Por que uma caldeira a gás liga e desliga com frequência: causas de mau funcionamento e formas de eliminá-los

À medida que o tempo frio se aproxima, as pessoas tornam-se dependentes dos sistemas de aquecimento. Afinal, o calor, ou melhor, a sua ausência, afeta significativamente o conforto de viver e até o estado de saúde. E quando, em vez de desfrutar do conforto, você tem que descobrir por que a caldeira a gás liga e desliga com frequência, isso causa muita negatividade. Não é verdade?

Mas é possível resolver o problema que surgiu de forma rápida e sem custos financeiros significativos. E em algumas situações, o próprio usuário poderá restaurar a capacidade de funcionamento do equipamento.

O que fazer quando ocorre um mau funcionamento?

Os consumidores de gás devem compreender que não têm o direito, mas sim a obrigação, de reparar o equipamento da sua casa ou apartamento. Além disso, em tempo hábil e com alta qualidade.

E uma vez que o desligamento frequente da caldeira é potencialmente um mau funcionamento, este requisito legal não pode ser ignorado. Porque para isso, segundo Arte. 9.23 Código de Contra-ordenações enfrenta uma multa.

Reparação de caldeira a gás
Reparar qualquer equipamento a gás é um procedimento responsável, pois afeta significativamente a segurança. Portanto, você não deve superestimar suas capacidades nem tentar economizar dinheiro, arriscando a vida e a saúde de pessoas próximas, incluindo parentes e amigos.

O tamanho é de 1 a 2 mil rublos.E, se de repente a situação, por culpa do usuário, se tornar perigosa para a vida e a saúde das pessoas ou ocorrer um acidente, você terá que desembolsar 10-30 mil rublos (artigo 9.23 do Código Administrativo).

É mais fácil e fiável contactar a empresa de gás com a qual foi celebrado o contrato. E todos os riscos recairão sobre seus ombros. Bem como a responsabilidade pela pontualidade e qualidade dos reparos. E pelas violações a empresa será responsabilizada nos termos do art. 9.23 Código de Contra-ordenações. Onde se diz que as penalidades podem chegar a impressionantes 200 mil rublos

Você também deve se lembrar de que não deve assumir a responsabilidade tentando eliminar a causa de ligar/desligar sozinho. Principalmente tendo como pano de fundo que os problemas de inoperabilidade dos equipamentos devem ser resolvidos por especialistas de empresas com as quais o consumidor de gás acordo assinado. E por ignorar tal regra, há ameaças de sanções adicionais no valor de 1 a 2 mil rublos - isso também é afirmado no art. 9.23 Código de Contra-ordenações.

Qualquer violação reiterada das normas anteriores será motivo de punição sob a forma de multa, cujo valor será de 2 a 5 mil, tendo como base a norma correspondente do artigo anterior do Código de Contra-ordenações.

Razões para ligar/desligar frequentemente a caldeira

Se uma caldeira a gás estiver instável, deve haver uma razão para isso. E os reparos devem sempre começar pela sua identificação. Para fazer isso você precisa ligar para um especialista.

Mas, em alguns casos, você mesmo poderá identificar a causa, pois não há nada de fantástico em identificar um mau funcionamento. A maioria deles apresenta manifestações externas, o que significa que é possível identificar o problema visualmente. Ou seja, basta inspecionar a caldeira a gás e os equipamentos que com ela funcionam.

Caldeira a gás de parede
As caldeiras a gás modernas são equipamentos estruturalmente complexos, por isso há muitas razões para ligá-las/desligá-las com frequência não natural. Mas a maioria deles são típicos, o que ajuda a identificar e eliminar rapidamente quase qualquer mau funcionamento.

Você deve compreender que existem alguns tipos de avarias em caldeiras a gás, mas todas estão divididas em apenas algumas categorias. O que simplifica muito a tarefa.

Os tipos de falha incluem:

  • cronometragem;
  • falhas, quebras de automação;
  • baixa pressão de gás;
  • funcionamento incorreto dos sistemas de ventilação e remoção de fumaça;
  • operação instável da rede elétrica.

E então entraremos em detalhes sobre como os motivos listados são identificados e eliminados.

Razão #1 – cronometragem

O acendimento frequente de uma caldeira a gás é um sinal clássico da sua potência excessiva, cuja reserva é muito superior ao necessário. E quanto mais exagero, mais frequentemente ocorrem ciclos de inicialização/desligamento.

Razões que levam ao clocking:

  • configurações incorretas da eletrônica da caldeira;
  • instalação e operação inadequadas de radiadores. Por exemplo, o mau funcionamento é causado pelo estreitamento dos canais, entupimentos, torções, distorções, que levam a uma diminuição da eficiência. As consequências negativas das deficiências só podem ser atenuadas através da sua eliminação;
  • erro ao determinar a potência de uma caldeira a gás no momento da compra.

Se for detectada uma sequência de ativação/desativação frequente. A primeira coisa a fazer é ajustar o modo de funcionamento da caldeira. Você pode fazer isso sozinho e em questão de minutos, pois basta ir ao menu de serviço do aparelho e reduzir sua potência.

Isso é possível porque as caldeiras modernas possuem um valor mínimo e máximo especificado, bem como uma faixa de operação.

Relógio da caldeira
O clock de uma caldeira a gás, causado por configurações incorretas, é uma daquelas causas de funcionamento instável que pode ser eliminada pelo próprio usuário. Por que você precisa saber o código de acesso (do vendedor, em um serviço especializado) ao menu de serviço e, após entrar nele, usar os botões “menos” e “mais” para definir o valor de potência ideal

Mas deve ser entendido que o ajuste descrito da potência do equipamento de aquecimento a gás é principalmente um ajuste fino. Portanto, ele pode alterar a característica especificada em apenas alguns por cento (geralmente entre 3-8%). E tais números indicam que quando ultrapassado valores de potência da caldeira um valor mais alto tornará a configuração inútil.

A causa deste problema é a escolha errada do equipamento. Isso acontece quando compradores despreparados prestam atenção em qualquer coisa, inclusive na potência de uma caldeira a gás, que é considerada o principal indicador, mas esquecem de compará-la com a potência térmica total dos radiadores.

Problemas de relógio
O relógio é um problema extremamente fácil de identificar, pois o ciclo liga/desliga é regular e frequente. mas não trará muita alegria. E a razão é que a instabilidade é frequentemente causada por erros grosseiros na determinação das características operacionais dos equipamentos de aquecimento. A situação é agravada pelo fato de que as causas devem ser eliminadas rapidamente, uma vez que ocorre maior desgaste do equipamento durante a cronometragem. Além disso, condições operacionais instáveis ​​levam ao aumento do consumo de gás, pelo qual você terá que pagar

E quando há uma diferença significativa entre os dois indicadores indicados, começam problemas significativos.

O que pode ser resolvido:

  1. Substituição de caldeira.
  2. Aumentando a potência térmica dos radiadores. Por exemplo, aumentando seu número.

Uma característica importante do clock devido a uma diferença significativa nos indicadores de potência ocorre somente imediatamente após a compra e partida de uma unidade de gás ou substituição de radiadores.

Se tais procedimentos não foram realizados, procure outra causa do mau funcionamento.

Razão nº 2 - falhas de automação

Neste caso, o fator humano ou o desgaste de elementos individuais leva a problemas. Freqüentemente, esses problemas surgem devido ao trabalho de comissionamento de baixa qualidade. Por exemplo, é exatamente isso que acontece quando o instalação de bomba de circulação no sistema. Como resultado, a circulação do refrigerante torna-se instável, resultando no superaquecimento do líquido no trocador de calor.

Isto se tornará um sinal para a automação desligar a caldeira, o que pode ser repetido com frequências variadas. Ao mesmo tempo, a maior parte do líquido refrigerante permanece insuficientemente quente.

Nesse caso, você provavelmente não poderá viver sem um mestre. Mas inicialmente, se ocorrer uma ignição normal seguida de um desligamento rápido, mas a água no sistema não estiver quente o suficiente, então você mesmo pode tentar ligar a bomba, pois ela pode não funcionar corretamente não apenas devido a uma quebra, mas também se o ar ocorrem bloqueios e simplesmente devido ao bloqueio.

Falhas eletrônicas da caldeira
Curiosamente, o fator humano muitas vezes leva a falhas e quebras de componentes eletrônicos. Por exemplo, uma abordagem pouco prática por parte dos compradores, seu desejo de economizar em qualidade e equipamentos.Bem como a negligência e o baixo nível de formação dos executantes que instalaram e ajustaram a caldeira ou os equipamentos que com ela trabalham

Para fazer isso, arme-se com uma chave de fenda e desparafuse o parafuso especial no corpo da unidade. Como resultado, o sistema irá desarejar sozinho. Se isso não ajudar, use a mesma chave de fenda para girar cuidadosamente as lâminas. Se o resultado for positivo, a funcionalidade da bomba será restaurada.

Se os procedimentos acima não ajudarem, você definitivamente deve ligar para um especialista.

Muitas vezes, a razão para o acionamento anormalmente frequente de uma caldeira a gás é uma avaria ou ausência de um sensor de temperatura externo. Com isso, a automação da caldeira é guiada por um indicador de refrigeração semelhante, o que pode tornar o funcionamento de todo o sistema menos estável e mais caro.

você caldeiras turboalimentadas Freqüentemente ocorrem problemas com o ventilador. O que está associado ao desgaste dos elementos estruturais em atrito, suas quebras e entupimento dos canais de ar. Como resultado, falta oxigênio para a combustão dos gases, o que leva à extinção da chama. Depois disso, a automação desliga a caldeira, mas como ela permanece condicionalmente operacional, as partidas serão repetidas, assim como os desligamentos.

Razão #3 – baixa pressão do gás

Talvez esta seja a razão mais perigosa para o funcionamento instável de uma caldeira a gás. Sua essência é que a baixa pressão do gás não só provoca desligamentos frequentes da caldeira, mas muitas vezes é acompanhada de vazamento desse combustível, que pode causar explosão ou incêndio.

Baixa pressão de gás
A baixa pressão do gás costuma ser o resultado de um vazamento de gás e isso é perigoso. Afinal, mesmo uma concentração de 5% de combustível em uma sala pode causar uma explosão.Portanto, qualquer consumidor de gás é obrigado a saber eliminar os perigos e utilizá-los para prevenir consequências.

Você pode verificar que a causa da baixa pressão é um vazamento por meio de um odor específico e desagradável.

Neste caso, o funcionamento de todos os equipamentos a gás deverá ser suspenso até que o problema seja resolvido, o que deverá ser feito por um especialista.

Você mesmo pode identificar a localização do vazamento usando espuma de sabão. A solução de sabão deve ser aplicada nas juntas. Onde o selo estiver quebrado, a solução de sabão formará bolhas.

Em alguns casos, pode ocorrer uma diminuição na pressão do gás sem vazamento. Algo semelhante acontece quando o medidor quebra ou o filtro fica entupido.

Um motivo como uma quebra do medidor geralmente é facilmente identificado, uma vez que chiados e sons estranhos são emitidos de seu corpo, e as leituras mudam bruscamente.

Válvula de corte de gás
Identificada uma fuga de gás, cada consumidor é obrigado a desligar o fornecimento de gás ao equipamento. Abra as janelas e avise o Ministério de Situações de Emergência ou os trabalhadores do gás, o que só deve ser feito após a saída das instalações. Se necessário, é necessário organizar a evacuação. Até que o perigo seja eliminado, é proibido o uso de aparelhos elétricos, pois podem causar explosão.

Contudo, realize substituição do medidor você não precisa fazer isso sozinho. Isso pode levar a consequências desagradáveis, que podem incluir multa por conexão não autorizada a gasodutos (Arte. 7.19 Código de Contra-ordenações). Como resultado, você terá que pagar uma multa, cujo valor pode chegar a cerca de 30 mil rublos.

Razão nº 4 - operação de ventilação incorreta

Nesta situação, ocorrem problemas com o modo de funcionamento da caldeira a gás por motivos como subcombustão química ou mecânica.

Assim, no primeiro caso, não é fornecido ar suficiente ao queimador da caldeira. Não basta queimar gás. A situação é agravada pelo fato de que uma quantidade significativa de fuligem é formada como resultado da oxidação ineficaz do gás. Que cobre todas as superfícies internas da caldeira.

Em casos avançados, isso faz com que os bicos dos queimadores e os canais dos tubos fiquem obstruídos, resultando em atenuação.

Em muitos casos, a limpeza rotineira de superfícies de produtos de combustão ajudará a restaurar a capacidade de funcionamento da caldeira. É melhor fazer isso antes do início de cada estação de aquecimento, ou mesmo várias vezes ao longo dela.

Ao mesmo tempo, muita tração leva à queima insuficiente mecânica. O principal sinal disso é que o gás simplesmente não tem tempo de queimar. Isso faz com que a chama se apague e o sistema de travamento seja ativado.

Chaminé com fuligem
A foto mostra um elemento estrutural do sistema de exaustão de fumaça entupido com fuligem. Em tal situação, os produtos de combustão não podem ser removidos de forma eficaz da câmara de combustão da caldeira. Portanto, ocorre uma falta crítica de ar e a chama começa a se extinguir. A que reage a eletrônica ao desligar a caldeira?

A redução da área da chaminé permitirá que a combustão volte à estabilidade, o que é feito por meio de um dispositivo como portão. É um amortecedor instalado no canal de saída do sistema de exaustão de fumaça.

Se o dispositivo especificado não for fornecido ou estiver com defeito, tal deficiência deverá ser eliminada. E isso é quando se usa o moderno chaminés sanduíche Não é difícil de fazer.

Em casos difíceis, será necessário alterar o projeto dos sistemas de ventilação e remoção de fumaça.

Condições climáticas difíceis muitas vezes levam a problemas com a combustão do gás e, conseqüentemente, com a estabilidade.

Que pode ser:

  • vento forte;
  • temperaturas negativas;
  • precipitação.

Assim, com vento forte, a tiragem pode deteriorar-se significativamente, o que levará à subcombustão e possível desligamento da caldeira a gás.

Em temperaturas abaixo de zero, o gelo congela nas superfícies internas sistemas de remoção de fumaça, o que leva à instabilidade da tração ou à sua completa ausência. Neste caso, as consequências negativas podem ser eliminadas com a remoção do gelo.

O que pode ser feito:

  • mecanicamente, isto é, simplesmente arrancando o gelo resultante;
  • aquecimento da conduta da chaminé. Por exemplo, usando um cilindro de gás descartável.

Para reduzir as consequências do congelamento do gelo, não se deve usar cabeça (guarda-chuva).

Gelo no cano
Se notar um ciclo aumentado de acendimento/desligamento da caldeira e for encontrado gelo na chaminé (como na foto), podemos assumir que o problema foi identificado. Como o canal interno geralmente está na mesma situação

A precipitação leva à diminuição da tração, bem como à diminuição da sua estabilidade. As consequências negativas em cada um dos casos listados eliminam-se após a normalização da situação. Porém, lembre-se de que você pode reduzir a probabilidade de sua ocorrência alterando o design do sistema de remoção de fumaça. Isto é caro, mas aumentará a segurança do uso de equipamentos a gás.

Freqüentemente, a atenuação ocorre devido ao empuxo reverso. A causa é a ventilação inadequada do ambiente onde a caldeira está instalada.

Nomeadamente:

  • falta de canais especiais para troca de ar na parte inferior das portas, em todo o edifício;
  • estanqueidade das instalações, que ocorre graças à utilização de janelas e portas modernas.

E também a ocorrência de tiragem reversa indica tiragem excessiva no sistema de remoção de fumaça.

Tudo isso leva ao fato de que o fluxo de ar resultante simplesmente extingue a chama, após o que a automação desliga a caldeira. Após a posterior ligação, a situação pode se repetir devido à subsequente formação de tiragem reversa.

Neste caso, as consequências negativas podem ser eliminadas criando uma ventilação adequada no edifício, bem como instalando um defletor na chaminé.

Razão nº 5 - instabilidade da rede elétrica

Muitas vezes o motivo do desligamento/ligamento da caldeira é uma queda de tensão na corrente elétrica do sistema. Desde quando os valores críticos definidos são atingidos, a eletrônica irá desligar a unidade.

Quedas de tensão
A instabilidade na rede elétrica é uma causa frequente de ciclagem incorreta de caldeiras a gás. E o pior é que é difícil para um usuário não treinado identificar a causa do problema. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que os problemas de eletricidade muitas vezes se acumulam por muito tempo, mas quanto mais tempo isso acontece, mais negativo pode ser o resultado.

E quando a tensão voltar ao normal, a automação gerará de forma independente um sinal de comando para retomar o aquecimento. Isto é conveniente, mas pode criar problemas adicionais.

A razão é que, em muitos casos, os usuários podem nem perceber que há uma falha por muito tempo. Ou ignore, já que visto de fora geralmente nem tudo parece tão problemático quanto realmente é.

Afinal, se houver tensão instável, a eletrônica pode falhar a qualquer momento. O reparo é caro e em alguns casos não será possível realizá-lo prontamente devido ao fato de ser necessário aguardar a entrega da peça de reposição.

Além disso, todos os outros equipamentos elétricos localizados na sala correm risco de avaria. E o mais importante é que um mau funcionamento como picos de tensão representa uma ameaça direta à vida e à saúde dos usuários.

Portanto, o desempenho da caldeira a gás deve ser monitorado regularmente. E se for identificado algum problema, comece imediatamente a resolvê-lo, e não fale sobre com que frequência a caldeira a gás em uso deve ser desligada. Neste caso, as reparações devem ser realizadas por um especialista.

Prevenção de falhas
Em muitos casos, o ligar/desligar frequente da caldeira indica isso. que o usuário não está prestando atenção suficiente a isso. Assim, a manutenção preventiva rotineira e periódica, que é a principal forma de prevenir problemas, não é realizada ou é realizada intempestivamente.

Ajudará a evitar quebras da caldeira a gás devido à instabilidade de tensão Regulador de voltagem.

Deve ter potência adequada e ser confiável. Ou seja, você não deve adquirir um aparelho que custa um centavo, principalmente de fabricante desconhecido.

Conclusão e vídeo útil sobre o tema

O vídeo explica o que é clocking, como ocorre esse fenômeno negativo e também descreve maneiras de combatê-lo:

O vídeo a seguir descreve a situação de atenuação da caldeira em caso de ventos fortes:

A repetição frequente de ciclos liga/desliga de qualquer caldeira a gás moderna indica diretamente seu funcionamento instável.E, portanto, ocorre mau funcionamento ou ajuste incorreto, o que provoca desgaste acelerado do equipamento. Portanto, tendo identificado um problema, você deve começar imediatamente a eliminá-lo.

Você já encontrou interrupções no funcionamento da sua caldeira a gás? Qual foi exatamente o problema que você enfrentou e como conseguiu superar sua situação? Por favor, compartilhe sua experiência com nossos leitores na seção de comentários.

Comentários dos visitantes
  1. Fedya

    Durante o funcionamento, a caldeira liga frequentemente→

    Quando o bico está funcionando, a caldeira de aquecimento liga e desliga frequentemente até atingir a temperatura definida. E então ele desliga completamente. Não existe tal coisa que pegue fogo e queime até atingir a temperatura da água do sistema. Ele se contrai constantemente até a temperatura subir. Qual poderia ser o motivo desse comportamento?

  2. Tatiana

    O motivo da extinção da chama da coluna é a tiragem insuficiente com um pequeno vão sob a porta, insuficiente para o fluxo total de ar. Apare a porta pela parte inferior ou instale (corte) grades de duto de ar de transferência na parte inferior da porta.

  3. Ter esperança

    Ligar/desligar frequentemente a caldeira a gás.
    Mudamos a diretoria e aconteceu a mesma coisa.
    Há tração dentro de casa. Os sensores foram todos limpos, a caldeira foi limpa.
    Este ligar/desligar pode acontecer a qualquer momento e continuar durante algum tempo, depois a caldeira volta a funcionar normalmente. Os tempos de operação normal e anormal são diferentes e não se repetem. Existe um estabilizador de tensão. A razão não está clara.

    • Durante o funcionamento anormal, tente ligar a caldeira sem estabilizador.

  4. Sergei

    Olá.Diga-me, em que percentagem a potência da caldeira deve ser reduzida para evitar ligamentos/desligamentos frequentes?

  5. Ghairat

    Depois que a caldeira é desligada, ela liga rapidamente em 3-4 segundos. Como estender um período de tempo. Katel »
    Castela"

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica