Requisitos para instalação de gasoduto em áreas povoadas: profundidade e regras para instalação de gasodutos acima do solo e subterrâneos

O gás torna nossa vida confortável e conveniente. Mas o seu consumo indevido é muito perigoso, não é mesmo? No entanto, as consequências negativas podem ser facilmente evitadas. Por este motivo, deve-se inicialmente cumprir os requisitos para a instalação de um gasoduto, e também não se esquecer das medidas de segurança.

Quais são os requisitos e quais as regras existentes para a instalação de tubulações de gás? Falaremos sobre tudo isso em detalhes neste artigo. Forneceremos o material com fotos visuais e recomendações úteis de vídeos.

O que considerar ao instalar um gasoduto?

A colocação de qualquer gasoduto começa com uma série de responsabilidades do iniciador. Assim, ele deve organizar a obra de forma que durante a construção e operação o sistema “azul” de transporte de combustível seja seguro para as pessoas, seus bens, os animais e o meio ambiente. Você também deve seguir as regras de controle consumo de gás.

Responsabilidade pela violação de requisitos

Se você ignorar os requisitos regulamentares, a pessoa se tornará um infrator e haverá uma grande probabilidade de ser punida por suas ações. Por exemplo, receba multa por conexão não autorizada a um gasoduto.

Não conectou? Mas para ser punido por esse ato, não é necessário bater em uma tubulação, mas sim manter registros incorretos do consumo de energia.

Código Criminal
A instalação de um gasoduto e sua reconstrução são procedimentos responsáveis. Como não só o conforto de viver, mas também a segurança depende dos seus resultados

Ou seja, basta quebrar ou danificar acidentalmente o medidor ou mesmo o lacre do mesmo. E de acordo com Arte. 7.19 Código de Contra-ordenações por tal ofensa, você terá que transferir consideráveis ​​​​10 a 30 mil rublos para o orçamento. Mas medidas de influência ainda mais severas estão previstas em Código Criminal. Então é Arte. 215,3 afirma que para ações não autorizadas a multa pode ser de 80 a 400 mil rublos. E, se as ações causaram um acidente, o executor da obra pode ficar preso por um período impressionante (até 8 anos).

Conversamos mais sobre multas de gás em este material.

Como podemos ver, o estado leva a sério as atividades de construção de gasodutos. Como resultado, é necessário obter as licenças adequadas antes de realizar os trabalhos. E a gaxeta em si deve ser confiada a uma empresa com licença especial. Os especialistas serão responsáveis ​​​​pela integralidade e qualidade do assentamento dos tubos, o que ajudará os potenciais consumidores a evitar problemas.

Marco regulatório do perfil

O principal documento que regulamenta a criação de sistemas de transporte de energia é SP 62.13330.2011. Este conjunto de regras é a versão atual do popular SNiP 42-01-2002. Ambos os documentos são chamados de “Sistemas de distribuição de gás”.

Conjunto de regras
Dezenas de estatutos regulamentam a construção de qualquer gasoduto moderno. A edição atual do Código de Práticas para Sistemas de Distribuição de Gás tem como objetivo sistematizar os requisitos

Além disso, os requisitos necessários estão contidos em:

Cada um dos documentos acima estabelece características de confiabilidade, estados limites e valores de carga calculados. Esta informação é útil se você precisar determinar a espessura das paredes da tubulação ou calcular a resistência dos suportes.

Como lidar com a corrosão causada pela agressividade do solo ou correntes parasitas é descrito em GOST 9.602-2005. Se os tubos forem colocados acima do solo, você deve se familiarizar com os requisitos SNiP 2.03.11-85. Descreve como proteger adequadamente a estrutura do gasoduto contra corrosão.

Características de escolha do tipo de gasoduto

Antes de construir uma rodovia, você deve decidir a melhor opção adequada às condições específicas e familiarizar-se com as regras de sua implantação. Pois tudo isso afeta os custos financeiros, a eficiência e os custos trabalhistas.

Como, antes de tudo, o gasoduto deve ser confiável, na hora de escolher uma opção é necessário levar em consideração pontos como:

  • atividade de corrosão do solo;
  • densidade de construção;
  • a presença de correntes parasitas;
  • características do terreno;
  • o tipo de superfície da estrada se o gasoduto irá atravessá-la;
  • largura de entrada;
  • presença de barreiras de água e muitas outras.

Além disso, é necessário determinar o tipo de gás que será fornecido. E também a sua quantidade - os volumes devem ser suficientes para satisfazer as necessidades de todos os consumidores.

Projeto de gasoduto
Para evitar riscos associados, bem como despesas financeiras desnecessárias, a colocação de qualquer gasoduto deverá começar com cálculos especiais, que resultarão na elaboração de um projeto

Você também deve cuidar da confiabilidade dos suprimentos. Diante disso, deve-se lembrar que um gasoduto anelar é preferível a um gasoduto sem saída ou misto.Por exemplo, se o gás for fornecido a um consumidor denominado não comutável, então a opção especificada deverá ser escolhida.

Todos os pontos listados acima não podem ser ignorados - cada um deles está indicado nos documentos que regulamentam as questões relacionadas à instalação de gasodutos. Entre os quais SP 62.13330.2011 e outros.

Também não devemos esquecer que a construção e modernização de quaisquer gasodutos devem ser realizadas de acordo com esquemas de fornecimento de gás. Que são desenvolvidos em vários níveis - do federal ao regional.

Portanto, antes de iniciar o projeto, o proprietário do edifício ou instalações deve:

  • obter permissão para gaseificação na gestão de arquitetura e design de cidades e distritos;
  • escreva para o gás municipal local (raigaz) para receber as chamadas especificações técnicas, que é um conjunto de informações necessárias para a criação de um gasoduto.

E só depois disso é que é permitido prosseguir projeto. Que termina com aprovação em Gorgaz (raygaz).

Só depois disso será possível iniciar a instalação do gasoduto. Que, quando pronto, deverá fornecer aos consumidores combustível na quantidade necessária e ser seguro.

Descrevemos os meandros de instalar um gasoduto para uma casa particular em próxima publicação.

Cercando o lugar
O local de instalação do gasoduto deve ser vedado e sinalizado com sinalização especial. Além disso, esta regra é relevante para todos os casos. Isso é feito para garantir a segurança

Construindo uma rodovia em uma área povoada

Hoje, existem duas formas de fornecer combustível “azul” a um edifício (residencial, industrial, qualquer outro) localizado numa cidade, aldeia ou aldeamento turístico: colocando subterrâneo (em demanda nas cidades) ou acima do solo gasoduto (mais frequentemente usado em pequenos assentamentos).

Colocando canos na cidade
A instalação de um gasoduto em qualquer localidade afeta frequentemente os interesses de muitas partes. Por exemplo, o trabalho pode ser realizado em terrenos que podem pertencer a diferentes pessoas, organizações ou ao estado. Portanto, o primeiro passo é obter o consentimento apropriado por escrito de todas as partes interessadas listadas.

O primeiro tipo de sistema de transporte de energia é tradicionalmente considerado mais caro. Mas a perfuração horizontal está a tornar-se cada vez mais popular, tornando a construção de gasodutos subterrâneos mais acessível.

A colocação dos seus análogos acima do solo é insubstituível se não houver autorização para realizar obras em terrenos alheios e em vários outros casos.

Método #1 – regras para construção de redes subterrâneas

Embora a criação de tal sistema seja dispendiosa, em alguns casos a sua utilização é obrigatória. Por exemplo, isso acontece se houver linhas de transmissão de alta tensão próximas ao local de instalação. Ou quando você precisa atravessar uma estrada (estrada, ferrovia).

A profundidade do gasoduto subterrâneo em construção está indicada na joint venture acima mencionada. Onde está escrito que a distância do tubo ou caixa protetora até a superfície deve ser não inferior a 80 cm.

Isso significa que o valor especificado é relevante apenas para os casos em que o mesmo é profundidade de congelamento para uma região específica. Ou seja, se tiver mais de 80 cm (por exemplo, igual a um metro), deve ser colocado a uma profundidade de pelo menos 100 cm.

Gasoduto subterrâneo
Um gasoduto subterrâneo é um método de instalação trabalhoso e, portanto, caro.Mas nas condições restritas de uma área povoada, ainda continua sendo a principal opção para gaseificação

E também na preparação para a instalação, os seguintes recursos devem ser levados em consideração:

  • A colocação da tubulação é possível a uma profundidade de 60 cm, mas apenas nos casos em que não haja trânsito no local onde ficará o gasoduto.
  • A presença de solo rochoso no local onde está prevista a construção de uma tubulação subterrânea é o motivo da criação de uma almofada de areia. A espessura deve ser de no mínimo 20 cm, portanto a vala deve ficar mais profunda no número especificado de centímetros.

É permitida a interseção de gasodutos subterrâneos existentes com quaisquer outras utilidades. Mas ao mesmo tempo é necessário manter a distância vertical estabelecida.

Que, quando cruzado, deve ser:

  • nada menos que meio metro para cabos elétricos, quaisquer cabos telefônicos blindados;
  • 1 metro para cabos elétricos cheios de óleo, cuja tensão está na faixa de 110-220 quilovolts;
  • a partir de 20 cm - para tubulações de água, esgotos, ralos, cabos telefônicos não blindados, canais de redes de aquecimento.

A distância entre quaisquer cabos eléctricos e outras utilidades pode ser reduzida se estes forem colocados numa caixa protectora. As extremidades se estendem pelo menos um metro em ambos os lados da tubulação que está sendo atravessada.

Mas ainda não deve haver menos de 20 cm entre o gasoduto e as demais comunicações com as quais ocorre o cruzamento.

Perfuração horizontal
Hoje, o método de colocação de gasodutos sem valas está se tornando cada vez mais popular. Que é realizado por meio de perfuração direcional horizontal. Reduz o custo do trabalho em 2 a 3 vezes.Além disso, a perfuração horizontal evita danos ao asfalto das estradas e aos espaços verdes

Se houver coletores, canais da rede de aquecimento ou quaisquer túneis no trajeto da tubulação de gás, e a transição for feita acima ou abaixo deles, deverá ser realizada a colocação de qualquer tipo de gasoduto em um caso. Além disso, será necessária inspeção adicional das soldas.

Neste caso, a caixa protetora deve ser um tubo, cuja distância da superfície interna ao ponto mais próximo da superfície do tubo de gás não deve ser inferior a 50 mm. Ou seja, o diâmetro do dispositivo especificado deve ultrapassar o mesmo parâmetro do gasoduto em pelo menos 100 mm. E ao cruzar as paredes externas dos edifícios, a diferença pode ser de 200 mm. Neste caso, o vazio entre o invólucro e a tubulação do gasoduto é preenchido com betume.

A caixa serve para proteger a tubulação de gás contra danos mecânicos e corrosão, tanto pela exposição a solos agressivos quanto por correntes parasitas. Portanto, esses dispositivos são muito procurados e seu uso em alguns casos é obrigatório. Por exemplo, quando um gasoduto cruza com alguma concessionária.

Caixa de tubo
A foto mostra um dispositivo chamado case. Neste caso, é feito de materiais compósitos e é composto por 2 partes (amarela), mas, segundo a tradição, são frequentemente utilizados tubos de aço

Também deve ser lembrado que quaisquer válvulas de corte, bem como coletores de condensado, não deve ser colocado a menos de 2 m da intersecção do gasoduto com as concessionárias.

É permitido instalar dois gasodutos diferentes em áreas povoadas e colocá-los em uma vala.Além disso, podem ser colocados: aproximar ou um em cima do outro. Neste caso, não é indicada a distância exata entre os tubos, mas a folga disponível deve permitir a realização de todos os trabalhos necessários, por exemplo, desmontagem, instalação, etc.

Perfuração horizontal
A imagem mostra o princípio e as capacidades da perfuração direcional horizontal. O que elevou a qualidade da colocação de gasodutos subterrâneos a um novo nível

É proibida a colocação de gasodutos subterrâneos em canais, túneis e esgotos. Mas há uma exceção - solos permafrost. Para eles, é permitida a instalação de tubulações sob estradas (rodovias, ferrovias), cuja pressão não ultrapasse 0,6 MPa. Os locais onde os tubos entram/saem do solo devem ser fechados em caixas.

Método #2 - sutilezas de colocar tubos acima do solo

No caso do método de instalação acima do solo, o transportador de energia é transportado através de tubos colocados acima da superfície do solo. Ou seja, em altura até 2,2 m.

Para que são usados:

  • suportes, e exclusivamente de materiais incombustíveis;
  • estruturas de construção de vários edifícios e estruturas.

Além disso, podem ser utilizados como suportes para colocação de gasodutos: colunas, prateleiras, viadutos, paredes de edifícios industriais e outros, e outras estruturas.

Gasoduto aéreo
Gasodutos aéreos são usados ​​​​para reduzir o custo dos trabalhos de instalação. E também em condições difíceis, necessidade de atravessar a rua e outros obstáculos. Ou, quando um vizinho não deu permissão para construir um gasoduto subterrâneo em seu local

A joint venture especializada regula a questão de quais edifícios podem acomodar gasodutos e com que pressão de operação.

Então, diz que:

  • tubulações para transporte de gás, cuja pressão não ultrapasse 0,005 MPa, são colocadas em estruturas de imóveis residenciais, administrativos e domésticos (não industriais);
  • nas paredes e telhados de edifícios industriais, bem como em caldeiras de 1 e 2 graus de resistência ao fogo, bem como relacionadas a classe de risco de incêndio C0 é possível colocar gasodutos com pressão de gás de 1,2 MPa;
  • ao longo das paredes da maioria dos outros edifícios é permitida a colocação de gasodutos com pressão de trabalho não superior a 0,3 MPa.

Falamos mais sobre pressão em redes de alto, médio e baixo gás em nosso outro artigo.

É proibida a colocação acima do solo de qualquer gasoduto de trânsito na construção de edifícios administrativos, públicos, residenciais (não industriais).

Gasoduto em suportes
Os gasodutos subterrâneos, devido à sua simplicidade estrutural, são mais procurados em pequenos assentamentos, onde são utilizados para gaseificação de residências particulares.

É permitida a colocação de um gasoduto destinado ao transporte de gás para outros consumidores nas paredes de um edifício residencial. Esta regra aplica-se exclusivamente a gasodutos de baixa pressão. Além disso, seu diâmetro não deve ultrapassar moderados 100 mm e a distância até o telhado deve ser inferior a 20 cm.

É permitida a instalação de gasodutos aéreos sobre pontes feitas de materiais incombustíveis.

É permitido usar para transporte de energia sistemas mistos. Ou seja, parte do gasoduto pode ficar em vala e, se necessário, para contornar o obstáculo, os tubos são retirados do solo e colocados em suportes. Se for necessário atravessar uma rodovia, os canos são novamente enterrados no solo.

Recomendamos que você leia mais sobre dispositivo gasodutos subterrâneos e acima do solo.

Quais tubos podem ser usados?

Os gasodutos modernos podem ser feitos de vários materiais, mas apenas dois deles são procurados: aço e polietileno. Além disso, a joint venture repetidamente mencionada recomenda dar preferência a tubos feitos com materiais de última geração.

Canos de aço
A foto mostra tubos de aço. Até recentemente, eles eram os mais populares, mas hoje estão sendo ativamente substituídos por análogos de polietileno mais eficazes, confiáveis ​​e seguros.

A razão da demanda por tubos de polietileno é que eles não são suscetíveis a correntes parasitas e são mais resistentes à corrosão. Devido a isso, eles mantêm suas características de desempenho durante toda a sua vida útil.

Os recursos listados são importantes - reduzem os custos operacionais e tornam o gasoduto mais seguro.

Carcaças de contenção de tubos de aço
Proteção de tubos de aço contra corrosão. Todas essas camadas prolongam significativamente a vida útil, mas tornam a gaxeta mais cara e trabalhosa. Especialmente em comparação com produtos de tubos de polímero

Para efeito de comparação, os tubos de aço, de acordo com os requisitos da joint venture de perfis, devem ser protegidos de:

  • corrosão subterrânea (solo, solo) — esta disposição é aplicável a todos os gasodutos subterrâneos;
  • corrosão causada pelas chamadas correntes parasitas — esta regra aplica-se aos gasodutos subterrâneos;
  • corrosão atmosférica — o requisito aplica-se aos gasodutos acima do solo.

A proteção de tubos e outros elementos de aço é um procedimento obrigatório.

Isto é afirmado em SP 62.13330.2011quais links para:

  • GOST 9.602-2005, que estabelece os requisitos para o combate à corrosão no caso de gasodutos subterrâneos.
  • SNiP 2.03.11-85 — este documento especifica regras para a proteção de tubulações de aço acima do solo.

Cada um dos documentos listados repete a exigência de que medidas de prevenção à corrosão sejam obrigatórias.

Tubos de polietileno
Os tubos de polietileno (polímero) são convenientes em tudo, começando pelo transporte. E o mais importante, eles são neutros aos efeitos de solos agressivos e correntes parasitas, que são os motivos mais comuns para a redução da vida útil de seus equivalentes em aço. Portanto, é recomendável utilizá-los mesmo em documentos de perfil doméstico.

Então em GOST 9.602. 2005 está escrito que a colocação de tubos de aço de qualquer gasoduto é impossível se eles não estiverem cobertos com uma camada protetora, para cuja criação são utilizados:

  • mastiques betuminosos;
  • mástiques de carvão;
  • materiais em rolo de polímero;
  • pulverização de polietileno.

Discutimos a questão do isolamento de gasodutos de aço com mais detalhes em nosso artigo: Isolamento de gasodutos de aço: materiais para isolamento e métodos de sua aplicação.

Para proteção contra correntes parasitas, use polarização catódica. Deve ser concluído no prazo máximo de 1 mês a partir do momento em que o elemento estrutural de aço foi colocado na vala.

Para gasodutos acima do solo, o combate à corrosão deve começar na fase de projeto. Então em SNiP 2.03.11-85 diz-se que mesmo o desenho dos suportes deve ser pensado de forma a reduzir o impacto da humidade e a sua acumulação. Também é necessário excluir o acúmulo e a estagnação de gases agressivos.

E sem tudo isso, o gasoduto não poderá operar. Ou seja, a proteção contra corrosão não é menos importante na criação de um gasoduto do que a profundidade das valas do gasoduto ao colocar o tubo em uma casa particular ou em qualquer outro edifício.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O primeiro vídeo ajudará você a entender como os gasodutos são instalados ao longo das ruas de áreas povoadas. E entenda também o que é perfuração horizontal:

Este vídeo oferece uma oportunidade de aprender sobre os problemas encontrados na criação de gasodutos em cidades e quaisquer outras áreas povoadas:

A gaseificação de edifícios numa área povoada ou a reparação de um gasoduto existente tornará a vida mais confortável e segura. Mas tal resultado só pode ser alcançado nos casos em que todo o trabalho (projeto, seleção de componentes, assentamento, intersecção com outras comunicações, etc.) seja feito corretamente. Isto é, tendo em conta os requisitos dos documentos de orientação relevantes. Caso contrário, podemos esperar problemas, incluindo sanções por parte dos serviços de gás.

Você gostaria de complementar o material acima com informações úteis? Ou ainda tem dúvidas sobre a gaseificação de áreas povoadas? Pergunte a eles durante a discussão desta publicação - nossos especialistas e outros visitantes do site tentarão ajudá-lo.

Comentários dos visitantes
  1. Allá

    Olá. Moramos em uma casa particular. O proprietário à nossa direita mudou e nos acusa de que a neve do telhado da nossa casa pode danificar o cano de gás. Nossa casa foi construída em 1998 e o gasoduto foi construído em 2014. O antigo proprietário não deveria ter levado isso em consideração para sua própria segurança?

  2. Andrei

    Olá! A cooperativa dacha instalou um gasoduto subterrâneo em uma vala a uma profundidade de aproximadamente 2 metros. Mas o fato é que a estrada é estreita e o gasoduto passava logo abaixo do trilho das rodas, sob a estrada de terra. Em ambos os extremos da rua, algumas conclusões foram feitas à superfície com pequenas escotilhas.Caminhões circulam periodicamente pela rua, cujas rodas já quebraram todas essas escotilhas. Temos uma pergunta preocupante: é permitido instalar um gasoduto sob uma rotatória em uma estrada de terra? Há uma almofada de areia sob o gasoduto, mas no topo ela está simplesmente coberta de terra.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica