O que é um sistema multi split: princípio de funcionamento + regras de instalação e conexão
Concordo, um ar condicionado pode tornar a vida muito mais fácil e muito mais confortável. No verão proporcionará frescor e um sono agradável, e no inverno ajudará a mantê-lo aquecido.Mas como fazer uma escolha que vale a pena? Afinal, o mercado moderno oferece milhares de modelos de equipamentos de climatização. Por exemplo, a tendência dos últimos anos é um sistema multi-split, o que é, em que difere de sistemas de ar condicionado semelhantes?
Se você ouvir críticas sobre divisões múltiplas, poderá ouvir opiniões diametralmente opostas. Alguns estão encantados, mas claramente não correspondeu às esperanças de outros. Por que isso está acontecendo? Via de regra, por falta de compreensão do princípio de funcionamento e das características técnicas do sistema como um todo, ou por instalação e conexão inadequadas.
Vamos tentar descobrir o que é um sistema multi-split e como funciona. Vejamos as vantagens e desvantagens desta técnica e falaremos sobre os meandros da instalação do equipamento.
O conteúdo do artigo:
O que é um sistema multi-split?
Um sistema multi-split é um equipamento climático especial projetado para condicionar e manter determinados parâmetros climáticos do ar em salas para diversos fins. Consiste em pelo menos três elementos.
Há sempre um lá fora unidade de condensação de compressor, que é instalado ao ar livre, no exterior e montado na fachada do edifício. E pelo menos dois módulos evaporadores internos, que, de fato, resfriam/aquecem o ar.
Ao instalar este sistema de ar condicionado, é necessário levar em consideração tanto a totalidade das características de todos os seus dispositivos como as capacidades técnicas de cada um deles.
Unidade de ar condicionado externo
A principal característica do módulo externo é a sua potência. O desempenho de uma unidade deve garantir o funcionamento normal de todos os dispositivos internos nas mesmas condições climáticas.
Via de regra é difícil calculá-lo sozinho, pois o cálculo é feito em escala diferenciada. Mas para determinar aproximadamente a classificação de potência, basta somar os indicadores de cada unidade interna. A quantidade resultante deve ser igual à potência do externo.
Mas o resultado desse cálculo será relativo, pois nele não foram incluídos os seguintes valores:
- capacidade de refrigeração;
- modos de operação;
- área das instalações;
- características climáticas da região.
Existem modelos de sistemas multi split já montados. Neles, o desempenho da unidade externa já implica a carga de um número fixo de módulos internos.
Após a compra, o sistema está pronto para instalação - você não precisa calcular mais nada.
A vantagem dos sistemas empilhados é a capacidade de selecionar diferentes tipos de condicionadores de ar para qualquer ambiente.
Isto pode ser relevante quando a finalidade destas instalações requer diferentes volumes e tarefas de climatização. Neste caso, o desenvolvimento do projeto do sistema de ar condicionado deverá ser confiado a profissionais.
Unidades internas de multi-condicionador
Os dispositivos internos de um sistema multi-split não são de fato diferentes dos comuns. A única diferença é a quantidade e a possibilidade de utilização de diversos tipos de módulos dentro de uma rede.
Tipos de condicionadores de ar que podem ser utilizados no sistema:
O multi system permite utilizar diversos tipos de dispositivos internos sem sobrecarregar a fachada com caixas de compressores e condensadores.
O princípio de operação de um sistema multi-split
Tecnicamente, a operação de um sistema multi-split e sistema dividido de dois componentes é o mesmo, pois cada dispositivo interno possui o seu próprio, separadamente tronco dedicado, levando à unidade externa.
O aquecimento e o resfriamento são fornecidos devido às transições de fase do refrigerante do estado líquido para o gasoso e vice-versa, devido às diferenças de pressão e temperatura.
Quando o freon é convertido de líquido em gás, o ar da sala é resfriado e o processo inverso libera calor.
O movimento do refrigerante da unidade externa para as unidades internas ocorre através de canais principais de dois tubos. Esta característica técnica também explica a principal desvantagem dos sistemas multi-split - a impossibilidade de operação simultânea dos aparelhos de ar condicionado em diferentes modos. Apenas aquecimento ou apenas resfriamento.
Vantagens de um multissistema
A demanda por sistemas multi-split é explicada de forma simples.
Suas vantagens mais importantes:
- Estética. Não há necessidade de sobrecarregar a fachada ou as paredes da casa com caixas dimensionais da unidade externa, uma para cada dispositivo interno. Basta um ou dois, capazes de fornecer os indicadores de microclima necessários para os cômodos necessários de um apartamento ou casa particular.
- Cada ar condicionado é configurado remotamente com um painel de controle individual.
- Capacidade de selecionar diferentes tipos de condicionadores de ar para operar em um sistema. Desta forma você pode escolher o dispositivo ideal para cada ambiente.
- Máximo isolamento acústico. Como a principal fonte de ruído - a unidade compressora-condensadora é montada externamente, e só existe uma - o ruído dos aparelhos de ar condicionado em funcionamento é praticamente inaudível mesmo com as janelas abertas.
Além disso, o custo de tal sistema múltiplo não é muito mais caro do que o de um sistema comum.
A combinação destas vantagens é muitas vezes um argumento muito forte a favor da escolha de um sistema multi-split.Mesmo apesar de suas deficiências óbvias e não tão óbvias.
Desvantagens do sistema climático
Um sistema multi-split não é ideal. Tem suas desvantagens que precisam ser levadas em consideração.
Isto é antes de tudo:
- instalação complexa. Cada ar condicionado deverá possuir canal próprio para a unidade externa;
- preço mais elevado para instalação de equipamentos;
- impossibilidade de operação simultânea de sistemas de ar condicionado em diferentes modos. Por exemplo, aqueça o ar em uma sala e resfrie-o em outra.
Existem desvantagens em qualquer dispositivo. Mas, por exemplo, escolher um compressor tipo de injetor e ao instalá-lo em uma ordem de grandeza inferior aos módulos internos, você pode reduzir significativamente a quantidade de eletricidade consumida durante a operação do sistema sem perder seu desempenho.
Instalação de sistema de ar condicionado
Independentemente de qual edifício (madeira, tijolo) ele é produzido instalação do sistema, é melhor encomendar esses trabalhos a especialistas.
A eficiência de todo o sistema dependerá do cumprimento da tecnologia de assentamento de cada um dos canais e da consideração das peculiaridades dos tipos de módulos internos selecionados.
Normalmente, todo o fluxo de trabalho pode ser dividido em etapas:
- Elaboração de um projeto - localização de todos os principais componentes e componentes do sistema, localização da linha principal e fiação elétrica.
- Marcação.
- Instalação de fiação elétrica.
- Instalação/fixação da caixa do posto externo na parede.
- Colocando a linha principal.
- Instalação de módulos internos do sistema.
- Preenchendo o sistema com freon.
Após conectar o sistema multi-split é obrigatório testar todos os seus indicadores de desempenho.
Processo de instalação de equipamentos
Quando o projeto estiver pronto, inicia-se o processo de instalação de equipamentos multissistema, bem como de instalação e conexão de comunicações.
Em primeiro lugar, a unidade externa é fixada à parede externa em suportes a uma distância dos módulos internos não superior a 20 metros. Este é um valor médio; cada bloco de sistema de diferentes fabricantes tem sua própria distância máxima permitida da unidade compressor-condensadora.
Depois de fixar o bloco à parede, marque o local onde serão retiradas as comunicações do mesmo - drenagem, inter-bloco e cabos de alimentação, dois tubos de cobre de cada módulo interno em isolamento.
O próximo passo é marcar a direção do local de saída com uma ligeira inclinação. Quando a saída de drenagem é fornecida para a rua, em média a inclinação é calculada na faixa de 5 mm para cada metro de toda a extensão do percurso.
Ao longo das linhas de marcação são feitos sulcos para o assentamento da linha principal, ou é aplicada uma caixa decorativa em todo o comprimento até a junção.
Ao instalar um sistema de drenagem, os seguintes padrões devem ser observados:
- a inclinação dos trechos horizontais deverá ser de 3%;
- as voltas e curvas da mangueira não devem exceder 45º.
A colocação do cabo do KKB deve ir diretamente para o quadro de distribuição. Esta é a opção mais óptima para a distribuição de energia - confere uma certa autonomia ao sistema, tornando-o independente do funcionamento e da capacidade de consumo de energia dos restantes electrodomésticos.
Além disso, do ponto de vista estético, permite evitar entupir as paredes com cabos, tomadas, cordões e fichas. E do ponto de vista da comodidade, as unidades externas de cada ambiente serão ligadas diretamente no controle remoto.
Instalados os blocos de módulos internos, inicia-se o trabalho de comissionamento propriamente dito. Todas as comunicações são conectadas aos módulos do equipamento, as porcas de abocardamento são bem apertadas, com força para atingir o nível necessário de estanqueidade da conexão.
Quando todos os elementos do sistema estão conectados e ele já está fechado, o ar e a água são bombeados para fora da linha principal de freon da rede.
As últimas ações dos instaladores são a abertura das portas externas do equipamento, a partida do refrigerante e o teste do sistema de ar condicionado - verificando o funcionamento em todos os modos no limite de potência do equipamento.
Erros comuns de instalação
Acontece que, após lerem as instruções de instalação do fabricante, os proprietários de sistemas multi-split ainda não instalados confiam este trabalho a amadores.
Em 90% dos casos, esta solução leva a erros de instalação:
- Instalar a unidade externa do ar condicionado no mesmo plano dos dispositivos internos reduz o desempenho de todo o sistema e aumenta o consumo de energia.
- Instalar um compressor na parede de uma varanda envidraçada significa que falta ar para troca de calor.
- Torção dos tubos da linha por onde circula o refrigerante - diminuição do rendimento, aumento da carga do compressor.
- Instalação de módulos internos do sistema acima de radiadores de aquecimento ou outros dispositivos de aquecimento.
- Má qualidade da conexão rolante - o sistema perderá freon muito rapidamente.
Nem todos os erros de instalação estão listados, porque acontece que o sistema não é abastecido com refrigerante, ou a inclinação é calculada incorretamente, etc.
Portanto, economizar na instalação pode levar à rápida quebra dos condicionadores de ar do sistema.
Para que a instalação seja confiável e o sistema funcione corretamente, é necessário utilizar equipamentos especializados durante a instalação e possuir conhecimentos e habilidades profissionais.
Isso garantirá longa vida útil e eficiência do ar condicionado de acordo com os parâmetros declarados pelo fabricante. Além disso, os centros de serviços garantem a qualidade do seu trabalho. Portanto, se algo der errado, eles serão obrigados a corrigir os erros de instalação às suas próprias custas.
Os problemas listados acima são os primeiros sinais de mau funcionamento do dispositivo. Os especialistas em serviços de sistemas de ar condicionado recomendam que, caso sejam detectados problemas, entre imediatamente em contato com organizações especializadas para diagnóstico e reparo.
Um problema identificado em tempo hábil pode ser resolvido com um pequeno reparo ou substituição de uma peça sobressalente. Ignorá-lo pode levar ao rápido esgotamento dos recursos e ao colapso de todo o sistema.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O princípio de funcionamento de um sistema multi-split é apresentado no vídeo a seguir:
Uma comparação entre sistemas split e multi-split pode ser vista no vídeo a seguir:
A escolha de um sistema de ar condicionado, principalmente em áreas residenciais, é uma questão de responsabilidade. Afinal, qualquer dispositivo possui características e capacidades técnicas próprias.
A principal coisa a lembrar antes de tomar uma decisão responsável é a necessidade de se desfazer dos óculos cor de rosa e olhar com ousadia para as vantagens e desvantagens do sistema que você gosta. Com efeito, dependendo das necessidades do utilizador, podem mudar de lugar e de menos passar a ser positivo e vice-versa.
Se você tem experiência no uso de um sistema multi-split, compartilhe-o com nossos usuários