Requisitos para sala para instalação de caldeira a gás: normas e regras de disposição
Na grande maioria das situações, o gás natural é o tipo de combustível mais barato para organizar o aquecimento autónomo e o abastecimento de água quente. No entanto, você deve concordar que este portador de energia é muito explosivo. Se a caldeira que funciona nela estiver instalada e conectada incorretamente, o desastre não está longe. Portanto, vale a pena estudar previamente os requisitos do local para instalação de caldeira a gás, familiarizando-se com os regulamentos e regras de instalação deste equipamento.
Antes de iniciar a instalação de uma caldeira de aquecimento, você deve estudar cuidadosamente os requisitos do ambiente para sua instalação. Somente se essas normas forem observadas será possível falar sobre a segurança do uso de aparelhos a gás. Além disso, os trabalhadores do gás nem sequer o ligarão à tubagem se o equipamento de gás não estiver instalado em condições adequadas.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para salas com caldeiras a gás
As normas que regulam as normas de construção para a instalação de cozinhas e caldeiras para equipamentos a gás visam aumentar operação segura de dispositivos. Você não deve negligenciá-los, caso contrário, problemas sérios não estarão longe.
O metano e o propano-butano queimados em caldeiras domésticas são explosivos. Se, devido a um vazamento de um cano ou cilindro, esse gás combustível começar a se acumular na sala, então o algodão com algum tipo de destruição é inevitável.
Sujeito a certas regras, as caldeiras a gás podem ser instaladas:
- em cozinhas de apartamentos e residências particulares;
- na cave e sótão da casa;
- na garagem e pequena oficina;
- em um separado ou localizado diretamente em um edifício residencial sala da caldeira.
Se a instalação do equipamento for efectuada por um particular para a criação de um sistema autónomo de aquecimento e/ou abastecimento de água quente, então tudo é bastante simples com as autoridades de fiscalização.
A entidade fornecedora de gás verificará a conformidade das instalações com as normas e a própria caldeira quanto à correta ligação. Ela é a responsável pelo controle desse assunto. Se os trabalhadores do gás não gostarem de alguma coisa, eles simplesmente não permitirão que você se conecte ao cano.
Se a caldeira a gás for potente e instalada por empresário individual ou pessoa jurídica, deverá ser registrada adicionalmente na Rostechnadzor. Especialistas desta organização também virão inspecionar as instalações.
Também o cumprimento das regras dispositivos para caldeiras a gás será controlado por bombeiros do Ministério de Situações de Emergência. Eles vão regularmente de casa em casa, verificando o funcionamento dos sistemas de ventilação e remoção de fumaça.
Existem muitos inspetores. Se algum deles na sala onde está instalada a caldeira a gás apresentar o menor desvio das normas, o equipamento deverá ser desligado até que os defeitos sejam eliminados. É melhor inicialmente fazer um esforço para garantir que tudo está de acordo com as regras, do que depois ficar sem aquecimento e sem água quente.
Sala da caldeira em uma casa particular
Uma sala de caldeira anexa ou instalada dentro de uma casa de campo deve ser feita de materiais incombustíveis (tijolo, concreto).O acabamento interior também é incombustível, evitando a propagação do fogo.
Uma extensão para caldeira a gás deve:
- ter fundação e piso separados de concreto ou cerâmica;
- prenda a uma parede sólida em branco da casa;
- fique a pelo menos 1 metro de qualquer janela ou porta da casa;
- equipar ventilação natural com base num mínimo de três renovações de ar por hora;
- ter uma natureza iluminação com janela de abertura com área de pelo menos 0,03 m2 a 1m3 volume da sala da caldeira;
- ter pé-direito de 2,2 metros;
- possuir tomada elétrica separada para equipamentos voláteis do sistema de aquecimento com fiação conforme PUE.
Para caldeiras com potência inferior a 30 kW, é necessária uma sala de pelo menos 7,5 m3. Para um dispositivo de 30–60 kW, é necessária uma câmara de combustão de 13,5 m3.
E para equipamentos mais potentes – a partir de 15 m3, tendo em conta os requisitos das regras técnicas para o funcionamento de um determinado aparelho a gás.
O fornecimento do ar necessário ao funcionamento de uma caldeira a gás deve ser assegurado através de chaminé coaxial, travessa, orifícios de ventilação ou um vão de 2 a 3 cm sob a porta.
Cozinha em apartamento e chalé
Nas cozinhas domésticas é permitida a instalação de caldeiras com potência de até 60 kW. No entanto, as empresas de gás muitas vezes permitem a instalação de dispositivos com potência de apenas 35 kW.
Quase sempre isso não está relacionado às normas de segurança, mas às especificações de conexão a uma tubulação de gás. Alguns gasodutos simplesmente não são capazes de fornecer o fluxo adequado de combustível para equipamentos potentes.
Uma cozinha para caldeira a gás deve atender aos seguintes requisitos:
- volume – a partir de 15 m3;
- janelas – área mínima 0,03 m2 por metro cúbico de sala e com portas ou travessas de abertura;
- ventilação – com entrada natural e troca de ar tripla (a partir de 100 metros cúbicos/hora).
Se a caldeira for montada na parede, deve haver pelo menos 0,5 m dela até o teto e paredes laterais e 0,8 m até o chão, mas só pode ser pendurada em uma parede vazia de material denso e resistente ao fogo. materiais estruturais.
Drywall, plástico, SIP ou MDF não são permitidos aqui. Esses equipamentos podem ser montados em divisórias de toras ou madeira, mas somente com gaxeta de amianto incombustível ou metal com espessura igual ou superior a 3 mm.
Se a cozinha fizer parte de um estúdio conjugado com um hall, é proibida a instalação de caldeira a gás. De acordo com os requisitos dos GOSTs e SNiPs, a instalação de uma caldeira a gás é permitida apenas em instalações não residenciais.
Sala da caldeira na empresa
Independentemente da potência, se a caldeira for utilizada por pessoa jurídica, as normas acima não se aplicam. Neste caso, a caldeira deve ser instalada numa câmara de combustão separada.
E os requisitos para essa caldeira a gás em uma empresa são mais rigorosos. E quanto mais potente for o equipamento e quanto maior for a temperatura do vapor, maiores serão esses padrões.
Nas cozinhas de apartamentos e chalés de forno, os sistemas de alerta são recomendados, mas não obrigatórios. E para caldeiras sujeitas ao controle da Rostechnadzor, este é um requisito obrigatório.
Todos os parâmetros da sala para uma caldeira industrial são individuais, prescritos em projeto separado e acordados separadamente com os órgãos governamentais competentes. Muito aqui depende da potência do equipamento instalado.
Padrões para gás liquefeito e natural
Vários modelos de caldeiras de aquecimento doméstico podem funcionar com metano e uma mistura de propano e butano. Em ambos os casos, os requisitos para o volume mínimo da sala da caldeira para uma caldeira a gás, bem como para outros parâmetros da sala, são idênticos. No entanto, há uma nuance na questão ventilação.
Se você planeja colocar o equipamento em uma sala de caldeira ou cozinha usando combustível metano principal, as aberturas de ventilação natural da sala devem estar localizadas sob o teto. Neste caso, a distância do teto não deve ultrapassar 20 cm.
Se o aparelho a gás for alimentado por um reservatório ou cilindro de gás, a sala deverá ter aberturas de ventilação a uma altura de 10–15 cm acima do chão.
A ventilação natural deve ser feita de forma que quando a caldeira se apagar ou houver outro vazamento de gás, o gás saia para fora. O acúmulo de metano ou propano em uma sala é um caminho direto para explosão e incêndio.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Requisitos para a sala da caldeira na casa de campo:
Sala de caldeiras para instalação de caldeira a gás de piso:
Onde você pode e não pode instalar uma caldeira a gás:
Se as regras e regulamentos para instalação de caldeira a gás não forem seguidos, o gás não poderá ser conectado ao equipamento correspondente. Isto aplica-se aos requisitos de instalação da caldeira, ventilação com evacuação de fumos e dimensão da divisão. Quaisquer desvios dos requisitos acima podem levar à tragédia.
Se você tiver alguma dúvida ou experiência pessoal na organização de uma sala de caldeira doméstica, pergunte nos comentários abaixo. Nossos especialistas estão prontos para aconselhar com competência na construção e equipamento de um forno para qualquer aparelho a gás. Além disso, nós e os visitantes do site estaremos extremamente interessados no conhecimento prático adquirido com a instalação independente de uma sala de caldeira.