Tipos de aquecimento de uma casa de campo: comparação de sistemas de aquecimento por tipo de combustível
Todos os tipos de aquecimento existentes para uma casa de campo podem ser classificados tanto pelo combustível utilizado como pelo método de transferência de calor.Não existe um princípio único pelo qual eles são selecionados.
A eficiência do aquecimento doméstico depende do clima da região, do tamanho da casa, das preferências pessoais e de outros fatores. Neste artigo veremos o aquecimento com lenha, combustível azul e eletricidade. Destacamos as principais vantagens de cada opção. Falaremos também sobre os tipos de equipamentos de aquecimento necessários para implementar cada sistema de aquecimento.
O material apresentado é complementado com diagramas visuais e ilustrações fotográficas. Para compreender totalmente a essência do problema, selecionamos um vídeo temático sobre a organização do aquecimento autônomo.
O conteúdo do artigo:
Fogão a lenha para aquecimento doméstico
O princípio de funcionamento de um fogão a lenha é simples - quando o combustível queima, ele libera calor. As paredes aquecem e emitem calor para o ar da sala. O aquecimento por fogão, como qualquer outro, tem seus prós e contras.
Os benefícios notáveis de um fogão a lenha incluem:
- um ambiente especial e acolhedor que nenhum outro tipo de aquecimento pode criar;
- investimentos financeiros relativamente pequenos;
- a capacidade de torná-lo um elemento original do interior;
- respeito ao meio ambiente, disponibilidade de combustível.
Ao mesmo tempo, o forno ocupa espaço útil e tem baixa eficiência. Quanto maior a casa, maior será a fonte de calor.Antes de aquecer o ar da sala, é necessário colocar lenha na fornalha e repetir este procedimento periodicamente.
É necessário esperar até que o combustível queime bem e aqueça a estrutura. Somente após esse ritual o tão esperado calor se espalhará por todo o ambiente.
Tipos de fogões a lenha
Queima de lenha tradicional fornos são feitos de tijolos. A presença de chaminés serpentinas nas mesmas permite aquecer bem o ar da divisão e reter o calor por muito tempo. Pode ser utilizado como lareira e cozinhar alimentos na sua superfície.
Existem 3 categorias de olarias:
- Com fogão ou aquecimento e cozinha. Eles podem aquecer vários ambientes ao mesmo tempo e também cozinhar alimentos neles.
- russo. Via de regra, trata-se de uma estrutura maciça com um apêndice em forma de sofá. Nesse fogão, eles não apenas cozinham vários pratos, mas também ervas secas, frutas e cogumelos.
- Fogão-lareira. Para além da função de aquecimento, esta estrutura foi pensada para decorar o interior, trazendo-lhe um toque de romance e um conforto especial do lar.
Os fogões a lenha também são feitos de ferro fundido. São compactos, por isso cabem em qualquer canto da casa. Os produtos da combustão são geralmente removidos através de uma chaminé corrugada. Esses fogões permitem aquecer rapidamente um ambiente.
Os fogões de aço resistentes ao calor também aquecem rapidamente o ar da casa. Mas a temperatura confortável não dura muito. Às vezes, o aço inoxidável é usado para fazer fogões a lenha de metal. Ele retém o calor por mais tempo, mas as costuras não resistem bem ao aquecimento rápido e costumam ser danificadas.
É permitido aquecer uma casa de campo com lenha mesmo sem a obrigatoriedade de construção de fogão no seu sentido direto. Caldeiras de pirólise, como o forno Butakov ou Buleryan. A última opção pode ser feita com as próprias mãos. Embora aqui o combustível seja a madeira, o princípio de funcionamento é diferente - semelhante a um gerador a gás.
O calor entra na sala durante a pós-queima. Para isso, a lenha é colocada em grandes quantidades. É definido um modo em que apenas parte da madeira queima, enquanto a outra parte arde. A duração do processo depende do volume da sala e da potência do equipamento de aquecimento. A eficiência dos fornos de pirólise é bastante alta - de 75 a 85%.
Os fornos geradores de gás também incluem os fornos Strupov e Bubafonya, que operam sem carga por até 48 horas. Característica destas estruturas é a presença de uma coluna alta. A lenha é colocada quase até a borda e incendiada, como uma fogueira, por cima.
Em vez de lenha, você pode colocar no fogão serragem, turfa ou outro tipo de combustível sólido. Quanto mais denso for colocado, mais tempo demorará o processo.
O processo de combustão é apoiado pelo ar fornecido através de um tubo telescópico colocado na parte superior da estufa. O combustível queima e a zona de combustão desce gradativamente, junto com o tubo que fornece ar, até o nível da grelha.
Como alternativa ao aquecimento de uma casa de campo com lenha, existem outras opções de combustíveis sólidos, como os pellets. Em comparação com a lenha, eles queimam por mais tempo.Pelota caldeirasonde são queimados são mais seguros, porque protegido contra superaquecimento, equipado com controle de chama.
Com uma carga, a caldeira pode funcionar durante pelo menos 3 horas. Se o sistema for complementado com um acumulador de calor, o calor se acumulará e entrará na sala.
Para uma pequena casa de campo, um fogão é suficiente para aquecê-la e cozinhar os alimentos. Se a casa for grande, é necessário um sistema de aquecimento cuidadosamente pensado, onde um fogão aqueça todo o edifício. Para este efeito, são instalados circuitos de vapor ou água.
Em uma casa térrea, o circuito é conectado a um fogão comum de tijolos ou a um fogão de ferro fundido adquirido. Se a mansão tiver 2 a 3 andares, é necessário adquirir um fogão-caldeira em ferro fundido.
Melhorar as características de aquecimento do fogão
O circuito de água melhora o aquecimento tradicional do fogão, aumentando significativamente a área de aquecimento e a distribuição racional do calor. O processo de aquecimento inclui as paredes do forno e os canais de fumaça, bem como o próprio refrigerante. O calor entra nos radiadores quando a lenha está queimando, mas permanece neles por algum tempo.
A inclusão de um fogão a lenha convencional num sistema de aquecimento de água requer a presença de um permutador de calor. Sua finalidade é aquecer a água e garantir a circulação do refrigerante.
O trocador de calor é feito de chapa de aço ou tubos metálicos. Seus tamanhos são individuais. O principal é que na hora da instalação deixe um vão de 10 a 15 mm entre o registro e as paredes do forno, levando em consideração a dilatação.
Se houver um segundo andar na casa, o sistema inclui bomba elétrica. Circula o refrigerante com mais intensidade, acelerando o processo de aquecimento ao acender o fogão. O sistema também pode incluir um recipiente para criar um abastecimento de água quente.
Aquecendo uma casa com eletricidade
O aquecimento de uma casa com eletricidade baseia-se em dois princípios. A primeira é aquecer cada ambiente separadamente por meio de aparelhos conectados diretamente à rede elétrica. O segundo é o aquecimento indireto com bombeamento de refrigerante que aquece os radiadores de cada ambiente.
Um exemplo de método de aquecimento direto é o uso radiador de óleo. Com a sua forma nervurada, assemelha-se a uma clássica bateria de ferro fundido. O próprio dispositivo aquece a altas temperaturas e envia calor para o ambiente na forma de raios de calor.
A superfície do radiador esfria lentamente devido ao fato do líquido refrigerante ter boa inércia térmica. Os dispositivos mais comumente usados são os adicionais. Não é economicamente rentável incluir radiadores a óleo no sistema principal.
Opção nº 1 - usando caldeira elétrica
O sistema de água conectado à caldeira elétrica possui características próprias. Para utilizar a eletricidade de forma racional, a circulação do líquido refrigerante no sistema só deve ser forçado. A circulação natural aumentará o consumo de energia.
Além disso, isso implicará um aquecimento desigual da sala, uma diminuição na taxa de transferência de calor e perda de energia.
No caso de utilização de caldeira elétrica, o sistema deve incluir um tanque de expansão equipado com unidade de controle e elementos de segurança.A concepção de um sistema aberto não faz sentido, porque levará a altos custos operacionais.
Para poder aquecer sua casa de campo com eletricidade, você deve ter uma linha de energia com potência suficiente. Portanto, antes de adquirir uma caldeira, é necessário realizar cálculos simples.
É preciso partir do fato de que, segundo os especialistas, 1 kW hora é suficiente para aquecer uma sala de 10 m². Se for necessário aquecer 200 m², serão necessários 20 kW. Como, além da caldeira, existem outros equipamentos elétricos na casa, acrescenta-se cerca de 5 kW ao valor calculado.
Tipo nº 1 - caldeiras elétricas com elementos de aquecimento
Em caldeiras elétricas, elementos de aquecimento, eletrodos e indução magnética são usados como elementos de trabalho. O primeiro tipo é o mais comum. A água ou outro líquido refrigerante é aquecido dentro da caldeira a partir das paredes dos elementos de aquecimento encerrados em uma caixa à prova de umidade e depois entra no sistema de aquecimento.
A eficiência dessa caldeira não é muito alta - o processo de transferência de calor é acompanhado por grandes perdas. Uma caldeira equipada com conexão multiestágio e controle eletrônico é considerada mais eficiente. Ao atingir a temperatura definida, a caldeira desliga-se.
A principal desvantagem de uma caldeira elétrica com elementos de aquecimento é a formação de placas nas bobinas dos elementos de aquecimento. Por causa disso, o consumo de energia aumenta enquanto a eficiência diminui.
Tipo No. 2 - unidades de eletrodo
A principal característica dessas caldeiras é que não possuem elemento que aqueça o refrigerante. O aquecimento ocorre quando impulsos elétricos transmitidos por um eletrodo especial passam pela água.
Como resultado desse efeito, as moléculas de água se decompõem em íons que carregam cargas positivas e negativas. Como se utiliza corrente alternada com frequência de 50 Hz por segundo, a polaridade dos eletrodos no ambiente aquático muda na mesma frequência.
Sob tais condições, os íons começam a vibrar e a mudar de direção. Tudo isso acontece com grande resistência do meio aquático a esse processo. Como resultado, é gerada energia térmica, que o refrigerante transfere para os radiadores de aquecimento. Ao mesmo tempo, os depósitos duros não têm tempo de se depositar nos eletrodos, o que é uma grande vantagem a favor de caldeiras deste tipo.
Existem modelos de caldeiras monofásicas e trifásicas. A única diferença está no design dos eletrodos e nas dimensões. O design inclui um corpo cilíndrico todo em metal revestido com poliamida. O cilindro possui tubos pelos quais o refrigerante entra e sai.
A eficiência das caldeiras iônicas é alta - de 95 a 98%. Eles são pequenos e aquecem muito rapidamente, mas também esfriam na mesma velocidade. As caldeiras não possuem “funcionamento a seco”, portanto, se não houver água no sistema, elas simplesmente não ligam. Eles não são afetados por quedas de tensão, quando ela cai a potência simplesmente diminui, mas a unidade não desliga completamente.
As desvantagens das caldeiras deste tipo incluem o aumento da demanda por refrigerante. A água deve ter boa condutividade, caso contrário a potência do equipamento começa a diminuir.
Tal caldeira não poderá funcionar com bateria, porque... Apenas uma fonte de alimentação variável é necessária. Durante o funcionamento é necessário evitar a entrada de ar na caldeira, pois isso desencadeia um processo de corrosão aprimorado.
As unidades monofásicas têm potência de 2 a 6 kW, trifásicas - 9 a 50 kW. Os primeiros são adequados para utilização em casas de campo, enquanto os segundos são utilizados para aquecimento de grandes edifícios industriais. O diâmetro médio da caldeira é de 32 cm, o comprimento máximo é de 0,6 M. Quanto mais baixa for a temperatura da água no interior do corpo da caldeira, menos energia eléctrica esta consome.
Dependendo do princípio de distribuição do refrigerante, as caldeiras de eletrodo podem ser abertas ou fechadas. No primeiro caso é realizada a circulação natural e, no segundo, um tanque de expansão e uma bomba são incluídos no sistema.
A maioria dos modelos possui controle automático, unidade de partida e proteção contra alimentação instável. Modelos caros são equipados com um controlador que mantém a temperatura ideal e controle remoto.
Ao instalar uma caldeira a eletrodo, é necessário garantir um aterramento confiável da rede elétrica em casa. O trocador de calor da caldeira deve ser limpo uma vez a cada 12 meses. Também é necessário monitorar a composição química da água e corrigi-la se necessário.
Tipo nº 3 - equipamento de indução
O funcionamento de uma caldeira de indução baseia-se no princípio da indução eletromagnética. A energia eletromagnética gerada pela bobina é transformada em calor. O núcleo é aquecido pelo campo eletromagnético da bobina e transfere o calor resultante para o fluido que passa dentro dele.
A caldeira é utilizada tanto em sistemas abertos como fechados, nos quais a circulação do refrigerante é forçada.
Caldeiras deste tipo são enormes. Seu alojamento contém uma bobina de enrolamento primário que não está em contato com o refrigerante. O enrolamento secundário é um sistema interno de tubos com líquido fluindo através deles. A energia não se perde durante o processo de aquecimento muito rápido, portanto, como afirmam os fabricantes, a eficiência está próxima de 100%.
Como resultado da autoindução, a caldeira gera adicionalmente uma potência reativa significativa. Isso aumenta a eficiência do equipamento. Qualquer refrigerante pode ser bombeado para o sistema - água e anticongelante, óleo, glicerina. O custo de caldeiras deste tipo é bastante elevado, mas se desejar, pode fazer uma caldeira de indução com suas próprias mãos.
O sistema de aquecimento com caldeira de indução, além do próprio aquecedor, inclui:
- Bomba de circulação;
- tanque de membrana;
- radiadores de aquecimento e, às vezes, pisos aquecidos;
- grupo de segurança;
- controle remoto.
Monte a caldeira na posição vertical. Ao mesmo tempo, a distância até os objetos mais próximos é de pelo menos 0,3 m nas laterais e 0,8 m abaixo e acima. Eles iniciam somente quando o sistema está cheio e verificam a ventilação. Também é necessário aterrar a própria caldeira e os componentes do sistema: controlador, bomba e demais elementos.
Opção nº 2 - aquecimento com convectores elétricos
Visualmente, um convetor é a mesma bateria localizada sob uma janela ou na parede. Mas existem elementos de aquecimento no interior. O projeto prevê a penetração de ar frio por baixo. Aquece por dentro e sai pela grelha superior.
O próprio usuário define a temperatura.Termostatos embutidos no convector controlam a temperatura e desligam o aparelho quando atinge o valor definido. A vantagem do aquecimento por convectores é a ausência do próprio sistema com sua fiação complexa e “bônus” na forma de congelamento ou vazamento.
Como estas unidades de aquecimento não possuem elementos abertos e o painel externo aquece apenas ligeiramente, elas são totalmente seguras. Eles operam silenciosamente e o design permite que sejam usados sem danificar o interior. Produzem convectores móveis e estacionários, o que permite criar zonas de conforto com a sua ajuda.
Fornecemos uma classificação dos melhores fabricantes de convectores elétricos para aquecimento doméstico e recomendações para a escolha Neste artigo.
Opção nº 3 - aquecimento da casa com piso radiante
Você também pode aquecer uma casa particular pela rede elétrica usando piso aquecido.
Eles são produzidos em diversas versões:
- Cabo de núcleo simples ou duplo. Geralmente são colocados em uma mesa, que então acumula calor e o libera na atmosfera circundante.
- Na forma de esteiras de aquecimento. Essencialmente, este é o mesmo cabo, mas localizado em uma malha de fibra de vidro. Para a sua instalação, o dispositivo de mesa não é obrigatório.
O design do piso aquecido prevê a presença de sensores de temperatura. O modo de aquecimento é mantido automaticamente após pré-ajustar a temperatura. A sala aquece uniformemente.
As informações sobre a instalação de versões de cabo e filme de pisos aquecidos são descritas em detalhes no próximo artigo.
Opção nº 4 - aquecimento ambiente infravermelho
Um microclima confortável é criado por ondas de longo espectro transmitidas por um aquecedor infravermelho. Primeiro aquece tudo na sala e só então o excesso de calor entra no ar. O calor está localizado próximo ao chão e não na parte superior, como acontece com o aquecimento por convecção. Este regime é mais favorável para todos os habitantes da casa, incluindo as plantas.
Existem 3 tipos de aquecedores IR:
- teto;
- chão;
- montado na parede
O primeiro pode se tornar um elemento de um teto suspenso e, se você colocar o IR acima da janela, ele cortará o ar frio. A direção da radiação é ajustada por meio de suspensões especiais.
Os modelos de piso são móveis. Eles podem ser movidos para qualquer lugar desejado ou levados para a natureza. IRs montados na parede estão envolvidos na criação do interior. Eles podem se disfarçar de painel, quadro ou luminária de parede.
Os mais convenientes de usar são os PLENs ou aquecedores elétricos de filme. São tiras de filme transparente resistente ao calor com espessura máxima de 0,4 mm em diversos tamanhos. Os emissores são colocados entre camadas de plástico e conectados entre si por meio de barramentos condutores de cobre.
O filme às vezes é usado como piso aquecido sem betonilha. Ele próprio aquece em média 50⁰, por isso não pode queimar ou causar incêndio. A desvantagem de um aquecedor infravermelho é seu brilho constante.
Gás para aquecimento doméstico
Este tipo de aquecimento é líder em popularidade e custo. O gás principal é especialmente benéfico nesse aspecto, mas nem sempre está disponível em assentamentos suburbanos.Se considerarmos este caso, então uma boa solução para o aquecimento a gás de uma casa de campo é a utilização de tanques de gás. Esta opção não é a mais barata, mas ainda mais barata que a eletricidade.
Para instalar um sistema de aquecimento é necessário um projeto, após o qual é selecionada uma caldeira.
Vários fatores são levados em consideração:
- Propósito. A caldeira pode ser usada exclusivamente para aquecimento e então uma opção de circuito único é adequada. Quando é necessário fornecer água quente, opta-se por uma caldeira de circuito duplo.
- Método de instalação. Para uma casa com área não superior a 200 m², é adequada uma versão montada na parede. Para edifícios maiores, é necessária uma caldeira de chão.
- Tipo de trocador de calor. É feito de aço, ferro fundido, cobre. O cobre é mais frequentemente usado em caldeiras montadas na parede, o ferro fundido e o aço são usados em caldeiras de piso. Estes últimos são mais duráveis.
- Remoção de fumaça. Via de regra, sai pela chaminé, o que cria uma tiragem natural.
Se o sistema de aquecimento estiver conectado a cilindros cheios de propano-butano, você poderá usar as mesmas caldeiras principais após uma pequena modernização. Aqui você só precisa trocar o queimador, que geralmente vem incluído no kit.
Para obter a quantidade máxima de gás de um cilindro, é necessário adquirir uma caldeira com menor pressão de gás.
A melhor solução é conectar vários cilindros. Desta forma, você pode mudar as fontes de fornecimento de gás com menos frequência. A pressão nesse gasoduto é sempre estável e esta é uma grande vantagem de um fornecimento autônomo de gás.
Você se sente mais atraído pela opção de usar gás como combustível? Neste caso, recomendamos que você se familiarize com informações detalhadas sobre gaseificação autônoma casa privada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Opção econômica para aquecimento autônomo:
Tendo informações suficientes sobre os diferentes métodos de aquecimento de uma casa de campo, você pode escolher a opção mais adequada. Além disso, uma combinação de diferentes tipos é permitida em um edifício. Uma boa solução é uma caldeira multicombustível que permite utilizar os tipos de combustível disponíveis de forma mais eficiente..
Você está escolhendo a opção de aquecimento certa com base no tipo de combustível mais disponível em sua região? Talvez você ainda tenha dúvidas depois de ler nosso artigo? Ou deseja complementar o material com informações úteis? Faça perguntas, escreva seus conselhos e comentários - sua opinião é importante para nós.
Bastante informativo. Eu não sabia da existência de aquecimento elétrico, acho que esse método de aquecimento irá roubar instantaneamente metade do seu salário mensal se você for um simples trabalhador. Mas se houver notas saindo do seu bolso, você pode tentar. Penso que o aquecimento com lenha é o método mais eficaz e não particularmente caro. Eu mesmo uso fogão a lenha, sem problemas.
Olá. Vamos fazer algumas contas aproximadas. Aquecer uma casa de 43 metros quadrados com 2 kW e uma tarifa de 4 rublos custa cerca de 6 mil rublos por mês com caldeira elétrica - 30%, já que estamos incluídos na categoria preferencial de cidadãos (não conto de imediato , já que nem todos estão incluídos).Ao mesmo tempo, a instalação de aquecimento com desenvolvimento de tubos (adequados para futura ligação de gás) e circulação natural custou um total de 15 mil rublos.
Ligação de gás - 250 mil, para alguns o valor é completamente diferente, dependendo da região, cálculos dos trabalhadores do gás e assim por diante (-50% regionalmente para o benefício, mas novamente, não contamos). A diferença com a elétrica é de 235 mil rublos (sem contar os equipamentos).
Não me lembro das tarifas de gás nessa área, mas o pagamento aproximado por mês é de 2 mil rublos para aquecimento. 6-2=4 mil diferença. Acontece que sem conectar o gás poderíamos aquecer a casa por 4 anos pela diferença no custo da conexão. Sem contar a manutenção (se falamos só da caldeira não é muito, 400 rublos por ano). Mas isso não significa que você deva se esforçar pela parte elétrica. Em 4 anos, o gás ficará tão caro que uma caldeira elétrica custará mais. Era simplesmente uma necessidade para tal conexão.
Agora vamos à lenha. Uma máquina de cortar madeira custa 10 mil rublos (em nossa região). O carro dura a estação de aquecimento - 4-5 meses. Custa aproximadamente 2 mil rublos por mês. Para construir um fogão - 150 mil rublos (os preços variam regionalmente).
Acontece que o aquecimento por fogão é mais lucrativo se a conexão não ultrapassar milhões. Mas por enquanto, até que a ligação do gás compense (e para alguns não custa mais que 100 mil + equipamentos, e às vezes é mais barato). E o fogão precisa ser constantemente monitorado e limpo. Então tudo é individual aqui.
Bastante informativo, mas acho que metade desses métodos são muito caros. O aquecimento com eletricidade é muito caro. Tentei aquecer minha casa particular de diferentes maneiras.Até usei o fogão durante a detenção, poderia enlouquecer, o fedor constante desse lixo era um efeito colateral insuportável da minha tentativa de economizar dinheiro. Prefiro aquecer com lenha ou gás. Mas talvez os outros métodos listados acima também sejam muito relevantes, embora caros.
Durante a construção de uma casa de campo, conseguimos finalmente realizar um sonho antigo - adquirir uma lareira. Esta não é apenas uma opção decorativa, mas também uma solução economicamente viável. A casa aquece em alguns minutos e não requer muito esforço. Felizmente, a lenha está por toda parte em nossa região. Resta apenas fazer esforços físicos. Há uma quantidade considerável de dinheiro gasto em habitação e serviços públicos na cidade; não havia dinheiro suficiente para gastar aqui.
Olá. Numa lareira convencional, a chaminé é sempre vertical, podendo ocorrer ligeiros desvios e o registo só fecha após a queima da lenha. As paredes da lareira não são recuperador de calor, não aquecem, ou seja, o calor provém exclusivamente do fogo direto. Um amigo meu tentou durante 5 anos aquecer uma casa de 43 metros quadrados usando apenas uma lareira. Apesar de a casa estar perfeitamente isolada e no inverno você poder dormir no chão, não há a menor corrente de ar. O rendimento da lareira (nova) não passa de 30% e enquanto as brasas estão acesas, se não houver tela, principalmente porque o calor vai para a chaminé. Você não pode derretê-lo com potência total - a fornalha explodirá. Não vale a pena se preocupar com tanto. A menos que você possa grelhar kebabs o ano todo :))
Concordo plenamente com os dois Daniels (é uma coincidência) que, ao aquecer uma casa com eletricidade, a única coisa com que você se preocupará é em pagar quantias absurdas de dinheiro pela eletricidade.Desde criança cresci numa zona onde o único tipo de aquecimento era a lenha e todas as casas tinham fogão. E embora houvesse um mar de florestas ao redor e a lenha fosse relativamente barata, mas querida mãe, como é problemático acender o fogão todos os dias.
Para os parentes da cidade que vieram visitar foi exótico, prazer e diversão, eles ajudaram de boa vontade, até fizeram com prazer, mas para nós foi uma preocupação e um incômodo comum. Mas o calor vivo do fogão é algo, eu concordo, você não pode contestar isso. Agora eu moro em uma casa onde tem caldeira a gás, liguei, ajustei a temperatura e você não conhece nenhum sofrimento. E é mais barato que um elétrico. Acho que o aquecimento a gás é a melhor opção.
Luka, o gás, claro, é uma opção ideal, mas não está disponível em todos os lugares. Por exemplo, aldeamentos turísticos - fundamentalmente não são gaseificados, mas as pessoas vivem lá mesmo no inverno.