Como verificar uma máquina de lavar louça antes de comprar: recomendações para compradores de máquinas de lavar louça
Um número considerável de donas de casa quer esquecer rapidamente de lavar a louça e adquirir um milagre de eletrodomésticos que as salvará desse procedimento desagradável. No entanto, nem todo mundo imagina como verificar uma máquina de lavar louça antes de comprar. Você não deve confiar em consultores; seu principal objetivo é vender. Então, como você escolhe?
Diremos quais etapas precisam ser seguidas e o que inspecionar cuidadosamente antes de comprar uma máquina de lavar louça. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente o processo de inspeção visual e estudo detalhado das unidades funcionais. Tendo em conta as nossas recomendações, você pode adquirir uma máquina de lavar louça que funciona perfeitamente.
O conteúdo do artigo:
Primeiros passos antes de comprar
A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir se o modelo que você gosta possui todas as características necessárias. Para fazer isso definimos:
Comparação das dimensões do PMM e dimensões da cozinha
É muito fácil de fazer. Antes mesmo de ir à loja, é preciso medir com cuidado o local onde o aparelho será instalado.O fabricante oferece aparelhos de tamanho normal com largura de cerca de 0,6 m, entre eles existem modelos de até 0,9 M. O segundo grupo de máquinas de lavar louça é estreito. Sua largura não ultrapassa 0,45 m.
Para salas onde não há espaço para instalação no piso, você pode adquirir equipamentos de mesa. É muito compacto e comparável em tamanho a um micro-ondas. Outro ponto importante é o tipo de máquina de lavar louça. Pode ser embutido ou independente. No primeiro caso, existem duas opções.
O equipamento totalmente embutido distingue-se por uma porta preparada para pendurar a fachada. Neste caso, o painel de controle está localizado na extremidade. Não será possível instalar tal aparelho sem acabamento, pois vai estragar o interior da cozinha.
As máquinas parcialmente embutidas são projetadas para serem instaladas em nichos de móveis, para que suas portas tenham acabamento acabado. O painel de controle também está localizado aqui, o que é muito conveniente. Máquinas de lavar louça independentes pode ser colocado onde for conveniente para o proprietário. O principal é que o local de instalação esteja equipado com saída de água.
Determinando a capacidade ideal
As dimensões do dispositivo determinam sua capacidade. Os aparelhos de mesa compactos podem lavar de 4 a 6 pratos, os estreitos - 8 a 9, e os mais volumosos de tamanho normal - 14 a 16 jogos. Freqüentemente, esses números não dizem muito a um comprador potencial. Em primeiro lugar, é necessário decidir o que é este notório conjunto de pratos.
Os fabricantes acreditam que durante uma refeição uma pessoa consome:
- três pratos de tamanhos diferentes;
- Pires e xícara;
- vidro;
- garfo e faca;
- três colheres.
São esses 11 itens que são considerados um conjunto. Porém, além desses pratos, muitos outros itens são utilizados na cozinha durante o dia: frigideiras, panelas, caçarolas, assadeiras, etc. Você conhecerá a lista de itens aceitáveis e proibidos para lavar na máquina. próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Tudo isso também precisa ser lavado em algum lugar, o que definitivamente deve ser levado em consideração na hora de determinar a capacidade desejada do aparelho. É ideal que a louça se acumule durante o dia e à noite a máquina a lave.
Escolhendo a melhor opção de conexão
Existem duas opções de conexão disponíveis. Padrão – para água fria. A principal desvantagem é a necessidade de aquecer a água que entra no aparelho.
Para isso, está equipado com uma resistência que consome bastante energia elétrica. Pode parecer que a segunda opção - conectar-se a uma tubulação de água quente - seja muito mais econômica. Neste caso, as máquinas não estão equipadas com elemento de aquecimento e, consequentemente, consomem menos energia elétrica.
Porém, é preciso entender que ao escolher um aparelho desse tipo, o usuário fica totalmente dependente do fornecimento de água quente. Se houver interrupções frequentes, vale a pena pensar nisso.As unidades que funcionam com água quente são instaladas de forma ideal em habitações com abastecimento de água e aquecimento autónomos.
Como opção, você pode considerar a compra de uma batedeira especial que permite que a máquina funcione tanto com água quente quanto fria. Mas vai custar dinheiro extra.
Conjunto de programas e funcionalidades
A prática mostra que basicamente todas as máquinas de lavar louça realizam aproximadamente as mesmas operações. Existe até um conceito como “função básica”, isto é, o que qualquer unidade executa.
Isso inclui quatro modos:
- Padrão. Esta é uma lavagem diária, a temperatura da solução de lavagem é de 50-60ºС.
- Intensivo Utilizado para louça muito suja. Assume um aquecimento mais forte da composição até 65-75ºС e mais ciclo de lavagem.
- Expressar. Ciclo encurtado. Utilizado para louças com pouca sujeira.
- Absorver. Utilizado para amolecer resíduos de alimentos presos em objetos.
Na verdade, essas funções serão suficientes para uma lavagem de louça eficiente e econômica.
Porém, o fabricante não parou por aí. Oferece todos os tipos de modos adicionais que podem ser úteis ao consumidor. São programas de lavagem de vidros frágeis, utilização de limpadores enzimáticos para limpeza, determinação automática do grau de contaminação, etc. Se vale a pena pagar a mais por eles, cabe ao comprador decidir.
Especificações de secagem
Para obter pratos secos é necessário escolher o tipo certo de secagem.A opção mais barata e menos eficaz é a secagem por condensação. O último enxágue neste caso é feito com água bem quente, quase vapor.
Supõe-se que as paredes da câmara, mais frias que os pratos, se tornarão um local onde o vapor d'água se condensará. A umidade resultante flui por ranhuras especiais e é removida.
Este tipo de secagem leva tempo e não há garantia de que os kits estarão perfeitamente secos ao final do ciclo de trabalho. A secagem com ar quente é mais eficaz. Supõe-se que os ventiladores forneçam ar aquecido para a câmara, fazendo com que a louça seque.
Neste caso, apenas os itens secos são retirados da máquina de lavar louça. É preciso saber que máquinas com esse tipo de secagem têm preço mais elevado e consomem mais energia elétrica.
As especificidades da secagem ativa serão apresentadas no vídeo:
Determinando a classe de uma máquina de lavar louça
Cada máquina é caracterizada por uma classe de lavagem, secagem de louça e consumo de energia. Esses indicadores são determinados por testes industriais especiais, com base nos quais o dispositivo recebe uma classe. Pode ser visto como marcações de letras na caixa ou na documentação técnica.
A qualidade da lavagem pode variar da classe A a F. É melhor lavar os aparelhos marcados com A ou B. Eles devem lavar e limpar qualquer sujeira. As unidades classe C já podem deixar pequenas manchas na louça. Os carros pertencentes às classes mais baixas lavam ainda pior.
A classificação da qualidade de secagem pressupõe que as unidades marcadas com A secam completamente todas as peças e, dependendo do modelo, podem aquecê-las. Esta qualidade é garantida apenas pela secagem com secador.
A designação das classes C e B indica a presença de secagem por condensação, pelo que a loiça pode permanecer húmida ou mesmo molhada. A classe de eficiência energética mostra o quão economicamente o dispositivo utiliza os recursos.
Quanto maior a classe, podendo ser não só A, mas também A+ ou A++, menos recursos o equipamento gastará no ciclo operacional. Isto aplica-se não só à electricidade, mas também à água, cujo elevado consumo implica um aumento na utilização de energia.
Atenção aos detalhes
Ao descobrir que o aparelho que você gosta possui um conjunto de todas as características necessárias e desejadas, você deve ficar atento à sua praticidade. Ou seja, quão adequado é o modelo para a sua cozinha, se você consegue use a máquina de lavar louça, observando as regras de operação e carregamento.
Só o proprietário sabe que tipo de louça será lavada na máquina. Talvez haja muito vidro frágil em sua casa, grandes frigideiras e potes ou assadeiras de formatos complexos. Tudo isso será lavado na máquina de lavar louça, que deverá poder lavar toda a louça.
Construção de recipientes para pratos
O equipamento padrão da máquina de lavar louça são dois cestos, que são utilizados para carregando pratos no bunker e protegendo objetos. O inferior tem a capacidade máxima. Ele é projetado para pratos e itens grandes. O superior é utilizado para lavar louças menores.
Você também pode lavar os copos aqui se os fixar com suportes especiais.Alguns modelos de máquinas estão equipados com um terceiro recipiente adicional, destinado a talheres.
Você precisa saber que a qualidade da lavagem da louça pela unidade é em grande parte determinada pelo design do recipiente. O carregamento adequado permite eliminar todos os contaminantes.
Coisas a considerar. É muito bom que o recipiente inferior esteja equipado com suportes dobráveis. Isto permitirá, se necessário, “ajustar” o cesto para lavar pratos de qualquer tamanho, incluindo assadeiras e pratos grandes.
Ter uma terceira cesta também é altamente desejável. A prática mostra que os talheres são lavados muito melhor se forem colocados em uma bandeja projetada para isso. Além disso, as facas lavadas junto com os pratos podem riscar e danificar estes. Além disso, o terceiro cesto também pode ser utilizado para lavar pratos pequenos, o que é prático.
Mais algumas nuances significativas. É muito bom que seja possível alterar a altura do recipiente superior. Desta forma será possível aumentar a altura e capacidade do inferior.
Deve haver o mínimo possível de plástico dentro da câmara de trabalho. Isto se aplica a bandejas, vários suportes e grampos. O plástico em um ambiente agressivo, como a composição de limpeza, deteriora-se rapidamente e torna-se quebradiço. O que leva à quebra de peças.
Disponibilidade de acessórios adicionais
O fabricante pode equipar o dispositivo com todos os tipos de acessórios adicionais, cuja utilização torna a operação da máquina mais conveniente.
O que poderia ser:
- Suportes projetados para itens pequenos. Na maioria das vezes, eles são feitos na forma de ganchos de vários tamanhos e formatos, nos quais são fixadas tampas de recipientes, mamadeiras e quaisquer outros itens pequenos.
- Suporte para copos altos. Um suporte onde quatro copos de vidro são montados em uma haste alta. Permite lavar esses pratos sem correr o risco de quebrá-los.
- Porta-garrafas. Suportes que permitem fixar com segurança mamadeiras e outros utensílios semelhantes.
- Caixa para dispositivos do tipo dobrável. Uma espécie de simbiose entre boxe e bandeja. Equipado com pinças que transformam a estrutura num contentor fechado. Neste caso, você pode lavar os talheres aqui. Se necessário, desdobre em uma bandeja plana.
- Acessório para limpeza de tabuleiros. Um tipo especial de sprinkler é colocado no lugar do sprinkler padrão. Permite lavar grandes utensílios de cozinha da forma mais limpa possível.
Esses acessórios podem ou não estar incluídos no dispositivo.
Neste último caso, se necessário, podem ser adquiridos adicionalmente.
Inspeção visual de propriedade futura
Antes de levar o equipamento para casa, você deve inspecioná-lo cuidadosamente. Não se deve confiar no fato de o aparelho ser novo, portanto, está tudo bem com ele.
Infelizmente, ocorrem defeitos de fábrica e nada pode ser feito a respeito. Além disso, alguns vendedores não totalmente honestos podem substituir peças ou elementos do dispositivo para ganho pessoal. Portanto, a inspeção e a inspeção completa da unidade são muito importantes.
Qualidade dos impulsores ou sprinklers
Os impulsores são os elementos através dos quais a água entra na câmara de trabalho. Em unidades grandes, as peças ficam localizadas sob o contêiner superior e na parte inferior do equipamento. Nos compactos e estreitos - apenas por baixo.
Especificidades do trabalho lava-louças é que os impulsores giram dentro de um tanque selado, mas não estão conectados ao motor. Os furos nos sprinklers são feitos em um determinado ângulo.
A água fornecida sob alta pressão sai dos orifícios do impulsor em fluxos elásticos e, assim, faz com que ele gire. Se o sprinkler apresentar uma rachadura ou qualquer outro defeito, a água sob pressão irá quebrá-lo.
É muito importante examinar a integridade de cada impulsor. Eles são facilmente removíveis, então você pode pedir a um consultor para remover os sprinklers e inspecioná-los cuidadosamente.
É especialmente importante fazer isso se o modelo ou fabricante da máquina de lavar louça não for o mais comum. Neste caso, nem os vendedores mais honestos podem substituir os impulsores originais por outros já usados e reparados. Ou melhor, selado às pressas na costura. É claro que essas peças não durarão muito.
Estado dos cestos para guardar pratos
É importante descobrir quão livremente eles deslizam para dentro e para fora. Vale a pena testar todas as posições possíveis. Ou seja, empurrar para fora/empurrar, levantar/baixar tudo o que precisa ser movido.
Idealmente, os contentores mudam de posição livremente, sem qualquer esforço. A porta do carro fecha bem e trava facilmente. Se você precisar pressionar, isso deverá alertá-lo.
Agora vale a pena verificar a facilidade com que ambas as cestas se encaixam. Considerando que o impulsor superior está fixado ao recipiente, é muito importante que ele adira da melhor forma possível ao tubo de abastecimento de água.
É isso que garante o correto posicionamento do cesto. Deve clicar livremente. Isso deve ser verificado e, em seguida, removido e inspecionado a própria trava. Suas pétalas devem estar intactas, não dobradas, sem defeitos.
Se o contêiner estiver equipado com suportes dobráveis, verifique como funcionam. Para fazer isso, basta dobrar e retirar os elementos uma vez. As regras são as mesmas - tudo se move sem esforço ou solavancos desnecessários, com muita suavidade. Se o kit incluir suportes adicionais, vale a pena tentar fixá-los no contêiner. Tudo deve ser fácil e seguro de instalar.
Sem danos mecânicos
Antes de comprar, você deve inspecionar cuidadosamente a unidade quanto a possíveis danos mecânicos. Não deve haver lascas, rachaduras ou amassados. Não é que estraguem a aparência do aparelho.A presença de amassados, por exemplo, indica diretamente que o carro caiu ou algo pesado caiu sobre ele.
O cabo de alimentação deve estar intacto, sem rasgos ou vincos, assim como todas as seções visíveis da fiação. Você pode pedir a um consultor para conectar a máquina à rede para garantir que a parte elétrica esteja funcionando. Os LEDs do painel de controle devem acender, se o modelo tiver display ele também “ganhará vida”.
Conjunto completo do seu modelo favorito
É muito bom que a máquina de lavar louça possua o chamado equipamento rico. Isto significa que o fabricante o complementou com vários acessórios, filtro de água, etc., mas nem sempre é assim.
Se você não tiver nenhum dos acessórios necessários, compre-os imediatamente. Você precisa estudar o conteúdo da embalagem do “seu” modelo e certificar-se de que tudo o que está listado na lista está presente na embalagem.
Outro ponto importante. Você precisa determinar o que é necessário para instalar o dispositivo e se esses elementos estão incluídos no kit. Se faltar alguma coisa, compre mais também.
Vale atentar para o comprimento das mangueiras e do cabo de alimentação. Pode não ser suficiente para uma conexão específica. Se for esse o caso, você precisa corrigir a situação adquirindo elementos adicionais.
Um pouco sobre sistemas de segurança
O fabricante integra diversos sistemas de segurança em suas unidades. Em primeiro lugar, é uma proteção contra vazamentos. Existem duas opções possíveis aqui. A primeira envolve a proteção das mangueiras e do corpo; esta é considerada proteção total. A segunda é parcial, “funciona” apenas com o corpo, as mangueiras ficam desprotegidas.
No segundo caso, faz sentido trocar as mangueiras padrão por mangueiras duplas antes de conectar o aparelho, o que garante a prevenção de vazamentos.
Outro sistema é a proteção infantil. Envolve bloquear uma máquina em funcionamento. Isto é muito importante porque se uma criança abrir a porta de uma unidade em funcionamento durante um ciclo de funcionamento a alta temperatura, poderá sofrer queimaduras graves.
Para famílias com crianças, tal sistema é necessário. O sistema de segurança elétrica oferece proteção máxima ao usuário contra choques elétricos quando todas as regras de conexão do dispositivo são rigorosamente observadas.
Depois de adquirir uma máquina de lavar louça, as questões de escolha não param por aí. Em seguida, os felizes proprietários devem decidir o melhor remédio para operação da máquina, composição de limpeza equipamento que normaliza a composição da água sal regenerador. Nossos artigos recomendados ajudarão você a encontrar soluções para esses problemas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dicas para escolher uma máquina de lavar louça:
Uma máquina de lavar louça ajuda as donas de casa a economizar tempo e energia. A unidade lida bem com vários tipos de contaminantes e limpa qualquer louça, mesmo a mais frágil.
Tudo isso desde que o equipamento seja selecionado corretamente.Além de escolher o correto, é muito importante verificar o aparelho na hora da compra. Defeitos que não são percebidos a tempo interferirão no funcionamento normal da unidade e podem reduzir significativamente sua vida útil.
Conte-nos como você verificou a máquina de lavar louça antes de fazer uma compra. Compartilhe seus próprios critérios com base nos quais você determinou a adequação da unidade para operação. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas sobre assuntos polêmicos, poste fotos relacionadas ao tema da matéria.
Na verdade, ao escolher uma máquina de lavar louça, não há esperança para os consultores de vendas; eles dirão muito apenas para vender e receber bônus e o cobiçado tapinha na cabeça de seus superiores. Quando eu estava escolhendo um carro em uma das lojas populares, o consultor me disse que eu definitivamente precisava adquirir um produto especial para suavizar a dureza da água. Que é necessário evitar incrustações como nas máquinas de lavar. Mas não levei em consideração o fato de que na nossa região a água não é muito dura e esses “remédios milagrosos” não são necessários. Para mim, os recursos de “bloqueio para crianças” são apropriados. E é bom que esteja ligado à água fria, já que no verão a água quente é desligada.
Desde criança não tive um amor especial por lavar louça. Porém, meus pais são pessoas bastante antiquadas e não aceitam qualquer tipo de manifestação de progresso tecnológico. Por que comprar uma máquina de lavar louça? Afinal, não é nada difícil lavar alguns pratos à mão e economizar nas contas de serviços públicos. Na minha opinião, esta abordagem a esta questão não é totalmente correta.Afinal, a maioria dos defensores dessa posição não leva em conta quanto dinheiro gastará na compra de utensílios de cozinha que perderão suas propriedades originais devido ao manuseio indelicado. Tendo me mudado para minha própria casa, nunca duvidei da conveniência de comprar uma máquina de lavar louça. E agora sou o feliz dono deste milagre da tecnologia.