Sistema de aquecimento de uma casa de dois andares: diagramas típicos e especificidades do projeto de fiação
A vida confortável numa casa privada de dois pisos depende inteiramente do complexo de comunicações, entre as quais um dos principais lugares é ocupado pela rede de aquecimento.Não é? É ela a responsável por manter as condições ideais de temperatura e a segurança do próprio edifício. Concordo, a temperatura ambiente é um dos principais componentes para garantir uma vida confortável.
A escolha da fonte de calor e sua conexão correta determinam diretamente se você consegue manter a temperatura necessária para viver. Aqui vamos ajudá-lo a entender como funciona o sistema de aquecimento de uma casa de dois andares e quais diagramas de fiação são considerados mais eficazes.
Aqui você encontrará informações sobre os tipos de refrigerantes, métodos e características de sua conexão. Para maior clareza, o material vem acompanhado de diagramas de ligação, além de vídeos que ajudarão a ampliar o conhecimento sobre sistemas de aquecimento em residências particulares.
O conteúdo do artigo:
- Em que consiste o sistema de aquecimento?
- Eficiência dos esquemas de circulação forçada
- Circulação natural como alternativa
- Características de um sistema de aquecimento de tubo único
- Opções de conexão comuns
- Sistema de aquecimento de dois tubos para uma casa de 2 andares
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Em que consiste o sistema de aquecimento?
É muito difícil selecionar de forma independente o equipamento necessário para montar um sistema de aquecimento. Para fazer isso, você precisa ter conhecimentos especiais de engenharia, ser capaz de calcular a perda de calor, navegue por cálculos detalhados e nuances de instalação.
Recomendamos que você entre em contato com engenheiros de aquecimento profissionais que, como resultado de cálculos preliminares, selecionarão o esquema de aquecimento ideal.
Se você possui a formação adequada ou já tem experiência na instalação de aquecimento em uma casa de dois andares, poderá escolher você mesmo a opção de circuito de aquecimento, usando informações úteis e habilidades comprovadas.
Selecionando uma fonte de energia térmica
O coração da rede de aquecimento é um gerador de calor, que aquece o refrigerante até à temperatura ideal e, se as suas capacidades técnicas o permitirem, mantém os parâmetros definidos 24 horas por dia.
Entre as fontes de calor modernas em casas particulares de dois andares, quase todas são usadas, às vezes 2-3 tipos são combinados.
Possíveis tipos de geradores de calor:
- caldeiras de aquecimento;
- emissores infravermelhos;
- fogões (russos, holandeses, canadenses);
- lareiras;
- colectores solares, unidades de bomba de calor e outros tipos de equipamentos alternativos.
São utilizadas ativamente caldeiras de aquecimento, que podem ser classificadas por tipo de combustível:
- combustível líquido ou sólido;
- gás;
- elétrico.
A segunda e terceira opções são mais econômicas e, se a casa for fornecida com gás ou eletricidade, você deve preferi-las.
Se a casa for construída em um terreno não gaseificado, caldeira elétrica torna-se o principal, e uma lareira ou aquecimento infravermelho é usado como fonte de reserva.
A utilização de geradores de calor alternativos depende em grande parte das condições climáticas da região, além disso, um conjunto mínimo de equipamentos relativamente caros (por exemplo, coletores solares) se pagará em pelo menos 3 anos.
Qual refrigerante é melhor?
O calor gerado por uma caldeira a gás ou outro gerador de calor não pode, por si só, espalhar-se por todas as divisões. Para tanto é necessário refrigerante - uma substância que se move livremente pelas tubulações e possui as características técnicas necessárias.
Existem tecnologias de utilização de ar aquecido, especialmente relevantes em residências com aquecimento de fogão, lareira ou aquecimento elétrico. Mas, infelizmente, para garantir um funcionamento eficaz, possui parâmetros insuficientes de capacidade térmica, densidade e transferência de calor.
Ao contrário das substâncias gasosas, as substâncias líquidas têm excelente capacidade de absorver calor, liberá-lo e manter uma determinada temperatura por algum tempo. Nesse sentido, o “condutor” ideal é a água comum. Quando aquecido, enche tubulações e radiadores, liberando gradativamente calor para os ambientes residenciais, e a circulação garante a consistência do processo.
Para casas com residência permanente, os sistemas com água como refrigerante são ideais. Para garantir que o equipamento de aquecimento dure mais tempo sem reparos e que a tubulação não fique revestida com placa bacteriana, a água passa por filtros e é enriquecida com aditivos e inibidores especiais.
Se a casa for abrigo temporário ou servir de local de férias nos finais de semana, é melhor usar anticongelante em vez de água. Trata-se de uma solução líquida de composição química em que um dos componentes é o propilenoglicol ou o etilenoglicol.
Os produtos químicos evitam o congelamento do líquido refrigerante mesmo quando o edifício congela e mantêm constantemente a funcionalidade da rede no modo operacional.
Aquecimento por convecção e radiador de instalações
Ao elaborar um projeto de aquecimento para uma casa de dois ou três andares, tanto radiadores quanto convetores podem ser usados como dispositivos de aquecimento.
Radiadores, ou baterias de aquecimento, na maioria das vezes equipam sistemas centralizados.Possuem um princípio de funcionamento combinado: transmitem radiação térmica e aquecem o ar, que circula e passa pelas “nervuras” dos produtos.
Dispositivos de aquecimento com princípio de funcionamento combinado são considerados a melhor opção para organizar uma casa particular de dois andares.
Os convectores possuem um design mais aberto e consistem em tubos de cobre e trocadores de calor. O ar entra nos trocadores de calor, aquece, sobe, abrindo espaço para uma nova porção de ar ainda não aquecido. O dispositivo é protegido do resfriamento por uma caixa volumosa.
Nos esquemas de aquecimento de casas de dois andares, são utilizados radiadores e aquecedores de convecção, a escolha de dispositivos é grande devido à variedade de designs, tamanhos e formas.
Breve descrição dos radiadores domésticos
Todos os tipos de radiadores de aquecimento doméstico podem ser classificados de acordo com o material de que são feitos. Os modelos modernos de dispositivos de aquecimento são feitos dos seguintes metais:
Existem também modelos de design criados em estilo vintage, mas são bastante caros e geralmente feitos sob encomenda. Produtos cerâmicos e forjados são muito menos comuns que a estampagem de fábrica.
Anteriormente, radiadores seccionais de ferro fundido eram comuns e ainda podem ser encontrados à venda. O ferro fundido é valorizado por sua resistência ao desgaste e características pouco exigentes do refrigerante, mas seu alto peso é considerado uma desvantagem. O peso deve ser levado em consideração se o projeto envolver a montagem do radiador em uma parede clara.
Os modelos seccionais, ou seja, pré-fabricados, também são feitos de alumínio.São leves e esteticamente agradáveis, mas não entram em contato com peças de cobre e reagem negativamente a alguns tipos de refrigerantes.
Os radiadores de aço podem ser em painel, constituídos por peças de chapa de aço, ou seccionais, constituídos por vários módulos. A primeira opção é considerada mais confiável devido à conexão roscada simples de dupla face. O aço tolera perfeitamente qualquer transportador de calor, é mais leve que o ferro fundido, mas mais pesado que o alumínio.
Qualquer tipo de radiador é adequado para uma casa de dois andares, na hora de escolher é preciso focar no tipo de refrigerante, características de instalação do sistema e design de interiores.
Eficiência dos esquemas de circulação forçada
A parte predominante dos sistemas de aquecimento modernos só pode funcionar plenamente quando criada circulação artificial, ou seja, aquele em que o refrigerante se movimenta dentro da rede devido ao funcionamento da bomba de circulação.
Existem pré-requisitos para a instalação de circulação forçada num edifício com vários pisos:
- instalação de tubulação de menor diâmetro, o que facilita a montagem da fiação como um todo;
- fornecer regulamentação zonal (junto com ou em vez da regulamentação geral);
- a presença do 2º andar e superiores não afeta a eficiência do aquecimento;
- redução da temperatura do líquido refrigerante sem alterar os parâmetros de transferência de calor;
- possibilidade de usar tubos de plástico baratos.
As desvantagens incluem a disponibilidade de fonte de alimentação - interrupções são possíveis, mas podem ser facilmente evitadas usando UPSs de backup. O problema do ruído mais alto também pode ser resolvido com a instalação de uma camada de isolamento acústico na sala da caldeira.
O local mais adequado para a inserção da bomba de circulação é onde a temperatura desce ao mínimo, ou seja, directamente em frente da caldeira, na linha de retorno.
Circulação natural como alternativa
Hoje em dia, redes de aquecimento autônomas com circulação gravitacional, ou seja, operando de acordo com as leis físicas naturais, são extremamente raras.
O princípio de funcionamento é explicado pela diferença na densidade da água fria e aquecida e pela presença de um dispositivo de controle adicional - um tanque de expansão, que é instalado na parte superior do riser de água quente.
Recurso redes naturais é a disposição inclinada dos tubos horizontais (retorno e distribuição) e a localização da caldeira - é instalada no nível mais baixo possível. O refrigerante é fornecido através do riser de expansão e a água resfriada (ou anticongelante) é descarregada através do riser de retorno.
As vantagens do circuito gravitacional são a independência da energia elétrica, a facilidade de instalação e a ausência de ruído produzido pela bomba de circulação.
Características de um sistema de aquecimento de tubo único
A escolha do aquecimento mono ou duplo não depende do número de pisos da casa - ambos os tipos são adequados, mas para edifícios com 2 ou mais pisos é necessária a instalação de bomba de circulação.
O aquecimento com refrigerante líquido (água ou anticongelante) é considerado o mais eficaz, enquanto para pequenas casas térreas, por exemplo, chalés de verão, outras opções podem ser consideradas.
Princípio operacional e características distintivas
Os radiadores de aquecimento, segundo um esquema monotubo, são conectados em série, ou seja, o refrigerante entra primeiro em um dispositivo mais próximo da caldeira, dele através de uma tubulação para outro, etc. O circuito em loop, que é uma rede, também é adequado para uma casa de 2 andares, pois está convenientemente localizado ao longo das paredes perimetrais.
A presença de válvulas de corte pode melhorar o aproveitamento do sistema. Por exemplo, Guindaste Mayevsky projetado para remover “bloqueios” de ar que ocorrem frequentemente durante o tempo de inatividade, ou seja, no verão. Além disso, são utilizados diversos modelos de válvulas de balanceamento, válvulas esfera e reguladores especiais.
O método de circulação forçada em estrutura monotubo em caso de ausência temporária de energia elétrica pode ser substituído por um natural, mas requer a instalação de um tanque de membrana e a colocação de tubos horizontais em um ângulo de até 5º.
Avaliando desvantagens e vantagens
A principal vantagem das redes monotubo é considerada a facilidade na elaboração do projeto e na própria instalação.Um mínimo de tubos permite que você não dependa de um layout complexo da sala, mas simplesmente coloque a tubulação estritamente ao longo do perímetro de ambos os andares. A economia na compra de menos elementos para uma única linha principal – tubos, torneiras – também é apreciada.
Um tubo ocupa muito menos espaço que dois, por isso pode ser disfarçado sob o revestimento do piso, colocado despercebido nas portas, ou seja, instalado sem atrapalhar o interior.
As desvantagens incluem a necessidade de adquirir um mais potente Bomba de circulação, como resultado do aumento das contas de eletricidade. É mais difícil regular o nível de temperatura em um projeto com conexão serial: quando a intensidade de aquecimento no radiador mais próximo diminui, a temperatura em toda a linha diminuirá automaticamente.
Opções de conexão comuns
Se você decidir instalar um sistema de tubo único, terá que escolher entre dois tipos:
- circuito simples sem regulamentação;
- "Leningrado" com a capacidade de desligar radiadores individuais.
Em termos de método de controle, a primeira opção é claramente inferior à segunda, tendo como única vantagem o custo orçamentário.
A instalação do Leningradka custará um pouco mais caro, pois além das tubulações é necessário adquirir um conjunto de válvulas de corte. Usando desvios e válvulas, você pode reduzir/aumentar a quantidade de líquido refrigerante fornecido ao radiador.
"Leningradka" é reconhecido por engenheiros de aquecimento profissionais como a melhor opção para um sistema de tubo único para um edifício residencial de 2 andares.
Conjunto completo e instalação de equipamentos
Equipamento padrão para montagem do sistema:
- Bomba de circulação;
- caldeira a gás ou elétrica (a potência depende do tamanho da casa, características do refrigerante, etc.);
- tanque de expansão;
- tubos de 20 mm e 25 mm;
- adaptadores, juntas, plugues;
- conjunto de radiadores;
- Guindastes Mayevsky.
Juntamente com tubos de aço, podem ser utilizados tubos de polímero ou metal-plástico, sendo estes últimos preferidos.
Primeiro, eles encontram um local adequado para a caldeira e a instalam, depois montam a tubulação que leva aos radiadores. Em locais onde o radiador se ramifica e ignora consertar as camisetas. A bomba é instalada na linha de retorno, junto à entrada da caldeira, e ligada à rede eléctrica.
O local de instalação de um tanque de expansão aberto é o ponto mais alto do sistema, um fechado pode ser montado em qualquer local conveniente, por exemplo, em uma sala de caldeira. Os radiadores são suspensos nas paredes por meio de fechos especiais e equipados com plugues e torneiras.
Sistema de aquecimento de dois tubos para uma casa de 2 andares
Condições de vida verdadeiramente confortáveis só podem ser alcançadas através da instalação sistema de aquecimento de dois tubos. O seu design permite regular a temperatura em divisões individuais e poupar recursos energéticos.
Como funciona um circuito bidirecional?
Ao contrário de um circuito de tubo único, um circuito de dois tubos consiste em um par de linhas com finalidades diferentes: uma delas fornece refrigerante, a segunda o devolve. Os radiadores não são conectados em série, mas em paralelo. Um circuito, com refrigerante aquecido, estende-se desde a coluna até aos radiadores de ambos os pisos, o segundo é montado na saída da caldeira e também é distribuído por ambos os pisos.
Os radiadores estão equipados com válvulas termostáticas que permitem definir uma temperatura confortável. Se desejar, você pode reduzir a intensidade de aquecimento parcial ou bloquear completamente o fluxo de água para o dispositivo.
Nas casas modernas de 2 andares, são utilizadas estruturas de dois tubos, pois são muito mais eficientes que as de tubo único:
- reduzir a perda de pressão;
- não requer uma bomba potente;
- mantenha a mesma temperatura do líquido refrigerante para cada radiador;
- permitem que você use muitos dispositivos térmicos diferentes dentro de um sistema (por exemplo, radiadores, convectores e “pisos quentes”);
- tornam possível reparar e substituir peças sem comprometer a funcionalidade geral.
A principal desvantagem é a dificuldade de autoinstalação - durante a montagem é necessária consulta e supervisão de profissionais.
Soluções de sucesso para instalação de um sistema de dois tubos
Existem muitas encarnações de vários esquemas, mas ao elaborar um projeto você deve começar pelos requisitos individuais.
Vários esquemas universais são adequados para fornecer calor a casas de vários tamanhos e números de andares.
Se você instalar equipamento adicional, como um tanque de membrana, as capacidades do sistema de aquecimento serão expandidas.
O diagrama a seguir combina os três diagramas de fiação mais populares.
Todos os esquemas acima são adequados para aquecer um edifício de 2 andares.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeos informativos ampliarão seu conhecimento sobre sistemas de aquecimento em edifícios de 2 e 3 andares.
Vídeo nº 1. Diagrama de conexão para um sistema de aquecimento por radiador de circuito duplo com “pisos quentes”:
Vídeo nº 2. Opção de fiação do sistema de aquecimento em um prédio de 3 andares (usando Leningradka):
Vídeo nº 3. Aplicação prática de um sistema com circulação natural de refrigerante (em caldeira a combustível sólido):
Assim, os sistemas de aquecimento de dois tubos com refrigerante líquido, equipados com caldeira a gás ou elétrica e bomba de circulação, podem ser considerados os mais eficazes.Os sistemas combinados são mais eficientes, a seleção das fontes de calor depende do número de andares e do desenho da casa.
Em qualquer caso, para traçar um esquema individual, recomendamos consultar engenheiros e projetistas de aquecimento.
Você tem alguma dúvida, há oportunidade de dar conselhos valiosos ou encontrou alguma falha no texto? A sua opinião é importante para nós. Deixe postagens no bloco abaixo, compartilhe sua opinião e poste fotos sobre o tema do artigo.
O artigo é bom, mas nem todos conseguem descobrir tão facilmente e instalar o aquecimento por conta própria, convidámos especialistas para esta tarefa - fizeram-no com eficiência, há 2 anos que temos pisos aquecidos e aquecimento próprio independente.
Estudamos, refletimos, ponderamos.
Sempre leio com interesse seus comentários profissionais e úteis. Há um ano não pensava que decidiríamos instalar de forma independente o aquecimento da nossa casa de dois andares, pois neste momento existe um sistema pouco eficiente e com grandes perdas de calor . Aqui lemos as informações antes de consultar as construtoras, para sabermos o que conversar com elas.