Tubo sanduíche para ventilação: instruções de instalação e nuances da montagem da ventilação a partir de tubos sanduíche

“A ventilação desempenha um papel importante no planejamento de pequenas residências particulares, edifícios de vários andares, edifícios industriais, industriais, administrativos e instituições. Em primeiro lugar, a saúde humana depende da organização adequada da ventilação ambiente. Portanto, a escolha correta dos tubos de ventilação na instalação de sistemas de ventilação é de grande importância.

Um dos materiais populares para organizar dutos de ventilação externos é um tubo sanduíche para ventilação. Mas o que é e como instalar corretamente um sistema desses tubos?

É exatamente sobre isso que falaremos em detalhes neste artigo - consideraremos detalhadamente questões relacionadas ao uso e instalação de tubos sanduíche ao instalar a ventilação.

Construção e utilização de “sanduíches”

Para organizar a exaustão mecânica natural, é necessário que os dutos de ar atendam a uma série de requisitos.

Os principais:

  • garantir a estanqueidade do sistema de ventilação;
  • a capacidade de manter a pressão de ar necessária no sistema;
  • garantir a livre passagem de ar no interior do sistema de ventilação;
  • mantendo o isolamento térmico necessário.

Para garantir o cumprimento dos requisitos, dependendo das condições climáticas, tipo e finalidade dos edifícios, diferentes tipos de tubos de ventilação.

Camada de isolamento em tubo sanduíche
A espessura da camada de isolamento depende da temperatura operacional necessária dentro do sistema de ventilação. A espessura do isolamento térmico também é influenciada pelo diâmetro e dimensões dos tubos utilizados.

Os tubos sanduíche são utilizados não apenas para instalação de ventilação, mas também para:

  • casas particulares, onde é utilizado como chaminé — para remover massas de ar de dispositivos de aquecimento (fogões, lareiras, caldeiras);
  • edifícios residenciais multiapartamentos nas regiões norte do país;
  • edifícios industriais, dentro dos quais são realizados trabalhos com elevada transferência de calor (oficinas de fusão de metais, oficinas de produção de vidro);
  • edifícios de armazenamento de grãos.

As propriedades necessárias são adquiridas pelos produtos por meio de uma tecnologia especial utilizada na produção de tubos sanduíche. Além disso, devido ao seu design, cuja característica será discutida a seguir, esses tubos são adequados para conectar equipamentos de aquecimento a eles. Neste caso, são utilizados como chaminés para retirar os fumos da divisão.

Por design, os “sanduíches” consistem em dois tubos de diâmetros diferentes, feitos de chapas de aço inoxidável de alta liga. A conexão é feita por soldagem de argônio. O espaço formado entre os dois tubos é preenchido com um material isolante térmico especial, muitas vezes feito de basalto, com largura de 25 a 60 milímetros.

Este dispositivo permite manter a temperatura do ar de exaustão no interior do tubo sem resfriá-lo prematuramente. Assim, é mantida a tiragem normal de exaustão do ar da sala.

Vale ressaltar que a lã basáltica utilizada para isolar tubos sanduíche pode suportar temperaturas de até 1115 °C. Ao mesmo tempo, é uma substância não inflamável e derrete quando atinge altas temperaturas. Portanto, não é de surpreender que os “sanduíches” sejam tão populares na instalação de chaminés.

Tubos de vários diâmetros
Atualmente, existe uma seleção bastante grande de tubos sanduíche de vários diâmetros no mercado. A singularidade de sua montagem reside na possibilidade de colocar tubos em passagens de difícil acesso e na capacidade de interligar tubos sanduíche de vários diâmetros.

Dependendo das condições em que o tubo sanduíche será utilizado, são selecionadas diferentes espessuras de isolamento.

Além disso, tubos sanduíche podem ser feitos com chapas de aço resistente ao calor, o que é especialmente importante para uso em locais com altas temperaturas do ar.

Prós e contras dos tubos sanduíche

Entre as vantagens dos tubos sanduíche de ventilação estão:

  • design leve — durante a instalação será suficiente utilizar os fixadores principais, sem utilizar elementos de suporte;
  • dimensões, que não são significativos e permitem economizar mais espaço na colocação do sistema de ventilação em ambientes internos;
  • versatilidade nos locais de aplicação - pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos;
  • montagem fácil, que permite, se necessário, dar diferentes formas ao sistema de ventilação, dependendo da disposição do edifício;
  • sem condensação e a possibilidade de seu aparecimento dentro do sistema - é realizada graças às características de isolamento e montagem;
  • retém calor exaustão do ar dentro da estrutura;
  • é à prova de fogo em uso;
  • o uso de aço inoxidável suaviza os efeitos do ambiente externo, evitando o aparecimento de ferrugem e, consequentemente, destruição parcial com violação da vedação do sistema de ventilação;
  • não há necessidade de instalar uma fundação ao instalar tubos sanduíche.

Outra vantagem de um cachimbo sanduíche é seu custo razoável. O preço de 1 metro varia de 970 a 2.900 rublos.

Usando tubos sanduíche
A utilização de tubos sanduíche como chaminé para retirada de produtos de combustão é considerada uma das principais áreas de aplicação. É este design que permite criar e manter a força de tração necessária para remover os resíduos resultantes da combustão

Os especialistas atribuem apenas uma desvantagem ao uso de tubos sanduíche - a necessidade de substituir elementos a cada 10 anos.

Isso se deve à curta vida útil de tubos deste tipo, que depende diretamente de:

  • oportuno limpando o sistema de ventilação ou chaminé (dependendo do escopo de uso);
  • Observe a precisão durante a instalação;
  • equipamento corretamente selecionado para o qual o exaustor está instalado;
  • ausência de defeitos e defeitos de produção.

A vida útil dos tubos sanduíche é projetada para 10 anos com operação adequada, portanto, após ultrapassar a marca de dez anos, a tubulação feita com esses tubos deverá ser totalmente substituída.

O que procurar na hora de escolher?

Ao escolher componentes para instalação de um sistema de ventilação feito de tubos sanduíche, você deve se guiar pelas seguintes características:

  • resistência do material de fabricação;
  • grau de enchimento e espessura do isolamento térmico;
  • qualidade das costuras de soldagem.

De resistência dos materiais A vida útil dos sistemas de ventilação e chaminé depende diretamente. No segundo caso, o material do núcleo de isolamento térmico deve, no mínimo, suportar temperaturas até 700 °C.

Não é estritamente recomendado escolher fibra de vidro como enchimento.

Saindo do tubo sanduíche para o telhado
Para instalar um sistema de ventilação montado a partir de tubos sanduíche, serão necessários adicionalmente os seguintes componentes: adaptadores e tês, dispositivos para organizar a passagem de tubos através de paredes e telhados, braçadeiras para fixação, suportes

Soldagem, garantindo a máxima estanqueidade, é a laser. É ainda adequado para usar tubos sanduíche como chaminé em um sistema de aquecimento a combustível sólido.

De grau de preenchimento com material de isolamento térmico especial O local de aplicação dos tubos sanduíche depende.

Assim, com espessura e densidade de enchimento médias, os tubos sanduíche podem ser utilizados como ventilação em:

  • edifícios de apartamentos e privados;
  • edifícios administrativos;
  • em locais lotados (supermercados, cinemas, academias, etc.)

Para uso em fábricas, devem ser utilizados tubos com alta densidade de enchimento com material isolante térmico. Mesmo para criar um sistema de ventilação em pequenas indústrias privadas, a densidade de enchimento deve ser máxima.

Vale ressaltar que no Círculo Polar Ártico, para garantir a ventilação dos edifícios residenciais, são utilizados tubos sanduíche com grau máximo de enchimento e espessura do elemento de isolamento térmico.

O procedimento e as nuances da instalação de “sanduíches”

A instalação de ventilação a partir de “sanduíches” permite organizar facilmente a proteção de isolamento térmico de trechos da tubulação de ventilação que passam por áreas não isoladas, bem como nas imediações de tetos.

Instruções de instalação para montagem de ventilação

Em primeiro lugar, antes de iniciar os trabalhos, é necessário realizar todos os cálculos, tendo em conta as características de projeto do edifício.

Após a realização dos cálculos, é adquirida a quantidade necessária de componentes e, após a entrega, pode-se iniciar a montagem.

Seção de tubo sanduíche
Antes de iniciar o trabalho de instalação, é necessário determinar o tamanho da seção transversal do tubo sanduíche. O que determinará diretamente a eficiência da troca de ar na sala?

Cada conjunto de tubos vem com instruções, com as quais você pode instalar corretamente o sistema de ventilação.

Para instalar corretamente um tubo sanduíche para um exaustor, basta ter habilidades mínimas de construção. Como o produto tem design masculino-feminino, as juntas são livremente conectadas entre si.

Para garantir a vedação nas juntas, são utilizados juntas de vedação, que pode suportar altas temperaturas (até 300 °C).

Instalação de tubos sanduíche
O tipo de ligação “pai-mãe” é uma gíria que se originou em meados do século 20 em fábricas e indústrias. Para facilitar a compreensão, os trabalhadores utilizaram esta expressão para denotar a possibilidade de combinação de dois elementos. Neste caso, na foto, o cachimbo sanduíche inferior será considerado “mãe”, e o superior será considerado “pai”

Ao instalar um sistema de ventilação através de paredes, vale a pena considerar os seguintes requisitos, que estão especificados em SNiP 41-01-2003:

  • os tubos não devem penetrar nas estruturas de suporte, a distância entre eles deve ser de pelo menos 1 metro;
  • nas paredes de tijolo, os requisitos de vãos para garantir a dilatação térmica são de 1 cm, devendo o vão ser preenchido com lã basáltica;
  • Recomenda-se instalar a passagem através da parede utilizando uma unidade de passagem especial.

Os requisitos para a passagem de tubos através do teto são semelhantes aos exigidos para a passagem através de paredes.Você pode adicionar a eles - isolamento com isolamento de basalto.

Saída de tubo para o telhado
A necessidade de criar um pequeno espaço entre a superfície dos tubos e a superfície da parede se deve ao fato de que durante a operação o diâmetro do tubo pode mudar (o metal “joga” dependendo da temperatura do ar descarregado pelo sistema de ventilação). Para evitar danos mecânicos, é necessário espaço livre, que deve ser preenchido com material macio e resistente ao calor.

Ao organizar a passagem de um tubo sanduíche pelo telhado, siga as seguintes recomendações:

  • fornecer fixação especial da cabeça do tubo ao telhado;
  • organizar a vedação da unidade de passagem com borracha resistente ao calor;
  • Certifique-se de usar um defletor para aumentar a força de tração.

É necessário instalar a passagem do tubo pelo telhado utilizando a fábrica nó de passagem. Caso contrário, as propriedades do exaustor não serão totalmente garantidas durante a evacuação do ar das instalações.

Regras e recomendações úteis

As regras básicas para instalação de ventilação a partir de “sanduíches” praticamente não diferem da montagem de um sistema de ventilação a partir de outros tipos de tubos:

  1. Para proteger contra a destruição causada pelas diferenças de temperatura, é necessário localizar principalmente os tubos de ventilação no interior do edifício. A saída do tubo pode ser feita tanto na cobertura do edifício como através da parede. No primeiro caso, tal organização da produção permite eliminar de forma mais eficaz possíveis odores.
  2. É proibido instalar tubos de ventilação próximos a equipamentos que gerem grandes fluxos de calor. O aquecimento externo dos tubos sanduíche do sistema de ventilação atrapalhará a tiragem interna, interferindo na movimentação das massas de ar.
  3. A construção de uma estrutura de ventilação deve começar de baixo, subindo gradativamente, para que cada elemento subsequente do sistema se encaixe no anterior.

Certifique-se de equipar um duto de ventilação defletor - trata-se de um dispositivo especial que permite aumentar a tiragem do fluxo de ar que sai, proporcionando assim uma passagem mais potente das massas de ar. Também evitará que detritos e precipitação entrem na ventilação.

É possível instalar um cone protetor, que também impedirá a entrada de precipitação no sistema.

Tubo sanduíche no telhado de uma casa
A altura da saída do tubo sanduíche pelo telhado. A altura do tubo de ventilação fornece tiragem normal para circulação de ar. Dependendo do comprimento do sistema na sala, a altura pode ser de 50 cm a 3 m

Além do acima exposto, ao instalar a ventilação sanduíche, você precisa de:

  • utilizar componentes que atendam aos padrões de fábrica, pois tubos sanduíche de fabricação própria não terão as mesmas características térmicas;
  • excluir a instalação de adaptadores ou tês “caseiros” na montagem do sistema de ventilação;
  • para dar maior resistência às conexões, é necessário instalar braçadeiras de aperto na junta de cada um dos tubos conectados;
  • Na maioria das vezes, um tubo sanduíche é instalado em uma área localizada no sótão ou em outros cômodos sem aquecimento;
  • É proibido vedar as juntas com selante, pois isso pode causar adelgaçamento e maior destruição da própria junta.

Este conjunto de medidas, aliado ao cumprimento estrito das instruções, permitirá não só montar de forma correta, mas também confiável um sistema de ventilação a partir de tubos sanduíche.

A correta instalação e o cumprimento das condições acima permitem a utilização de tubo sanduíche pelo menos durante a vida útil estabelecida pelo fabricante.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para demonstrar claramente como os tubos sanduíche para um sistema de ventilação e uma chaminé diferem entre si, você pode assistir a este vídeo:

Os recursos de instalação de ventilação por conta própria são discutidos no vídeo a seguir:

O uso de tubos sanduíche para ventilação é a solução ideal tanto para empresas industriais quanto para pequenas residências particulares. A facilidade de montagem e os requisitos simples permitem que você instale de forma independente esse sistema de ventilação.

Sujeito ao cumprimento das normas de segurança, instruções de montagem e dicas acima, o sistema montado será bastante eficaz em operação durante todo o período de operação.

Se, durante a leitura do artigo, você ainda tiver dúvidas ou tiver alguma dúvida, ou quiser complementar o material com informações úteis ou sua própria experiência na instalação de um sistema de ventilação a partir de “sanduíches”, você pode expressá-las nos comentários do bloco especial abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre

    Boa tarde. Instalo a ventilação a partir de um tubo sanduíche, ventilando-a pela parede (viga de madeira de 150 mm). Quando o tubo sai da parede e sobe no telhado, é possível colocar um cotovelo de 90 graus? Ou é necessário instalar um tee para drenar o condensado? É necessário isolar adicionalmente o tubo ao passar por uma parede de madeira? O diâmetro interno do tubo é de 200 mm.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica