Armário para botijões de gás: requisitos para armazenamento de botijões + dicas para escolha e instalação de armário
Desde o momento da sua criação e com o desenvolvimento da indústria do gás, considera-se que a sua principal direção é o fornecimento completo de gás a todos os residentes do país. Portanto, a construção dos gasodutos principais é realizada de forma que o máximo de consumidores possa ser abastecido com gás.
E embora o processo de gaseificação já se prolongue há décadas, em povoações remotas na periferia do país, bem como em pequenos aldeamentos turísticos e subúrbios, ainda não existe um fornecimento centralizado de gás. É por isso que muitos proprietários de equipamentos de gás precisam usar cilindros de gás. Mas como armazená-los corretamente e é necessário comprar um armário para botijões de gás?
É exatamente sobre isso que falaremos em nosso artigo - consideraremos as questões mais urgentes relacionadas à manutenção segura dos cilindros de gás em casa, requisitos legais e soluções ideais para o uso de gabinetes especiais.
O conteúdo do artigo:
Como armazenar botijões de gás
Embora proporcione comodidade e conforto em casa, o gás é, no entanto, particularmente perigoso. Casos não são incomuns explosão de gás doméstico E cilindros por culpa dos usuários. Portanto, o funcionamento dos cilindros de gás doméstico deve ser realizado de acordo com os requisitos de segurança.
Na legislação da Federação Russa, o procedimento de transporte, armazenamento e operação segura é regulamentado por vários regulamentos. Então, RFPP N 410 datado de 14 de maio de 2013diz respeito a medidas para garantir a segurança na utilização e manutenção de equipamentos a gás. Suas disposições regulam o uso de gás em botijões domésticos e obrigam o uso apenas de botijões utilizáveis e não vencidos.
Além disso, os próprios proprietários são obrigados a monitorar o estado, reparo e manutenção oportuna dos recipientes com gás doméstico liquefeito, sem interferir na realização das manutenções programadas pelos representantes. companhia de gás.
Regras para operação, manutenção, reparo e recargas de cilindro Registrado Resolução nº 91 datado de 11 de junho de 2003.
Afirma-se também aqui que a vida útil padrão dos vasos de pressão, que incluem cilindros com gás doméstico liquefeito, é determinada pelo fabricante. E após o término de sua vida útil, tal cilindro está proibido de ser usado.
A legislação também prevê o procedimento de armazenamento dos botijões de gás. Requisitos do artigo 92.º RF PP N 390 de 25/04/2012 “Sobre o regime de segurança contra incêndio” afirma: os cilindros para eletrodomésticos a gás com volume superior a 5 litros devem ser colocados em armários feitos de materiais incombustíveis próximos a uma divisória cega.
Assim, o armário para cilindros é um atributo obrigatório que deve ser confeccionado de acordo com o artigo 93 desta resolução.
Projeto e instalação de gabinete
Conforme mencionado acima, o uso de armários para armazenamento de cilindros de gás é um pré-requisito para seu funcionamento de acordo com a legislação da Federação Russa.
Os principais critérios que todos os armários de cilindros de gás devem atender são:
- ser feito de materiais incombustíveis (tanto o corpo quanto todos os componentes);
- estar trancado;
- possuir persianas especiais para ventilação;
- na superfície há sinais de alerta “Inflamável. Gás".
Devido às suas propriedades, os materiais não inflamáveis utilizados na fabricação do gabinete não só não acendem, como também não ardem e não permitem a propagação do fogo. Isso cria alta segurança contra incêndio contra o risco de incêndio ou explosão.
O metal é considerado um material confiável do ponto de vista da segurança contra incêndio. É a partir disso que são feitos armários especiais - depósitos para botijões de gás. Eles são projetados levando em consideração todas as condições necessárias para a conexão de uma botija de gás.
Projeto do gabinete do cilindro
Qualquer gabinete metálico para cilindros de gás doméstico consiste nos seguintes componentes:
- invólucro externo, constituído por chapas de aço com espessura mínima de 1 mm;
- porta - folha simples ou folha dupla;
- bandeja interna para cilindros - pode ser maciço ou em forma de treliça;
- montagem de cilindro estacionário — um suporte especial localizado dentro do gabinete e que serve para segurar com segurança o cilindro em seu interior;
- buracos na parede traseira Para mangueiras de gás;
- orifícios de ventilação — são fabricados independentemente de o tabuleiro interno ser maciço ou em forma de treliça;
- alças e travas de metal nas portas dos armários;
- fixações para poder prender um cadeado.
É importante que as maçanetas e trincos das portas também sejam de material resistente ao fogo. Não é permitido fazer alças de plástico.
Muitas vezes os armários são feitos inteiros, mas existem opções na forma de estrutura montada. O gabinete é totalmente revestido com tinta polimérica (tinta epóxi-poliéster, mais comumente chamada de tinta em pó). É resistente ao fogo e protege o gabinete da corrosão.
Onde posso colocar um armário com cilindros?
Não é estritamente recomendado instalar cilindros de gás em depósitos.
A legislação não proíbe, como último recurso, a colocação de cilindro, conectado ao fogão ou outro equipamento que utilize gás na cozinha, sujeito a duas condições:
- a altura do teto deve ser de pelo menos 2,2 metros;
- presença de janela para ventilação.
Ao utilizar botija de gás na cozinha, é importante não remodelar a divisão, nomeadamente combinar a cozinha com varanda, retirando portas e janelas. Isso é proibido por lei.
Regras gerais para uso de cilindros de gás em ambientes internos:
- volume do cilindro até 5 l;
- distância de pelo menos meio metro a um metro do fogão (local com lareira) e pelo menos um metro dos aparelhos de aquecimento;
- não deve ser instalado próximo a uma janela;
- distância da porta frontal de pelo menos 10 cm;
- a parede não deve ser feita de materiais inflamáveis;
- É necessário fornecer livre acesso aos locais de fixação das mangueiras de gás.
Ao instalar um gabinete para botija de gás na rua, opte por produtos fixos que possam ser fixados com segurança em uma das paredes do prédio. Em instalações internas não residenciais (anexos), geralmente são usados armários portáteis.
Regras gerais para instalação de armários para armazenamento de botijões de gás doméstico:
- a lateral da casa é selecionada priorizando a menor exposição solar;
- a lateral adjacente ao gabinete deve ser de materiais incombustíveis;
- a pelo menos 5 metros da entrada da casa ou descida à cave;
- presença de fundação de pelo menos 10 centímetros;
- livre acesso aos pontos de montagem da mangueira de gás.
É importante que ao instalar em extensões ou ao ar livre seja fornecido aterramento, o que eliminará a possível ocorrência de tensão estática.
De acordo com art. 91 RF PP N 390 não é permitido o armazenamento de cilindros de gás:
- em salas e instalações;
- em porões e porões;
- em salas sem luz natural.
Vale a pena garantir que o local onde o gabinete está instalado não seja uma área de passagem. Isto reduzirá o risco de causar qualquer dano mecânico à superfície do gabinete.
Para a instalação é utilizado um conjunto de fixadores, que garantem a aderência do gabinete à superfície e garantem estabilidade durante o uso.
Recomendações para escolher um gabinete
A escolha do gabinete depende do volume do cilindro de gás. Dependendo da finalidade de uso, são utilizados cilindros de 5 l, 12 l, 27 l e 40 l para gás doméstico. E 50 litros.
Se o gás for usado apenas para cozinhar, opções de pequena capacidade são adequadas. Se o gás também for necessário para aquecimento autônomo, você deve prestar atenção aos grandes volumes.
Além disso, o tamanho do gabinete depende do número de cilindros. Muitas vezes são utilizados vários cilindros de gás: um principal e um sobressalente. Isso é conveniente no inverno, quando o suprimento de gás do cilindro principal acaba e você só precisa mudar o fornecimento de gás para o cilindro sobressalente. É possível organizar os dois cilindros juntos no gabinete e separados por uma divisória.
Na hora de escolher também é útil avaliar as dimensões do prédio onde o gabinete será instalado. Após a sua instalação, deverá haver espaço livre para o proprietário se movimentar com conforto.
Fazendo seu próprio armário
O custo dos armários para cilindros de gás começa em 2.500 rublos. Se você tiver certas habilidades e seguir uma série de regras, poderá fabricar e montar um produto semelhante com suas próprias mãos.
Algoritmo de ações antes de iniciar o trabalho:
- decidir o tipo de projeto do futuro gabinete, calcular a quantidade de botijões de gás nele incluídos;
- faça um desenho definindo os parâmetros do gabinete - altura, largura, profundidade;
- selecione o material necessário – aço de alta qualidade.
Vale a pena prestar atenção à preparação cuidadosa para o trabalho, disso depende a posterior correta implementação do gabinete para o cilindro de gás.
Algoritmo de ações para montagem direta do gabinete:
- montagem de uma moldura a partir de cantos de metal;
- criando uma bandeja para cilindros;
- cobrir a moldura com chapas metálicas;
- fazer um furo para a mangueira na parte traseira ou lateral do gabinete;
- fazer furos para ventilação com diâmetro de 1 cm e distância entre eles de 7 a 8 cm - o número de furos de um lado é de pelo menos 16;
- confecção de fixadores para cilindros - é permitido fixar cilindros com corrente, e os elos da corrente devem estar bem esticados;
- instalação de dobradiças de portas e estruturas de cadeados.
Ao montar o gabinete, você pode usar uma máquina de solda se tiver as habilidades adequadas realizando trabalhos de soldagem.
Se o gabinete for planejado para uso no interior de um edifício, é necessário considerar a presença de pés com altura de pelo menos 10 cm.
A etapa final é revestir toda a estrutura com tinta polimérica. Após a secagem completa, resta instalar o gabinete no local escolhido e fixá-lo com segurança.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para uma representação visual dos gabinetes para botijões de gás e a ordem de sua montagem, vale a pena assistir ao vídeo apresentado a seguir.
Este vídeo mostra como instalar e usar corretamente o gabinete do cilindro de gás:
Este vídeo mostra a automontagem de um gabinete para botija de gás:
Independentemente da finalidade para a qual o cilindro de gás é utilizado, você deve sempre se lembrar da segurança. É por isso que a presença de gabinetes metálicos é considerada um pré-requisito, o que impedirá a entrada de radiação ultravioleta nos cilindros, causando danos mecânicos e protegendo-os das consequências de uma explosão.
Gostaria de complementar o material acima com informações e recomendações úteis sobre o armazenamento e operação de cilindros de gás domésticos? Ou ainda tem dúvidas que não abordamos neste artigo? Pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site na seção de comentários.