Como conectar uma caldeira a gás Ariston: recomendações para instalação, conexão, configuração e primeiro arranque

As caldeiras a gás são produzidas por diversas empresas, o que é acompanhado pelo fornecimento ao mercado de equipamentos que requerem uma abordagem individualizada na instalação e operação. Mas você realmente não quer pagar a mais por chamar um especialista para trabalhos de instalação, não é? Mas como conectar você mesmo uma caldeira a gás Ariston, levando em consideração as características individuais do equipamento adquirido?

Tentaremos ajudá-lo a lidar com este problema - nossa publicação discutirá o procedimento de instalação, conexão e configuração de uma caldeira a gás. Também é fornecida a ordem de trabalho ao realizar a primeira inicialização do equipamento. O material apresentado é complementado com fotos visuais e um vídeo.

Procedimento de conexão da caldeira Ariston

As caldeiras montadas na parede são talvez as mais comuns entre os equipamentos domésticos a gás - são mais frequentemente opte por instalar em casa potenciais compradores.

Assim, uma moderna caldeira mural a gás do modelo Ariston Net permite: iniciar, parar e controlar a temperatura de fundo do aquecimento e da água quente.Além disso, todas essas ações podem ser realizadas de qualquer lugar e a qualquer hora, usando um smartphone ou computador pessoal familiar.

Caldeira a gás moderna Ariston Net
Este é o tipo de equipamento de gás inteligente que os potenciais compradores do século 21 preferem instalar, usando como exemplo a caldeira doméstica Ariston Net.

O sistema permite um monitoramento constante do consumo de energia, que é acompanhado por uma economia significativa de gás. Graças a um software especial, o proprietário do equipamento recebe notificações em tempo real sobre avarias.

Além disso, se você ativar o controle remoto, será possível resolver a maioria dos problemas remotamente. Porém, vejamos primeiro como instalar corretamente uma caldeira doméstica a gás da marca Ariston, bem como as características de sua conexão, configurações e procedimento durante o primeiro acionamento.

Etapa #1 – estudar os requisitos de instalação do fabricante

A julgar pelos requisitos estabelecidos pelo fabricante de caldeiras Ariston, a instalação dos equipamentos é prerrogativa exclusivamente de especialistas.

Daí a conclusão correspondente - a instalação independente e a primeira ligação de uma caldeira doméstica a gás Ariston são teoricamente impossíveis (mais precisamente, inaceitáveis). Além disso, é proibido o primeiro comissionamento do equipamento sem representante do serviço de gás.

O fabricante também lembra ao futuro usuário a qualidade da água com a qual funcionará a caldeira mural a gás. Observa-se: caso a qualidade da água (composição química) não atenda aos requisitos técnicos, o desempenho dos equipamentos a gás não é garantido pelo fabricante durante o período de garantia estabelecido.

Dimensões gerais para montagem da caldeira na parede
Dimensões de instalação e pontos de ligação: A – saída de água para o sistema de aquecimento; B – saída de água para o circuito de abastecimento de água quente; C – tubulação de abastecimento de gás; D – entrada de água fria; E – Ponto de retorno de AQS

Além dos pontos de conexão tecnológica indicados no diagrama acima, existem mais quatro pontos de conexão no projeto da caldeira a gás Ariston:

  1. Drene pela válvula de segurança.
  2. Reabastecimento de água da rede.
  3. Canal de drenagem do sistema.
  4. Linha de retorno da caldeira.

A caldeira a gás Ariston foi concebida para inclusão em esquemas de abastecimento de água quente e aquecimento que cumpram as especificações técnicas.

A operação do equipamento é considerada inaceitável se o modo de operação não corresponder à finalidade pretendida do sistema. Também é inaceitável, de acordo com as exigências do fabricante, realizar reparos por conta própria.

Etapa #2 - preparação e instalação da caldeira na parede

A unidade principal (caldeira a gás) é instalada em uma parede de alto grau de resistência. Não é permitida a presença de quaisquer vibrações transmitidas através da estrutura da parede onde está instalada a caldeira a gás Ariston.

As tubulações conectadas ao equipamento devem ser protegidas de possíveis danos mecânicos, assim como os fios elétricos que alimentam a caldeira a gás.

Os locais para instalação devem ser selecionados tendo em conta as condições técnicas e sanitárias previstas:

  • nível suficiente de iluminação;
  • ventilação eficaz;
  • estruturas duráveis.

Finalmente, durante o processo de instalação você deve seguir as regras de segurança estabelecidas.

Esquema de instalação da caldeira a gás Ariston
Dimensões mínimas de instalação permitidas - parâmetros que devem ser levados em consideração durante a instalação da caldeira a gás Ariston na área de trabalho

Antes de iniciar a instalação do sistema é necessário realizar as seguintes operações:

  • lavagem de circuitos de abastecimento de água quente e aquecimento;
  • verifique a conformidade do gás com o tipo de combustível;
  • verificar o projeto do duto de gás quanto à conformidade com a norma exigida;
  • verifique a qualidade (composição química) da água.

As caldeiras Ariston de desenho típico “C”, equipadas com uma câmara de combustão selada, que suporta a função de fornecimento de ar exterior, não estão limitadas pelos requisitos de ventilação e pelas dimensões da sala de trabalho.

O funcionamento normal da caldeira a gás Ariston continua a uma temperatura mínima de funcionamento de +5 °C no interior da sala de trabalho. Ao mesmo tempo, recomenda-se proteger a caldeira de possíveis efeitos de fatores externos e precipitações.

Uma caldeira doméstica a gás da Ariston é montada em uma parede firmemente instalada, construída com base em material incombustível, capaz de suportar todo o peso do equipamento. A localização da caldeira a gás deve ser selecionada levando em consideração as distâncias mínimas permitidas (diagrama acima) aos objetos próximos. Esses requisitos têm como objetivo fornecer acesso para fácil manutenção.

Etapa #3 – execução de ligações hidráulicas

De acordo com os parâmetros técnicos do fabricante, a pressão máxima admissível no interior das tubagens do sistema de abastecimento de água é permitida a um nível não superior a 6 atmosferas. Se este limite de pressão da água da rede centralizada for ultrapassado, será necessário instalar adicionalmente um redutor de pressão no sistema.

Projeto de redutor de pressão de água
Projeto do redutor de pressão da água: 1 – parafuso de ajuste; 2 – tubo de entrada de água; 3 – ponto de conexão do manômetro; 4 – tubo de saída de água

As dimensões das tubulações de água e dos dispositivos de aquecimento que compõem o circuito de aquecimento são determinadas com base na pressão residual. O nível desta pressão é calculado em função do fluxo de água necessário. Neste caso, também são levadas em consideração as características técnicas da bomba de circulação.

O manual de instruções exige a conexão do tubo de drenagem (fornecido) ao ponto de saída da válvula de segurança. A saída de drenagem da válvula de segurança é conectada ao sifão de drenagem de acordo com um circuito que permite observar visualmente o funcionamento da válvula de segurança.

O projeto da caldeira a gás Ariston prevê a conexão de uma fonte externa caldeira indireta com a finalidade de produzir água quente. A temperatura padrão da água quente é controlada por um sensor NTC. Se o controle de temperatura for organizado por meio de um termostato, será necessário fazer ajustes nas configurações de controle da caldeira a gás.

Etapa #4 - organização da injeção de ar e exaustão de fumaça

O projeto da caldeira a gás Ariston permite a instalação conforme diagrama "B" (é usado ar ambiente) e de acordo com o esquema "C" (é usado ar externo).

Para evitar a penetração de produtos de combustão no sistema de dutos de ar, é necessária uma execução cuidadosa das vedações de montagem. É necessário instalar o módulo de exaustão de gases de combustão tendo em conta que as vedações não estão danificadas e os gases de combustão não podem penetrar na conduta de ar.

Sistema de exaustão de produtos de combustão da caldeira Ariston
Sistema de exaustão de produtos de combustão desenvolvido para alguns modelos de equipamentos a gás fabricados pela Ariston. Dependendo do projeto típico do sistema, outras configurações são possíveis

De acordo com as instruções do fabricante, são instaladas secções horizontais de condutas de fumos com uma inclinação de cerca de 3%, afastadas da caldeira. Isso impede acumulação de condensação.

A instalação de equipamentos de gás de acordo com o esquema “B” requer a organização de ventilação e fluxo de ar eficazes nas áreas de trabalho.

Em ambientes onde o ar possa conter vapores corrosivos, é permitida apenas a instalação conforme esquema “C” (entrada de ar externo). Tais requisitos fornecem proteção contra corrosão para caldeiras a gás Ariston.

Instalação sistema coaxial (duplo) (remoção de gases e fornecimento de ar), o fabricante exige a utilização de acessórios originais.

A chaminé não deve ser instalada perto de materiais facilmente inflamáveis. Também é proibida a instalação de chaminé através de estruturas feitas de materiais altamente inflamáveis. Se uma caldeira antiga for substituída por uma nova, todas as peças dos módulos de ventilação e remoção de produtos de combustão deverão ser substituídas.

Etapa #5 - conexão da chaminé/duto de ar

Existem várias opções de ligação da chaminé dependendo da configuração do equipamento a gás:

  • sistema coaxial (tubo em tubo);
  • sistema separado;
  • chaminé de canal único.

Para a opção de conexão “pipe-in-pipe” para caldeira a gás, são utilizados materiais e componentes altamente resistentes à condensação. Conversamos com mais detalhes sobre a instalação de uma chaminé coaxial em Este artigo.

Os kits para ligação de chaminé/duto de ar normalmente não estão incluídos na lista de equipamentos de uma caldeira a gás Ariston.Assim, kits adicionais são encomendados para uma conexão específica.

Sistema coaxial
É assim que se parece o sistema “pipe-in-pipe”, que é utilizado no projeto das caldeiras a gás Ariston de alguns modelos

Muitas caldeiras a gás da marca Ariston são fabricadas levando em consideração o fornecimento de ar e exaustão de gases através de um sistema coaxial, cujos diâmetros de tubo são 60 e 100 mm. Ou uma versão separada pode ser usada com tubos com diâmetros de 80 por 80 mm. A seleção da configuração da exaustão de gases e do duto de ar é acompanhada pela consideração da resistência aerodinâmica adicional.

Etapa #6 – conexão do equipamento à rede elétrica

Para garantir totalmente a segurança, o fabricante exige o envolvimento de um especialista qualificado para conectar e verificar todas as conexões elétricas da caldeira a gás Ariston. O fabricante cancela a garantia do equipamento se for utilizada uma rede de alimentação de baixa qualidade e sistema de aterramento.

Aterramento da caldeira a gás Ariston
O circuito de aterramento de uma caldeira a gás instalada no interior de uma residência particular é uma medida obrigatória exigida não só para caldeiras da marca Ariston, mas também para qualquer outro equipamento semelhante

O sistema de alimentação é calculado para o parâmetro de consumo máximo de energia de uma caldeira a gás. Para conectar equipamentos, são utilizados condutores elétricos com seção transversal de pelo menos 0,75 mm2. A operação segura e adequada da caldeira a gás é garantida por um aterramento confiável.

Os parâmetros de potência devem ser ajustados aos padrões da rede 230V/50 Hz, observando a polaridade e a presença de condutor de aterramento. O condutor de aterramento deve ser utilizado em maior comprimento em relação aos condutores fase e neutro.Conexão cabeada - estritamente permanente, sem uso de tomadas e plugues, feita através disjuntor bipolar.

Primeira inicialização e configuração da caldeira

Quando o trabalho de instalação e as conexões estiverem concluídos, você poderá prosseguir com a configuração e teste do equipamento.

Realizando a primeira corrida

A acção inicial que acompanha o primeiro arranque de uma caldeira a gás da marca Ariston é enchendo o circuito de aquecimento água. Neste caso, é necessário colocar as válvulas de ar do radiador na condição de funcionamento (aberta).

As mesmas ações destinadas a sangrar o ar do sistema aplicam-se à bomba de circulação da caldeira. À medida que o circuito se enche de água, o ar é removido do sistema e a pressão da água no manômetro atinge 1 - 1,5 atmosferas, a torneira da linha de reposição é fechada.

Primeira colocação em funcionamento e configuração da caldeira Ariston
O primeiro arranque de uma caldeira a gás é normalmente acompanhado de operações preparatórias relacionadas com o enchimento do sistema com água, purga de ar e verificação da estanqueidade das linhas de gás

Na próxima etapa de comissionamento de uma caldeira a gás, são realizadas ações relacionadas ao fornecimento de gás.

O procedimento é aproximadamente o seguinte:

  • abra as portas e janelas da sala de trabalho;
  • excluir a presença de fontes de fogo aberto;
  • verifique se há vazamentos no circuito do queimador e no sistema de controle.

O teste de vazamento da unidade de controle e do queimador é realizado abrindo brevemente (não mais que 10 minutos) a válvula de corte principal da linha de gás. Neste caso, a válvula solenóide e o registo manual da caldeira são colocados na posição fechada. Com esta posição do sistema, o medidor de vazão de gás deve apresentar resultado zero (sem vazamento).

Configurando manipulações com o painel de controle

Os modernos equipamentos de aquecimento a gás estão equipados com um painel de controle onde o usuário pode definir os parâmetros operacionais desejados da unidade. A seguir, veremos mais de perto como configurar uma caldeira doméstica a gás da marca Ariston.

Painel de controle da caldeira a gás Ariston
O controle durante o funcionamento da caldeira, bem como o controle no primeiro modo de inicialização com as configurações necessárias, é realizado através do painel de controle do usuário Ariston

Na verdade, as ações do usuário no painel de controle são óbvias aqui:

  1. Ligue o dispositivo ativando o botão ON/OFF.
  2. Marque os parâmetros do modo de operação no display.
  3. Marque as funções do modo de serviço no display.

Em seguida, são verificados os parâmetros do gás, para os quais o painel frontal da caldeira é desmontado, a placa do painel de controle é abaixada e são realizadas manipulações de teste conectando o manômetro de medição aos tubos da torneira de pressão.

Estas operações são prerrogativa dos especialistas em serviços de gás. Não é recomendável fazer você mesmo, pois é necessário conhecer claramente a funcionalidade do equipamento.

Layout do painel de controle da caldeira a gás Ariston
Layout do teclado do controle remoto Ariston: 1 – tela de informações; 2 – Regulação da temperatura da AQS; 3 – tecla de seleção de modo (Mode); 4 – Função “Conforto”; 5 – Tecla LIGA/DESLIGA; 6 – Modo “Automático”; 7 – tecla de reset “Reset”; 8 – regulação da temperatura do circuito de aquecimento

A seguir a caldeira é colocada em modo de teste através da função do sistema “Varre-chaminés”. Para entrar no modo de teste, ative o botão Reset e mantenha-o pressionado por pelo menos 5 segundos. O modo de teste é encerrado reativando a tecla reset.

Teste de potência máxima/mínima

Este tipo de teste também prevê amostragem de controle de pressão em pontos especializados do equipamento, seguida de medição de parâmetros em manômetro. É necessário desconectar o tubo de compensação da câmara de combustão. Novamente é utilizado o modo “Varredor de Chaminés”, ativado através do painel de controle.

A caldeira é testada para o nível mínimo de potência da mesma forma. É verdade que o parafuso de ajuste do modulador é utilizado adicionalmente caso seja necessário ajustar a pressão mínima de funcionamento da caldeira. A esse respeito, segue abaixo um vídeo, onde por algum motivo o modulador é chamado de motor.

Colocando o equipamento em operação

O processo de inicialização do dispositivo envolve as seguintes ações do usuário:

  1. Ative o botão ON/OFF.
  2. Selecione o modo de espera.
  3. Mantenha pressionado o botão Modo por 3 a 10 segundos.
  4. Aguarde a conclusão do ciclo de remoção de ar (cerca de 7 minutos).
  5. Abra a válvula linear de gás.
  6. Ligue o modo de operação AQS usando o botão “Mode”.

Se todas as ações foram realizadas por um especialista de empresa especializada, ele verifica a conformidade da pressão do gás durante o funcionamento da unidade e elabora um relatório adequado.

Ele também oferece treinamento sobre operação segura equipamento a gás e coloca a caldeira na garantia.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

É demonstrado um vídeo sobre as características do primeiro arranque da caldeira Ariston, em particular, a configuração de serviço da bomba de circulação. Essencialmente, este é o trabalho de especialistas, mas como mostra o vídeo, você pode fazer isso sozinho:

As caldeiras a gás de parede da série de equipamentos modernos da marca Ariston são equipamentos bastante complexos, mesmo para uso doméstico.Daí a conclusão lógica quanto à instalação e arranque da caldeira a gás Ariston - o arranque inicial do sistema deve ser confiado a especialistas. As despesas, claro, são inevitáveis, mas por outro lado, garantem o correto funcionamento do sistema de gás.

Você mesmo instalou e configurou uma caldeira a gás da marca Ariston ou confiou esse trabalho a especialistas? Compartilhe sua experiência com outros visitantes do nosso site no bloco de comentários - adicione uma foto da sua caldeira, conte-nos os momentos difíceis que você encontrou durante o processo de instalação do equipamento.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica