Instalação de lustre em teto falso: principais etapas da autoinstalação
Os tetos extensos atraem pela sua textura incomum e superfície perfeitamente plana. Agora eles estão instalados em todos os lugares - em escritórios, pregões, apartamentos e casas.A gama de telas é variada: você pode escolher opções simples ou designs complexos com efeitos tridimensionais e designs originais.
Mas, antes de instalar tamanha beleza em casa, é preciso pensar na iluminação. Afinal, instalar um lustre em um teto falso envolve muitas nuances. Se você não levá-los em consideração, poderá facilmente danificar a superfície, arruinando irremediavelmente sua aparência estética.
Em nosso material, explicaremos como escolher a luminária certa, analisaremos os possíveis métodos de fixação de lâmpadas em estruturas tensionadas e daremos recomendações detalhadas para a instalação do tipo "faça você mesmo". Além disso, explicaremos o que fazer caso a tela já esteja esticada e a instalação do lustre não tenha sido pensada com antecedência.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para lustres para tetos falsos
Nem todo lustre é adequado para instalação em teto falso. O principal problema é que o tecido de PVC e os materiais têxteis podem escurecer e deformar devido à luz direcional brilhante das lâmpadas e à exposição a altas temperaturas.
A potência da lâmpada incandescente do aparelho não deve ultrapassar 60 W para revestimento têxtil e 40 W para tecido de PVC. Esta lâmpada produz pouca luz, por isso você deve optar por modelos multifaixas ou montar vários dispositivos.
Lâmpadas com potência mais baixa (menos de 40 W) não criam calor perigoso, o que prolonga significativamente a vida útil do tecido tensor. Como uma alternativa melhor escolha de lâmpadas com tomadas para LED e fontes de luz economizadoras de energia, que podem ser utilizadas sem restrições.
A distância do dispositivo ao revestimento esticado também é importante. É desejável que o design permita pendurar a lâmpada a uma distância de pelo menos 25 cm do teto. Deve-se ter especial cuidado com formatos do tipo “prato”: devem ter difusor especial acima das lâmpadas e base não metálica.
Além disso, na hora de escolher um produto, é preciso levar em consideração o tipo, tonalidade e textura do tecido elástico, e focar no design de interiores do ambiente. Modelos clássicos de buzina e dispositivos com ampla superfície horizontal não são totalmente adequados para revestimentos brilhantes. Estruturas excessivamente complexas e pesadas também devem ser evitadas.
Além do lustre, você também pretende comprar lâmpadas para instalação em teto falso? Recomendamos que você se familiarize com seus principais tipos e nuances de escolha A melhor opção.
Métodos para fixar lustres de teto
Existem duas maneiras de fixar lustres no teto. O primeiro deles envolve consertar no gancho, o segundo - em linha reta ou em forma de cruz placa de montagemvocê.A natureza do trabalho preparatório antes da instalação depende de como exatamente o dispositivo será montado.
Ganchos pendurados
O gancho suspenso é uma das unidades de montagem mais comuns em configurações de iluminação. Esse item geralmente vem incluso no kit básico, mas pode ser adquirido separadamente. Os lustres suspensos em um gancho são equipados com um anel, suporte ou mosquetão especial no corpo.
Principais tipos de fixadores:
- âncora – fixado de surpresa em furo pré-perfurado com diâmetro e profundidade necessários;
- através do tipo – fixado através do revestimento do piso durante a construção do edifício;
- hipotecas – utilizado para painéis de piso que possuem canais ocos.
O tamanho e tipo de gancho são selecionados de acordo com o peso do dispositivo.
Este método de fixação em tectos falsos é considerado simples e bastante fiável, mas existe sempre o risco de a base do dispositivo ficar irregular. Os ganchos são fixados no teto preto e é feito um furo no próprio tecido tensor, por onde fica suspenso o aparelho.
Placas e tiras de montagem
Faixa de montagem - perfil metálico de fixação equipado com pinos ou furos laterais com roscas e grampos. Esta estrutura é fixada ao teto, e o lustre é colocado sobre vigas salientes, fixadas com porcas decorativas. A carga principal é suportada pela laje.
As placas de montagem possuem dimensões padrão e características semelhantes, e existem vários tipos:
- longitudinal – projetado para lâmpadas leves e pequenas;
- cruciforme – consistem em duas tiras longas, utilizadas para dispositivos de médio porte e grande diâmetro de base;
- feixe em I – necessário para consertar lustres pesados e grandes.
Instalar uma luminária com faixa em um teto falso é muito mais difícil do que montá-la em um gancho. Mas neste caso é mais fácil garantir que o lustre fique pendurado uniformemente.
Instruções passo a passo para instalar um lustre
Todos os trabalhos de preparação e instalação, incluindo colocação de fios elétricos, fixação de elementos embutidos e fixadores principais do lustre, devem ser realizados antes da instalação do tecido tensor. Vejamos todas as nuances passo a passo.
Passo #1 – preparação de ferramentas e materiais
Para instalar a luminária, você deve preparar um conjunto de ferramentas necessárias.
Em primeiro lugar, você precisará de uma furadeira de impacto ou de uma furadeira elétrica portátil e uma escada de altura suficiente, que pode ser substituída por uma mesa comum.
Você também precisará de:
- caixa de distribuição e interruptor;
- fios e blocos de terminais apropriados;
- stripper ou outra ferramenta para remover o isolamento dos fios;
- brocas para concreto e madeira;
- alicates ou cortadores laterais com cabos isolados;
- um rolo de fita isolante;
- faca de papelaria com lâmina afiada;
- parafusos e buchas;
- frasco ou vidro decorativo;
- anéis de plástico para tecidos tensionados.
Além disso, você deve encontrar um bloco de madeira adequado ou compensado resistente à umidade, que servirá como estrutura hipotecária.
Antes de iniciar o processo de instalação, você deve ler atentamente as instruções que acompanham o produto. Normalmente, este manual fornece recomendações detalhadas para conectar um modelo específico.
Passo #2 - fiação
A principal etapa preparatória que antecede a instalação direta é a instalação da fiação para conexão à rede elétrica. Este trabalho exigirá conhecimento e experiência em trabalhos de instalação elétrica. Também é importante seguir as regras de segurança neste assunto. Se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades, é melhor recorrer aos serviços de um eletricista.
A primeira coisa a fazer é faça um plano com um diagrama a localização de todos os dispositivos elétricos que estão planejados para serem conectados. No teto base são colocadas marcas nos locais onde as lâmpadas podem ser potencialmente fixadas e são marcadas as áreas por onde passam os fios.
É importante que a fiação seja segura e possa fornecer a tensão necessária a todos os dispositivos. Portanto para escolhendo o cabo certo você precisa abordá-lo com responsabilidade. A melhor opção para esses fins é um cabo no formato VVGng com bainha de baixa inflamabilidade.
Seção transversal do cabo selecionado dependendo da potência e do número de lâmpadas instaladas.Antes de iniciar os trabalhos é necessário desenergizar a sala desligando a alimentação do quadro de distribuição. Você pode verificar se há fornecimento de corrente usando uma chave de fenda indicadora comum.
Então você precisa colocar o cabo preparado nos locais de instalação calculados dos dispositivos. A instalação aberta atrás de um teto falso não é recomendada: é mais sensato isolar o cabo com corrugado protetor. Isso garantirá a segurança contra incêndio da estrutura tensionada, evitando deformações do revestimento, possíveis curtos-circuitos e rupturas. A caixa corrugada é fixada à laje do teto com suportes.
A fiação é fixada ao teto base por meio de clipes especiais ou grampos de cavilha. Eles não devem ceder ou tocar no tecido tensor. O passo de fixação recomendado é de 50-90 cm, caso os fios se cruzem devem ser isolados adicionalmente nos pontos de intersecção. Antes de esticar o tecido, é importante verificar a alimentação de tensão de cada lâmpada.
Discutimos em detalhes as principais nuances da instalação competente de fiação elétrica com nossas próprias mãos em Este artigo.
Passo #3 – preparando a base
A preparação da base depende da opção escolhida para pendurar o lustre.
No caso de montagem com gancho, basta fazer uma abertura na superfície de concreto do teto igual ao diâmetro do fixador. Geralmente é de 6 a 14 mm, o que depende do peso do dispositivo. Se o comprimento do gancho não for suficiente para a fixação, pode complementá-lo com uma corrente forte.
Em residências particulares, um método de fixação direta pode ser usado:
- é feito um furo passante na laje entre pisos;
- uma placa é colocada no piso do andar superior ou no sótão e uma segunda sob o teto;
- pegue um gancho e aparafuse uma porca que vai segurar a placa;
- o gancho é inserido no orifício do teto, outra porca é aparafusada em cima, o que apertará as placas.
Para lajes alveolares, outro método é adequado.
Prevê os seguintes tipos de trabalho:
- é feito um furo do tamanho necessário no teto;
- no furo é inserida armadura, cujo comprimento é selecionado em função da espessura da laje;
- um gancho com um anel na extremidade é feito de fio-máquina;
- O reforço, previamente colocado no canal oco, é colocado no gancho.
Se o lustre for montado em uma placa de montagem, você precisará instalar um suporte feito de um bloco de madeira, compensado durável e resistente à umidade ou plataformas de plástico prontas de formato redondo, quadrado ou cruzado.
O bloco de madeira é fixado à base de concreto com longos parafusos auto-roscantes e buchas, que são inseridos nos furos feitos com martelo perfurador.
Se o compensado for usado como hipoteca, devem ser fixadas pernas de metal para fixação. Para dispositivos maiores com cruz de montagem, é necessário um suporte mais sólido e espesso.
Passo #4 – fixando o lustre no teto
Após a instalação do teto falso, será necessário fazer furos de tamanhos adequados nos locais de fixação do gancho ou da faixa de montagem. Nesta área é previamente colado um anel térmico que protegerá o material do superaquecimento e evitará que se quebre.
O procedimento é bastante simples: lubrifique cuidadosamente a superfície adjacente do anel com cola, fixe a peça no teto e pressione levemente.O tamanho do furo deve ser um pouco menor que o diâmetro da base do lustre.
Depois que a cola endurecer, resta recortar o filme no espaço interno com uma faca de papelaria. Os fios elétricos são puxados por este orifício. Os fios neutros são conectados em um feixe e os fios de fase são separados se um interruptor duplo estiver instalado na sala.
Você pode verificar onde está o zero e onde está a fase usando uma chave de fenda indicadora ligando a fonte de alimentação. Para maior comodidade, vale marcar os fios fase e neutro com cores diferentes.
Para a instalação da travessa são feitos cinco furos no tecido tensor acabado: um grande no meio para os fios e quatro pequenos para fixação da tira em uma plataforma de madeira de tamanho proporcional.
Anéis térmicos ou pedaços recortados de plástico são colados nas juntas. A fixação da viga I é semelhante à em cruz, com exceção de pequenas diferenças no método de ligação à plataforma.
A base do lustre deve ser colocada em uma barra, fixada com pregos e porcas, ou pendurada em um gancho por uma argola.
Passo #5 - conectando-se à rede elétrica e eliminando deficiências
Após a conclusão de todos os trabalhos de instalação, o lustre é conectado à rede elétrica e seu funcionamento é verificado.
Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Desligue a energia.
- Verifique a presença ou ausência de tensão nos fios com uma chave de fenda indicadora.
- Desencape as pontas dos fios da lâmpada instalada e do fio de alimentação da rede elétrica doméstica em aproximadamente 6 mm, conecte-os corretamente e fixe-os na caixa de terminais. Recomendamos que você leia o guia detalhado para conectando um lustre a um interruptor de duas teclas.
- Ligue a alimentação do painel, certifique-se de que a lâmpada esteja funcionando e as lâmpadas estejam acesas normalmente.
- Em caso de problemas com o funcionamento do aparelho, verifique as lâmpadas, o interruptor na parede, a integridade dos contatos e da fiação no caminho do interruptor até o aparelho e as conexões dos fios no lustre.
A etapa final ao pendurar um lustre em um gancho é instalar um vidro decorativo ou uma roseta de teto. No primeiro caso, é necessário esconder os fios, levantar cuidadosamente a tampa ao máximo e fixá-la com porcas decorativas. E descrevemos detalhadamente a instalação de uma roseta de teto em próximo material.
Ao aparafusar ou pendurar a lâmpada, não exagere e use força desnecessária, pois o tecido tensor pode deformar-se facilmente.
Ao final, deve-se inspecionar a superfície, verificando cuidadosamente sua integridade. Se houver rasgos, arranhões ou lascas perto do local de instalação, tente eliminá-los. Por exemplo, use adesivos térmicos especiais para esconder defeitos, cole cuidadosamente as pontas rasgadas do filme com fita adesiva e adicione um padrão de máscara ao longo de toda a linha do dano.
Como pendurar um lustre em uma tela montada?
Instalar um lustre em um tecido tensor já instalado é muito difícil. Mas tal necessidade surge com bastante frequência.
Em algumas casas, o gancho para pendurar a luminária fica embutido no teto. Nesse caso, resta fazer um furo neste local com uma faca afiada e colar um anel de plástico nas bordas, que fixará o material, evitando possíveis divergências. Então você deve apertar e conecte os fios, pendure o aparelho e feche a abertura com um elemento decorativo em forma de prato ou copo côncavo.
Se não houver gancho, você pode resolver o problema usando um chumbador com extremidade curva. É preferível fazer um furo com um martelo perfurador, tendo previamente fechado a área de trabalho num anel.
Ao instalar o dispositivo em uma placa de montagem, tudo fica muito mais complicado. É difícil prescindir de uma base hipotecária com este método de fixação. Para montar a plataforma no teto base, será necessário retirar a tela ou fazer um corte perceptível nela. Você pode tentar cobrir o buraco resultante com cortinas largas ou uma moldura de baguete.
Ao fixar o dispositivo sem hipoteca, é necessário selecionar parafusos auto-roscantes de comprimento suficiente e marcar os pontos de fixação na tela. Em seguida, são colados anéis térmicos, um filme é recortado ao longo de seu contorno interno e são feitos furos no teto através dos anéis.
Ao usar tubos de plástico para fixar a faixa de montagem, a base do lustre ficará mais estável.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções visuais para fixar uma lâmpada a uma placa de montagem com plataforma de montagem de madeira compensada:
Como “afogar” um lustre em um teto falso já instalado:
Instalação de luminárias sem plataforma de montagem:
Você mesmo pode cuidar completamente do trabalho de instalação ao instalar um lustre em uma estrutura tensionada. Isto não requer habilidades especiais ou equipamentos complexos. Basta ter conhecimentos básicos de instalação elétrica e um conjunto de ferramentas disponíveis. A maneira correta e fácil de fazer o trabalho é antes de esticar o tecido do teto.
O principal é seguir os cuidados de segurança ao trabalhar com fiação elétrica, escolher o tipo de fixação mais adequado e verificar cuidadosamente a estabilidade da estrutura montada na extremidade.
Você tem experiência na instalação de lustres ou luminárias em tetos falsos e deseja compartilhá-los com outros usuários? Conte-nos sobre isso, concentre-se nas dificuldades que você encontrou - o formulário de feedback está localizado abaixo. Também aqui você pode mostrar o resultado do seu trabalho adicionando fotos originais do lustre instalado.