Ventilação no camarim: opções e métodos para organizar um sistema de troca de ar

Você planejou construir um balneário confortável? Já construiu, mas ainda não decidiu sobre a ventilação? Contaremos como deve ser a troca de ar no camarim. Concordo, é melhor gastar um pouco mais de tempo na teoria do que refazer algo mais tarde. A ventilação adequada no vestiário é necessária para todo o balneário.

É impossível fazer um bom balneário sem uma comunicação cuidadosa. Graças ao nosso material, você encontrará um equilíbrio entre o calor e o frio no camarim e não terá problemas de condensação. O acabamento será seco e o ar estará tão úmido quanto necessário. Como resultado, o balneário durará muitos anos sem reparos e você não arriscará nada.

Nuances da troca de ar no camarim

O balneário é composto por salas interligadas alternadamente com finalidade, temperatura e umidade próprias. Cada um deles precisa de cuidados. Alguns proprietários deixam o camarim sem ventilação alguma, e isso é errado. A sala ficará encharcada e deteriorada. Para camarins existem três opções principais de troca de ar, que discutiremos a seguir.

O camarim é um cômodo para se despir em frente à entrada da lavanderia e muitas vezes é combinado com um banheiro. Geralmente lá aquecer o fogão. O camarim é ventilado simultaneamente ao aquecimento e após os procedimentos de banho. Um esquema de ventilação bem escolhido proporcionará mais ar fresco ao ambiente e facilitará a manutenção constante.

O sistema de ventilação do vestiário desempenha três funções principais: remove o ar sujo, fornece ar limpo e aquece-o a uma temperatura confortável.

Sala de espera planejada
Um camarim típico em estrutura individual com cinzeiro de fogão, entrada para pia separada e depois para sauna a vapor, proporção 2: 1: 1 entre esses cômodos

Também é instalado no vestiário para regular a umidade e a temperatura de todo o balneário e normalizar a temperatura do banheiro. Vale a pena cuidar disso enquanto aquece e relaxa na sauna a vapor. O fogão também precisa de ar fresco.

A troca de ar adicional visa secar o ambiente. A madeira deteriora-se rapidamente com a umidade, especialmente no escuro. Devido à umidade, às vezes as janelas e portas não podem ser bem fechadas. Os microrganismos em uma sala úmida emitem odores desagradáveis, e os acabamentos de madeira os absorvem e “selam-nos”.

Os veranistas terão dificuldade em se ajustar à qualidade do ar. Porém, a ventilação adequada após os procedimentos de banho eliminará os maus odores e prolongará a vida útil do edifício.

Circulação em camarim combinado e sauna a vapor
Uma das opções de circulação no camarim do banheiro, com ar fornecido pela abertura acima do fogão e cano embaixo do fogão vindo da rua - vai fazer um pouco de calor para o banheiro, mas alguns atendentes de balneário vai gostar

A ventilação é calculada com base nas seguintes condições:

  • alta umidade e muito vapor;
  • formas de condensação;
  • a troca de ar e a temperatura do balneário devem ser ajustadas apenas em alguns dias;
  • ar quente;
  • o dióxido de carbono se acumula;
  • pode haver produtos de combustão prejudiciais;
  • tamanho de janela pequeno.

Num balneário ideal, nada ameaça a saúde dos visitantes e as condições satisfazem os requisitos para um relaxamento balnear.Na sala de espera vale a pena organizar dois tipos de ventilação, natural com gravidade do ar e mais uma à sua escolha: mecânica ou combinada. Neste último, a entrada geralmente é feita por gravidade.

Qual esquema de ventilação você prefere?

Faça certo ventilação no banho pode ser difícil. Se você está apenas projetando um balneário, cuide das janelinhas, micro-aberturas entre os cômodos, forneça aberturas com acesso à rua e tomadas. Mas não coloque exaustores no teto, para não resfriar demais o camarim.

Coloque as proporções corretas na construção do balneário. Combinações ideais de tamanhos de camarim (combinado com banheiro), lavanderia e sauna a vapor:

  • 2 : 1,5 : 1;
  • 1,5 : 1 : 1;
  • 2 : 1 : 1.

Faça um camarim separado aproximadamente do mesmo tamanho da pia e da sauna a vapor. Para o combinado, aloque metade do comprimento e toda a largura do edifício.

Um pequeno camarim como vestiário
Camarim separado é um vestiário com necessidade de ar fresco e exaustor para retirada de vapor, que pode ser colocado em uma sala externa ou aqui se o tamanho do prédio for pequeno

Siga as regras e recomendações:

  1. Alcançar a igualdade entre os fluxos de alimentação e exaustão.
  2. Compre apenas ventiladores mecânicos que sejam resistentes à umidade.
  3. A intensidade de ventilação necessária é superior a 3 m³/hora por 1 m².
  4. Vale agregar ventilação combinada com exaustão forçada e entrada natural nas aberturas entre os ambientes e janelas de madeira.
  5. Não faria mal nenhum redirecionar um pouco do ar quente da sauna a vapor para o camarim.
  6. Coloque os caminhos de troca de ar entre o suprimento e a exaustão, passando pelo banheiro.

Considere uma opção universal ventilação da sala de vapor. Para isso, coloque a porta da sala de vapor perto do cinzeiro.Em frente ao recuperador, na diagonal, faça na parede uma abertura de exaustão com 15-20 cm de largura, deixe cerca de 20 cm entre esta ventilação e o teto, visando uma altura de 2 metros acima do chão. Certifique-se de instalar um ventilador axial se a abertura de exaustão não for diretamente para a rua.

Também existe a opção com tubo de ventilação. Torne-o vertical, mas depois gire-o e conecte-o em ângulo ao canal reto acima da sauna a vapor, se houver. Aumente o diâmetro do tubo acima do ponto de união. Caso contrário, leve-a para fora do camarim exatamente pelo telhado.

Ventilador axial de exaustão
Para evitar que o desempenho do exaustor axial diminua, envolva-o com penofol ou pelo menos sua parte estreita

Coloque a abertura de entrada meio metro acima do chão. Selecione um local aproximadamente diagonal ao exaustor. Faça a abertura de entrada do mesmo tamanho da saída (15-20 cm). Deslize para a rua e adicione um boné também. Graças a ele, você pode influenciar a velocidade com que o ar que entra expulsa o ar interno. A entrada é potencializada por um orifício adicional próximo ao cinzeiro para fornecer ar diretamente para ele.

Isolar tubo de escape e o próprio camarim, para que haja o mínimo de condensação. O isolamento térmico também aquecerá o ar e, depois de visitar a sauna a vapor, é melhor que a temperatura do ar seja confortável. Faça uma circulação com mudança suave de temperatura ao longo da altura do camarim e no trajeto do vestiário, passando pela pia e até as portas da sauna.

Certifique-se de isolar o chão. Para vestiário combinado no banheiro, providencie ventilação para a maior área possível por pessoa e pelo menos 1,3 m² por pessoa.

Considere a estanqueidade da banheira.Um edifício com estrutura requer maior fornecimento de ar: é melhor instalar um ventilador de fornecimento deste tipo.

Faça janelas com largura não superior a 45 cm, de preferência apenas de madeira. Instale a porta de entrada com um tamanho aproximado de 180x80 cm, é preferível diminuir um pouco as portas interiores para reduzir a perda de calor.

Esquema #1 – com circulação aberta

Consideremos um camarim combinado e uma versão clássica do ambiente.

Consequências do acúmulo de umidade
No início, a umidade não causará nenhum inconveniente, mas depois a condição do teto de madeira se deteriorará - você não conseguirá relaxar normalmente em um prédio em ruínas

A primeira parede é estreita, com porta de entrada. O segundo - com porta para uma sala de lavagem separada ou combinada com uma sauna a vapor. Um fogão está localizado a um metro da porta interna, dentro do camarim. A terceira parede é estreita, oposta à parede da porta da frente. A quarta fica em frente à segunda, com poltronas para relaxamento.

Faça trocas de ar naturais em forma de janelas e monte também ventilação combinada.

Não faça isso até a terceira parede entrada e sempre com um plug. Coloque a abertura a uma altura de 50 cm do chão, aproximadamente a meio da parede, mas com um ligeiro deslocamento em direcção ao recuperador.

No final da quarta parede mais distante da entrada, organize uma abertura de exaustão. Faça um furo no canto superior cerca de 20 cm abaixo do teto. Insira um exaustor na abertura.

Resta aquecer a sala de espera. Juntamente com esta tarefa, resolvem o problema de retirada de ar da sala de vapor. Lá ele é recolhido sob o chão e através de um cano entra no camarim. Não apenas forneça ar, mas também descarte-o ao mesmo tempo.

Existem três soluções:

  1. Direcione o tubo da sala de vapor para o vestiário e coloque a saída diretamente ao lado do cinzeiro.
  2. Traga o canal até a parede e o ar fluirá pelo buraco.
  3. Coloque o tubo mais abaixo e faça um corte no chão próximo ao cinzeiro.

O ar que sai da sala de vapor estará bastante quente e o recuperador aquecerá mais intensamente devido ao facto de o absorver.

Esquema #2 – com circulação de ar fechada

Neste caso, você pode organizar um camarim sem fornecer ar da sauna a vapor.

Janela entreaberta no camarim
Para ventilação natural, instale uma janela de madeira com mecanismo basculante e fixe-a com um pequeno vão: mesmo no modo mínimo não se formará condensação e a temperatura pode ser elevada com vapor de outros ambientes

A uma altura de 40-50 cm do chão, corte uma abertura de alimentação com tampão - numa parede estreita adjacente àquela onde se encontra o recuperador. Faça um furo não no meio da parede, mas mais perto do cinzeiro.

A partir do canto entre a entrada e o recuperador, desenhe uma diagonal imaginária e no final da longa parede, a um nível não superior a meio metro do chão, organize um exaustor. Aproximadamente na mesma altura do influxo, mas pode ser menor.

Não faça furos na parede; em vez disso, instale um tubo vertical. Acima do teto, insira o canal no tubo de exaustão que sai da sala de vapor e, se estiver faltando, conduza-o pelo telhado. Instale um defletor na cabeça do tubo.

O ar na parte superior da sala já estará quente, mas primeiro ele cairá e entrará na saída de exaustão não tão rapidamente como no primeiro esquema. Esse exaustor também protegerá contra o excesso de vapor, portanto, na sala de espera, onde é mínimo, um circuito fechado será ainda mais eficaz.

Esquema #3 – alimentação e exaustão em uma parede

Útil para diferentes opções de colocação de fogões. Inclusive se estiver localizado bem no canto.

Neste esquema, não há necessidade de buscar uma disposição diagonal, mas também não coloque o exaustor exatamente acima da entrada. Devido à ventilação local, a sala de espera ficará mais cedo ou mais tarde inundada.

Esquemas de ventilação para sala de espera
Três diagramas principais com visualização condicional da troca de ar quando a parte principal do recuperador está localizada atrás da parede. Lembre-se de que você precisa obter o arranjo mais diagonal de entrada e exaustão

A entrada está localizada diretamente em frente ao cinzeiro ou obliquamente. Nesse caso, é necessário garantir que o ar frio que entra não atinja os veranistas. A entrada virá da rua e irá direto para o cinzeiro do fogão, que aquecerá o ambiente. Parte do ar entrará em circulação.

Se estiver localizado obliquamente em relação ao cinzeiro, esse volume será maior. Coloque a entrada meio metro acima do chão ou um pouco mais abaixo se houver móveis atrapalhando.

Faça um furo de exaustão no topo da mesma parede. Corte-o obliquamente em relação à entrada: o mais longe possível dela e não inferior a 25 cm do teto.

Aquecendo e isolando o camarim

Entre o vestiário/banheiro de um lado e a sauna a vapor do outro, o ideal é que haja uma transição suave entre as condições de temperatura.

Existem quatro opções para conseguir isso:

  1. O fogão abre para ambos os quartos.
  2. Uma divisória adicional entre a sauna a vapor e o camarim, conjugada com a sala de relaxamento.
  3. Parte do ar aquecido vem da sala de vapor.
  4. Há uma lavanderia no caminho direto do camarim para a sauna a vapor.

Também é necessário cuidar do isolamento do ambiente. O piso, as paredes e o teto são isolados do frio. Muitas vezes eles usam isolamento de folha, mas em uma camada espessa a folha deve ser colocada manualmente.

Lã mineral para isolamento
Lã mineral, espuma de poliestireno e outros materiais de espuma, bem como argila expandida, são adequados para isolar o camarim, mas a lã mineral será a melhor em estrutura, especialmente se for revestida com papel alumínio

Isolamento de piso começam pregando barras cranianas menores nas partes inferiores das toras, localizadas em incrementos de 45-55 cm, longitudinalmente à base. Uma cobertura áspera é colocada em cima - tábuas oblongas ou largas. O contrapiso é formado como um piso contínuo.

A estrutura resultante é coberta por uma membrana impermeabilizante. Coloque-o de forma que a camada fique totalmente pressionada contra as vigas salientes. Em seguida, no espaço entre essas ripas, é colocado um pedaço proporcional de tecido isolante: um pouco maior em largura, comprimento e altura. A lã mineral também é adequada como isolamento térmico. Eles demoram mais, pois o material é altamente comprimido.

Uma barreira de vapor é colocada acima com uma ligeira sobreposição nas paredes. No processo, são isolados tubos que ficarão na espessura do piso ou abaixo.

Resta fazer o próprio piso. A superfície pode ser pavimentada com ladrilhos ou tábuas. Normalmente escolhem a madeira, isso cria um piso quente e mantém a unidade dos interiores. O revestimento deve ser contínuo, aproximando as tábuas o mais possível umas das outras.

O acabamento se deteriora mais sob o teto, portanto, use uma camada espessa de isolamento. O isolamento térmico pode ser montado no teto, entre as tábuas. Coloque uma barreira de vapor abaixo, isolamento acima e impermeabilize-a. Você pode cobrir o topo com betonilha de cimento e tábuas de madeira.

Você pode ler mais sobre isolamento de teto em este material.

Isolamento do teto acima do camarim
Opção de isolamento térmico do teto acima do camarim: argila expandida densamente assentada, escondida em duas camadas de barreira de vapor, e piso de tábuas de madeira sem betonilha

As casas de toras podem ser isoladas na construção acabada, mas vale a pena planejar o isolamento térmico com antecedência. Também vale a pena cuidar do isolamento da porta frontal.

Devido às barreiras térmicas, eles combatem eficazmente o excesso de umidade, mas a condensação pode ser completamente evitada se você fizer certas coisas constantemente. Mantenha as portas fechadas e abra apenas brevemente. Ajuste as venezianas nas grades de ventilação.

Use plugues especialmente durante o aquecimento. Após os procedimentos, resfrie o camarim através de portas e janelas abertas. Ao mesmo tempo, permita rascunhos de curto prazo. Ventile cada cômodo por vez - através das janelas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Camarim combinado e como aquecê-lo:

Análise da disposição e ventilação do camarim, como retirar umidade e mofo - detalhadamente:

Elementos para ventilação do banho - tubos, válvulas e grades:

Às vezes, o camarim é um pequeno vestiário, mas geralmente é combinado com um banheiro. No segundo caso, você precisará de ventilação completa e potente. Você pode usar um dos três esquemas que descrevemos.

Com base nos requisitos de troca aérea sobre os quais escrevemos. Lembre-se que vale a pena adicionar superfícies isoladas a um sistema de ventilação combinado ou mecânico, pois assim a vida útil do balneário aumentará.

Escreva comentários e faça perguntas sobre o tema do artigo. Talvez você tenha uma casa de banho e tenha tido que providenciar sua ventilação? Conte aos nossos leitores sobre isso. O formulário de feedback está localizado abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica