Fogão milagroso faça você mesmo para garagem a diesel: instruções de construção passo a passo
A necessidade de aquecimento na garagem raramente causa polêmica: os motoristas entendem perfeitamente a importância de cuidar do estado do carro e eles próprios não querem congelar durante as inspeções e reparos dos equipamentos.
A principal questão que precisa ser resolvida é a seleção do tipo de aquecimento adequado. Uma boa opção é um fogão milagroso a diesel - o aparelho é fácil de montar e econômico de operar. E estes são critérios importantes para organizar o aquecimento da garagem.
Antes de decidir montar um fogão é preciso entender sua estrutura e princípio de funcionamento, não concorda? No artigo descrevemos detalhadamente os pontos identificados e também disponibilizamos diversas opções para a montagem de uma unidade caseira. Instruções passo a passo irão ajudá-lo a construir um fogão e organizar o aquecimento eficiente da sua garagem.
O conteúdo do artigo:
Como deve ser o aquecimento da garagem?
Para muitos motoristas, a garagem é quase uma segunda casa. Aqui eles mergulham no seu hobby, fazem uma pausa na agitação e cuidam do carro. Portanto, antes de mais nada, você deve pensar no conforto de quem passa horas dentro de casa.
O aquecimento também é necessário para o carro, porque... as baixas temperaturas afetam negativamente o seu estado técnico e reduzem significativamente a sua vida útil.
Para manter a sua garagem seca, deve garantir uma boa impermeabilização e garantir o funcionamento normal. sistema de ventilação. No entanto, a umidade ainda entra no ambiente pelas rodas do carro. Evapora e gotas de água depositam-se nas superfícies.
Se não houver aquecimento, a umidade se acumula, causando o aparecimento de fungos, mofo e ferrugem. Para evitar que isso aconteça, é necessário aquecimento.
As características da operação da garagem determinam os requisitos para sistemas de aquecimento:
- Eficiência. O forno deve aquecer o ar rapidamente e manter a temperatura desejada durante várias horas.
- Fácil de usar. Ao chegar à garagem, o seu proprietário deve despender o mínimo de tempo e esforço no aquecimento da divisão.
- Facilidade de manutenção. A estufa deve ser inspecionada, limpa e reparada em tempo hábil, pelo que o seu design deve ser simples e compreensível e as suas peças devem ser facilmente substituíveis.
- Disponibilidade de fonte de energia. No escolhendo um sistema de aquecimento A disponibilidade de combustível é de fundamental importância. Um fogão a gasóleo, gasóleo ou óleo usado é adequado para uma garagem.
- Segurança. Sempre há alguma quantidade de substâncias inflamáveis na garagem. Como essas instalações costumam servir como oficinas e galpões, materiais inflamáveis serão frequentemente encontrados aqui. Portanto, o aquecimento deve cumprir todas as normas de segurança contra incêndio.
- Barato. Os custos de manutenção de um automóvel e de garagem já são elevados, pelo que poupar no aquecimento sem comprometer a sua qualidade é uma questão premente.
Ao escolher um dispositivo de aquecimento adequado, você deve definir prioridades, porque... o ideal é inatingível. Os mais fáceis de usar são os aquecedores elétricos. Esta fonte de energia está disponível em quase todos os locais.
No entanto, o preço do aquecimento com electricidade é muito elevado, pelo que vale a pena considerar outras opções.
O Forno Milagroso é uma ótima opção. Esse aquecimento é barato e o combustível (diesel, querosene ou diesel) está disponível e é acessível.
Há uma grande vantagem em montar um fogão a diesel com as próprias mãos: você mesmo escolhe o desenho e faz um modelo ideal para condições específicas de funcionamento. Não é necessário adaptar o dispositivo de aquecimento ou adaptar-se às peculiaridades de seu funcionamento.
Como funciona e funciona o fogão milagroso
Um fogão de fábrica ou caseiro para garagem para mineração ou diesel é multifuncional. É adequado como fonte de calor principal, adicional ou alternativa se já estiver instalado um sistema de aquecimento na divisão.
Se necessário, o aparelho também pode ser utilizado como fogão: os alimentos aquecem rapidamente no fogão e a chaleira ferve.
Os fogões milagrosos funcionam não só com óleo diesel, mas também com outros tipos de combustível líquido, sendo o querosene a melhor opção. Porém, na maioria dos casos, os motoristas utilizam óleo diesel, porque... é barato. A potência do fogão é de 1,8-5 W - o valor depende do design e da qualidade de construção do modelo.
O fogão milagroso consiste em um tanque de combustível (geralmente removível) com válvula, um bloco substituível com pavio, um parafuso de ajuste, um refletor e um queimador. Todos esses componentes são colocados em um invólucro comum, que pode ser feito de barril, chapas de aço resistente ao calor ou cilindro de gás usado.
O queimador é colocado no centro da estrutura. Recebe combustível de um tanque localizado na parede traseira da carcaça. Para atingir a temperatura desejada, utilize o parafuso de ajuste. Um detalhe importante é o refletor. Fornece aquecimento rápido e de alta qualidade do ambiente.
Na hora de escolher um design, é melhor escolher um modelo compacto com peso de 10 a 20 kg. Esse fogão será fácil de reorganizar, transportar e transportar sem ajuda externa.
Montando uma estrutura caseira
Se desejar, você pode encontrar um modelo adequado em uma loja ou comprá-lo online, mas se você tiver algumas horas, vontade de economizar dinheiro e obter um item útil com peças velhas e desnecessárias, então você mesmo deve fazer um fogão . Vejamos os designs populares.
Opção 1: fogão de botija de gás antiga
Se você tiver um botijão de gás usado de 50 litros, metade da estrutura já está pronta. O principal é que a espessura das paredes não ultrapasse 1,5 mm. Agora precisamos encontrar tubo de chaminé. Uma peça com diâmetro de 10 cm ou mais é adequada.Seu comprimento deve ser de no mínimo 4 M. A espessura desejada da parede metálica é de 2 mm.
O reservatório de combustível pode ser feito a partir de um tanque. O volume ideal não é superior a 15 litros e não inferior a 8. As demais peças podem ser adquiridas na loja. Você precisará de cantos de aço de 20 cm (futuras pernas) e um queimador de cobre. As ferramentas incluem uma esmerilhadeira, uma furadeira, uma máquina de solda, bem como uma fita métrica e um nível.
O cilindro de gás é liberado da condensação e enxaguado do odor. Agora você precisa cortar a parte superior com a válvula. Para facilitar, você pode encher o recipiente com água e enterrá-lo no solo. Após o corte, aparecerá água. Você deve esperar até que drene completamente e então terminar o trabalho.
A parte inferior do cilindro é utilizada como câmara (pernas estáveis feitas de cantos de aço são soldadas a ela), e a parte superior servirá como tampa da estrutura. Para regular o fornecimento de combustível, é instalada uma válvula especial.
Depois de montar e instalar o recuperador, será necessário instalar uma chaminé. Deve ser estritamente vertical. Este ponto deve ser levado em consideração na escolha do local de instalação do recuperador: deve ser colocado apenas onde o tubo da chaminé possa ser montado sem curvas ou declives.
Se a maioria dos modelos de fogões caseiros puder usar quase qualquer combustível líquido, esse projeto deverá ser manuseado com cuidado. Ele só pode operar com óleo diesel ou óleo residual purificado, sem água ou álcool. Gasolina e querosene não podem ser usados.
Opção 2: Corpo em chapa de aço
Em vez de um cilindro de gás, você pode usar aço resistente ao calor com espessura de 4 e 6 mm para fazer o corpo do forno. A única ressalva: você terá que comprar ou alugar uma dobradeira de chapas. Outros materiais e ferramentas estão disponíveis. Alguns podem ser encontrados em casa e as peças que faltam podem ser adquiridas.
Você precisará de:
- cantos de aço para fazer pernas;
- tubo queimador;
- Tubo de chaminé de 4 metros com diâmetro de 100 mm;
- medindo instrumentos;
- Búlgaro;
- máquina de solda;
- martelo;
- nível.
O fogão acabado será compacto (70*50*35 cm) e relativamente leve (cerca de 27 kg). O design será estável, eficiente e fácil de operar. Se desejar, pode ser conectado ao aquecimento de água.
O fundo da fornalha e a tampa do tanque são feitos de uma chapa de aço mais espessa (6 mm), e uma chapa de aço de 4 mm de espessura será utilizada para fazer o próprio tanque. As peças são recortadas conforme diagrama, soldadas e as costuras processadas com lima.
Para fazer um tubo para tanque de diesel, é necessário cortar uma tira de metal com 4 mm de espessura e 115 mm de largura, dobrá-la em um anel e soldá-la ao tanque. O tubo terá um diâmetro de aproximadamente 34-34,5 cm e será necessário fazer uma tampa para ele.É recortado em uma folha de 6 mm de espessura e soldado ao tubo. Depois disso, são feitas as pernas.
O tanque de combustível é feito de aço de 6 mm. Dele é recortada uma peça redonda com diâmetro de 35,2 cm e uma tira. A largura dessa tira deve ser de 6 mm. No centro do círculo é preparado um furo para a chaminé (o diâmetro depende do tubo selecionado, o ideal é 10 mm).
É necessário outro buraco para encher o óleo. Deve ser menor (diâmetro 5-6 cm) e localizado a uma distância de 4 cm da abertura da chaminé.
Para a parte inferior do recipiente é cortado um círculo de 35,2 cm de aço mais grosso, nele é preparado um furo redondo para um tubo com diâmetro de 10 cm. A localização é calculada de forma que haja 11 cm entre o centro da própria peça e do centro do furo.
Uma divisória retangular de 7 x 33 cm é cortada em aço grosso e soldada em um círculo, aproximando-o do tubo. O tubo de escape em si é feito de uma seção de chaminé de 13 centímetros.
Para fazer o queimador, são feitos 48 furos de 9mm no tubo, espaçados de 6cm. Você deve obter 6 linhas, cada uma com 8 furos.
O queimador é instalado de forma firme e uniforme (mas não soldado) na tampa do tanque de combustível, corrigindo a estrutura com uma lima. No tanque é inserido um tubo de 16 centímetros para abastecimento de combustível, e as partes superior e inferior do fogão são conectadas sem soldagem.
Para a vedação é utilizado um anel com diâmetro de 35,4 cm, a estrutura é totalmente montada e instalada uma placa deslizante.
Opção 3: design tipo gotejamento
Você precisará de uma almofada térmica de borracha comum com mangueira (volume 2 l). Um tubo de cobre de 1 a 1,5 m de comprimento é conectado à mangueira de borracha - ele precisará ser dobrado no formato da letra “L”.
Depois disso, a mangueira de borracha deve ser dobrada ao meio e fixada com braçadeira e parafuso. A própria almofada de aquecimento é pendurada na parede e o combustível é derramado nela, e a intensidade de seu fornecimento é ajustada com um parafuso.
As mechas são feitas de trapos: são formadas com arame metálico flexível, enroladas em trapos e embebidas em óleo diesel. A opção ideal é encontrar um colchão velho e cortá-lo em briquetes de combustível de 20*10*4 cm.
Embebidos em óleo diesel, eles queimarão perfeitamente. Se o fogão for grande, será necessário colocar um tijolo sob as mechas.
O fogão em si pode ser qualquer coisa. Você pode fazer isso com parte de um barril velho. O principal é fixar a porta e o tubo nela. Não se preocupe muito com a vedação da porta. Se o ar fluir pelas rachaduras, você não precisará fazer uma ventilação.
Para o combustível, é feito um furo no qual é inserido um tubo de cobre proveniente da almofada de aquecimento. Se este furo for feito na lateral do barril, o fogão não só aquecerá a garagem, mas também servirá de superfície para cozinhar.
Regras para operação segura do forno
Para não causar incêndio, é necessário escolher um local para instalação do recuperador.
As seguintes regras devem ser seguidas:
- A estrutura é colocada onde não haja correntes de ar e longe de objetos leves e inflamáveis que possam ser jogados acidentalmente no forno por uma rajada de vento.
- Deve haver espaço livre ao redor do fogão - 0,5 m em todos os lados.
- O ideal é que a estrutura seja colocada sobre uma folha de amianto, metal ou outro material incombustível.
- Combustível, mechas, etc. devem ser armazenados o mais longe possível de fontes de fogo.
Um extintor de incêndio é obrigatório em uma garagem, e economizá-lo pode ser fatal. Vale a pena comprar um modelo automático confiável e não volátil.
O volume de um extintor de garagem é selecionado com reserva para que haja uma vez e meia mais gás do que o necessário para extinguir um incêndio em uma sala com essa capacidade cúbica.
No nosso site existe uma seleção de artigos que descrevem tecnologias para a montagem de vários fogões para garagem; recomendamos a leitura:
- Forno faça você mesmo para garagem: um guia de design passo a passo
- Como fazer um forno Buleryan com as próprias mãos: instruções passo a passo para fazer
- Fogão faça você mesmo a partir de botija de gás: diagramas, desenhos + guia passo a passo
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Oferecemos vídeos úteis que o ajudarão a entender melhor as nuances da fabricação de um fogão a combustível líquido.
O princípio de funcionamento do fogão milagroso a diesel:
Opções corretas de ignição e melhoria de um fogão industrial a diesel:
Instruções em vídeo para fazer um forno tipo gotejamento com suas próprias mãos:
Revisão em vídeo do funcionamento de um fogão artesanal:
O âmbito de aplicação do milagroso fogão a gasóleo não se limita apenas à garagem.É perfeito para aquecer uma estufa, uma casa de campo e qualquer outra divisão onde as pessoas não vivam permanentemente, mas permaneçam várias horas seguidas.
O consumo de combustível líquido é de aproximadamente 300 g/hora, sendo difícil imaginar um modelo mais econômico. Esta é uma boa solução para quem tenta administrar o dinheiro de forma racional.
Você tem experiência em fazer um fogão a diesel? Ou você usa essa unidade para aquecer sua garagem? Por favor, compartilhe informações com nossos leitores. Deixe comentários, anexe fotos de seus produtos caseiros e tire dúvidas no formulário abaixo.
Uma ótima maneira de aquecer sua garagem. Eu mesmo fiz isso e agora posso trabalhar no carro normalmente, mesmo nas condições climáticas mais adversas. Também não há umidade vindo da garagem para dentro de casa, só tenho uma garagem anexa à casa. Informações bastante interessantes. Também é bom que este fogão seja feito por centavos e com suas próprias mãos. Claro que não sou um mestre, mas construir este mecanismo não foi uma tarefa difícil para mim.
Também pensei recentemente em montar um fogão para garagem. E neste caso não se trata nem de economizar, mas do processo em si. Estou muito interessado em tentar fazer um fogão com minhas próprias mãos. Quero fazer a montagem em chapa de aço, já que tenho bastante desse material. A propósito, alguém pode me dizer qual combustível é melhor usar na fornalha de uma sala pequena?
Concordo, tenho uma motivação semelhante - tentar montar eu mesmo o fogão. Quanto ao combustível, é mais eficaz aquecer com querosene, enquanto o gasóleo é mais razoável em termos de preço/qualidade.
Em uma sala pequena, será importante usar um fogão funcional para aquecimento. Para criar um fogão tão pequeno você precisará de:
- dois tubos;
— 13 folhas de metal do tamanho requerido;
- algum metal para as pernas do fogão;
- apoiar.
O processo de criação de um fogão tão pequeno para teste não é complicado, o principal aqui é cortar a chapa de metal uniformemente em placas do tamanho necessário (você precisará de um cortador de plasma) e soldá-las uniformemente (você precisará de uma soldagem inversor). Para maior clareza, estou anexando uma foto do processo de criação de um forno durante os testes, demorou um dia para fazer tudo.