no sistema durante a lavagem deve ser de cerca de 3,5 atmosferas. Após a água ser agitada sob pressão, ela é liberada do sistema através de uma válvula de drenagem.
Neste caso, o filtro grosso geralmente fica entupido. Pode ser necessário lavá-lo uma ou duas vezes. A lavagem final é realizada por meio de bombas de pressão.
Depois de concluir o trabalho preparatório, você pode começar a iniciar o dispositivo.
Ligando a caldeira a gás
Um pré-requisito para o serviço de garantia de uma caldeira a gás é que o primeiro acendimento seja realizado exclusivamente por um especialista do serviço de gás. Se o usuário seguir todas as instruções e precauções de segurança ao iniciar, você também pode contar com a confiabilidade e durabilidade do sistema de aquecimento.
O arranque inicial de uma caldeira mural realiza-se rigorosamente após verificação dos seguintes pontos.
A primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que os tubos de gás estão bem apertados quando a válvula de gás está fechada e aberta. Se o fluxo de gás não for registrado dentro de 10 minutos após a conexão de todos os tubos, então pode-se afirmar que o sistema está vedado.
O gás fornecido pela tubulação principal deve atender aos requisitos especificados nas instruções da caldeira. Ao transferir a unidade para processar uma mistura liquefeita, é necessário trocar os bicos com antecedência.
Você também precisa verificar o nível de pressão no sistema.Deve ser como recomendado. Os tubos de entrada de ar e de exaustão de dióxido de carbono devem ser verificados quanto a bloqueios.
É necessário certificar-se de que a sala com a caldeira possui um sistema de ventilação funcionando. Além disso, o interruptor de segurança da pressão de fumaça é verificado.
Após a realização dos trabalhos preliminares, segue-se o procedimento de arranque da caldeira:
- A caldeira a gás está ligada à rede, o fornecimento de gás ao aparelho é aberto;
- Verifique se todas as válvulas de entrada e saída do refrigerante na unidade estão abertas;
- Pressione o botão ou gire o interruptor no painel da caldeira dependendo do método de comutação especificado nas instruções.
Você pode ajustar a temperatura usando os botões correspondentes. Trabalhando em modo automático, a caldeira liga o queimador de forma independente caso seja necessário aquecer a água do sistema. Se a caldeira for de circuito duplo, ao ligar a água quente o queimador liga-se automaticamente para aquecimento.
No display da caldeira, após o primeiro arranque, recomenda-se configurar todos os parâmetros da caldeira. As instruções geralmente indicam a sequência de ações necessárias.
O sistema de intertravamento corta o fornecimento de gás se o queimador não acender em aproximadamente dez segundos. Na primeira partida pode ser necessário retirar a fechadura da ignição devido à presença de ar na linha de gás. Você precisa esperar até que o ar seja substituído por gás. O bloqueio é removido quando o dispositivo é reiniciado.
Para iniciar uma caldeira a gás de piso, é necessário realizar os mesmos procedimentos preparatórios de uma caldeira de parede.Antes do arranque é necessário ventilar a sala da caldeira, certificar-se de que todas as torneiras dos tubos de aquecimento estão abertas e de que existe tiragem na chaminé. Você pode verificar a tração usando um pedaço de papel.
Ligar a caldeira de chão:
- A porta do aparelho é aberta, a posição do botão de controle da caldeira é verificada na posição desligada.
- A válvula de fornecimento de gás abre.
- O botão de controle está na posição de ignição piezo.
- Em seguida, pressione a alça por 5 a 10 segundos para que o gás passe pelos tubos e desloque o ar. O botão de ignição piezo é pressionado.
- Em seguida, é verificada a presença de chama no queimador. Se o queimador não acender, o procedimento é repetido.
Depois de acender o queimador principal, você pode usar o botão de controle para ajustar a temperatura de aquecimento.
Instruções operacionais importantes
Em termos de funcionamento, as caldeiras a gás com câmara de combustão fechada são consideradas mais seguras. A fornalha deles não se comunica com o ar ambiente. No entanto, a potência dessas caldeiras é significativamente inferior à potência das caldeiras com câmara de combustão aberta. Portanto, em residências particulares, é frequentemente instalado um segundo tipo de caldeira.
A operação de tais caldeiras exige o cumprimento de precauções de segurança. Assim, para instalar uma potente caldeira de piso, costuma-se utilizar uma sala separada com um determinado tamanho. A caldeira é montada a alguma distância das paredes.As paredes próximas devem ser protegidas com material resistente ao fogo para evitar incêndios.
Deve ser instalado um sistema de ventilação na sala da caldeira. Também deve haver uma fonte de luz natural. A largura da porta de entrada deve ser de pelo menos 80 centímetros. A chaminé é colocada de acordo com as instruções da caldeira e em material resistente ao calor. A chaminé deve subir acima da cumeeira em pelo menos meio metro.
Uma das medidas de segurança é estabelecer sensores de monóxido de carbono. O detector de gás detectará imediatamente o vazamento de uma toxina volátil e alertará os usuários sobre isso. Também pode ser configurado para que a ventilação seja ligada automaticamente e o fornecimento de gás seja desligado. A automação moderna permite a implementação de uma variedade de sistemas inteligentes.
Se o sensor de temperatura, pressão ou gás falhar, desligue imediatamente a caldeira e chame um técnico de serviço. Usar uma caldeira sem esses dispositivos acarreta graves consequências negativas.
Se forem detectados sinais de vazamento de gás, feche imediatamente a torneira do gás e abra as janelas para ventilar o ambiente. Não acenda a luz e tente iluminar o ambiente acendendo fósforos ou isqueiro.
A caldeira a gás deve passar por manutenção nos intervalos especificados pelo fabricante. As informações sobre os procedimentos necessários estão indicadas nas instruções do dispositivo. Por exemplo, você precisa limpar a chaminé, remover incrustações do trocador de calor ou limpar a fumaça do queimador.Assim, a caldeira durará muito tempo e o risco de avarias graves será significativamente reduzido.
Ao usar um dispositivo a gás, não o ligue na potência máxima por muito tempo. Isto pode resultar na libertação de vapor, o que é inaceitável.
Às vezes, a caldeira começa a emitir ruídos e vibrações incomuns. Isto pode ser devido ao funcionamento do ventilador. Alertamos que todas as ações que exijam a desmontagem da carcaça da caldeira privam automaticamente o proprietário do direito à reparação ou substituição em garantia.
Porém, o proprietário da unidade precisa monitorar o funcionamento dos mecanismos e sistemas que protegem a caldeira contra incêndio. É necessário manter a temperatura nos circuitos em torno de 50 graus, o que reduz significativamente a probabilidade de formação de depósitos minerais nas superfícies internas de tubos e dispositivos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como aumentar a pressão no tanque de expansão:
Como iniciar uma caldeira a gás:
Colocar em funcionamento uma caldeira a gás é um trabalho responsável e complexo. Para que o dispositivo e o sistema de aquecimento funcionem por muito tempo, vários requisitos importantes devem ser atendidos. Depois de combinar o sistema em um único todo, é necessário verificar sua estanqueidade. Se a água vazar pelas conexões dos tubos, a pressão cairá constantemente.
A conexão do tubo de gás também requer a verificação de vazamentos. Ao ligar a caldeira é necessário seguir rigorosamente as precauções de segurança, pois trabalhar com equipamentos a gás envolve um risco acrescido.
Gostaria de compartilhar sua própria experiência na conexão de uma caldeira a gás e na preparação para o primeiro start-up? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo? Por favor, deixe comentários, faça perguntas, poste fotos no formulário de bloco abaixo.