Aquecimento individual em apartamento: as melhores opções para prédio de apartamentos
Poucos proprietários de apartamentos em edifícios altos estão completamente satisfeitos com o aquecimento central. Temperatura desconfortável, interrupções no fornecimento de calor e água quente, humidade e fungos nas instalações. E o mais importante, o alto custo das utilidades, cuja qualidade muitas vezes deixa muito a desejar. Você concorda?
Existe um método eficaz para combater a negatividade listada - é o aquecimento individual do apartamento. Falaremos sobre opções de organização e formas de dar vida à ideia. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente os esquemas que utilizam vários tipos de combustível e descreve as características do arranjo.
O conteúdo do artigo:
Aquecimento autónomo num apartamento: é possível?
O desejo de instalar aquecimento autônomo é perfeitamente compreensível. Os cálculos mostram que o custo do aquecimento das habitações e do fornecimento de água quente deve ser reduzido significativamente. Segundo as estatísticas, em média, são reduzidos de duas a três vezes para aquecimento e de quatro a cinco vezes para aquecimento de água.
O resultado é uma quantia significativa. É claro que você terá que gastar dinheiro na instalação de equipamentos, na sua manutenção e na compra de recursos energéticos, mas os custos serão justificados.
A indústria de serviços públicos não está de todo interessada em perder consumidores dos seus serviços. Portanto, você precisa estar preparado para o fato de que terá que fazer esforços para implementar seus planos.Em primeiro lugar, é necessário saber exatamente o que diz a legislação sobre o aquecimento autónomo de um apartamento.
Muitas vezes, é negado ao proprietário do apartamento o desligamento do fornecimento de aquecimento central, citando a Lei Federal nº 190 “Sobre Fornecimento de Calor”. No entanto, isto é ilegal, uma vez que existe o Decreto Governamental n.º 307, que foi emitido em 16 de abril de 2012. Estabelece o procedimento para ligação de sistemas de aquecimento autónomos em edifícios de apartamentos.
Existe também uma lista de fontes de calor que são estritamente proibidas para a instalação de aquecimento autônomo nessas casas. Portanto, é permitida a instalação de aquecimento individual desde que sejam utilizados equipamentos modernos e seguros.
Você deve entender que antes de comprar e instalar o equipamento, é necessário obter permissão para se desconectar do sistema centralizado e para mudar para aquecimento individual do tipo selecionado.
Para isso, você terá que coletar um pacote significativo de documentos e aguardar a tomada de uma decisão. Só depois disso você poderá começar a reconstruir o aquecimento.
Características de aquecimento individual de apartamentos
Ao planejar mudar para o aquecimento autônomo, você precisa avaliar suas capacidades de forma realista e compreender que a maioria das opções que são bastante aceitáveis para casas particulares são impossíveis em um prédio alto. Você deve “varrer” imediatamente caldeiras de combustível sólido e líquido de todos os tipos.
Isso se deve ao fato de que seu funcionamento ininterrupto exige abastecimento de combustível, o que não é seguro em um prédio de apartamentos.
Além disso, também é extremamente inconveniente. Neste caso, também é proibido o uso de piso de água quente. Só é possível instalar uma de suas variedades elétricas.
Você precisa saber que ao organizar o aquecimento individual em um prédio alto, você deverá levar em consideração não apenas os seus próprios interesses, mas também os interesses de outros moradores que podem estar insatisfeitos com algumas das dificuldades decorrentes de suas ações.
Portanto, escolher a fonte de calor certa é muito importante. Esta é uma etapa importante que realmente determina o sucesso do evento planejado.
Apesar das limitações, ainda existem muitas opções de sistemas autônomos. Em primeiro lugar, trata-se de aquecimento a gás. Além disso, é preciso levar em conta que não se trata de combustível engarrafado, mas sim de ligação à rede de gás.
Nem vale a pena considerar a opção com cilindros, pois custará muito mais que o aquecimento central e é extremamente inconveniente. O aquecimento a gás canalizado é muito económico e pode funcionar de forma totalmente autónoma.
A melhor fonte de calor para um dos apartamentos de um prédio alto será caldeira de circuito duplo montada na parede com termostato e ignição eletrônica. Ele manterá automaticamente a temperatura mais confortável e fornecerá água quente.
Se houver espaço livre suficiente no apartamento, deve-se prestar atenção a uma caldeira com caldeira.Isso estabilizará o fornecimento de água quente.
O aquecimento eléctrico também pode ser instalado em edifícios de apartamentos. Pode ser implementado em diversas opções, quando se utiliza eletricidade para aquecimento direto, que é mais caro, ou indireto.
Um sistema alimentado eletricamente pode ter uma caldeira ou bomba de calor como fonte de calor e um piso de cabos elétricos como transmissor de energia. filme infravermelho, radiadores de rodapé ou convetores elétricos.
O proprietário do apartamento pode escolher qualquer opção adequada ou combinar várias. Por exemplo, pisos aquecidos e convectores. Consideremos detalhadamente cada um dos métodos possíveis para organizar o aquecimento autônomo.
Aquecimento a gás no apartamento
Tal sistema representa um circuito fechado com refrigerante circulando em seu interior. Uma caldeira a gás é usada para aquecer o líquido. Pode ser circuito simples ou duplo. Tudo depende das necessidades das pessoas que moram no apartamento. Como você sabe, as caldeiras a gás podem ser montadas no chão ou na parede. Para apartamentos, a segunda opção é escolhida.
São dispositivos compactos, mas ao mesmo tempo bastante poderosos. Para um apartamento, deve-se escolher um aquecedor com queimador fechado. Tais dispositivos não retiram ar do ambiente e não requerem um sistema de chaminé tradicional.
Este último nem sempre é possível num prédio de apartamentos. Caldeiras turboalimentadas requerem um tipo especial de chaminé, bastante fácil de instalar.
Quais são os benefícios que o proprietário do aquecimento a gás recebe? Em primeiro lugar, deixa de depender do momento da estação de aquecimento. A caldeira está pronta para uso a qualquer momento e pode ser ligada conforme necessário.
O custo do combustível é relativamente baixo. Comparado ao aquecimento com eletricidade, por exemplo, o funcionamento de uma caldeira custará muito menos. Além disso, se você instalar válvulas termostáticas para baterias e compre uma unidade de aquecimento com controle automático, você poderá economizar em seu funcionamento.
Isso se explica pelo fato de a automação regular a temperatura dos ambientes, selecionando o modo de operação mais econômico e desligando o equipamento ao atingir a temperatura definida. Não será possível fazer isso “manualmente” mesmo que você queira.
As vantagens incluem a compactação do equipamento de aquecimento a gás, sua alta eficiência e custo bastante acessível. A solução também tem desvantagens. Os mais óbvios estão relacionados com os perigos potenciais representados pelo aquecimento a gás.
O proprietário do apartamento deverá obter um pacote de licenças para instalação de equipamentos de gás. No entanto, é necessário compreender que só será recebido se o apartamento cumprir integralmente os requisitos de segurança. O equipamento adquirido deve ser certificado.
A instalação, ligação e posterior manutenção devem ser realizadas apenas por especialistas.Em geral, o equipamento a gás deve ser manuseado com extremo cuidado e nenhuma atividade amadora, seja uma peça caseira para a caldeira ou um auto-reparo do aparelho, é inaceitável aqui.
As desvantagens incluem a dependência energética do sistema, que não funcionará sem eletricidade. Apesar das deficiências, a prática mostra que o aquecimento a gás está se tornando a escolha mais comum entre os proprietários de apartamentos.
Permite-lhe obter a máxima poupança de custos e ao mesmo tempo obter um aquecimento eficiente da sua casa. A possibilidade de disposição paralela do abastecimento de água quente torna esta solução ainda mais atrativa.
Aquecimento elétrico aquecimento direto
O conceito de aquecimento direto pressupõe que a energia elétrica será convertida diretamente em calor. Existem várias opções para tais sistemas, aceitáveis para apartamentos.
Usando convectores ou radiadores
Os radiadores alimentados eletricamente são dispositivos conversores simples. Dois eletrodos são mergulhados em um eletrólito, que é óleo mineral. A corrente que flui através do líquido o aquece. Considerando que o ponto de ebulição do óleo é alto e sua dissipação de calor é muito boa, a superfície do radiador aquece em pouco tempo.
Para aumentar a transferência de calor do dispositivo, seu corpo geralmente é nervurado. O dispositivo pode ser controlado manualmente, para isso pode ser instalado um regulador especial no corpo, ou automaticamente, o que só é possível para modelos programáveis.
A vantagem deste método de aquecimento pode ser considerada a extrema simplicidade de arranjo. Os radiadores a óleo são simplesmente colocados nas áreas necessárias. É importante que tenham acesso à electricidade.
Nada mais é necessário. Os dispositivos aquecem rapidamente, mas demoram muito para esfriar. Eles operam de forma totalmente silenciosa e não emitem substâncias tóxicas. Os aparelhos são compactos e possuem um design atraente.
A principal desvantagem dos radiadores elétricos é o seu alto consumo de energia, o que é muito desvantajoso para os seus proprietários. Os convectores elétricos são considerados uma boa alternativa aos radiadores.
A diferença reside no facto de os elementos de aquecimento instalados nos aparelhos aquecerem o ar que entra na caixa, que posteriormente sobe e entra na divisão aquecida. Os convectores estão disponíveis nas versões de parede e de chão, o que é muito cómodo para a sua colocação numa divisão.
As vantagens dos dispositivos são aproximadamente as mesmas dos radiadores. A única coisa é que eles consomem eletricidade de forma mais econômica, mas ainda usam bastante.
Sistema de piso aquecido
Ela representa sistema de aquecimento elétrico, constituído por esteiras ou cabos especiais de aquecimento colocados no chão. Quando ligados, os aparelhos convertem eletricidade em calor, que é irradiado de toda a superfície do piso.
Esta é uma grande vantagem, uma vez que a sala aquece da forma mais uniforme possível. A diferença de temperatura entre as partes inferior e superior da sala é mínima.
O sistema possui sensores integrados que monitoram a temperatura ambiente. Assim que atinge um nível pré-determinado, o aquecimento é desligado automaticamente e vice-versa, quando a temperatura cai, o aquecimento é ligado.
Assim, o sistema mantém de forma independente a temperatura desejada. É possível implementar diferentes cenários, ou seja, algumas divisões podem ser mais quentes, outras – mais frias.
Pisos quentes não secam o ar, a umidade permanece em um nível confortável. Eles são absolutamente inofensivos para quem mora no apartamento. O sistema permite aquecer os ambientes o mais rápido possível.
Eles são muito fáceis de instalar e podem ser colocados em praticamente qualquer base. Os pisos quentes não ocupam espaço livre nem prejudicam o interior, uma vez que simplesmente não existem radiadores e tubos volumosos.
A vida útil do sistema é de meio século ou mais. Vamos falar sobre as desvantagens dos pisos aquecidos. Eles são mais econômicos que radiadores e convetores, mas ainda consomem eletricidade.
E seu consumo é bastante grande. Depende em grande parte do grau de isolamento do apartamento, da temperatura de aquecimento desejada e de outros fatores, por isso existem formas de poupar. Freqüentemente, esses sistemas são usados como aquecimento adicional.
Porém, em um apartamento pequeno e bem isolado, funcionará perfeitamente como apartamento principal.As desvantagens incluem o preço bastante elevado do equipamento e sua instalação. É necessário saber que, de acordo com as normas, as esteiras ou cabos de aquecimento só podem ser colocados em betonilha. Além disso, muito provavelmente, você também precisará substituir a fiação antiga e não confiável, e isso também é caro.
Opções de aquecimento infravermelho
Este tipo de aquecimento individual num edifício de apartamentos baseia-se na utilização de radiação infravermelha. Sistemas de aquecimento infravermelho São superfícies montadas a partir de um filme especial, colocadas no chão ou montadas no teto.
Em qualquer caso, será obtido um resultado eficaz. Quando a corrente passa pela pasta de grafite depositada nesse filme, surge a radiação infravermelha. Os raios se movem até encontrarem um enorme obstáculo no caminho. Pode ser o chão, o teto ou grandes móveis. Aqui eles permanecem e começam a se acumular no objeto que os detinha.
Assim, o piso ou móvel aquece e libera para o ar o calor anteriormente recebido, fazendo com que a temperatura do ambiente suba muito rapidamente. A principal vantagem do aquecimento infravermelho é a distribuição de temperatura mais confortável para o ser humano.
Onde quer que o filme infravermelho seja colocado, no teto ou no chão, a parte inferior da sala estará sempre mais quente que a parte superior. É essa distribuição, segundo os médicos, que é ideal para a saúde humana.
Pela sua natureza, os raios infravermelhos são semelhantes à radiação solar térmica, portanto são totalmente seguros para o corpo e até benéficos. Este tipo de sistema de aquecimento é totalmente automatizado.
Deve ter sensores embutidos que monitorem a temperatura do ambiente. Com base em suas leituras, o controlador liga/desliga o sistema.
Graças a isto, o aquecimento funciona sempre no modo de poupança de energia mais eficiente. Considerando que o filme aquece o ambiente muito rapidamente, tal aquecedor não permanece em condições de funcionamento por muito tempo, aproximadamente 10-15% do tempo total de operação.
Assim, os filmes IR podem ser reconhecidos como os mais eficazes e econômicos. Além disso, a sua utilização não prejudica o microclima interior. A umidade do ar permanece inalterada. Pergunta sobre dano ou benefício do aquecimento infravermelho discutido no artigo, que aconselhamos a leitura.
Esses aquecedores não fazem barulho, não emitem substâncias tóxicas e são totalmente invisíveis no interior. O filme é instalado sob o piso ou teto, o que não afeta seu desempenho.
Existem também aquecedores infravermelhos, tipos de teto e piso. Mas são utilizados exclusivamente para aquecer uma área específica. Os filmes IR podem ser usados para aquecimento adicional ou principal de um apartamento.
Entre as desvantagens, vale destacar o alto preço do equipamento, bem como a necessidade de realizar cálculos precisos na hora de organizar tal sistema de aquecimento. Caso contrário, os custos da sua manutenção poderão ser proibitivamente elevados.
Aquecimento elétrico de água
É um circuito de aquecimento fechado padrão, onde o refrigerante é aquecido por uma caldeira elétrica. Isto é muito eficaz porque o líquido aquece rapidamente.
A eficiência de tal sistema é determinada pelo tipo de caldeira utilizada. A opção de elemento de aquecimento mais comum é a mais simples em design e operação.
Eles afundam no líquido e, quando ativados, aquecem-no rapidamente. A eficiência de tais dispositivos é relativamente baixa e consomem uma grande quantidade de energia. O ponto mais vulnerável de tais dispositivos são os elementos de aquecimento. Eles interagem com refrigerante e falhar rapidamente.
Uma opção mais confiável é uma caldeira a eletrodo. O refrigerante é bombeado através do corpo do dispositivo, dentro do qual existem eletrodos.
Quando a corrente passa, o líquido aquece rapidamente. A peculiaridade da utilização de tal caldeira é a necessidade de preparação adicional do refrigerante. Os dispositivos de eletrodo são duráveis e confiáveis. Em termos de consumo de energia, são aproximadamente equivalentes aos elementos de aquecimento. A terceira opção para caldeiras elétricas é a indução. Estes são os dispositivos modernos mais econômicos.
O equipamento possui dois circuitos - trocador de calor e magnético, onde ocorre a redistribuição da temperatura e o líquido aquece o mais rápido possível. A eficiência de tais dispositivos é muito alta. Os dispositivos são compactos e fáceis de usar. Entre as desvantagens, vale destacar o alto custo das caldeiras do tipo indução e a dificuldade em fazer seus ajustes.
Aquecimento elétrico aquecimento indireto
Neste caso estamos a falar de bombas de calor de vários tipos. A eletricidade só será usada para operar equipamentos que extraem calor do meio ambiente. Portanto, seu consumo é relativamente pequeno.
Deve-se notar que o uso de bombas de calor é ideal apenas em áreas de clima ameno, onde as temperaturas do inverno são bastante amenas e não há geadas.
As melhores opções para aquecer um apartamento são as bombas ar-ar ou ar-água. Os primeiros são semelhantes em princípio aos aparelhos de ar condicionado, por isso podem ser usados no verão para resfriar massas de ar em ambientes fechados.
Para obter calor, você precisará comprar e instalar equipamentos caros, mas no futuro a bomba de calor terá retorno. Uma unidade de calor obtida desta forma custa aproximadamente o mesmo que aquela obtida com uma caldeira a gás.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Vantagens de usar aquecimento autônomo em um apartamento:
Vídeo nº 2. Vantagens e desvantagens do aquecimento individual a gás:
Vídeo nº 3. Como instalar aquecimento elétrico no seu apartamento:
O aquecimento autónomo de um apartamento é uma solução razoável e prática que permite poupar quantias significativas no aquecimento da sua casa. É importante escolher a fonte de calor certa para o apartamento e calcular corretamente o sistema de aquecimento.
Neste caso, não deverão surgir problemas de funcionamento e o proprietário só poderá alegrar-se com o calor e a sua independência do sistema centralizado.
Gostaria de partilhar a sua própria experiência na organização do aquecimento individual de um apartamento na cidade? Você tem informações sobre um tópico que seria útil para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, faça perguntas, poste fotos.
Moro na esquina de um prédio de apartamentos, no último andar, onde o aquecimento central era extremamente precário. O apartamento estava constantemente frio, por isso decidi desligar o sistema de aquecimento central e instalar aquecimento individual. O mais difícil foi recolher um pacote de documentos e obter autorização. Difícil, problemático, longo e enfadonho! Mas eu coletei. Inicialmente pretendia instalar uma caldeira a gás montada em dois circuitos (aquecimento e água quente), por ser o mais eficiente e fácil de operar. Na cozinha tive que sacrificar espaço na parede para a caldeira, depois refazer todo o sistema de aquecimento, desligar-me do apartamento de baixo, trocar os radiadores, instalar alumínio em vez de ferro fundido e tubos novos. A caldeira foi instalada e ligada por um especialista do escritório, levaram a caldeira na garantia, tudo é sério. Mas quando liguei a caldeira pela primeira vez, e depois de 5 minutos todos os radiadores do apartamento esquentaram - não consigo expressar em palavras, valeu a pena! E já se esqueceram de como pagar contas exorbitantes de aquecimento, que nunca existiram.
Para ser sincero, não vejo uma situação no nosso país em que possa ser necessário aquecimento totalmente autónomo num apartamento. Uma coisa é quando falamos de uma função adicional, como um piso aquecido no piso térreo, mas outra é quando falamos de um sistema completamente independente.É duvidoso que isso possa ser economicamente rentável, mas é certo que você precisará coletar um monte de papéis e licenças.
Tenho problemas com aquecimento, mas em hipótese alguma posso fazer algo individualmente. Eles instalam tantos pompons... começando pela Gorgaz, depois pela Sociedade Gestora, depois pelas redes de aquecimento, e o último escritório é a administração municipal. Em suma, um círculo vicioso. E alguma porcaria fica nos escritórios. Como lidar com eles?
Estou em processo de preparação de documentos para desligar o aquecimento central. pacote de documentos: ata da reunião presencial, cadastro de moradores do mkd. carta ao diretor geral da sociedade gestora. Passei por tudo isso com muita dificuldade. Aceito pela terceira vez. Esperando por uma resposta. Postarei informações à medida que progredir.
Não conheço ninguém, ele próprio tem aquecimento individual, não tem inconvenientes, está instalado desde 2010, num prédio de apartamentos, é muito rentável - em termos financeiros, pagando gás e luz, por exemplo, se você compare pagar pelo gás no verão - quando a caldeira não funciona - aquecimento com no inverno, então pagar pelo gás no inverno é 2 vezes mais, mas mesmo assim é muito lucrativo, pelas desvantagens do aquecimento individual - haverá sem apagões de luz e calor, tenho uma caldeira a gás baxi main 24 i, para não enganar, seu preço aproximado é o tempo era de 30 - 35 mil rublos para a própria caldeira, para aquecimento paguei cerca de 2 mil, isso está demorando tendo em conta os meus benefícios, ou seja, verifica-se que em três anos justifiquei a minha caldeira, se decidir instalar aquecimento individual e lhe derem autorização, conselho - aborde-o com sabedoria escolhendo a própria caldeira. Boa sorte a todos na realização de seus sonhos