Como e como limpar um box de chuveiro: uma análise detalhada dos melhores detergentes

Os conhecedores de praticidade e conveniência estão instalando cada vez mais chuveiros compactos e modernos em seus banheiros, em vez de banheiras volumosas e antigas.Concorde que qualquer encanamento precisa de cuidados cuidadosos, e um box de chuveiro com paredes transparentes requer um tratamento especialmente cuidadoso.

Mas como lavar um box de chuveiro e quais nuances considerar na escolha de produtos para tratamento de encanamento? São essas questões que consideraremos no artigo. Vejamos os meandros dos cuidados diários e as características da limpeza geral.

Forneceremos também uma lista dos melhores produtos adquiridos e soluções caseiras que podem ser feitas a partir de materiais disponíveis na cozinha. Para maior clareza, forneceremos ao artigo fotos visuais e recomendações úteis em vídeo sobre como cuidar de chuveiros.

Recomendações gerais para cuidar de instalações hidráulicas

E embora cabines de duche são projetados para contato constante com o meio aquático, mas sob sua influência perdem sua aparência apresentável com o tempo.

A razão para isto é que a água da torneira contém muitos sais e minerais que, quando em contacto com a canalização, prejudicam o seu estado.

Cuidados diários com o encanamento
Para prolongar a vida útil dos equipamentos sanitários, cuidar da hidrobox após a conclusão de cada procedimento de irrigação deve se tornar um hábito diário de seus proprietários.

Fatores que determinam a taxa de contaminação de instalações hidráulicas:

  1. Qualidade da água fornecida. A água proveniente da tubulação central nem sempre atende aos parâmetros exigidos. E a razão para isso é o aumento do teor de sais e minerais, filtragem insuficiente do sistema e canos de água desgastados.
  2. Disponibilidade de filtros. Uma excelente solução quando, para reduzir o teor de sais de cálcio na água e neutralizar o efeito dos seus outros componentes, são ligados na entrada dois filtros principais: grosso e fino.
  3. Produtos de cuidado usados. É terminantemente proibido o uso de produtos de limpeza abrasivos e escovas duras, cuja estrutura pode danificar qualquer material da cabine de duche.
  4. Prevenção é a forma mais eficaz de prevenir a formação e crescimento excessivo de colônias de fungos. Depois que um fungo aparece, ele pode se estabelecer por um longo tempo e se firmar em microfissuras no material de revestimento. A tarefa do proprietário é eliminar as condições favoráveis ​​​​ao desenvolvimento de fungos, reduzindo a umidade do ambiente, instalando um sistema de ventilação forçada e tratando regularmente áreas do estande de difícil acesso com “produtos químicos”.

Em sua maioria, os chuveiros fabricados no exterior não são projetados para água dura proveniente de nossos sistemas de encanamento.

O encanamento, levando em consideração a realidade russa, pode simplesmente falhar dentro de alguns anos a partir do momento do comissionamento. Informações sobre avarias populares e reforma de banheiro discutido em nosso outro artigo.

Muitas avarias podem ser evitadas alterando a composição de qualidade da água que entra.

Cuidando de diferentes tipos de materiais
A lista de recomendações sobre como cuidar adequadamente de um box de chuveiro é determinada pelos materiais utilizados na fabricação de equipamentos hidráulicos

Na hora de escolher um detergente, é importante levar em consideração as características de cuidado desse material, pois não só a eficiência e rapidez na limpeza, mas também a vida útil das instalações hidráulicas depende do acerto da decisão.

A manutenção é complicada pelo fato de vários tipos de materiais estarem envolvidos na produção de instalações hidráulicas:

  • paletes são diferentes por design e tipo de material - nos modelos econômicos é feito de acrílico ou aço, nos caros é feito de pedra natural ou artificial, mas existem modelos de chuveiro sem bandeja;
  • o teto, portas e paredes da cabine são feitos de plástico transparente ou grosso vidro temperado;
  • as torneiras, misturadores e chuveiros podem ser totalmente metálicos, em cromo e aço inoxidável, ou com inclusão de elementos plásticos;
  • A moldura da estrutura é em perfil de alumínio pintado.

Os chuveiros modernos estão equipados com equipamentos de encanamento sofisticados, por exemplo, dispositivo de geração de vapor. A tarefa do proprietário é seguir as regras de cuidado dele.

O seu box de chuveiro possui base de acrílico? Então você pode estar interessado em nosso artigo sobre cuidados atrás da banheira de acrílico. Eficaz limpando produtos, remover manchas da superfície acrílica da bandeja, além de reparar arranhões, é semelhante a cuidar de uma banheira de acrílico.

A solução ideal para o problema é criar um arsenal de ferramentas projetadas especificamente para cada tipo de material.

Embora esta abordagem inicialmente custe mais, é, em última análise, mais lucrativa. Afinal, os meios direcionados são mais eficazes e, portanto, serão gastos de forma mais econômica.

Selecionando um método de processamento
Para evitar danos à superfície dos elementos funcionais do box, escolha com cuidado o que pretende aplicar o produto.

Para remover a sujeira antiga e limpar a superfície, é melhor usar:

  • um pedaço de tecido macio (flanela ou algodão);
  • raspador de silicone ou borracha (para coletar e dispersar água);
  • esponja de espuma.

É conveniente remover a sujeira antiga com um pano emborrachado, que pode ser adquirido em qualquer loja de artigos automotivos. Muitos entusiastas de automóveis adoram usá-lo para polir carros.

Raspador para áreas planas
A maneira mais conveniente de limpar paredes lisas e áreas planas da cabine é com um raspador equipado com uma esponja estreita para aplicação da solução e um perfil de borracha para remoção de líquido.

Não tente limpar o cromo com lã de aço ou lixa. Cada novo arranhão, mesmo o menor, só aumentará o acesso de oxigênio, acelerando o processo de ferrugem.

Revisão de produtos de limpeza eficazes

Uma gama de produtos de limpeza prontos a usar, concebidos para lavagem de louças sanitárias (tanto hidrobox quanto banheira) é bastante ampla. Géis e cremes, pós e sprays, concentrados e formulações prontas para uso...

A escolha é limitada apenas pelas preferências do consumidor.

Opções de produtos de limpeza
Produtos de limpeza para superfícies de acrílico, metal e vidro estão disponíveis na forma de spray; para remover sujeira pesada - na forma de formulações cremosas

Dentre os produtos comerciais destinados ao cuidado de box de chuveiro, os mais comprovados são:

  • "Tilex" - um produto de limpeza e antibacteriano eficaz fabricado nos EUA. Excelente para remover espuma seca e depósitos de gordura. Não requer enxágue após a aplicação.
  • "Cif" - uma composição de limpeza cremosa e de consistência espessa, produzida sob a marca da empresa holandesa-britânica Unilever. À venda é encontrado com aditivos branqueadores e aromatizantes.
  • "Acrilan" — a composição eficaz do fabricante nacional lida bem com sujeira, ferrugem e depósitos brancos. A presença de um borrifador que borrifa espuma permite a utilização do produto da forma mais econômica possível.

Um ponto importante: na hora de escolher o melhor produto para limpar o box do chuveiro, lembre-se que composições à base de álcool, acetona e amônia podem deformar a estrutura do revestimento hidráulico.

Detergentes de sucata

As donas de casa que não aceitam o uso da “química” recorrem frequentemente a métodos populares testados pelo tempo. Seu princípio de funcionamento baseia-se na reação entre ácidos e sais de cálcio e magnésio.

Como resultado da interação dos meios, ocorre a dissolução do calcário.

Remédio nº 1 – solução de ácido cítrico

Um pó de estrutura cristalina, de sabor amargo, que muitas donas de casa utilizam como aditivo alimentar, dissolve perfeitamente a placa bacteriana em superfícies de vidro e plástico.

Ácido cítrico e seus análogos
Com a ajuda de suco de limão ou concentrado de ácido cítrico, não será difícil dar brilho não apenas aos encanamentos, mas até aos azulejos do banheiro.

Para preparar a solução, um pacote de ácido é diluído em 150 ml de água fria.

Se possível, você pode substituir o ácido com segurança por suco de limão espremido na hora. A proporção dos ingredientes no preparo da composição de limpeza é a seguinte: suco de um limão para meio copo de água.

O produto diluído é colocado em um frasco equipado com borrifador e distribuído uniformemente por toda a superfície. Na falta de borrifador, o produto pode ser aplicado com esponja de espuma embebida na solução.

As peças cromadas podem ser simplesmente limpas com uma rodela de limão, sem enxaguar mais.

O frescor de um banho limpo
Usando suco de limão na limpeza de superfícies, você “matará dois coelhos com uma cajadada só”: livrar-se-á dos depósitos minerais e encherá o ambiente com um aroma agradável

Para obter o efeito máximo do ácido, deixe a superfície tratada por 10-12 minutos. Depois disso, enxágue com água fria e seque.

Se após a limpeza ainda houver resíduos de placa, no reprocessamento recomenda-se aumentar a concentração de ácido utilizando dois pacotes de pó para o mesmo volume de líquido.

Remédio #2 – pó ou pasta dental

O pó dental é um limpador suave e seguro para superfícies esmaltadas. Também é eficaz na remoção de depósitos brancos de torneiras e acessórios cromados.

Ao trabalhar com pó, espalhe-o uniformemente sobre a superfície e depois limpe com um pano úmido.

Pasta de dente para remover manchas
Para proteger as peças cromadas de arranhões, é preferível usar pasta de dente: tem estrutura macia e uniforme e por isso não deixa marcas na superfície brilhante

Para limpeza, recomenda-se a utilização de pasta branca. Os pigmentos presentes na pasta multicolorida podem colorir irreversivelmente o acrílico. Após essa “pintura” não será mais possível devolver ao acrílico a brancura original.

Aplique a pasta na área contaminada com uma esponja macia e esfregue suavemente em movimentos circulares. Caso seja necessário remover contaminantes mais complexos, deixe a área tratada por 20-30 minutos e só depois enxágue.

As costuras do box do chuveiro e entre os azulejos podem ser bem limpas com uma escova de dente velha com uma camada de pasta de dente aplicada nas cerdas.

Remédio #3 – vinagre para desinfecção

O vinagre é capaz de dissolver facilmente a placa de sais minerais presentes na água, sem deixar uma película fina na superfície, o que é frequentemente observado quando se utilizam “produtos químicos” comprados em lojas.

Além disso, é capaz de destruir 80-90% de todos os vírus e bactérias.

Regularidade das medidas de desinfecção
Recomenda-se desinfetar as superfícies com solução de vinagre a cada 7 a 10 dias durante a limpeza geral do banheiro.

Para o processamento utilizar solução acética diluída em água na proporção de 1:1. Áreas particularmente contaminadas podem ser limpas com vinagre não diluído.

Ao aplicar a solução de vinagre, é mais conveniente usar uma esponja de náilon que absorva bem a umidade.Para remover incrustações de torneiras niqueladas e pontos de conexão de tubulações, é conveniente usar guardanapos de algodão embebidos em vinagre.

Para obter o efeito desejado, basta envolver a área tratada com um pano embebido no concentrado e deixar agir por 30-60 minutos. Depois disso, basta enxaguar os elementos com água limpa e coletar a umidade restante com um pano seco.

Remédio #4 – vodka ou álcool

A espuma de sabão geralmente se acumula nas portas de vidro do estande. À medida que seca, vai se transformando gradativamente em manchas esbranquiçadas de aspecto pouco apresentável.

O álcool etílico limpa melhor o vidro de respingos de sabão. E a verdadeira ameaça das manchas de sabão é a amônia.

Amônia para processamento
A amônia dissolve ácidos rapidamente e, portanto, lida bem com qualquer tipo de sujeira em superfícies de plástico e vidro.

Para preparar o detergente, dilui-se 5 ml de álcool em um recipiente com 5 litros de água. Para simplificar a limpeza, recomenda-se a utilização de álcool em combinação com vinagre.

Para criar o efeito de uma superfície brilhante e brilhante, coberta por uma fina película que ajuda a repelir sabão e minerais, vale a pena adicionar 20-40 ml de glicerina à composição.

Cuidados diários com o banho

A afirmação de que é muito mais fácil lavar manchas recentes do que manchas antigas e teimosas há muito se tornou um axioma para muitas donas de casa. Os cuidados diários destinam-se apenas a manter a limpeza alcançada durante a limpeza geral.

Cuidados diários – excesso ou necessidade
O cuidado diário envolve limpar as paredes e o fundo da base para ducha de manchas de sabão sempre após concluir os procedimentos de água.

Para manter uma aparência elegante dos encanamentos, a limpeza é realizada na seguinte sequência:

  1. Após realizar os procedimentos de irrigação com água morna, enxágue todas as superfícies da hidrobox com jatos primeiro de água quente e depois fria.
  2. Use um rolo de borracha ou raspador para retirar toda a água das paredes da caixa.
  3. Use um pano de microfibra para secar toda a cabine, a fim de remover quaisquer gotículas de água remanescentes que, ao evaporarem, deixam um depósito mineral.

Na lavagem das paredes, atenção especial deve ser dada aos cantos onde sempre se acumula espuma de sabão. Para manter a apresentabilidade dos elementos hidráulicos cromados, durante a manutenção diária eles devem ser bem lavados e sempre enxugados com pano seco.

Vidro antes e depois do processamento
Se você deseja adicionar brilho aos elementos cromados, use fluido de limpeza de vidro - “Help”, “Clin” ou “Mr. Muscle” durante o processamento.

Não pense que isso levará muito tempo. O procedimento não leva mais de um minuto. E o resultado pode agradar você por várias horas antes do próximo tratamento de água.

Limpeza geral de encanamento

A limpeza programada é realizada a cada 7 a 10 dias. A frequência do procedimento depende da intensidade de uso do aparelho pelos moradores do domicílio.

Marcas mínimas de sabão durante os cuidados diários
Em princípio, se você seguir os cuidados diários, manchas de sabão, manchas brancas de cloro e outros contaminantes nas paredes estarão presentes em quantidades mínimas.

A ablução regular sem o uso de detergentes não é capaz de fornecer o resultado desejado. Portanto, ao realizar uma limpeza geral, é obrigatório o uso de detergentes para cabines de duche.

Pontos-chave a considerar ao realizar a limpeza geral:

  1. Removendo calcário. Produtos em creme e pasta à base de ácidos de frutas atendem melhor a essa tarefa.Eles dissolvem facilmente a sujeira, mas ao mesmo tempo evitam o desbotamento ou, inversamente, o escurecimento da superfície.
  2. Limpeza de vidros da cabine. Cuidar do vidro transparente não é muito diferente da tecnologia de tratamento de qualquer superfície de vidro. O produto selecionado é aplicado por pulverização nas paredes da cabine e deixado por 5 a 7 minutos, após o qual é limpo com um pano seco e sem fiapos.
  3. Limpando a bandeja da cabine. No processamento de paletes de acrílico, para não riscar as paredes lisas, utilize agentes de limpeza com efeito clareador. Eles não contêm partículas abrasivas. Recomenda-se tratar os paletes de pedra com limpador a vapor, utilizando um mínimo de “produtos químicos” que podem causar escurecimento da pedra. Para moldeiras esmaltadas, produtos cremosos e gelatinosos, como “Komet” e “Pemolux”, são os mais adequados.
  4. Livrar-se do mofo. Obtenha resultados com remoção de molde só é possível através do uso de compostos à base de cloro. Para isso, os pontos pretos são tratados com “química” e deixados por 30-40 minutos para que o produto penetre nos poros e fissuras.

Nas cabines onde as paredes são revestidas com azulejos, é preferível utilizar compostos concentrados destinados ao cuidado dos azulejos para remover a sujeira.

No processamento de materiais de revestimento, é necessário tratar com especial cuidado as costuras entre os ladrilhos, pois muitas vezes são terreno fértil para mofo.

Aplicação e distribuição do produto
As instruções de uso do produto estão indicadas na embalagem; geralmente é aplicado na superfície do box do chuveiro e deixado por algum tempo para que a sujeira congelada seja completamente amolecida

Ao usar “química” no tratamento da superfície, certifique-se de que não haja crianças pequenas ou animais de estimação por perto e que o ambiente esteja bem ventilado.

Recomenda-se trabalhar com detergentes químicos com luvas grossas de uso doméstico.

É necessário monitorar constantemente o estado de torneiras, bicos, chuveiros e demais peças metálicas. Eles podem ficar cobertos por depósitos de cálcio. O tratamento com compostos concentrados destinados a eliminar qualquer tipo de placa ajuda a cumprir esta tarefa com sucesso.

Água de má qualidade pode até entupir os buracos dos bicos e chuveiros.

Método de limpeza mecânica
A maneira mais fácil de limpar buracos entupidos em um chuveiro é mecânica, que envolve o uso de uma agulha ou um palito afiado.

Após a limpeza mecânica, o regador deve ser adicionalmente embebido em solução de vinagre. Para fazer isso, o divisor é abaixado por 30-60 minutos em um recipiente cheio de solução de vinagre diluída em água na proporção de 1:1.

Os filtros instalados na entrada também necessitam de manutenção. Para que os sistemas de filtragem desempenhem suas funções com eficiência, é necessário limpar periodicamente seus elementos e, se necessário, substituí-los completamente por novos.

No futuro, o uso de compostos hidrofóbicos ajudará a facilitar o cuidado diário. São aplicados nas instalações hidráulicas na fase final da limpeza, distribuídos uniformemente sobre a superfície seca.

Após o endurecimento, formam uma película hidrorrepelente invisível, graças à qual as donas de casa têm cada vez menos que se preocupar com o problema de limpar as canalizações de depósitos de sabão e calcário.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode encontrar algumas dicas úteis fornecidas por especialistas para serem úteis.

Dicas para escolher medicamentos:

Diretrizes para preparar uma composição a partir de materiais improvisados:

Não há dificuldade em escolher os produtos certos para a limpeza do box do chuveiro, simplificando as tarefas diárias.

Se você limpa regularmente as paredes e o ralo da hidrobox, transformando os cuidados com o encanamento em um hábito diário, a limpeza geral só terá que ser feita algumas vezes por mês.

Você encontrou o produto ideal para cuidar do seu box de chuveiro e quer contar a outros proprietários de equipamentos hidráulicos semelhantes? Ou você usa uma solução eficaz preparada com materiais improvisados? Compartilhe os segredos do seu mestre - deixe comentários neste artigo.

Comentários dos visitantes
  1. A cabine, claro, é moderna e confortável, mas exige muito mais cuidados do que um banho padrão. Encontrei dois produtos para mim que funcionam bem nas minhas condições. Para a limpeza uso pasta yplon, quase não tem cheiro e remove bem o calcário. E para portas - ludwik anti-vapor. Na minha opinião, o embaçamento do vidro não diminuiu, mas limpa bem. Infelizmente, não podemos cuidar da cabine após cada lavagem.

  2. Tatiana

    Percebi que o box do chuveiro começou a ficar sujo muito rapidamente. Manchas permanecem, algumas manchas amarelas, provavelmente ferrugem. Costumo lavar a cabine com vários detergentes que estão no apartamento e com uma esponja. Aí eu enxugo e pronto. Resolvi tentar limpá-lo com álcool. Acontece bem, depois brilha e desinfeta ao mesmo tempo. E o cheiro do álcool desaparece rapidamente.

    • Recentemente, muitas manchas de sabão e algumas manchas brancas apareceram no box do chuveiro. Normalmente removo-os uma vez por semana com detergentes, mas na maioria das vezes não funciona. Resolvi seguir o conselho e usar álcool, mas não tinha em casa, então tomei vodca normal. Ela esfregou e depois secou. Agora a aparência está bem melhor, decidi por mim mesmo que é mais fácil fazer isso sempre após o uso do que lavar manchas antigas depois.

  3. Alyona

    Boa tarde. Comprei um produto antibacteriano para box de chuveiro, mas depois de usá-lo apareceu uma camada amarela em alguns pontos das portas de vidro. Não está presente em todos os lugares, mas de alguma forma em manchas... Queria lavá-lo, mas nada consegue removê-lo. Alguém encontrou isso e como removê-lo?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. experimente esponjas de melamina. No Fix Price 50 rublos por 2 peças, no Aliexpress é ainda mais barato. Não aplique detergentes na esponja.

  4. Júlia

    Boa tarde a todos. Por que complicar tanto tudo?! É simples! É preciso proteger o vidro e esquecer... Fiz isso há 5 anos usando ClearSheld e não lavo ou QUEBRO mais o vidro no chuveiro. Acabei de enxaguar com água e pronto! Sem sujeira ou resíduo de sabão...

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Quanto aos vidros, é realmente muito cómodo e prático aplicar-lhes um filme com tecnologia ClearShield. Mas uma cabine de duche não é apenas portas de vidro, mas também muitas outras coisas: azulejos, bandeja, prateleiras, peças cromadas da torneira e do chuveiro - tudo isto requer cuidados. Sim, você pode aplicar o filme no vidro e esquecer os depósitos de calcário por cinco anos. Mas isso não se aplica a outras partes do chuveiro.Aliás, esse filme também pode ser usado em janelas comuns, que é o que eu recomendo fazer.

      Mas para manter todas as outras partes do box, o artigo fornece conselhos práticos. Ou você apenas mantém o vidro do box limpo? 🙂

      Fotos anexadas:
  5. Vasilisa

    Onde posso comprar escudo transparente?!

    • Administração

      Olá. No site oficial desta empresa você pode adquirir este produto, bem como obter informações sobre onde adquiri-lo.

  6. Alexandra

    Atualmente estou usando o limpador de chuveiro Glutoclean, ele tira muito bem as manchas e não deixa marcas.

  7. Alyona

    Você pode me dizer se GLUTOCLEAN aguenta o calcário, essa é a minha dor (nossa água é dura

    • Tatiana

      Socorro, o box do chuveiro é de vidro, tentei tudo o que está dito no artigo, nada adianta, parece brilhar, mas quando você apaga a luz e acende uma lanterna, o revestimento fica simplesmente horrível, não sei como lavar, não ajuda em nada

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica