Painéis de aquecimento infravermelho: tipos, princípio de funcionamento, características de instalação e operação
O princípio de funcionamento dos dispositivos de aquecimento infravermelho é tão simples que só podemos nos perguntar por que esse método de aquecimento só agora se tornou difundido. Além disso, ele energia eficiente e econômico. Porém, muitos ainda não sabem o que são painéis de aquecimento infravermelho ou qual é o princípio de seu funcionamento.
Você aprenderá tudo sobre os tipos de painéis IR, as especificidades de seu funcionamento e vantagens e desvantagens no artigo que apresentamos. Descrevemos detalhadamente as características de sua instalação e operação. Foram apresentados argumentos para convencer as pessoas a comprar equipamentos de aquecimento infravermelho para decorar suas próprias casas.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento de dispositivos infravermelhos
Aquecer uma sala com radiação infravermelha é um método revolucionário que trata não tanto o ar em si, mas os objetos da sala. A fonte IR atua no espaço como o Sol em nosso planeta.
Todos os outros métodos de aquecimento (radiadores, aquecedores a óleo etc.) trabalham com base no princípio do aquecimento por convecção de massas de ar. Ou seja, frio (sem aquecimento) o ar flui em torno de uma superfície quente e recebe calor dela. Um aumento na temperatura acarreta uma diminuição na densidade, como resultado, de acordo com a lei da física, o ar sobe.
Mas não vivemos no teto. É importante para nós que a temperatura confortável do ar esteja no terço central e inferior da sala.
Um aparelho que aquece não o ar, mas o chão, os móveis e até a pele, é um painel infravermelho. Somente após o aquecimento dessas superfícies o calor é transferido para o ar circundante. O aquecimento da sala começa por baixo, garantindo assim uma temperatura confortável na área de atividade humana.
E agora aquelas pessoas que estão pelo menos um pouco familiarizadas com a física terão uma pergunta lógica - por que os raios de calor dos painéis IR não são imediatamente absorvidos pelo ar? Esse é todo o “truque” desses dispositivos!
Na região do infravermelho existe uma espécie de “buracos negros” onde os raios de calor são fracamente absorvidos. A “janela” mais ampla está localizada na faixa de 8 a 13,5 mícrons. Se a radiação térmica tiver um comprimento de onda próximo a ela, a vazão de ar neste caso será de 80-85%, de modo que os raios infravermelhos atingem a superfície sem impedimentos.
Classificação de painéis de aquecimento IR
Dependendo do critério que é tomado como base para a divisão, todos dispositivos de aquecimento infravermelho são divididos em muitas classes de grupos e subgrupos.
- De acordo com o método de instalação e projeto, eles são divididos em:
- Construídas em. A base deles é gesso cartonado, sobre o qual são aplicados um aquecedor (filamento de grafite) e um isolamento térmico. Uma tela protetora decorativa é instalada em cima dela.
- Montado. Feito de metal, vidro e plástico resistente ao calor. O aquecedor é revestido em alumínio anodizado ou cerâmica.
Os modelos embutidos são, por assim dizer, “amarrados” às estruturas ou móveis do edifício; os modelos montados na parede podem ser usados como um elemento interior independente.
- Por tipo (localização) de instalação podemos distinguir:
- Rodapé. Têm uma forma longa e estreita, pelo que são montados na parte inferior das paredes (no limite com o chão), por baixo dos peitoris das janelas, em nichos, etc.
- Montado na parede. Eles têm uma área de transferência de calor maior do que os rodapés. Geralmente são instalados no centro da parede. Além disso, podem ser usados não apenas em áreas residenciais secas, mas também em dependências – mesmo com alta umidade. Os painéis IR não têm medo da umidade e podem até ser colocados em gazebos abertos ao ar livre, em varandas, etc.
- Teto. Eles são montados, como você adivinhou, em um sistema de teto falso, e esta é sua vantagem significativa. Em primeiro lugar, não prejudicam o design da divisão. Em segundo lugar, nada interfere na passagem da radiação infravermelha, assim o calor é distribuído uniformemente.
De acordo com o princípio de funcionamento, todos os tipos listados não diferem. Eles são escolhidos com base nos objetivos traçados para o arranjo e nas tarefas resolvidas durante a reforma das instalações.
- Com base no comprimento de onda eles distinguem:
- Ondas curtas. Caracteriza-se por aquecimento acima de 300 ºС, por isso é normalmente utilizado em instalações de produção em grande escala.
- Onda longa. Os “mais suaves” proporcionam uma temperatura confortável nos ambientes residenciais sem prejudicar a saúde de outras pessoas.
Independentemente do tipo, os painéis de aquecimento infravermelho devem ser instalados de forma que o fluxo da radiação infravermelha não encontre obstáculos em seu caminho.O melhor local para instalação será um trecho da parede próximo ao qual não haja móveis ou itens decorativos.
Escopo de aplicação e especificações de operação
Os painéis IR funcionam melhor com aquecimento pontual de um local específico interno ou externo. Funcionam muito bem em áreas equipadas para lazer próximas a dachas e casas particulares, áreas pertencentes a cafés e pequenos restaurantes.
Na maioria das vezes, os aquecedores de painel IR são usados como fonte de aquecimento adicional quando é necessário aumentar a temperatura em um local específico. Por exemplo, quando é necessário “isolar” uma área de lazer de uma casa grande ou um espaço de trabalho em algum armazém ou instalação industrial.
Quanto ao aquecimento de edifícios comerciais desta forma, é muito económico e cómodo. Com a ajuda dos painéis, é possível criar condições para a estadia mais confortável de uma pessoa em qualquer área específica, sem gastar dinheiro no aquecimento de todo o ambiente.
Condições climáticas como umidade ou vento não afetam a eficiência da radiação, por isso os painéis apresentam excelente desempenho mesmo em ambientes externos.
Nos escritórios, os painéis infravermelhos são frequentemente utilizados como principal fonte de calor. Esta solução é mais barata do que instalar a sua própria mini-caldeira com combustível sólido ou equipamento de gás, caso o escritório não esteja ligado ao sistema de aquecimento central.
Os aquecedores IR são mais econômicos que os aquecedores a óleo, aquecedores elétricos, etc., já que entre todos os tipos aquecimento elétrico radiante – o mais econômico. É mais lucrativo para os escritórios combinar pisos aquecidos com painéis IR montados no teto. Então você pode manter a temperatura ambiente em +20⁰С, mesmo em tempo gelado.
Recomendações para instalação
Para instalar painéis de aquecimento infravermelho, você não precisa de conhecimento ou experiência especial. As ferramentas necessárias para a instalação estão à disposição de cada proprietário. Os documentos do dispositivo devem conter instruções de instalação passo a passo. Se você não encontrou, acesse o site do fabricante do painel, com certeza existe essa informação.
As fixações para painéis já estão incluídas. Se você tem sua própria visão sobre esse assunto, você mesmo pode escolher os fixadores. No entanto, certifique-se de que ele pode suportar o peso do painel que você escolher instalar.
Aqui estão mais algumas nuances que é melhor conhecer com antecedência, ou seja, antes de iniciar a instalação:
- Uma porcentagem maior dos painéis fabricados são painéis de teto. Muitos deles estão equipados com canto colchetes, porém nem todos. Portanto, preste atenção a esse ponto na hora de comprar. Os modelos giratórios são melhores porque sua superfície de trabalho pode girar 30°.
- Para salas com pé direito alto, são produzidos modelos suspensos por correntes. Isso permite controlar a intensidade da radiação e selecionar a área aquecida.
- Para calcular a potência do sistema de aquecimento para aquecer a sala com painéis IR, proceda do cálculo - 1 kW por 10 m2.
- Monte os painéis na altura de montagem recomendada, pois a maioria dos painéis de menor potência aquecem a sala de maneira mais eficiente e uniforme, eliminando pontos cegos e pontos quentes.
Durante a instalação, não permita que a superfície de aquecimento entre em contato com substâncias inflamáveis ou inflamáveis.
Cuide do isolamento de alta qualidade dos contatos da fiação elétrica ao instalar o dispositivo. Use tampas plásticas ou fita isolante para isso.
Argumentos a favor e contra painéis de RI
Quem pretende instalar painéis de aquecimento infravermelho em casa naturalmente quer saber não só sobre suas vantagens, mas também sobre os pontos que podem causar transtornos. Portanto, abaixo está uma avaliação objetiva dos aspectos positivos e negativos deste método de aquecimento.
Os seguintes argumentos a favor podem ser apresentados a favor dos painéis infravermelhos:
- Resistência ao impacto e maior resistência. Os painéis IR não têm medo nem de choques e quedas. E tudo graças ao seu corpo à prova de choque e materiais resistentes.
- Fácil instalação e operação simples. Basta fixar o painel na parede ou no teto e conectá-lo na tomada. Isso não requer nenhum conhecimento especial, uma máquina de solda, etc.
- Baixo consumo de energia. Em primeiro lugar, não há perdas de energia para aquecer o ar. Em segundo lugar, a radiação IR reduz a temperatura geral do espaço em 3-5 ºС, o que permite poupar energia até 25%.Ou seja, a temperatura do ar é sentida em média 5 graus acima da mostrada pelo termômetro quando medida. E tudo porque não só o ar que está sendo medido esquenta, mas também os objetos da sala e até a própria pessoa.
- Operação silenciosa. Esses aquecedores não “racham” ou “gorgolejam”, o que significa que não interferem no sono e em outros processos vitais.
- Independência de picos de energia. Mesmo que a tensão mude, isso não afetará o funcionamento do aquecedor.
- Manter a umidade normal do ar. Os painéis térmicos IR não secam o ar como outros convetores elétricos, que dificultam a respiração e ressecam as mucosas. Não permitem a mistura de ar (frio/quente), pelo que o pó causado pelas massas de ar aquecidas não sobe.
- Dimensões compactas e falta de equipamentos associados. Não há necessidade de instalar tubulações, radiadores e caldeiras volumosas.
No entanto, muitas vezes na Internet você pode encontrar informações sobre perigos da radiação infravermelha e efeitos negativos no corpo humano. Tais mitos não têm base científica.
Pelo contrário, neste sentido são “mais úteis” do que outros métodos de aquecimento comuns, porque:
- não seque o ar nem queime o ar;
- não levante poeira, pois não há convecção;
- manter o corpo em boa forma devido ao ligeiro contraste de temperatura.
Além disso, esses aquecedores são até recomendados para pessoas que sofrem de doenças articulares, pois aquecem bem o corpo humano, fazendo com que a inflamação e a dor desapareçam rapidamente.
Quando os raios infravermelhos de ondas longas atingem a pele, seus receptores ficam irritados, aos quais o hipotálamo reage, os músculos lisos dos vasos sanguíneos relaxam e, como resultado, eles se expandem.
Assim, os raios IR ajudam a estimular e melhorar a circulação sanguínea. Observe que eles são totalmente inofensivos para a pele, ao contrário dos raios UV, que podem até causar alterações na pigmentação. Se você abordar o uso da radiação IR de forma racional, será difícil encontrar deficiências.
Em casos de manutenção de má qualidade e uso negligente dos dispositivos, são possíveis as seguintes consequências não muito agradáveis:
- Se instalado incorretamente, o espaço aquecerá em uma área diferente que precisaria ser tratada primeiro. A radiação infravermelha é caracterizada por um segmento de ação claramente limitado.
- Sistema Aquecimento infravermelho nem sempre se enquadra harmoniosamente no espaço envolvente.
- A radiação excessiva pode afetar negativamente os eletrônicos (TV, computador e outros aparelhos elétricos). No entanto, tudo depende do cumprimento dos padrões operacionais e das dimensões da sala.
Os painéis infravermelhos são um sistema de aquecimento de nova geração. Fornece aquecimento doméstico seguro e eficiente com custos financeiros mínimos. Você não encontrará nenhuma desvantagem significativa ao instalar ou usar os painéis, pois eles simplesmente não existem.
Seção “Pergunta-resposta”
Sobre o tema painéis infravermelhos, você encontra muitas perguntas idênticas na Internet, que são a primeira coisa que vem a quem decide instalá-los em casa. Consolidamos os mais comuns e preparamos uma espécie de questionário TOP com respostas detalhadas.
— Quanto tempo durarão os painéis IR?
— A sua vida útil média é de 25 anos. Se eles funcionarão mais ou menos para você, depende do modo como você os opera e se você segue as regras de cuidado.
— O que é vendido completo com o painel IR? São necessários outros materiais ou componentes para sua instalação e operação?
— A configuração padrão do dispositivo inclui o próprio aquecedor e um fio com plugue. Para instalação e conexão subsequentes, também são necessários fios elétricos, termostato na tomada, se não estiver previsto estruturalmente, interruptores automáticos, arrancadores magnéticos e eventualmente outros dispositivos automáticos (dependendo das características do sistema de aquecimento).
Você também precisará de suportes, buchas, parafusos, parafusos auto-roscantes para fixação, mas na maioria dos casos também vêm em conjunto.
— Os painéis de fabricantes diferentes têm dimensões diferentes ou as dimensões padronizadas são iguais para todos?
— O comprimento pode ser diferente - 1 me 1,5 M. O primeiro é para modelos com potência de 0,6 kW, o segundo é para 1 e 1,3 kW. A largura e a espessura são iguais para todos os dispositivos - 16,5 cm e 4 cm, respectivamente.
- O que atua como elemento de aquecimento em painéis?
- Está em baixa temperatura elemento de aquecimento, montado em placa de alumínio, que atua como emissor.
— Quanto pesa o painel IR do teto?
— Tudo depende do poder do modelo.Para configurações de 0,6 kW, o peso é de 3,5 kg, para potências de 1 e 1,3 kW - 4,5 kg.
— Meu teto é coberto de plástico. O painel acenderá? Fica muito quente?
— Seu corpo praticamente não esquenta, pois isolado termicamente. Portanto, a instalação é possível em superfícies de qualquer material. Você não precisa ter medo do fogo.
— É possível deixar as placas ligadas sem vigilância?
— Sim, se estiverem equipados com termostato. Caso contrário, não é recomendável deixá-lo sem vigilância por muito tempo para evitar o superaquecimento do ambiente.
— De quantos termostatos você precisa?
— Um termostato por ambiente.
— Quanta eletricidade é consumida com esse aquecimento? Se for um modelo com potência de 1 kW ele “acabará” com 1 kW/hora?
— Se você abordar a operação com sabedoria, então, é claro, não. O segredo é que para manter uma temperatura confortável, basta que o painel funcione de 20 a 30 minutos por hora.
Se você instalar um termostato, o aquecedor não funcionará constantemente. Ele será ativado conforme necessário. Se o aquecimento funcionar durante 20-30 minutos por hora, o consumo de eletricidade será de 1/3 a 1/2 da potência do dispositivo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará o princípio de funcionamento dos painéis de aquecimento infravermelho:
Apresentação em vídeo de painéis infravermelhos cerâmicos fabricados na Itália:
O vídeo a seguir apresentará as vantagens dos aquecedores de painel infravermelho:
A operação do dispositivo de acordo com as instruções garantirá o rápido aquecimento da sala a altas temperaturas e a criação de condições climáticas confortáveis, que são reguladas por automação embutida ou adicional.
Gostaria de falar sobre como selecionou um painel de aquecimento IR para sua casa/escritório/apartamento? Compartilhe seus critérios que determinaram a escolha do dispositivo. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.
Assim mesmo, esses painéis só trazem vantagens (exceto na situação em que são instalados incorretamente). Porém, este não é o primeiro ano que pisoteio a terra e sei que tudo tem as suas desvantagens. Eu gostaria de conhecê-los. Estou interessado na situação em que os painéis são utilizados como aquecimento principal.
Boa tarde, Bóris.
Os painéis IR têm duas desvantagens:
1. Fragilidade. A cerâmica requer um manuseio cuidadoso, mesmo um leve golpe pode inutilizar o painel.
2. Poder.
A grande maioria dos painéis infravermelhos varia de 500 a 800 watts.
Potência média necessária do equipamento para aquecimento infravermelho em relação à área da sala é expressa em relação a:
- 12-17 m² m - 1250-1500 W;
- 18-19 m² m - 1750 W;
- 20-23 m² m - 2.000 W;
- 24-27 m² m - 2500 watts.
Podemos concluir que para aquecer um quarto é necessário instalar de 2 a 3 painéis IR, e para que uma sala seja totalmente aquecida será necessária a instalação de pelo menos 3 peças e até 4-5 painéis IR, dependendo da área.
O número de painéis IR como principal fonte de aquecimento é determinado por cálculos precisos e depende da qualidade do isolamento da casa ou apartamento.
Objetivo em primeiro lugar:
- aquecimento temporário dos espaços residenciais no período outono-primavera. Pela sua aparência, é uma das melhores opções do mercado.
— escritórios, quando não for possível ligar ao aquecimento centralizado ou instalar aquecimento individual.