Isolamento de piso de garagem: tipos de isolamento de piso + instruções passo a passo
Organizar o armazenamento adequado de um carro é a chave para sua longa vida útil e para reduzir custos indiretos com reparos. A temperatura na garagem durante a estação fria deve ser de cerca de +5 °C.Valores mais elevados levarão à formação de condensação e corrosão prematura do metal, enquanto valores baixos causarão dificuldades na partida do motor.
À medida que o solo congela, o piso se torna a principal área de perda de calor. Se for de concreto, o ambiente esfria muitas vezes mais rápido. Isolar o piso da garagem ajudará a resolver o problema. E consideraremos detalhadamente como fazer isso corretamente neste material. Depois de estudar as informações abaixo, você entenderá os tipos de isolamento, leia o passo a passo para a realização de trabalhos independentes.
O conteúdo do artigo:
Características do isolamento do piso da garagem
A opção mais simples para isolar o piso de uma sala é colocar materiais isolantes de calor durante o processo de construção. A escolha dos materiais de isolamento e a lista de obras devem ser acordadas na fase de projeto.
Para mais informações sobre como escolher um material para piso de garagem, leia o artigo “Qual a melhor forma de fazer o piso de uma garagem - 10 métodos de revestimento simples e acessíveis».
Se a garagem for utilizada ativamente e tiver sido tomada uma decisão sobre isolamento térmico adicional, será um pouco mais difícil implementar o plano.
Ao planejar o isolamento do piso da garagem, vale considerar que podem surgir dificuldades durante a obra, entre elas:
- Seleção de materiais. A enorme variedade de materiais isolantes existentes no mercado oferece a oportunidade de resolver um problema de qualquer complexidade. No entanto, fazer uma escolha sozinho pode ser difícil. Antes de comprar estude os tipos de isolamento e suas características de desempenho.
- Ordem de serviço. O isolamento de uma garagem não requer conhecimentos especializados profundos ou a presença de ferramentas profissionais caras. Porém, a tecnologia para trabalhar pisos de madeira e concreto é diferente.
- Preço. À primeira vista, parece que isolar uma garagem não exigirá grandes investimentos. Na prática, os proprietários de automóveis nem sempre conseguem contabilizar todas as despesas. Para garantir que os trabalhos de isolamento do piso da garagem não parem, deve adquirir todos os materiais necessários antes de começar.
Ao planejar o início do isolamento do piso de uma garagem, é importante primeiro estudar o material teórico, planejar todas as etapas, comprar os materiais e só depois começar a trabalhar.
Tipos de materiais para isolamento
A complexidade da obra e seu custo dependem da escolha do material para isolamento. Para não se enganar na hora de comprar, vale a pena estudar seus tipos e características de desempenho.
Existem diferentes requisitos para materiais que devem garantir a preservação do calor na garagem.
Os principais critérios para a escolha do isolamento para paredes e pisos de uma sala incluem:
- Confiabilidade. O material não deve apenas evitar a perda de calor, mas também ser resistente à umidade e às mudanças de temperatura.
- Segurança. O isolamento deve ser resistente ao fogo ou, melhor ainda, não suportar a combustão.
- Permeabilidade ao vapor - envolve troca de ar desimpedida, o que permite manter um nível ideal de umidade na garagem.
- Força. A longa vida útil do material permitirá que você aproveite o resultado do seu trabalho por muitos anos sem a necessidade de reparos.
- Características de isolamento. O isolamento de alta qualidade não só impedirá a penetração do frio, mas também aumentará o isolamento acústico.
Um critério de seleção importante é a facilidade de instalação. Ao escolher o isolamento, preste atenção se você mesmo pode instalá-lo. Para escolher o material isolante adequado, estude as propostas dos fabricantes e entenda suas características.
Opção nº 1 - espuma de poliestireno
Este material sintético é utilizado com sucesso para isolamento térmico de diversas superfícies, inclusive pisos. É perfeito para isolar pisos de madeira ou concreto de uma garagem.
Caso seja necessário isolar uma estrutura de madeira, são colocadas lâminas entre as vigas e cobertas com grossas lâminas de compensado. Para isolar o concreto, a espuma é totalmente colocada na base e preenchida com argamassa.
As vantagens do material incluem:
- Força elevada — a massa insignificante das placas isolantes não impede que suportem cargas pesadas.
- Peso leve — o baixo peso garante facilidade de transporte e assentamento do material.
- Resistência à umidade — os painéis de espuma são resistentes à umidade, não a absorvem, perdendo suas propriedades originais e não apodrecem.
O poliestireno expandido é uma solução econômica. A sua utilização permitirá isolar o piso da garagem com um custo mínimo.
Opção nº 2 - espuma de poliestireno extrudado
O material extrudado difere do material tradicional na tecnologia de fabricação e na presença de aditivos em sua composição. O resultado é um material com estrutura de espuma e características de desempenho aprimoradas.
A espuma de poliestireno extrudado pode ser equipada com proteção de folha. Esta opção será a solução ideal para isolar o piso da garagem. A presença do filme proporcionará uma barreira adicional ao frio e protegerá o material da umidade. O isolamento é produzido em placas, rolos e chapas de diferentes espessuras.
O uso de EPS oferece vantagens adicionais:
- Higroscopicidade - a folha cobre completamente a estrutura celular do isolamento, por isso não consegue absorver umidade. Esta propriedade é relevante no isolamento de uma garagem com piso de madeira.
- Estabilidade química - o nível de poluição da água e do solo é bastante elevado. O uso de isolamento laminado prolongará a vida útil do material mesmo se ele entrar em contato com ácidos, álcalis e outras substâncias agressivas.
- Resistência - uma estrutura especial, reforçada com uma camada de folha metálica, permite que a espuma de poliestireno extrudado suporte cargas elevadas sem deformação.
É mais fácil colocar poliestireno expandido em rolos sobre piso de concreto. Para pisos de madeira, as lajes são a melhor solução.
Antes de começar a trabalhar, recomendamos que você se familiarize com os recursos e regras para trabalhar com EPS.
Opção nº 3 - penoizol
O material é chamado de espuma líquida. Será uma solução prática na construção ou reconstrução de uma garagem.
Graças à sua forma líquida, o penoizol proporciona um revestimento absolutamente hermético em toda a superfície. Seu uso elimina a possibilidade de formação de fissuras.
Opção nº 4 - aterro de argila expandida
O material é relativamente barato e fácil de manusear durante a instalação. As matérias-primas argilosas que permanecem durante o funcionamento das olarias e olarias não queimam, não têm medo das mudanças de temperatura e retêm bem o calor.
A colocação de argila expandida pode ser feita de duas maneiras. O método seco envolve despejar material entre as vigas de um piso de madeira. Úmido - adição de argila expandida à solução de concreto.
Vantagens do material:
- alto isolamento acústico e térmico;
- fácil de usar;
- não queima, não emite fumaça acre;
- não tem medo de geadas e mudanças de temperatura.
A argila expandida é uma opção econômica adequada para a maioria das instalações. O único aspecto negativo é a absorção ativa de umidade, por isso na hora de arrumar o piso é importante garantir a impermeabilização.
Opção nº 5 - lã mineral
O isolamento clássico é versátil, por isso é perfeito para pisos de garagem. O material é comercializado na forma de esteiras ou rolos de diversas espessuras, portanto, escolher a solução ideal não é difícil.
Os fabricantes oferecem lã de vidro, basalto, pedra e escória. Os materiais diferem no tipo de matéria-prima utilizada e nas características de desempenho.
No entanto, as vantagens gerais incluem o seguinte:
- Baixa condutividade térmica, capacidade de reter calor sem distribuí-lo.
- As fibras minerais absorvem perfeitamente o som, proporcionando isolamento acústico ao ambiente.
- Resistência a danos - o material é recomendado para uso em estruturas de madeira onde possam viver ratos. Os roedores não gostam deste material. Além disso, a lã mineral é resistente a fungos e mofo.
- Excelente troca de ar - a lã mineral possui excelente permeabilidade ao ar.
- Durabilidade - o material não perde suas características de desempenho por muito tempo, retendo calor por muitos anos.
A possibilidade de escolher lajes ou rolos individuais permite simplificar o processo de isolamento do piso da garagem.
Instruções para isolamento de piso
Existem muitas opções para isolar o piso de uma garagem. Na maioria dos casos, o método escolhido depende do tipo de piso.
Recomenda-se a instalação do isolamento na estação quente - o trabalho será mais fácil e a betonilha poderá endurecer mais rapidamente.
O plano de isolamento depende de vários critérios. Os principais são: capacitação profissional, orçamento disponível, materiais selecionados.
Isolamento de piso de garagem de madeira
A solução mais econômica é o uso de lã mineral. O material é barato e a instalação não requer habilidades profissionais ou ferramentas caras.
A ordem de serviço é a seguinte:
- nivelar o solo, colocar sobre ele uma camada de areia de até 10 cm de espessura;
- despeje uma mesa de concreto;
- colocar uma camada de impermeabilização com polietileno, feltro;
- instalar toras de madeira de forma que a distância entre elas corresponda à largura do rolo isolante;
- coloque lã mineral nas reentrâncias;
- cobrir o isolamento com uma camada de impermeabilização;
- colocar piso de madeira.
As toras de madeira podem ser instaladas sobre uma base de argila expandida. Freqüentemente, em vez de lã mineral, é usada espuma de poliestireno ou espuma de poliestireno extrudado.
A espessura da camada isolante ou das folhas de material deve ser de cerca de 10 cm.Se a obra for realizada em garagem acabada, o isolamento reduz-se ao preenchimento do espaço entre as vigas com um isolante térmico, garantindo a sua proteção contra a umidade.
Você não só tem garagem, mas também piso de madeira em sua casa? E você também já pensou em isolá-lo? Recomendamos que você leia com mais detalhes tecnologia de trabalho no isolamento térmico.
Trabalhando com base de concreto
Um piso de concreto mais durável é preferido pelos proprietários de veículos pesados. Uma betonilha de alta qualidade garante uma utilização prolongada da superfície. Caso apareçam fissuras ou o isolamento seja insuficiente, pode-se colocar uma camada adicional de material isolante sobre a antiga, sem desmontar.
Para criar uma camada isolante, são utilizados os mesmos materiais, apenas mudam as regras para sua instalação. A argila expandida é despejada sobre uma base rugosa em uma camada de 25 cm, coberta com uma malha de reforço e preenchida com argamassa.
Ao usar espuma de poliestireno, a maior parte da carga recairá sobre a camada de espuma.
Para garantir a durabilidade da estrutura, é necessário seguir as recomendações listadas abaixo:
- Ao preparar a base, repare cuidadosamente quaisquer irregularidades que possam danificar a camada de isolamento.
- Colocar a película impermeabilizante sobreposta, não se esqueça de passar em paredes com até 15 cm de altura, fixar as juntas com fita adesiva.
- Coloque bem as folhas de espuma e fixe as juntas com cola ou espuma.
Sobre a camada de isolamento é colocada uma película que impedirá a penetração da umidade da solução, seguida de uma malha de reforço. A estrutura é preenchida com argamassa.
Caso seja necessário aquecer a garagem, em alguns casos é instalado piso aquecido a água. A espuma de poliestireno laminado é então usada como isolamento.
O design é adicionalmente integrado tubos, por onde circula o refrigerante, proporcionando aquecimento.
Vimos as melhores maneiras de aquecer uma garagem em próximo artigo.
Ao planejar o isolamento do piso da garagem, vale a pena levar em consideração o orifício de inspeção - sua presença facilita a manutenção e reparo do carro. No entanto, torna-se um sério canal de vazamento de calor. Ao trabalhar no chão, não se esqueça do seu isolamento térmico.
A complexidade do projeto das máquinas modernas leva ao fato de que os proprietários são cada vez menos propensos a realizar vários trabalhos por conta própria, de modo que os poços não são utilizados para o fim a que se destinam. Como resultado, são fechados com tampões caseiros, isolados com materiais improvisados. Se houver diferença na qualidade do isolamento térmico entre o piso e a fossa, poderá formar-se condensação no local da diferença de temperatura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você mesmo pode isolar o piso da sua garagem. Uma seleção de vídeos ajudará você a entender detalhadamente o procedimento de execução do trabalho.
O primeiro vídeo falará sobre o isolamento do piso de madeira de uma garagem:
O vídeo abaixo descreve o procedimento para trabalhar com piso de concreto e a possibilidade de instalação de aquecimento adicional:
O vídeo mais recente, preparado por especialistas, falará sobre as nuances do isolamento de pisos com espuma de poliestireno extrudado:
Para que o resultado do isolamento do piso garanta o regime de temperatura desejado, é importante seguir a tecnologia e as regras de colocação do material isolante térmico e estudar as recomendações dos profissionais. Seguindo a tecnologia de instalação, você pode obter um revestimento de alta qualidade que durará muitos anos.
Se você já tem experiência em isolar o piso da garagem, compartilhe suas conquistas nos comentários. Se você ainda não decidiu o tipo de isolamento ou não sabe qual tecnologia escolher, tire suas dúvidas na seção de comentários - vamos discutir juntos as opções possíveis e suas vantagens.