Como funciona uma manta térmica para botijão de gás: características do aparelho e uso + dicas de escolha
A opção de fornecimento de gás em botija é muito relevante para proprietários de casas e edifícios particulares, pescadores e turistas, numa palavra, em todos os locais onde não haja possibilidade de ligação a um gasoduto central. E a maioria dos usuários considera um cilindro de gás um dispositivo bastante primitivo que sempre funcionará, porque “não tem nada para quebrar”. Você concorda?
Mas você deve estar preparado para o fato de que no inverno podem ocorrer problemas inesperados quando o propano nos recipientes começa a congelar e os dispositivos conectados, incluindo o fogão ou queimador, simplesmente param de funcionar. O uso de isolamento artificial para cilindros de gás viola normas de segurança, afeta as condições de abastecimento de combustível e piora a troca de calor do aparelho com o meio ambiente. Uma chama fraca do queimador pode simplesmente desaparecer após tais manipulações. Mas o que devem os utilizadores fazer nesta situação se não podem recusar a utilização de gás engarrafado?
Nós vamos ajudá-lo a resolver esse problema - no artigo falaremos sobre como é projetada e funciona uma manta térmica para cilindros de gás, considerada um dos materiais de isolamento mais seguros. Consideremos as características técnicas, bem como as características de utilização de tais dispositivos. Também fornecemos recomendações básicas para a escolha de uma manta térmica.
O conteúdo do artigo:
O design e o princípio de funcionamento de uma manta térmica
No cilindro, o gás está no estado líquido e sob alta pressão.Capacidade correr aproximadamente 80%. Em caso de expansão do combustível, causada, por exemplo, por aquecimento, não ocorrerá explosão.
Em primeiro lugar, durante a operação, é utilizada a fase vapor do gás, que sobe. A fase líquida é transformada em estado de vapor à medida que o combustível é consumido. Este processo é acompanhado pelo consumo das chamadas moléculas rápidas.
Como resultado deste processo, o líquido perde energia e esfria. A taxa de diminuição da temperatura depende da evaporação, bem como da presença de líquido no cilindro. O fornecimento de gás irá parar em um nível crítico de temperatura. Para evitar que isso aconteça, os usuários usam dispositivos de aquecimento especiais - mantas térmicas. Consideraremos seus recursos com mais detalhes a seguir.
Quando é necessário aquecimento adicional do cilindro?
Mantas para botijões de gás doméstico devem ser utilizadas em temperaturas próximas a -15 graus Celsius. Quando o termômetro atinge -30 graus, torna-se impossível operar o cilindro sem manta térmica. Este processo torna-se especialmente complicado no inverno, pois à medida que a temperatura do ar cai, o congelamento do recipiente acelera.
Mesmo em uma sala com temperatura do ar abaixo de zero, o butano no cilindro não evapora. A combustão do propano faz com que a caldeira, o convector e outros dispositivos que utilizam gás se apaguem. O butano restante pode queimar, mas apenas em temperaturas acima de zero, ou você terá que trocar o cilindro por um recarregado.
Na superfície da embarcação também pode geada se formará devido à má qualidade do combustível, principalmente se os postos de gasolina na estação fria não utilizarem um tipo especial de propano-butano. Nessa mistura (“inverno”) o propano deve predominar, pois é esse gás que evapora mesmo em temperaturas abaixo de zero.
Examinamos os tipos e características das misturas de gases com mais detalhes neste nosso artigo: Tipos de misturas de gases em cilindros para fogão a gás.
O dispositivo garante o aquecimento do cilindro de gás a um nível seguro - +40 graus Celsius. Sob tais condições, consegue-se a evaporação completa da mistura de propano e butano.
Este princípio de funcionamento garante o funcionamento estável de esquentadores, convectores, caldeiras e fogões na estação fria, mesmo em temperaturas abaixo de zero.
Características e vantagens do isolamento
Para aquecer um cilindro de propano, você deve usar apenas dispositivos seguros, incluindo uma manta térmica especial.
Suas principais propriedades técnicas incluem o seguinte:
- O aquecimento é realizado a uma temperatura de +40 graus Celsius, desvio máximo +/- 5 °C.
- O dispositivo opera em uma rede 220.
- Sua potência é de 160 W.
- A uma temperatura de -15 graus Celsius, consome eletricidade cerca de 80 W por hora.
- Tamanho quando desdobrado: 108*45*2, 116*103,2 cm.
- A manta térmica pesa apenas 1 kg.
- Volume: 27, 40, 50 l, também adequado para cilindro Ragasco de 33,5 l.
- Ajuda a economizar energia elétrica em até 30%.
- Vida útil – pelo menos 3 anos.
- Existe um indicador da presença de energia da rede.
O custo de aquisição de um aquecedor terá retorno na primeira temporada, pois o aparelho permite economizar na compra de botijões de gás adicionais.
O consumo uniforme de combustível garante o funcionamento estável de queimadores e fogões. A manta térmica também normaliza a pressão dentro do vaso e permite evitar situações perigosas devido a mudanças repentinas de temperatura no inverno.
A manta térmica tem outras vantagens:
- não leva à formação de perigosos condensado;
- adequado para uso em qualquer época do ano;
- conveniente de usar;
- garante a evaporação completa da fração liquefeita;
- design robusto;
- remoção e reinstalação rápidas;
- É possível fabricar sob encomenda individual - com determinadas dimensões e potência;
- a segurança operacional é garantida pela entrada de cabos à prova de explosão;
- elimina a necessidade de usar múltiplas fontes de calor simultaneamente.
A manta térmica é indicada para aquecimento de cilindros e armário especial. Deve ser utilizada estrutura de proteção galvanizada para armazenamento de cilindros com volume igual ou superior a 12 litros.
Classificação e configuração de mantas térmicas
Vários tipos de aquecedores são produzidos:
- Categoria "C" Este tipo de manta térmica é resistente ao fogo e ao gelo. A superfície do produto é feita de lona, a densidade do material é de 380 g/m2.A segurança é garantida pela mistura resistente ao fogo utilizada na parte superior da manta. O kit inclui um cabo e plugue resistentes ao gelo.
- Categoria "B" — um tipo de manta térmica resistente à umidade. Sua parte superior é confeccionada em tecido de jaqueta. Um fio de aquecimento de nicromo com isolamento de silicone é usado como camada interna. O isolamento térmico é um enchimento volumoso de poliéster de 300 g/m2.
Para armazenamento e transporte, há um estojo prático que vem incluído.
Após desconectar o plugue, deve-se retirar o aquecedor do cilindro e colocá-lo na tampa protetora.
A manta térmica também deve ser desconectada durante o transporte. O cilindro deve ser armazenado em local regulamentado pelas Regras para Projeto e Operação Segura de Vasos de Pressão PB 10-115-96, aprovado pela Resolução do Gosgortekhnadzor da Federação Russa.
Recomendações para usar o aquecedor
Vimos como funciona uma manta térmica para um cilindro de gás e o que ela é. Agora vamos falar sobre como usá-lo corretamente.
Antes de utilizar a manta térmica, deve-se verificar a estanqueidade do cilindro, bem como dos equipamentos que utilizam gás. Se forem detectadas violações de impermeabilidade, elas deverão ser eliminadas. Se forem detectados sinais externos de mau funcionamento do aquecedor, incluindo um cabo de alimentação com defeito, o dispositivo deverá ser desconectado.
Também recomendamos que você leia as regras uso seguro de cilindros em casa.
Dependendo da necessidade, a manta térmica pode ficar ligada durante todo o período de operação ou ser utilizada de forma intermitente.
Em condições de funcionamento, o aquecedor está enrolado no cilindro. A manta térmica cobre toda a superfície do recipiente; é fornecido velcro para fixação. Um cordão que aperta na parte superior dá acesso à torneira. Para começar, basta conectá-lo a uma tomada elétrica.
O aquecedor não deve ser utilizado se forem detectadas faíscas, cheiro de fumaça ou danos no isolamento do cabo de conexão. Não use dobrado ou amassado, nem lave o produto.
Como escolher uma manta térmica?
Antes de comprar, você deve decidir tipo de cilindro, que precisa ser aquecido. É importante considerar circunferência, volume e dimensões.
Como mencionado acima, os aquecedores vêm em designs especiais - resistentes à umidade e resistentes ao fogo; eles se diferenciam dos modelos convencionais por funções adicionais.
A qualidade de um dispositivo também pode ser determinada por vários critérios:
- pelo tempo de aquecimento;
- mantenha a temperatura desejada, se possível;
- para distribuição uniforme de calor;
- o aperto do cobertor.
Também deve-se ter em mente que o cabo não deve sobressair da parte superior da extremidade da manta, caso contrário, isso pode fazer com que o cabo dobre continuamente e cause mais falhas.
Uma manta para aquecimento de botijão de gás de tamanhos padrão também pode ser utilizada para recipientes plásticos com volume de 18 litros. Isso permitirá que você economize no pedido de isolamento em tamanhos padrão.
Mas não só uma manta térmica ajudará a isolar o cilindro. Consideramos outros métodos seguros no próximo artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema:
Os vídeos a seguir mostrarão como decidir o tipo de aquecedor para botija de gás e instalá-los corretamente.
Revisão do Vaporizador Elétrico para Cilindro de Gás:
Por que o gás congela e como evitar o congelamento do cilindro:
Como fazer um aquecedor com as próprias mãos:
A manta térmica permite economizar cerca de um terço do conteúdo do cilindro de gás. O uso do dispositivo elimina o incômodo de mover recipientes pesados de gás para uma sala aquecida. Cuidar do isolamento não requer muito esforço. Basta usar o case que acompanha o kit. Se usado corretamente, o aparelho durará muitos anos, mas se ocorrer algum problema, com certeza você deve procurar ajuda de especialistas.
Você tem alguma dúvida sobre o uso de isolamento, encontrou informações imprecisas sobre como funciona uma manta térmica ou gostaria de alguns conselhos? Deixe seus desejos, expresse sua opinião, compartilhe sua experiência de uso - o formulário de feedback está localizado abaixo do texto.