Revisão da fossa séptica "Voskhod": características, gama de modelos, regras de instalação
Poucas pessoas estão mais satisfeitas com fossas. A necessidade de limpeza profissional frequente não é a única desvantagem.Tecnologias desatualizadas foram substituídas por projetos modulares universais que permitem organizar uma rede de esgoto autônoma no local.
A solução mais econômica para a questão do descarte de lixo doméstico é a fossa séptica Voskhod. O modelo apresenta as seguintes vantagens: instalação simples, baixa manutenção e longa vida útil.
Neste material contaremos tudo sobre a estrutura e princípio de funcionamento de uma fossa séptica, traçaremos suas vantagens e desvantagens e também revelaremos os segredos da instalação de uma fossa séptica no local.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo e princípio de operação
A fossa séptica é um elemento chave do complexo de tratamento local. A principal função da unidade é acumular e purificar as águas residuais que fluem pela rede de esgoto da casa. O nível de remoção de contaminantes e filtração de líquidos depende do tipo de estrutura.
A fossa séptica Voskhod é um recipiente de armazenamento selado com paredes fortes e grossas, reforçadas com nervuras de reforço. A forma cilíndrica do tanque proporciona boa resistência à pressão do solo e fixação confiável.
Além do tanque grande, o kit purificador inclui:
- pescoço – o elemento foi concebido para bombear sedimentos;
- tampa – fecha o gargalo, protege a fossa séptica da entrada de objetos estranhos, folhas, chuva e neve;
- filtro – localizado no interior do tanque de armazenamento, realiza limpeza biológica e mecânica.
O filtro consiste em muitas fibras poliméricas entrelaçadas. O limpador não está sujeito a corrosão, oxidação e deformação. Os componentes do filtro retêm resíduos de diferentes frações. Com o tempo, a matéria orgânica passa por um processo de decomposição e se decompõe em pequenas partículas.
O sistema de limpeza Voskhod é uma versão clássica do reservatório. O dispositivo utiliza o princípio de separação de águas residuais sob a influência da gravidade e posterior decomposição de substâncias orgânicas por bactérias anaeróbias - sem a participação de oxigênio.
Convencionalmente, todo o processo de limpeza pode ser dividido nas seguintes etapas:
- As águas residuais da casa entram na fossa séptica através tubulação de esgoto.
- Sob a influência da gravidade, ocorre a decomposição primária dos resíduos em partículas pesadas e leves. O lodo na forma de sedimentos desce para o fundo do tanque de armazenamento e a suspensão e os componentes gordurosos flutuam para a superfície.
- O líquido com resíduos de frações finas percola através de um biofiltro e é descarregado para tratamento adicional do solo (poço de drenagem, campo de filtração ou infiltrado).
Se o complexo tiver dois tanques, a água semipurificada é drenada através de tubulações para o próximo tanque. O processo de limpeza é então repetido.
Vantagens e desvantagens do modelo Voskhod
Os proprietários de chalés de verão, casas e chalés que usam o sistema Voskhod observam um número impressionante de aspectos positivos e vários aspectos negativos.
As vantagens de um sistema de purificação de água incluem:
- autonomia de trabalho – a fossa séptica é independente da rede elétrica;
- alta confiabilidade e durabilidade – o tanque é desenhado de forma muito simples, praticamente não há nada que quebre no aparelho;
- facilidade de instalação – a instalação pode ser feita por você mesmo;
- política de preços acessíveis no modelo Voskhod.
As avaliações negativas dos usuários geralmente estão associadas à escolha errada do volume do limpador ou à violação das regras operacionais.
Em vez de um poço de absorção, um infiltrador é usado para drenagem natural das águas residuais tratadas para o solo ou um campo de filtração é construído a partir de valas colocadas tubos de drenagem. Eles desempenham funções semelhantes às de um poço de absorção, mas a profundidade de seu fundo condicional é significativamente maior.
A escolha do tipo de estrutura para tratamento do solo está relacionada ao nível do lençol freático do local.Deve-se levar em consideração que entre o GWL (nível freático) e o fundo condicional do poço, infiltrador ou campo de filtração deve haver uma espessura de solo de pelo menos 1 m de espessura.
Desvantagens adicionais do uso de uma fossa séptica:
- durante a operação, alguns usuários notaram o aparecimento de um odor desagradável;
- É aconselhável isolar o complexo de limpeza para o inverno.
Como a maioria dos sistemas de esgoto autônomos, Voskhod precisa de limpeza oportuna - remoção de sedimentos sólidos. O caminhão de esgoto é acionado a cada dois ou três anos - o tempo é individual e depende das condições de operação.
Características de diferentes modificações
Dependendo do número de moradores, da disponibilidade de equipamentos e eletrodomésticos hidráulicos e, portanto, do volume de esgoto, é selecionado um modelo de fossa séptica. Existem duas modificações no mercado: “Voskhod-1”, “Voskhod-2”.
"Voskhod-1" - uma instalação monocâmara projetada para atender uma casa compacta habitada por no máximo quatro pessoas. O volume do tanque é de 1.400 litros, o descarte máximo permitido de águas residuais não deve ultrapassar 700 litros por dia.
"Voskhod-2" — modelo de duas câmaras para 2.000 litros. O volume do tanque é suficiente para uma família de quatro a cinco pessoas. A massa do dispositivo de armazenamento é de 80 kg, o tanque é projetado para um fluxo de líquido na faixa de 800 litros por dia. O modelo inclui tubos de transbordamento conectando ambos os contêineres. A movimentação das águas residuais ocorre por gravidade - a saída está localizada abaixo da entrada.
O modelo de três câmaras “Voskhod-3” com capacidade de 3.000 litros é menos procurado.A instalação de uma fossa séptica é complicada devido às suas grandes dimensões e peso. É aconselhável utilizar um tanque de grande volume para atender uma casa onde morem mais de seis pessoas.
Tecnologia para instalação de fossa séptica no local
As fossas sépticas Voskhod são instaladas de acordo com o mesmo princípio de modelos semelhantes com tratamento de solo. Convencionalmente, todo o processo tecnológico consiste nas seguintes etapas: escolha do local, preparação da cava, instalação do reservatório, organização do tratamento do solo e abastecimento das tubulações.
Selecionando um local: requisitos de acordo com SNiP
Ao determinar a localização do tanque de decantação Voskhod, você deve ser guiado pelos padrões descritos em SNiP: 2.04. 03-85, 2.04.01-85 e 2.04.04-84.
Requisitos primários:
- A distância mínima permitida até um reservatório com fluxo próximo é de 10 m, até um reservatório parado – 30 m. A distância até um reservatório com água potável é de 50 m.
- A distância do tanque de armazenamento de esgoto às árvores, gasodutos ou estradas é de pelo menos 5 m, e até a borda do terreno pessoal - 4 m Os arbustos não podem ser plantados a menos de 1 m do tanque.
- A distância entre o purificador e a fundação do anexo deve ser de no mínimo 1 m, o que elimina o risco de a estrutura ser arrastada pela despressurização do reservatório.
- É necessário recuar 5 m da área habitacional até a fossa séptica, esta lacuna se deve à segurança sanitária, bem como ao possível aparecimento de um odor desagradável proveniente da estação de tratamento.
Ao mesmo tempo, não vale a pena deslocar o reservatório para uma grande distância da casa.Se a tubulação exceder 15 m, será necessário instalar poços de inspeção adicionais.
Ao colocar uma fossa séptica, deve-se levar em consideração as características do terreno:
- O sistema de esgoto deve ser instalado em um morro - isso reduzirá o risco de inundação da fossa séptica com degelo ou água da chuva. Neste caso, o nível do tanque deve ser inferior ao do banheiro do primeiro andar da casa.
- Se um poço ou poço com água potável em um local estiver localizado em uma encosta, a fossa séptica será instalada mais abaixo na direção da encosta.
É necessário prever com antecedência o livre acesso do caminhão de esgoto à fossa séptica.
O comprimento padrão da mangueira para bombeamento é de 15 m, caso a fossa séptica esteja localizada no fundo do local, pode-se utilizar os serviços de um sugador de lodo equipado com mangueira de 40 m.
Instalação de uma estação de tratamento
Lista de ferramentas e materiais necessários:
- pá de baioneta – preparação da cava e valas;
- areia e brita – formação de almofada de areia;
- laje de concreto – se a fossa séptica for instalada em barro ou argila;
- polietileno – disposição de uma camada à prova de umidade.
Todo o processo tecnológico está dividido em várias etapas.
Passo 1. Determinar o local ideal para instalação de um tanque de sedimentação e destinar uma área para organização do tratamento terciário do solo. Marque a área.
Passo 2. Cave um buraco para o tanque e valas para a colocação de canos de esgoto.
Etapa 3. Nesta fase, é necessário preparar um local para a disposição da drenagem do líquido semipurificado da fossa séptica. As dimensões da fossa dependem do tipo de sistema de pós-tratamento (poço de drenagem, campo de filtração).
Passo 4. Encha o poço do tanque de armazenamento com areia - a espessura da camada é de cerca de 20-30 cm e compacte a almofada de areia.
Etapa 5. Compacte a vala da tubulação com uma camada de areia e instale canos de esgoto. É importante aguentar ligeira inclinaçãopara que os tubos não fiquem entupidos durante a operação.
Etapa 6. Para evitar a deformação dos tubos, é aconselhável preenchê-los com brita. Esta medida é relevante caso seja esperada carga na área acima da tubulação de PVC. Por exemplo, disposição de estacionamento, playground ou pátio.
Etapa 7 Inspecione a fossa séptica, coloque-a na fossa e verifique a regularidade do local - quaisquer distorções devem ser excluídas.
Etapa 8 Conecte os tubos de entrada e saída, encha o tanque até a metade com água e comece a encher. O trabalho é realizado em etapas, cada camada é cuidadosamente compactada. Para o aterro, pode-se usar terra ou uma mistura seca de solo extraído de uma cava, rio ou pedreira, areia e cimento.
Organização do tratamento de águas residuais subterrâneas
Uma característica especial da fossa séptica da marca Voskhod é a necessidade de filtragem adicional de líquidos residuais.
Métodos para implementar a purificação do solo:
- drenagem bem;
- valas de filtro;
- campo de filtro.
Drenar bem. Esta opção é adequada para jardins com solo bem drenado (arenoso, cascalho, brita). Um tubo de saída é colocado no purificador principal, através do qual o líquido flui para um poço com componentes de filtro.
A estrutura é erguida em concreto armado monolítico, tijolo ou pedra. Se necessário, é instalada drenagem lateral adicional no fundo do poço (cerca de 1 m), são distribuídos furos cuja área total é igual a 10-12% da área total das paredes. O tubo de saída da fossa séptica é conectado à instalação a uma distância de meio metro do filtro inferior. A profundidade do poço depende do volume de águas residuais que entram nele para processamento.
Características do poço de drenagem:
- o fundo condicional da estrutura deve elevar-se acima do nível mais alto do lençol freático em pelo menos 1 m;
- se, ao cavar uma vala a uma profundidade de 2,5 m, não forem encontrados depósitos de areia, cascalho ou solo semelhante com altas propriedades de filtração, deve-se dar preferência a outro método de tratamento terciário do solo;
- a eficiência da limpeza complexa associada ao processamento do solo é de 98-100%.
Uma maneira cara, mas rápida e conveniente de montar um sistema de tratamento do solo é instalação de infiltradores:
Se houver um reservatório ou ravina perto de uma área suburbana onde o líquido purificado possa ser descarregado, providencie valas de filtro.
Sua profundidade depende do nível de instalação da tubulação que sai da fossa séptica. Na superfície da terra, a largura da vala é de 80-100 cm, e abaixo - 50 cm. O comprimento da vala é selecionado na proporção de: 1 m de vala por 60 litros de águas residuais por dia. A vala é preenchida com material filtrante: areia, brita, cascalho.
Características de projeto e operação do sistema de tratamento de solo:
- os “tubos perfurados” são colocados com uma inclinação no sentido da drenagem de 2 a 3 mm por metro linear;
- a água purificada flui através de um tubo de drenagem para a ravina ou reservatório mais próximo;
- o tamanho dos furos na tubulação é de 4 a 7 mm, o passo de perfuração é de 10 a 20 cm;
- eficiência de limpeza – até 98%.
Campo de filtração subterrânea. Rede de valas de drenagem equipadas com leito de areia e brita. Ao contrário das valas de filtro, os tubos de campo perfurados - os drenos são colocados em uma camada. Escoando pelos buracos, a água da fossa séptica passa por uma purificação adicional e, em seguida, o líquido purificado entra no meio ambiente.
A necessidade de isolar a fossa séptica e a tubulação
As normas e requisitos para a instalação de uma fossa séptica de plástico “Voskhod” implicam o funcionamento da instalação durante todo o ano, sem a utilização de meios de isolamento adicionais.
O reservatório está imerso a uma profundidade suficiente para evitar a formação de gelo na água. A rede de esgoto é colocada em declive - isso evita a estagnação da água e o aparecimento de congestionamentos de gelo. Além disso, o influxo de águas residuais e o processo de fermentação no decantador contribuem para a liberação de calor.
Porém, mesmo que a tecnologia de instalação seja seguida, existe o risco de acidentes.
Razões possíveis:
- O uso sazonal de esgoto com períodos de “estagnação” pode causar congelamento do líquido no tanque. O problema é especialmente relevante para fossas sépticas “países”.
- A profundidade de congelamento do solo é um valor médio. Não há garantia de que o inverno que se aproxima não será muito rigoroso.
- A deformação local do solo devido ao aumento do gelo pode afetar a inclinação da tubulação em uma seção separada. Isso pode levar à estagnação da água e à formação de gelo.
É melhor prevenir e isolar a fossa séptica na fase de sua instalação. Isoladores térmicos adequados incluem: lã mineral, argila expandida, espuma de poliestireno e espuma de poliestireno extrudado.
Um material de maior qualidade é a espuma de poliestireno. A absorção mínima de umidade e a alta resistência tornaram-no popular para isolar fossas sépticas.
O isolamento térmico dos tubos de alimentação é realizado com lã mineral ou qualquer isolamento de tubos. Um método alternativo é o aquecimento de cabos.
Regras para operação e manutenção de fossa séptica
Para garantir um funcionamento eficiente, prolongar a vida útil e reduzir o custo de limpeza de uma fossa séptica, é importante seguir as regras de seu funcionamento:
- Os seguintes itens não devem ser descartados nos esgotos que transportam resíduos: resíduos de cimento, resíduos de construção, sacos plásticos, medicamentos (especialmente antibióticos) e óleo de motor.
- É aconselhável utilizar produtos domésticos biodegradáveis para lavar roupa e louça. Esse produto é marcado como “BR”.
- Para evitar entupimento de canos e problemas com bombeamento de lodo, você deve usar papel higiênico solúvel em água.
Para melhorar o grau de purificação, produtos biológicos podem ser adicionados à fossa séptica Voskhod. Os produtos concentrados contêm colônias de bactérias que aceleram a decomposição da matéria orgânica.
Vantagens importantes da utilização de aditivos: eliminação de odores desagradáveis e redução de resíduos sólidos. Drogas populares: “Vodogray”, “Mikrozim”, “Biosept”, "Doutor Robik" E "Sanex".
A limpeza oportuna da fossa séptica prolonga a vida útil dos sistemas de tratamento de águas subterrâneas. Com o uso estável do complexo de limpeza, a substituição completa dos componentes do filtro (cascalho e brita) é realizada uma vez a cada 10 anos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalação passo a passo de uma fossa séptica em condições de alto nível de água subterrânea:
A fossa séptica Voskhod é uma solução acessível e prática para organizar um sistema de esgoto autônomo. O dispositivo distingue-se pela sua simplicidade e baixa manutenção. Depois de estudar as normas de colocação de fossa e compreender os requisitos tecnológicos para a sua instalação, poderá instalar você mesmo a fossa séptica, sem o envolvimento de especialistas.
Ainda tem dúvidas sobre o tema do artigo? Ou você já tem experiência no uso de fossa séptica Voskhod e pode compartilhar suas impressões? Informe aos visitantes do nosso site qual modelo de fossa séptica você escolheu? Deixe seus comentários, tire dúvidas, compartilhe sua experiência no bloco abaixo.
Quão forte e confiável é esta fossa séptica? As nervuras de reforço são, obviamente, boas, mas será que conseguem suportar totalmente a pressão do solo? É confuso que praticamente não haja comentários sobre essa fossa séptica por parte das pessoas na Internet.
Boa tarde, Pedro.A espessura da parede externa é de 15 mm, em combinação com nervuras de reforço, é suficiente para suportar a pressão do solo.
Entenda bem, não é lucrativo para nenhum fabricante produzir produtos de baixa qualidade e posteriormente receber um grande número de reclamações. Se instalado corretamente, não haverá problemas quanto à manutenção da integridade do container.
O pequeno número de comentários sobre esta fossa séptica se deve à sua impopularidade. A razão é principalmente devido ao mau tratamento de águas residuais. O setor privado prefere fossas sépticas com limpeza profunda, que é de cerca de 98%, o que permite que as águas residuais tratadas sejam imediatamente despejadas na vala. A purificação de águas residuais com a fossa séptica Voskhod, como você notou, está na faixa de 60-70% e requer arranjo adicional de um poço de drenagem, campo de filtração ou vala.