Aquecedor de garagem caseiro: como fazer um aparelho com as próprias mãos
Raramente alguém fornece aquecimento durante a construção de uma garagem.Portanto, durante a operação, as instalações devem ser aquecidas de forma independente. Concordo, comprar dispositivos de aquecimento para uso periódico às vezes é caro e impraticável.
Alguns artesãos fazem eles próprios o aparelho, usando materiais baratos. Convidamo-lo a familiarizar-se com as três soluções mais populares para a organização do aquecimento individual.
Antes de fazer um aquecedor de garagem caseiro, é preciso entender o princípio de funcionamento de cada unidade, sua estrutura e estudar o procedimento de montagem.
O conteúdo do artigo:
Recomendações gerais para a criação de dispositivos
Na tentativa de economizar despesas, muitos proprietários, ao escolher entre as opções de aquecedores, não têm pressa em adquirir modelos prontos de fábrica.
Afinal, se você tiver o desejo e as habilidades adequadas, você sempre poderá construir um dispositivo de aquecimento por conta própria.
No escolhendo um aquecedor para a garagem, que você mesmo pode fazer, muitos são guiados por dois parâmetros:
- O dispositivo de aquecimento deve ser fácil de ativar, aquecendo rapidamente o ambiente.
- O dispositivo deve ter um design simples, desprovido de peças e elementos complexos.
- A operação do dispositivo deve ser realizada com custos financeiros mínimos.
Todos esses requisitos são atendidos por três opções de aquecedores caseiros descritos a seguir, que funcionam com diferentes fontes de energia: gás, combustível sólido e eletricidade.
A segurança do dispositivo também é importante. Portanto, independentemente do método de aquecimento da garagem, é necessário equipar um sistema de ventilação. Afinal, a diminuição da quantidade de oxigênio e o acúmulo de produtos da combustão representam um risco à vida humana.
Aquecedor a gás caseiro
A principal vantagem deste modelo é que sua produção requer um mínimo de peças, que sempre podem ser encontradas na casa de qualquer artesão.
A única desvantagem de um aquecedor a gás é a necessidade de fornecer ventilação suficiente.
Preparação de materiais e componentes
Para fazer um aquecedor a gás para garagem, é necessário preparar com antecedência:
- queimador com válvula;
- folha de estanho;
- tesouras metálicas;
- perfure com uma broca fina;
- rebites;
- rebitador.
Para fazer a grade, você precisará de um pedaço de malha metálica de malha fina. É ótimo se você tiver uma peneira de arame comum em mãos, ela funcionará como uma grade protetora.
Os cilindros de pinça são convenientes porque, ao usá-los, você não precisa consumir todo o conteúdo de uma vez. A presença de válvulas de corte permite que os dispositivos sejam utilizados repetidamente.
Se desejar, a estrutura de aquecimento pode ser feita não apenas com latas descartáveis utilizadas para recarga de isqueiros, mas também com um pequeno cilindro recarregado.
Cortando blanks e montando a estrutura
Na hora de fazer a estrutura, a primeira coisa a fazer é fixar o aquecedor no queimador.
Quatro orelhas retangulares são adicionadas na direção dos quatro lados da peça aplicada à chapa galvanizada. Uma das orelhas deve ter o dobro do comprimento das outras. Os blanks são cortados ao longo do contorno pretendido, tentando fazer cortes suaves e sem rebarbas.
O queimador é aparafusado à placa de estanho recortada por meio de parafusos. As orelhas localizadas nos quatro lados da peça são dobradas na direção oposta e utilizadas para fixar o filtro.
Para fixar a segunda malha de proteção, pegue outro pedaço de chapa e corte dele um círculo exatamente do mesmo tamanho. Orelhas alongadas são adicionadas à peça de trabalho, necessárias para fixar a malha.
Recuando meio centímetro da borda do círculo, faça 10 furos ao longo da circunferência. Uma tira é cortada de um pedaço de malha metálica de malha fina, cujo comprimento corresponde ao diâmetro da folha de estanho cortada.
As orelhas dobradas das peças redondas de estanho são fixadas em lados opostos da tira de malha usando um rebitador e rebites. Quando montado, você deve obter um cilindro com paredes de malha e pontas de estanho.
O desenho, que inclui duas malhas, tem a vantagem de ter uma superfície de aquecimento aumentada e estar equipado com proteção adicional.
Na fase final, resta ligar o esquentador a gás e verificar o seu desempenho. O calor produzido por este pequeno aparelho é suficiente para aquecer uma pequena divisão ou garagem.
Fogão de cilindro usado
Os fogões barrigudos, populares há cem anos, ainda hoje se mantêm, servindo como principal fonte de calor em garagens e despensas. E a principal vantagem é que podem trabalhar não só na madeira, mas também em qualquer coisa que queime.
A espessura mínima das paredes dessas estruturas deve ser de 2 a 3 mm, mas ainda assim a melhor opção é de 5 cm, graças à qual será possível utilizar qualquer tipo de combustível. Se compararmos os modelos horizontal e vertical, os primeiros ganham na facilidade de carregamento das toras.
Projeto vertical
A opção mais simples para fazer um fogão de barriga é a utilização de uma botija de gás: o corpo da estrutura de aquecimento já está pronto, falta equipar os compartimentos para armazenamento de combustível e o cinzeiro. A altura do cilindro é de cerca de 850 mm, o diâmetro na circunferência é de 300 mm e a espessura da parede suficiente permite o uso de qualquer tipo de combustível.
Para construir uma estrutura instalada verticalmente, o cilindro é dividido em duas partes de volumes desiguais:
- principal – ocupa 2/3 da estrutura e serve como câmara receptora para colocação de lenha;
- mais baixo – ocupa 1/3 da estrutura e serve para recolher cinzas.
Para fazer um fogão tipo barril, são feitos furos na parede do cilindro de acordo com o tamanho de cada uma das duas seções para a disposição das portas. As próprias portas podem ser construídas a partir de um pedaço recortado de uma parede de balão ou cortadas em chapa de metal.
As barras de grelha são instaladas na fronteira entre os compartimentos superior e inferior. Mas como é difícil encontrar uma grelha de ferro fundido pronta e de tamanho adequado, usam-se hastes grossas para fazê-la.
Na parte superior do cilindro é feito um furo para a chaminé com diâmetro de pelo menos 150 mm. Este elemento pode ser soldado a partir de uma peça de chapa metálica. O principal é que o diâmetro do tubo resultante corresponda ao tamanho da chaminé para simplificar o processo de união.
As portas são equipadas com fechaduras e fixadas à carroceria por soldagem. Se desejar, os laços podem ser feitos de vários elos de uma grossa corrente de aço.
Para fechar o vão formado em torno do perímetro das portas, é melhor soldar um pequeno lado - uma tira de metal de 1,5-2 cm de largura - na parte externa ao longo do perímetro das peças, resta apenas conectar a estrutura acabada à chaminé e realizar testes.
Modelo com corpo horizontal
Quando a caixa é posicionada horizontalmente, o compartimento de coleta de cinzas é soldado à parte inferior da estrutura. O compartimento principal é projetado para carregar combustível e descarregar carvão queimado. Está equipado com uma chaminé com diâmetro de 10 cm.
É feito um furo na parede lateral da carcaça para instalação da porta de combustão. Seu tamanho não deve ultrapassar o diâmetro do tubo da chaminé. A própria porta está equipada com um trinco e instalada em dobradiças.
São feitos furos na parede da caixa, que ficarão direcionados para baixo. Eles desempenharão a função de uma grelha.
Para melhorar a transferência de calor de um fogão quente, a chaminé pode ser feita em forma de estrutura alongada e quebrada. O principal quando arranjo de uma chaminé de fogão – evite áreas horizontais. Para melhorar o aquecimento ambiente, alguns artesãos constroem invólucros de chapa metálica ao redor dos cilindros.
Mas não se esqueça de que um fogão barrigudo traz um perigo potencial. Portanto, o ambiente onde será instalado deverá ser ventilado periodicamente.
Em nosso site há vários artigos sobre como fazer um fogão com as próprias mãos. Aconselhamos você a ler:
- Fogão faça você mesmo a partir de botija de gás: diagramas, desenhos + guia passo a passo
- Fogão faça você mesmo: diagrama de um fogão caseiro para uma casa de verão e garagem
- Como fazer um fogão com óleo usado com as próprias mãos: opções e exemplos de fabricação de fogão
Fazendo um aquecedor com ventilador de mesa
Este tipo de dispositivo é um aquecedor e um ventilador reunidos em um só. Se desejado, aquecedor de ventilador caseiro pode ser usado como um ar condicionado improvisado.
Este tipo de aquecedor é cómodo porque permite regular a temperatura de aquecimento e a velocidade de rotação do refrigerador.
Seleção de materiais necessários
Para criar um aquecedor com ventilador, você precisará dos seguintes materiais:
- reostato;
- trocar;
- conector de força;
- fio elétrico;
- Luz de tira LED;
- Resfriador de computador de 12 Volts;
- fonte de alimentação de três A e 12 volts;
Para fixar o elemento de aquecimento, você também precisará de duas hastes de fio de cobre de dez centímetros com seção transversal de 1,5 mm².
As ferramentas que você precisa preparar são:
- quebra-cabeça;
- furadeira ou furadeira;
- ferro de solda;
- serra copo;
- cola para marcenaria;
- “momento” ou supercola;
Para limpar peças de madeira, removendo rebarbas nas bordas, você também precisará de uma lixa de grão fino.
Montagem de partes do corpo
O futuro aquecedor terá o formato de um cubo. O corpo do aparelho é montado a partir de tábuas de madeira com 9 mm de espessura.
Precisa cortar:
- dois espaços em branco quadrados medindo 12*12 cm;
- 3 peças medindo 10,2*10,2 cm;
- dois espaços em branco retangulares 12*10,2 cm;
- quatro pequenos retângulos medindo 1*1,5 cm.
Para fazer as pernas da estrutura, são serradas 2 peças, cada uma com 3 cm de comprimento, de um bastão de madeira D12 mm.
Para simplificar a sua tarefa, faça moldes de papel cujas dimensões correspondam às dimensões dos blanks 12x12 cm.A marcação da localização dos furos é aplicada diretamente nos moldes. Eles são aplicados em cada lado e perfurados.
Em uma peça de 10,2*10,2 cm, mantendo uma distância de 2,5 cm da borda, faça um furo D7 mm. Na segunda peça semelhante são feitos dois furos semelhantes, mantendo uma distância de 2,5 cm entre eles. Na terceira peça, 10,2 * 10,2 cm, é feito um furo passante de D9 cm no centro.
Em cada uma das quatro peças retangulares medindo 1 * 1,5 mm, são feitos furos D5 mm.
No lado comprido de um retângulo medindo 12*10,2 cm, afastando-se 1,2 cm da borda, faça dois furos D12 mm, mantendo uma distância de 7 cm entre eles.
No interior do corpo é instalado um blank quadrado com furo de 9 cm, em seguida é fixada a última parte retangular, fechando o corpo da estrutura. Na fase final, as pernas são coladas.
Instalação de elementos de aquecimento
Uma mola esticada entre duas hastes de cobre atuará como elemento de aquecimento. Para determinar se a mola é adequada, você precisa conectá-la a uma fonte de alimentação de 12 volts e fazer medições usando um multímetro.
Assim, para criar um fluxo quente, basta que as leituras do multímetro sejam de 2,5 A. Com tais parâmetros, serão gerados cerca de 30 V de calor com uma fonte de alimentação de 12 W.
A mola selecionada é soldada a hastes de cobre, cujas extremidades são fixadas em blanks de 1x1,5 cm e a estrutura montada é colada nos cantos do corpo. As “caudas” nuas do cabo elétrico são soldadas nas extremidades das hastes. Depois disso, uma barra equipada com furos é fixada.
Depois de fixar o cooler dentro do gabinete, as mesmas manipulações são realizadas com o reostato, chave e conector de alimentação.
Se todos os elementos estruturais estiverem conectados corretamente, quando o reostato for ligado, uma luz azul acenderá na faixa de LED. Ao ligar o interruptor, a faixa de LED adquirirá uma tonalidade vermelha, que criará uma cor violeta contra o fundo do azul principal. Depois disso, a mola do aquecedor começará a aquecer.
A estrutura montada pelo lado de fora só pode ser lixada e tratada com cera para madeira, ou envernizada em 2 a 3 camadas.
Graças à sua aparência apresentável, esse aquecedor pode ser usado com segurança não apenas para aquecer uma garagem, mas também para organizar salas de estar.
Opções alternativas para aquecimento econômico de garagem são descritas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Guia para construir um aquecedor compacto:
Opção para fazer minifogão caseiro:
O tipo de sistema de aquecimento a utilizar cabe ao proprietário do local decidir.Com a habilidade adequada e a capacidade de gastar um pouco de tempo, você mesmo pode montar qualquer aquecedor de garagem.
Você tem experiência pessoal com aquecimento de garagem? Quer compartilhar métodos eficazes ou falar sobre um aquecedor caseiro? Deixe comentários e anexe fotos de seus produtos - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Um fogão feito de botija de gás é uma coisa boa. Tenho experiência pessoal em fabricação. Converti o cilindro de gás em um fogão normal: coloquei grelhas, um respiradouro de cinzas e fiz uma porta. Mas ele reduziu a câmara de combustão fazendo uma divisória segundo o esquema de uma caldeira de pirólise. Desta forma, a câmara de combustão da lenha foi reduzida e foi criada uma câmara para pós-combustão do combustível. Ao mesmo tempo, a fumaça diminuiu e a eficiência da lenha aumentou. Pretendo modernizá-lo um pouco mais: envolvê-lo com uma folha de metal a uma distância de 4 a 5 cm para segurança contra incêndio e convecção de ar.
Tantas ideias interessantes e simples. Gostei especialmente do design do aquecedor feito a partir de um cilindro horizontal, era simples e extremamente rápido. E o aquecedor resultante não ocupa muito espaço. Já vi essas opções, mas aqui está descrito em detalhes como fazer isso de maneira mais fácil e com o mínimo de barulho. Eu tenho exatamente esses cilindros, mas de diâmetro menor. Estou tentando fazer algo, vamos ver o que acontece.
Pois é, acabei de ver os palitos de 10 cm de comprimento e vai ficar tudo bem.