Fossas sépticas Sani: gama de modelos apresentada ao consumidor, prós e contras, recomendações para o comprador
Uma fossa é a opção mais barata, mas mais inconveniente, para armazenar resíduos.A necessidade de bombear constantemente o conteúdo, bem como o risco de contaminação do solo circundante, levam os proprietários dos locais a procurar outra solução. Poderia ser uma fossa séptica Sani - uma opção popular para chalés e propriedades rurais.
Falaremos sobre o que este fabricante de instalações sépticas oferece ao consumidor. Vejamos como seus produtos diferem das ofertas concorrentes no mercado. O artigo que apresentamos descreve os recursos de design e fornece recomendações para operação e instalação.
O conteúdo do artigo:
Estações de tratamento da SANI
Esta empresa foi constituída como uma estrutura da Empresa de Pesquisa e Produção Ekola, especializada na concepção e produção de sistemas de tratamento de esgoto para seu descarte seguro. A gama oferecida pela empresa inclui instalações para tratamento de águas residuais de diversas instalações domésticas, comerciais e industriais.
O fabricante oferece:
- fossas sépticas para diferentes números de usuários;
- estações de tratamento biológico eficientes;
- módulos adicionais para resolver problemas individuais.
O design dos produtos apresentados à venda foi cuidadosamente calculado e testado ao longo de muitos anos de uso prático. Aqui você pode solicitar o projeto de uma rede de esgoto autônoma com estação de tratamento, sua instalação e manutenção.Todos os modelos de fossas sépticas e VOCs foram certificados.
Estes são dispositivos duráveis e relativamente baratos, capazes de preparar águas residuais de alta qualidade para serem descartadas no solo ou despejadas no terreno. O design simples garante um mínimo de avarias e um funcionamento praticamente sem problemas; a instalação pode ser concluída num curto espaço de tempo.
Os produtos desta marca são muito diversos. Encontre algo adequado dispositivo para uma pequena dacha, e para uma casa espaçosa. Uma série de propostas serão do interesse de proprietários de diversos empreendimentos: cafés, mini-hotéis, centros recreativos, postos de gasolina, etc.
Na hora de escolher a opção adequada, é necessário levar em consideração as vantagens e desvantagens, as características de instalação e operação, bem como as avaliações dos proprietários que conseguiram adquirir experiência real na operação.
A melhor escolha para residência de verão
As fossas sépticas SANI-S são dispositivos simples e adequados para a manutenção de pequenos edifícios: dachas, chalés, casas de campo. Eles são projetados para atender menos de 15 pessoas.
O comprador pode escolher entre cinco modelos de tamanhos diferentes:
- S-1 1,35 cc m para 1-3 pessoas;
- S-2 2,25 cc m para 4-5 pessoas;
- S-3 3,6 cu. m para 6-8 pessoas;
- S-4 4,8 cu. m para 9 a 11 pessoas;
- S-5 6,75 cc m para 12-15; pessoas.
A estação de tratamento de três seções está equipada com um compartimento de drenagem embutido. Não necessita de energia para funcionar, o que é uma qualidade atraente para proprietários de chalés de verão e casas sazonais. Feito de plástico durável, é portanto leve, facilitando o transporte.
A primeira câmara destina-se à decantação do lixo doméstico recolhido.Simultaneamente à precipitação de sedimentos sólidos insolúveis no fundo, uma suspensão orgânica leve é processada por bactérias anaeróbicas.
Na segunda seção, o assentamento continua. Em seguida, as águas residuais purificadas entram no compartimento de drenagem, após o qual se movem através do campo de filtração para o solo.
Para instalar o aparelho, é necessário cavar uma cova e adicionar uma camada de areia e brita, que se tornará um filtro adicional ao drenar as precipitações próximas para o solo. Trincheira sob tubulação de esgoto deve ter uma inclinação de cerca de 20 mm por metro.
Plantas de processamento biológico profundo
O fabricante oferece três tipos de estações de tratamento, que diferem principalmente em tamanho e desempenho: SANI-5, SANI-8 e SANI-15. Esses dispositivos têm uma configuração semelhante.
Assemelham-se a um cilindro com gargalo, tampa e fundo cônico. Existem dois tubos nas laterais: para conectar canos de esgoto. Por um deles o efluente entra na estação de tratamento, pelo segundo segue após processamento para o campo de filtração, infiltrador, absorção bem ou um dreno.
Recursos gerais de design
Este tipo de estação de tratamento é um tipo de equipamento de esgoto não volátil. O projeto inclui um compressor que bombeia ar para dentro do dispositivo. Não apenas bactérias anaeróbicas, mas também bactérias aeróbicas podem ser usadas no processamento de resíduos.
Como resultado do envolvimento de aeróbios no processo de processamento, a eficiência de limpeza chega a 98%. Esta água é adequada para diversas necessidades técnicas.
Primeiro, os resíduos são processados em um tanque de aeração. No segundo compartimento limpeza com bactérias continua, e também ocorre sedimentação e separação de contaminantes. O resultado é água de processo quase pura, além de lodo neutro, que pode se tornar fertilizante. O líquido purificado é transportado para o solo por gravidade.
Se o nível do lençol freático for alto, o bombeamento forçado de líquido é organizado usando Bomba de esgoto. Além disso, o dispositivo pode ser complementado com um pescoço extra, o que permite aumentar a profundidade da cava para instalação de VOCs. O kit também inclui um conjunto de ferramentas necessárias para conexão compressor.
O custo dos VOCs é relativamente baixo, depende das características de um modelo específico e começa em 80.800 rublos. O fabricante garante que a vida útil do aparelho chega a 80 anos, e os custos de aquisição, transporte e instalação são recuperados no primeiro ano de operação.
Recursos de diferentes modelos
Ao escolher uma instalação de tratamento adequada, você deve prestar atenção às características dos modelos individuais:
- O SANI-5 foi pensado para uma família de cinco pessoas que utiliza duas pias, um chuveiro e um vaso sanitário, com descarga única de resíduos de 500 litros;
- O SANI-8 foi pensado para uma família de oito pessoas que utiliza uma banheira, uma máquina de lavar automática, duas pias, um chuveiro e um vaso sanitário, descarga única de resíduos de 800 litros;
- O SANI-15 foi projetado para um grupo de dez moradores que utilizam um banheiro, uma máquina de lavar automática, três pias, um chuveiro e dois vasos sanitários, com descarga única de resíduos de 1.500 litros.
Um dispositivo com desempenho adequado pode ser utilizado para atender um café, mini-hotel ou outro empreendimento similar onde não haja acesso a rede de esgoto centralizada.
Além do equipamento padrão, o fabricante oferece uma bomba, além de um ou dois pescoços de extensão.
As opções com adição são marcadas da seguinte forma:
- Longo - um pescoço extra;
- Super Longo - dois pescoços de excesso;
- PR - bomba para bombeamento forçado.
Cada modelo VOC SANI vem em seis variantes: padrão, Longo, Super Long, padrão+PR, Long+PR, Super Long+PR.
Algumas palavras sobre instalação
Para instalar o VOC, será necessário destinar uma área de quatro metros quadrados (dois por dois metros). No topo pode ser construído um estacionamento para otimizar o aproveitamento desta área. O corpo é feito de plástico reforçado projetado para suportar altas cargas mecânicas.
Para a instalação, além da fossa, é necessária a construção de uma vala para a tubulação de esgoto e um poço de absorção.Não coloque VOCs muito perto de casa, cerca, fonte de água limpa e outros objetos fixos. Ao final da obra, apenas uma escotilha com diâmetro de 800 mm permanecerá do lado de fora.
O corpo do VOC deve ser colocado em uma fossa, nivelado e gradativamente coberto com terra, ao mesmo tempo em que é preenchido com água para compensar a pressão. Quando o aterro atingir o nível adequado, conecte os tubos aos tubos de entrada e saída.
Ao mesmo tempo, instalam o compressor, conectam a mangueira ao duto de ar, fornecem energia e continuam a encher.
A caixa de plástico pesa pouco, todo trabalho pode ser feito com um ou dois auxiliares, não há restrições de época do ano. A instalação é realizada dentro de um dia útil, todas as operações levarão cerca de 12 a 13 horas.
Equipamentos de esgoto não essenciais
Se os COV-5, 8 ou 15 habituais não forem suficientes para garantir um tratamento de resíduos de alta qualidade, pode ser utilizada uma estação de tratamento adicional.
Instalação para otimizar a limpeza
A estação de esgoto SANI-BF está instalada abaixo da estação local e em frente ao campo de filtração. A água purificada entra aqui pelo tubo de entrada e passa pelo sorvente, que é colocado em um saco.
Assim, as águas residuais são limpas de inclusões orgânicas anteriormente não processadas.Em seguida, é realizada uma desinfecção adicional com um esterilizador UV, onde o líquido é bombeado à força. O tratamento ultravioleta destrói microorganismos perigosos. Esta água pode ser usada para regar as plantas com segurança.
A capacidade da estação é de dois metros cúbicos e meio por dia. Se a distância entre o módulo adicional e o VOC for superior a 15 m, deverá ser instalado um poço de inspeção intermediário. A distância ideal é de até dois metros.
Uma laje de concreto armado é colocada no fundo do poço sob a estação adicional. O corpo é fixado com chumbadores. A área do campo de filtração deve ser de no mínimo 36 metros quadrados. m.
Produtos para instalações de drenagem pluvial
Onde houver problemas de irrigação do território, a estação de drenagem pluvial SANI-L será útil. Este é um kit para instalação de um sistema que permite coletar água superficial e de degelo. A coleta e remoção oportuna de precipitação evitarão inundações de fundações, porões, estacionamentos, entradas e outros objetos semelhantes.
Para manter o SANI-L, será necessário lavar e limpar periodicamente os elementos principais dos contaminantes acumulados. O fabricante oferece três modelos, cuja produtividade varia entre 2 a 8 l/s, e a área de coleta pode ser de 0,2 a 1 hectare.
Caixa de gordura eficiente SANI-G
Os estabelecimentos de restauração acharão útil a caixa de gordura SANI-G. O dispositivo foi projetado para coletar inclusões gordurosas antes de transportar águas residuais para o sistema de esgoto.Isso protege os tubos de forma confiável e reduz a probabilidade de bloqueios complexos.
A caixa de gordura pode ser colocada no porão ou na despensa. O dispositivo é selecionado com base na produtividade, que é de 1 a 10 l/s. O corpo reforçado em fibra de vidro suporta cargas e contato com contaminantes quentes, por exemplo, provenientes da pia de um restaurante.
Vantagens, desvantagens, dicas
Entre as características positivas, os proprietários de VOCs e fossas sépticas afirmam:
- design simples;
- ausência quase completa de avarias;
- manutenção barata;
- a capacidade de realizar a instalação sozinho;
- preço razoável.
As desvantagens incluem a dependência do VOC da disponibilidade de eletricidade, bem como a falta de confiabilidade do compressor. Após vários anos de uso, o dispositivo deverá ser substituído.
A falta de aeração afetará negativamente a qualidade do processamento. Algumas pessoas notam que o som do compressor é muito alto. Mas se o VOC estiver localizado suficientemente longe da casa, o ruído não afetará a qualidade de vida.
As avaliações sobre os produtos SANI variam. Muitos elogiam o trabalho das estações de tratamento e fossas sépticas, enquanto outros ficam decepcionados. A causa da insatisfação costuma ser expectativas elevadas, instalação incorreta ou erros na escolha do equipamento certo.
Para garantir que as estações de tratamento de águas residuais funcionem corretamente, recomenda-se seguir estas regras simples:
- não exceda os volumes de descarga de salva recomendados pelo fabricante para um modelo específico;
- conserve o sistema se ele não for usado por uma semana ou mais;
- garantir que a temperatura das águas residuais seja suficientemente elevada para que os microrganismos funcionem eficazmente;
- não permita que resíduos prejudiciais às bactérias sejam descartados em VOC ou fossa séptica, por exemplo, contendo cloro, formaldeído, ácidos concentrados, álcalis, solventes e outros produtos químicos agressivos.
Para que o tratamento de águas residuais seja de alta qualidade, é necessário monitorar constantemente a situação. Por exemplo, se não houver água quente em casa, as águas residuais arrefecerão e o processo de reciclagem ficará mais lento. Cerca de uma vez por ano, você precisa bombear o conteúdo da fossa séptica e eliminar os COVs.
Na hora de escolher um modelo, é preferível dar preferência a um container com algum volume de reserva. A família pode ficar maior e o dispositivo terá que lidar com o aumento da carga. Nessa situação, o volume adicional eliminará a necessidade de substituição do aparelho por uma opção mais produtiva.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como funciona o sistema de esgoto SANI:
Vídeo nº 2. Instalação do dispositivo SANI-5:
Vídeo nº 3. Visão geral da instalação do Sani-8 e caixão em uma área:
Fossas sépticas e VOC SANI são uma alternativa válida aos análogos estrangeiros mais caros. Eles fornecem processamento de dejetos humanos de alta qualidade e são fáceis de manter e instalar. O aconselhamento profissional irá ajudá-lo a escolher o modelo certo e estabelecer o seu bom funcionamento.
Por favor, escreva comentários, faça perguntas e poste fotos relacionadas ao tema do artigo no bloco abaixo. Compartilhe sua própria experiência na instalação de um sistema de esgoto autônomo e na operação de uma fossa séptica desta marca. É possível que seus conselhos sejam muito úteis para os visitantes do site.
O fabricante dessas fossas sépticas embeleza muito a realidade.Não há milagres com 98% de purificação de água usando fossas sépticas domésticas, e você deve suspeitar imediatamente de uma empresa que promete isso. O mesmo se aplica a uma vida útil de até 80 anos. Na verdade, esta fossa séptica consiste em duas metades de um produto de fibra de vidro, aparafusadas por meio de um selante. Tenho dúvidas não apenas sobre a resistência, mas também sobre a estanqueidade de tal estrutura.
Boa tarde, Alexei! Não quero defender o fabricante, mas para ser justo, direi que ele promete 98% de limpeza apenas na instalação de todo o sistema. Além da própria fossa séptica, o sistema inclui:
— SANI-D — drenagem para drenagem de águas subterrâneas para que não se misturem com águas residuais;
— SANI-BF — estação para tratamento adicional de águas residuais com esterilizador.
Neste caso, todos os componentes do sistema de limpeza devem ser selecionados de acordo com o desempenho. Só neste caso o tratamento das águas residuais será concluído e atingirá os 98% prometidos.
Quanto à questão da estanqueidade: todos os recipientes do sistema de tratamento de água SANI são feitos de fibra de vidro maciça e não possuem costuras. Isso garante estanqueidade absoluta. Se você suspeitar que a fossa séptica não está vedada, provavelmente o tubo de abastecimento e o gargalo serão danificados.
Boa tarde. Preciso alongar o pescoço, onde posso comprar? E como selá-lo corretamente?