O que é melhor - fogão a gás ou painel a gás: critérios de comparação de aparelhos + recomendações para compradores
Nem os especialistas nem os consumidores conseguem chegar a um consenso sobre se um fogão a gás ou um painel a gás é melhor.Cada dispositivo possui qualidades e recursos específicos que determinam a área de uso mais eficaz.
São estes que consideraremos detalhadamente e compararemos esses dispositivos entre si de acordo com critérios que são importantes na escolha de equipamentos adequados para uso de gás.
O conteúdo do artigo:
Qual é a diferença entre uma laje e um painel?
A principal diferença entre fogão e fogão é o design. No fogão, o bloco com queimadores e o forno formam uma única unidade. A placa consiste apenas numa base fina e durável e queimadores. E aqui forno não incluído no pacote do equipamento. Se desejar, você pode comprá-lo separadamente ou nem comprá-lo.
Grandes dimensões e volume – principais desvantagens fogões a gás. É especialmente difícil colocar aparelhos em salas pequenas. É necessário reduzir o número de armários de piso e armários para liberar a área necessária para uma unidade de cozimento.
Afinar fogões Eles são embutidos na bancada e não “ocupam” muito espaço útil na sala.Mesmo em uma pequena cozinha eles convenientemente colocado e tornar o processo de criação de pratos do dia a dia e de férias agradável, fácil e confortável. Há mais espaço livre na sala e o espaço não parece sobrecarregado.
Comparando um fogão a gás e um painel
Anteriormente, apenas fogões a gás brancos estavam à venda e, para aparelhos com revestimento cromado, era necessário pagar um prêmio significativo. Hoje, todos os fabricantes de eletrodomésticos para cozinha incluem no seu sortimento unidades de diferentes formatos e tonalidades, decoradas com estampas, padrões e designs originais, que se distinguem por uma boa gama de funções, tamanhos e formas, tipo de instalação e outras características.
A seguir compararemos o fogão com painel a gás de acordo com os principais critérios que são importantes para o consumidor na escolha de equipamentos a gás.
Critério nº 1 - aparência de eletrodomésticos
Você pode comprar a laje que desejar e escolher o esquema de cores e o estilo do design de interiores do ambiente que combine com ela. Se o espaço da cozinha for decorado, encontrar um eletrodoméstico bonito também não será difícil.
A gama de cores das superfícies da placa não é tão diversa. Mas, mesmo assim, o painel inicialmente parece mais vantajoso e confere um aspecto moderno até ao ambiente mais simples. Combina bem com conjuntos de móveis e acessórios decorativos.
O problema só pode surgir quando procurando um forno. Terá de ser adaptado ao aspecto da placa, mas isso nem sempre é possível. Você tem que gastar tempo procurando ou pagar a mais para garantir que os dois utensílios de cozinha combinem entre si e pareçam um conjunto.
As lajes não apresentam esse problema. A placa e o forno são combinados num único móvel, feito no mesmo estilo. Isso é conveniente e economiza tempo na compra de eletrodomésticos para a cozinha.
Critério nº 2 - tamanho e formato dos utensílios de cozinha
Os fogões possuem uma ampla variedade de formatos e modelos. Para cozinhas estreitas, os desenvolvedores oferecem dispositivos alongados com quatro queimadores seguidos, em salas muito pequenas e de formato não padronizado, recomenda-se colocar painéis de canto para 3 queimadores ou unidades tipo dominó, ocupando um espaço mínimo. A compacidade dos produtos permite aproveitar da forma mais eficiente o espaço útil da sala.
Além dos clássicos dispositivos retangulares e quadrados, também temos redondo painéis e modelos em formato de bumerangue. Você não encontrará tanta variedade de formatos em fogões a gás.
O fogão padrão só está disponível quadrado ou retangular. Sua altura na maioria dos casos não ultrapassa 85 cm, a profundidade varia de 50 a 60 cm e a largura varia de 35 cm a 1 m (em aparelhos exclusivos com 6 queimadores).
Antes de comprar, você deve medir cuidadosamente o espaço da cozinha onde pretende colocar o móvel. Um dispositivo muito profundo avançará alguns centímetros e atrapalhará a estética do interior. Um mais estreito “afundará” para dentro, um excessivamente largo simplesmente não caberá no nicho designado.Para evitar esses momentos desagradáveis, é necessário adquirir um fogão que se ajuste exatamente às dimensões da área alocada na cozinha.
Critério #3 – cargas operacionais permitidas
Os fogões a gás são feitos de:
- vidro temperado;
- aço inoxidável;
- metal esmaltado.
A largura da superfície de trabalho, independente do tipo de material, é de 300, 600 e 700-900 mm. Painéis estreitos de vidro temperado podem suportar uma carga única de no máximo 12 kg, médios - até 20 kg e os mais largos - até 25 kg.
Aparelhos de dois queimadores em aço inoxidável e metal esmaltado requerem uma carga de 15 kg, quatro queimadores – 25 kg, cinco queimadores – 30 kg.
O corpo dos fogões a gás é feito de liga de aço durável, resistente à abrasão. Aplicado sobre o metal revestimento de esmalte e aço inoxidável. O esmalte resiste perfeitamente aos esforços mecânicos e não tem medo de tratamentos com abrasivos e agentes de limpeza agressivos. Tem longa durabilidade e mantém um aspecto estético durante todo o período operacional.
O revestimento de aço inoxidável resiste facilmente a mudanças repentinas de temperatura, calor, frio e choques. Sob a influência de abrasivos, fica arranhado e perde o apelo visual.
Se os proprietários cozinham constantemente em casa, muitas vezes acolhem empresas amigas e organizam regularmente eventos festivos com guloseimas, devem preferir um fogão a um fogão. É mais durável, funciona normalmente em modo constante e pode facilmente atender uma família grande.
A placa só suporta um determinado peso de cada vez. Ao colocar panelas, caldeirões e frigideiras nos queimadores, é preciso levar este ponto em consideração e não exceda a carga máxima permitida. Caso contrário, a superfície irá falhar e terá que ser substituída, o que representa um custo significativo de material.
Critério nº 4 – recursos de instalação
O fogão a gás está localizado onde existe um ramal de comunicações centrais. O recuperador é ligado e colocado em funcionamento por funcionários da empresa de gás que possuam as devidas qualificações e autorização.
Se quiser colocar o equipamento em um local específico, terá que coordenar a transferência com os trabalhadores do gás. Se aprovado, os instaladores tubos serão movidos ou vão ampliar outras, conectar a laje ao sistema geral e anotar nos documentos a obra executada.
Recomendamos que você se familiarize com os recursos conexões de fogão a gás com suas próprias mãos.
Instalar a placa é mais problemático. Primeiro, você precisará fazer um recorte exato e de tamanho adequado na superfície de trabalho do móvel no local de instalação. Os proprietários podem fazer este trabalho sozinhos ou confiá-lo a trabalhadores qualificados.É muito importante agir com cautela, caso contrário, formar-se-ão vazios e lacunas pouco atraentes nas bordas.
Para conexões do painel Você precisará ligar para os funcionários do serviço de gás. Eles colocarão o aparelho em funcionamento corretamente e informarão sobre as regras para o uso seguro de equipamentos a gás.
Antes de instalar uma laje ou painel, recomendamos que você se familiarize com as normas e regras para organizar trocas aéreas.
Critério #5 – consumo de energia
Se você ligar apenas os queimadores, não haverá diferença de consumo entre os aparelhos. O fogão começará a consumir mais quando a dona de casa ligar o forno para assar um segundo prato ou fazer uma deliciosa torta caseira.
Para aumentar/redução de chama Os queimadores na parte frontal possuem piscas ergonômicos especiais. Você pode ajustar o fluxo de fogo desejado com um movimento fácil.
Critério nº 6 – custo dos dispositivos
Mesmo o fogão mais simples custará Muito mais caro fogão a gás tradicional.
O preço é influenciado por vários parâmetros, por exemplo:
- formato – clássico ou incomum;
- material do painel;
- disponibilidade de opções adicionais;
- marca do fabricante.
O preço mais elevado será compensado pela compactação do móvel, pelo seu aspecto elegante e moderno e pela poupança de espaço útil na cozinha.
Quando o preço é de fundamental importância, você deve escolher um fogão a gás econômico em estilo clássico. Não custará muito, ajudará no preparo de qualquer prato e não exigirá cuidados complexos, apenas manutenção periódica.
Critério nº 7 - funcionalidade
Como tal, não há diferença nas funções básicas de lajes e painéis. Ambos são adequados para preparar diversos pratos e aquecer alimentos já preparados.
Assar/assar só está disponível em fogões padrão equipados com forno. É impossível fazer uma torta ou um pato assado no fogão.
Opções de tipo adicionais ignição automática, controle de gás e outros elementos semelhantes dependem não tanto do tipo de equipamento, mas do fabricante e do custo do dispositivo.
Essas funções não são frequentemente encontradas em produtos econômicos de marcas do mercado de massa. Eles estão incluídos principalmente em modelos dos segmentos médio e luxuoso de fabricantes conceituados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que considerar na hora de escolher um fogão a gás para sua casa. Conselhos de um instalador de gás profissional.
Características e nuances específicas de um fogão a gás. Um usuário real compartilha suas impressões.
O vidro do fogão a gás está rachado. O que fazer nesta situação - recomendações úteis.
A questão de saber o que é melhor escolher, um fogão ou um fogão a gás, não pode ser respondida de forma inequívoca. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. A faixa de preço dos modelos é mais do que ampla.Entre as placas clássicas e os painéis planos modernos, existem itens simples e baratos e produtos de luxo de alto status com um grande número de funções adicionais.
O quanto as qualidades positivas superam as negativas cabe ao usuário decidir por si mesmo. Se o estilo e a estética são de suma importância, você deve escolher uma placa. Quando o objetivo principal é cozinhar constantemente um grande número de pratos diferentes, faz sentido optar por um fogão clássico com forno.
Recomenda-se escolher equipamentos de marcas conceituadas. Distingue-se pela montagem de alta qualidade e operação confiável por um longo tempo.
Qual equipamento a gás você escolheu - fogão ou painel? Compartilhe sua experiência com nossos leitores - quais critérios foram fundamentais para você na hora de escolher um eletrodoméstico? Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema desta publicação, pergunte aos nossos especialistas e demais visitantes do site - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Isso mesmo! Mas não realmente! Ao escolher entre um fogão a gás e um fogão a gás, um ponto importante deve ser levado em consideração - o volume espaço da cozinha... Deixe a altura do teto da cozinha ser de 2 metros e 40 centímetros (há um teto falso de 10 centímetros de altura), a área da cozinha é de 5 metros quadrados, então o volume da cozinha é 2,4 * 5 = 12 metros cúbicos, dos quais 15% é ocupado por móveis e equipamentos de cozinha ou 12 * 0,15 = 1,8 metros cúbicos, aceitamos 2 metros cúbicos, nós restam 10 metros cúbicos de volume de cozinha, de acordo com as normas, para cada quilowatt de potência de um fogão ou fogão a gás é necessário um volume de 2 metros cúbicos de volume de cozinha. Portanto, a potência máxima do equipamento a gás é 10/2 = 5 quilowatts . Se tivermos um fogão a gás de quatro bocas, então, via de regra, a potência dos queimadores do fogão pode chegar a aproximadamente 5 quilowatts ou um pouco mais, mais a potência do forno é de cerca de 3 quilowatts, um total de 8 quilowatts de potência, o volume de ar necessário ao ligar todos os equipamentos a gás é 8 * 2 = 16 metros cúbicos, e temos apenas 5 metros cúbicos.Claro que, via de regra, ninguém liga o forno e todos os 4 queimadores a gás ao mesmo tempo , sim também na potência máxima, mas o volume da sala deve ser projetado para este modo de funcionamento, caso contrário você pode ser envenenado pelo gás e seus produtos de combustão.Aqui está o critério para escolher entre um fogão a gás e um fogão a gás. No nosso caso, a potência máxima de um fogão a gás é igual a 5 quilowatts, e são três queimadores sem forno a gás... Dois queimadores é a potência do equipamento a gás de cerca de 3 a 4 quilowatts, no nosso caso o volume da cozinha será não pode ser totalmente utilizado, mas não há fogões a gás de três bocas, existem apenas placas a gás de três queimadores; com um fogão a gás de duas bocas, a potência do forno juntamente com a placa pode exceder o permitido, embora seja melhor ter outro queimador do que um forno. Ou seja, é necessário conte o volume da cozinha e calcule a potência do equipamento a gás, e só então decida exatamente o que instalar.