Como desligar o fogão a gás durante os reparos: é possível fazer você mesmo + procedimento

Grandes reformas em um apartamento ou chalé envolvem muitos problemas.É necessário não só pensar no projeto e adquirir materiais, mas também encontrar eletricistas, encanadores e finalizadores competentes. Além de reorganizar os móveis e mudar temporariamente para algum lugar para ficar com parentes.

E, veja bem, não custa nada pensar também na segurança da própria realização dos reparos e acabamentos. Isto é especialmente verdadeiro se a casa tiver equipamentos que utilizam gás e se tiver sido tomada a decisão de atualizar parcial ou totalmente o mobiliário com as próprias mãos.

A seguir analisaremos em todas as nuances como desligar o fogão a gás durante os reparos e se isso deve ser feito ou não. Existem muitas armadilhas neste assunto, é melhor estudá-las com antecedência.

Como deveria ser por lei?

O procedimento de verificação, bem como de conexão ou desconexão de fogão a gás a qualquer momento (período) é regulamentado Decreto do Governo da Federação Russa nº 410 datado de 14 de maio de 2013

Este documento descreve todas as regras para uso e manutenção de equipamentos de gás intra-domésticos (VDGO) e intra-apartamento (VKGO).

Segurança de usar fogão a gás
De acordo com a legislação, é ao proprietário ou inquilino do imóvel que cabe total responsabilidade pelo controlo do estado dos equipamentos de gás disponíveis numa casa e apartamento privado.

As verificações regulares e quaisquer trabalhos relacionados com a reparação ou ligação/desligação de um fogão a gás doméstico devem ser realizados exclusivamente por um especialista de uma empresa especializada. Se tudo for feito de acordo com as regras, você não poderá alterar nada nos equipamentos que utilizam gás.Quaisquer manipulações na placa a gás só devem ser realizadas por um técnico de gás chamado à casa.

Se, durante a inspeção anual, o técnico visitante descobrir indícios de interferência no projeto do fogão a gás, ele tem todo o direito de desconectar o assinante com violação da tubulação de gás. Depois da série explosões de gás em prédios de apartamentos Hoje em dia a situação de controle é extremamente rigorosa. É pouco provável que seja possível chegar a um acordo “no local”.

Se durante os reparos o fogão a gás precisar ser desligado e retirado da cozinha, então por lei você deverá entrar em contato com os trabalhadores do gás em uma organização com funcionários certificados e os equipamentos necessários para o trabalho. Só é permitido deslocar sozinho a placa ou o fogão a gás um pouco para o lado, e apenas desde que o aparelho esteja ligado ao tubo por meio de um cabo flexível saída de gás.

Conectando a placa ao cilindro
Se o recuperador estiver ligado a uma botija, então de acordo com as normas, também deve ser desligado/ligado por um especialista da entidade fornecedora de gás

Na prática, no caso da botija de gás, esta é quase sempre ligada ao fogão pelo proprietário da casa de acordo com diagrama a seguir. De acordo com a lei, isso é uma violação. No entanto, na verdade, ninguém rastreia essas conexões não autorizadas.

Apenas os bombeiros se deslocam às residências particulares para verificações regulares, inspecionando a cozinha para garantir a ventilação adequada e o cumprimento das normas de instalação de equipamentos que utilizam gás. E todas as outras questões são de responsabilidade do proprietário da casa. Na verdade, o inspetor verifica apenas a presença de correntes de ar no exaustor e a ausência de odor de gás.

Como isso acontece na realidade?

O fogão a gás normalmente é conectado à tubulação da cozinha por meio de uma mangueira flexível, na frente da qual existe uma válvula de corte.Ou seja, para desconectar um eletrodoméstico a gás do gasoduto, basta fechar a válvula e desparafusar uma porca da saída com uma chave inglesa.

Fácil de desligar o fogão do gás
Para desconectar um fogão a gás de um cano de gás, você só precisa saber manusear uma chave inglesa e ter a cabeça apoiada nos ombros

As operações de desconectar temporariamente e reconectar são extremamente simples. No entanto, antes de desligar o fogão a gás, você deve pensar novamente. Se tudo for devolvido ao seu lugar após reparo e reconstrução conecte o fogão corretamente de volta, o homem do gás nem notará nada. Basta dizer-lhe que ninguém tocou no fogão, ele simplesmente foi afastado.

O inspetor não poderá fazer nenhuma reclamação contra o proprietário da casa por arbitrariedade. O fogão está no lugar antigo, não há vazamentos de gás - tudo funciona bem.

Mas toda vez que o trabalhador do gás tem que pagar cerca de 500 a 1.000 rublos simplesmente pelo fato de vir. No entanto, ninguém aqui quer pagar a mais. O quanto essas economias são justificadas - você terá que decidir pessoalmente.

Explosão de gás em um apartamento
Sim, e não devemos esquecer os perigos de tais manipulações. Uma coisa é que isso é ilegal, e outra coisa é que, ao decidir desconectar você mesmo o fogão da tubulação de gás, você está colocando em risco a sua vida e a de sua família.

Freqüentemente, as reformas de cozinha são assim:

  • o dono da casa desconecta sem autorização o fogão a gás do cano com uma chave inglesa;
  • em seguida, são realizados trabalhos de reparação nas instalações;
  • então o proprietário conecta novamente o fogão de forma independente ao cano.

Sem custos adicionais para chamar um técnico de gás. E tudo é basicamente completamente ilegal.

Aí o mestre vem com uma fiscalização anual, vê arbitrariedade, mas não pode fazer nada.Não há vazamentos de gás e é impossível comprovar ações não autorizadas.

Os selos são colocados apenas em medidores. Além disso, caso sejam descobertos problemas durante a fiscalização, os funcionários do órgão fiscalizador certamente emitirão nota fiscal para desconexão/conexão e correção das deficiências identificadas.

Procedimento de desconexão

Antes de decidir desconectar o fogão a gás da tubulação, você deve pensar novamente sobre o quão necessário isso realmente é. Normalmente, o comprimento da mangueira flexível permite deslocar o recuperador para o lado a uma distância de cerca de meio metro.

Para a grande maioria dos trabalhos de renovação de cozinhas, isto é mais que suficiente. Muitas vezes é necessário desconectar o equipamento do gasoduto apenas durante o lançamento da betonilha, quando a sala precisa ser completamente esvaziada.

Faíscas e gás natural não se misturam
Se você decidir trocar os canos da cozinha usando solda e/ou moedor, então você terá que desligar o fogão a gás em qualquer circunstância - gás e faíscas ou chamas abertas são coisas absolutamente incompatíveis

Se quiser poupar dinheiro (se decidir desligá-lo sozinho), lembre-se que o inquilino ou o proprietário da casa será responsável por quaisquer emergências subsequentes.

Se você não tem experiência em manutenção de equipamentos de gás ou tem a menor dúvida sobre sua competência, então você precisa recorrer aos serviços de um técnico de gás. Aqui é melhor pensar mais uma vez na segurança, em vez de se arrepender muito mais tarde.

Opção nº 1 – de acordo com as regras

Se o fogão ou gasoduto for antigo, recomenda-se desligá-lo exclusivamente de acordo com as normas, com a participação dos gasistas. Se você agir arbitrariamente no caso do algodão, será difícil provar sua inocência mais tarde. Os danos ao tubo serão definitivamente revelados durante a investigação.

Ações dos trabalhadores do gás durante a inspeção
Os trabalhadores do gás que atendem de plantão são obrigados a registrar todas as suas ações em um certificado de conclusão da obra, uma cópia da qual fica com o proprietário e a segunda é transferida para a entidade fornecedora de gás à casa.

O procedimento correto para desligar temporariamente um fogão a gás é o seguinte:

  1. Entre em contato com sua empresa de serviços de equipamentos de gás.
  2. Coordenação do horário de chegada do mestre.
  3. Cortar o gás da cozinha e desligar o fogão.
  4. Instalando um tampão no tubo.
  5. Coordenar a visita de retorno do engenheiro de gás para religação do fogão.

Após a conclusão do reparo, o técnico voltará para conectar a laje à tubulação e elaborar um relatório sobre a operacionalidade do equipamento.

Opção nº 2 – sem chamar um técnico

Antes de começar a desligar o fogão do gás, é necessário desligar a eletricidade da cozinha e abrir as janelas para ventilação adicional do ambiente.

E se houver a menor suspeita de vazamento, qualquer trabalho perigoso com gás deve ser interrompido até que o metano (ou propano) tenha evaporado completamente da sala.

Chaves de latão ou bronze
Para evitar a ocorrência de faíscas, é recomendado o uso de chaves de latão - elas definitivamente não irão acender se colidirem com porcas de ferro em um tubo de gás

O procedimento para autodesativação é o seguinte:

  1. Fechando toque no cano de gás. Para ter certeza de que o gás está desligado, você pode tentar acender o queimador.
  2. Usando chaves para desconectar o cotovelo flexível conectado ao tubo imediatamente a jusante da válvula.
  3. Fechar a extremidade do gasoduto sob a torneira com um tampão roscado (custa cerca de 50 rublos) com fita FUM.
  4. Com água e sabão, verifique se não há saída de gás de um cano fechado - se não houver bolhas, pode-se retirar o fogão da sala e iniciar os reparos.

Para maior segurança, recomenda-se envolver a extremidade do tubo com o tampão instalado em um saco plástico, prendendo-o com fita isolante. Isso evitará que poeira entre na conexão roscada e no gasoduto, o que não será desnecessário.

Depois de concluído o trabalho de acabamento, o equipamento de gás é recolocado e conectado ao tubo com chaves. E aqui novamente é importante não esquecer de verificar o aperto das conexões com água e sabão. Somente se não houver bolhas é permitido reabrir a torneira para fornecer gás ao aparelho.

Conexão ao substituir a placa

Se você decidir substituir o equipamento de gás por um novo, não faz sentido realizar manipulações independentes com sua desconexão e conexão à tubulação. A entidade fornecedora deve garantir a existência de um certificado de operacionalidade da estufa e do seu comissionamento.

Além disso, no passaporte do aparelho, o técnico também deve anotar a data em que o fogão foi conectado ao gasoduto.

Segurança de operação de um fogão a gás doméstico
Sem marcação no passaporte técnico e ato de ligação à tubulação, emitido por representante da entidade fornecedora de recursos, é proibido abrir a torneira para fornecer gás ao fogão a gás sem autorização.

Caso seja revelado o fato do uso não autorizado de gás natural do gasoduto interno, serão aplicadas multas. E, novamente, os trabalhadores do gás só fornecerão combustível depois que o dono da casa pagar as dívidas contraídas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Regras e regulamentos para conectar um fogão a gás:

Vale a pena conectar você mesmo o equipamento de gás:

Do ponto de vista técnico, você mesmo pode desligar o fogão a gás a qualquer momento. Não há nada fundamentalmente difícil nisso. Mas devemos lembrar que ainda terá que ser conectado novamente ao gás posteriormente.Se houver selo na torneira da entidade fornecedora de gás ou se o fogão for substituído durante a reparação, é melhor fazer tudo de acordo com as normas, chamando um especialista.

Você tem alguma experiência positiva ou negativa com trabalhadores do gás? Compartilhe nos comentários do artigo abaixo. Com certeza ajudará outra pessoa a decidir se vale a pena desconectar com as próprias mãos o fogão do cano de gás da cozinha ou se é melhor chamar um especialista.

Comentários dos visitantes
  1. Marina

    Preciso de um especialista para desligar o fogão a gás

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica