Como soldar um trocador de calor de caldeira a gás: instruções para auto-reparo
Você está familiarizado com a situação em que precisa consertar uma peça cara, mas o orçamento para esse reparo está crescendo? Certamente você sabe quais custos podem e devem ser considerados desnecessários. Por exemplo, você tem uma caldeira a gás e não quer pagar até 30% do custo de todo o dispositivo para consertar uma única peça. Se você não sabe soldar o trocador de calor de uma caldeira a gás, basta ler nosso artigo e aprenderá.
Graças a este artigo, você aprenderá o procedimento para reparar o trocador de calor - uma peça que causa muitas quebras nas caldeiras. Conversamos sobre a soldagem de trocadores de calor de diferentes maneiras. Usando nossas recomendações, você pode reparar de forma independente a peça com falha.
Em condições domésticas, os trocadores de calor são reparados por soldagem. A soldagem é literalmente usada na fabricação, às vezes com a ajuda de dispositivos robóticos. Deixe um trocador de calor com grandes danos estruturais para os artesãos, mas no caso de pequenos furos na peça a soldagem pode ajudar. Saiba mais sobre isso.
O conteúdo do artigo:
Removendo o trocador de calor da caldeira
As caldeiras a gás são equipadas com trocadores de calor, às vezes chamados de radiadores de caldeira, nos quais algumas fontes transferem energia térmica para outras. A maioria das caldeiras possui trocadores de calor primários e secundários, enquanto outras possuem trocadores combinados ou bitérmicos.
Todos os tipos de trocadores são afetados por fatores desfavoráveis.A qualidade do metal deteriora-se, a permeabilidade dos canais diminui e a pressão da água atinge as paredes. Os primários e bitérmicos são afetados pela chama do queimador principal.
Trocadores gastos podem desenvolver furos. Considerando o custo desta peça, faz sentido repará-la em vez de substituí-la imediatamente. Além disso, nem sempre é possível encontrar um análogo.
Se o trocador de calor de uma caldeira a gás vazar, você notará vazamentos perto de eletrodomésticos ou um erro no display. Se necessário, remova a parte problemática.
Primeiro faça isso:
- Desligue a caldeira da rede elétrica e do gás.
- Pare o fluxo de refrigerante para dentro e para fora do sistema de aquecimento. Abra o abastecimento de água da torneira à caldeira.
- Drene a água restante no dispositivo.
- Retire a tampa da caldeira.
- Sangre o ar pela ventilação.
- Verifique o interior do dispositivo. Veja se há umidade em algum lugar e limpe-o.
Para retirar o trocador de calor primário ou bitérmico, libere a câmara de combustão dos elementos que a encaixam. Remova o tubo que fornece gás ao queimador. Desconecte os fios elétricos da câmara de combustão. Se você esquecer essa nuance, por descuido poderá danificá-los.
Desengate os sensores, tubos do circuito de aquecimento, retire os tubos de ambos os circuitos do permutador bitérmico. Retire todos os componentes que impeçam a retirada do aparelho da caldeira.
Desconecte e retire a câmara de combustão. Remova as tampas superior e frontal. Remova as ferragens sob o trocador de calor e retire-as.
Para retirar o trocador de calor secundário, retire a placa e demais elementos eletrônicos, desparafuse e retire tudo que impeça a retirada do conjunto da caldeira. Isole o conteúdo do dispositivo da entrada de água do trocador e dos canais adequados a ele.
Mas um mau funcionamento do trocador de calor não é a única razão pela qual uma caldeira pode vazar. Descrevemos detalhadamente outras possíveis causas de vazamentos e formas de eliminá-los em Este artigo.
Soldar um trocador de calor de caldeira a gás
Toda a água, ar e sólidos são removidos do trocador. Sopre através de uma mangueira com uma máquina e sopre o resíduo com a boca.
Quatro componentes são usados para soldagem:
- ferramenta de solda (tocha a gás, maçarico ou ferro de solda);
- solda;
- fluxo;
- ferramentas para decapagem antes e depois.
A solda é um material para unir peças que possui um ponto de fusão inferior ao da base a ser processada. As soldas geralmente são feitas de metais. São produzidos na forma de fios, peças embutidas, pastas, folhas, pós, varetas e grânulos. Os fios são mais adequados para soldar o trocador de calor. Pegue este aqui.
Para reparar o trocador de calor, escolha solda de alta temperatura com ponto de fusão inferior, mas não inferior a 700 °C, do mesmo material e com propriedades físicas e mecânicas semelhantes. As propriedades anticorrosivas e a condutividade do fio também são levadas em consideração.
Cobre, aço inoxidável e ferro fundido são matérias-primas comuns para trocadores, e o zinco é frequentemente adicionado à base. Para soldar trocadores de calor de cobre, eles são frequentemente usados soldas de cobre-zinco com inclusões que neutralizam os efeitos perigosos dos vapores.
Soldas duras de alta temperatura são marcadas como PSR, PMC, PMT, etc.
O cobre-zinco é designado PMC e é numerado com base no ponto de fusão:
- PMC-36 - a partir de 825°C;
- PMC-42 - a partir de 833°C;
- PMC-54 - a partir de 860°C.
Um trocador de calor de caldeira a gás padrão pode ser soldado por qualquer pessoa, mas isso depende dos materiais da peça.
Boas soldas produzem costuras seladas. Os componentes de tais ligas penetram na superfície soldada por difusão e a base é dissolvida em pequena quantidade no material auxiliar. Após o endurecimento, surge uma camada homogênea.
O fluxo é uma substância para remover óxidos da base soldada, aumentando a fluidez da solda, reduzindo a tensão superficial e umedecendo melhor a peça. Produtos universais e especiais são combinados com trocadores de calor. As pastas de solda geralmente contêm cobre, o que é bom para o trocador de calor. Misturas com prata também são adequadas.
Preparando materiais antes de soldar
A ponta do ferro de soldar é estanhada. A ferramenta é aquecida até que a ponta fique levemente avermelhada e coberta com uma fina camada de solda, enquanto o filme de oxidação é removido. A ponta e o fio são mergulhados no fluxo. Na fase de estanhagem, você pode usar breu ou resina para isso.
Depois que a fumaça é liberada, a picada é mantida por mais alguns segundos. Em seguida, o ferro de solda com solda é mergulhado no fluxo mais três ou quatro vezes.
Os dispositivos ficam estanhados após a compra e, de tempos em tempos, com uso frequente. A ponta de outro ferro de soldar às vezes é usada como base para estanhar.
Se o estado da solda não for o melhor, deve-se limpá-la de sujeira e óxidos. Aqueça a extremidade do fio de solda até a temperatura operacional e mergulhe-o no fluxo, pressionando-o firmemente contra a superfície dura onde está localizado.
Se não houver fio novo, o antigo pode ser tratado com agentes de limpeza básicos, como:
- abrasivo;
- pasta de solda;
- ácido estanhador.
Antes de soldar, remova a poeira da superfície do trocador de calor para que não apareçam faíscas durante a operação. A área com fístula é tratada com esponja de limpeza ou lixa de grão fino e enxugada com solvente para remover todos os compostos químicos.
Em seguida, a área problemática é aquecida com um secador de cabelo para melhor desempenho e para evaporar a umidade restante. Caso contrário, ele sairá bruscamente durante a operação e desalojará a junta de solda. Após o aquecimento, a área é limpa novamente.
Como soldar um trocador de calor de caldeira?
Uma pequena fístula no trocador de calor é detectada por manchas verdes, mas se essa tonalidade estiver presente na maior parte do dispositivo, o estado do revestimento e a uniformidade da cor são levados em consideração.
O agente de solda é escolhido de acordo com a situação. Um ferro de soldar é adequado para trabalhos finos. Uma grande chama de um queimador de gás aquecerá bem a área problemática, mas a potência do aparelho pode não ser suficiente, ao contrário do que se esperava. Você também precisa escolher um ferro de solda potente.
A maior parte do trabalho parece simples.O fluxo é colocado na área aquecida, após o que eles começam a soldar. A solda é colocada no trocador de calor com sua ponta, o ferro de solda é colocado contra ela e aquecido gradativamente. O fio começará a interagir com o fluxo e a base. A massa irregular restante após a soldagem é distribuída.
No caso de queimador de gás, escolha um autônomo regular ou algo mais produtivo. Por exemplo, alimentado por um cilindro grande. Nunca ligue o modo de chama máxima. Aplique a solda depois que a cor do fluxo ficar mais brilhante, por exemplo, prata em vez de cinza.
Mantenha o queimador a uma distância tal que o fio derreta mais no trocador de calor aquecido do que no fogo. Para tratar uma pequena fístula, meio minuto de soldagem pode ser suficiente. Instruções detalhadas de soldagem podem ser encontradas em este material.
Não superaqueça a base e a solda durante a soldagem - esta última não ficará bem fixada. Certifique-se de que a estrutura resultante não esteja solta e a cor não seja fosca. Idealmente, a soldagem restaura toda a área problemática e, se não for esse o caso, será necessária outra abordagem.
Aumente a temperatura do ferro de soldar para 20 graus acima do ponto de fusão da solda. Para limpar a junta acabada, use tranças e removedores de mola - as ferramentas também removerão resíduos de fluxo. Limpe o permutador com um pano húmido e remova todas as micropartículas.
A água não pode fluir através do trocador de calor reparado por mais 5 a 10 minutos. De qualquer forma, deixe a peça esfriar completamente. Abra apenas água limpa no primeiro dia após o reparo. Certifique-se de que não haja ferrugem.
Remova o ar do sistema novamente e teste a caldeira. Verifique a operação em plena carga. Passe água fria e quente pelo trocador. Após vários ciclos de temperatura, pode ocorrer que o trocador esteja vazando novamente.
A peça reparada deve resistir à deformação térmica. Por segurança, cubra a junta do trocador com tinta resistente ao calor para aumentar a resistência. Nos dias seguintes, teste novamente o trocador de calor.
Também recomendamos a leitura sobre outros problemas de funcionamento dos trocadores de calor de caldeiras a gás. Mais detalhes - acesse link.
Soldagem a frio como opção de reparo
A chamada soldagem a frio é feita à base de adesivos. Uma matéria-prima popular para isso é a resina epóxi. Não confunda material e soldagem a frio na compreensão do processo tecnológico com deformação plástica de metais sem aquecimento.
Escolha as matérias-primas mais resistentes à umidade que o mercado oferece. Ao iniciar o trabalho, calce luvas e amoleça a soldagem com os dedos. Faça isso até que a massa fique plástica. Coloque o material sobre a fístula e espalhe-o na maior área possível. Deixe a camada espessa, mas não necessariamente quanto mais espessa melhor. Aplicar com bastão de madeira.
Aguarde o endurecimento da camada finalizada e limpe levemente a área com lixa de grão fino e pano úmido.
Primeiro, espere meia hora para um melhor endurecimento. Os 3-5 minutos recomendados às vezes não são suficientes. Verifique a qualidade da junta utilizando o contraste de temperatura e a pressão da água.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma forma alternativa de prolongar o funcionamento do permutador de calor primário da caldeira:
Soldar um rolo trocador de calor com dois queimadores a gás:
Existem três maneiras simples de selar um orifício em um trocador de calor: com chama, com ferrão e com adesivo. Na maioria das vezes estamos falando de um orifício estreito no trocador primário ou bitérmico, portanto os métodos listados são suficientes.
Deixe as análises complexas para os especialistas. Mas, se acontecer alguma coisa, você encontrará algo para soldar o trocador de calor, retire-o da caldeira a gás e escolha você mesmo a solda. Se possível, aja de forma independente e lembre-se da importância do trabalho preparatório.
Escreva comentários e faça perguntas sobre o tema do artigo. Se você possui uma caldeira, informe-nos se algo aconteceu com seu trocador de calor. Escreva sobre sua experiência em soldagem e reparo de trocadores ou outras peças de caldeiras. O formulário de feedback está localizado abaixo do artigo.