Distância do fogão a gás ao exaustor: normas e regras para instalação do aparelho
Temos certeza de que se você precisar instalar um exaustor, contará com a ajuda de um especialista.Entretanto, para escolher a distância do fogão a gás ao exaustor, terá de esquecer a correria e ter em conta, em média, mais de cinco factores que são relevantes para a sua cozinha.
Você não gostaria de reinstalar, não é? A instalação de um exaustor é o próximo passo na arrumação de uma cozinha e a qualidade do trabalho executado não deve ser inferior a todo o resto.
Na instalação do exaustor ocorrem erros que fazem com que o aparelho fique inutilizável com o tempo. Os consumidores cujo dispositivo quebrou às vezes desperdiçam seu dinheiro em novos equipamentos e começam a ventilar a cozinha com muito mais frequência e por mais tempo. Para evitar que isto aconteça com o seu exaustor, recolhemos todas as informações importantes sobre a altura de instalação e regras de instalação do dispositivo.
O conteúdo do artigo:
Capô acima do fogão
Os exaustores acima dos fogões melhoram a ventilação local e a circulação de ar em todo o ambiente. Os dutos de ventilação embutidos não atendem bem à mesma tarefa, e os proprietários de cozinhas se deparam com uma escolha - usar um exaustor ou abrir constantemente as janelas, tanto no verão quanto no inverno. Os móveis e a decoração manterão a sua aparência se o vapor dos pratos escapar rapidamente.
Os dispositivos de ventilação vêm em 2 tipos de acordo com seu modo de ação e possuem mais de 10 variedades de estrutura. Os exaustores são colocados sobre fogões a gás, fogões elétricos e eletrodomésticos mistos.
As propriedades do ar melhoram porque o exaustor elimina:
- vapor;
- resíduos de combustão de gases;
- poluição;
- fuligem;
- cheira.
Os dispositivos purificam o ambiente gasoso usando métodos de fluxo (descarga) e recirculação. Dispositivos do 1º tipo aspiram o ar e retiram-no do edifício. Entre as desvantagens, vale destacar que os sistemas necessitam de dutos e que a cozinha deve ser abastecida com ar da rua.
Capuzes recirculantes Eles absorvem a massa de ar, bombeiam-na através de filtros e devolvem-na. Demora muito para purificar o ar e suas peças se desgastam rapidamente, o que é a principal desvantagem.
A altura mínima para instalação do exaustor no caso de fogão a gás é de 75-85 cm entre a borda inferior e os queimadores, além disso, os números exatos estão indicados nas instruções do equipamento. Dispositivos com menor força de tração, cerca de 300 m³/hora, normalmente são colocados no limite inferior do intervalo, ou seja, em 75 centímetros.
O mesmo arranjo é adequado para sistemas que não possuem margem de 10 centímetros de largura em cada lado da laje. Os exaustores dos equipamentos elétricos são montados em média 10 cm abaixo - 65-75 cm acima da placa.
Há uma exceção às regras gerais para sistemas inclinados. Eles são montados acima dos fogões a gás a 55-65 cm ao longo da borda inferior. 20 cm mais altos que os elétricos acima, com os quais basta uma folga de 35-45 cm.
Todos os tipos de sistemas de exaustão são colocados ao longo da borda inferior, a uma altura não superior a 90 cm acima da superfície da placa de qualquer aparelho. A cobertura da ilha tem 1,3-1,5 metros de largura e pode ser elevada mais 5-10 cm.O não cumprimento do limite inferior de instalação aumenta o risco de quebra de peças e incêndio da película de graxa.
Sobre altura Acima de um fogão a gás ou qualquer outro fogão, o material do exaustor não afeta. Para colocação dentro do intervalo permitido - também.
Ao escolher uma altura, três fatores adicionais são levados em consideração:
- A presença de ventilação natural organizada do tipo insuflação e exaustão e a distância até ela. Quanto menor for a distância, mais alto poderá ser montado o dispositivo para a estufa.
- Configuração da cozinha, móveis e eletrodomésticos. Estamos a falar da colocação do segundo nível do conjunto, dos objectos por cima do exaustor, da altura dos tectos, bem como da presença, tamanho e características da tampa do recuperador.
- Disponibilidade de fogão. Um forno aquecido prejudica as partes internas do exaustor. Acima de um aparelho padrão com fogão, o exaustor é instalado mais próximo do limite superior da norma, se nada o impedir.
As dificuldades surgem devido à estrutura do dispositivo de exaustão. Os telescópicos suspensos são projetados para serem instalados abaixo do fundo da caixa suspensa, o que limita a escolha da altura. O mesmo vale para modelos integrados, que “substituem” a parte inferior do móvel, mas os armários de fixação e ocultação da entrada de ar são trocados caso algo aconteça.
A instalação de exaustores de parede na altura ideal é por vezes dificultada por tubos e tampas de fogões. Os modelos de ilha são fixados ao teto, portanto sua altura no nível inferior é determinada pelas dimensões.
Não devem ser utilizadas tomadas entre a placa e a parte inferior do exaustor. O ponto de alimentação é fornecido a um nível de 2 a 2,5 metros acima do chão, dentro dos armários de parede ou imediatamente acima deles.
A tomada está afastada pelo menos 15 cm do duto de ar. A altura mais universal para um ninho é considerada 200 cm acima do chão e 110 cm acima do fogão ou bancada da área de trabalho.
Cálculo da potência do dispositivo de exaustão
Por SNiP 2.08.01-89 A taxa de remoção de ar tratado para fogões de 4 bocas é de 90 ou mais metros cúbicos por hora. GOST 26813-99 exige que as unidades de ventilação tenham potência de 200 m³/hora.
Mas a instalação de ventilação mecânica (forçada) na cozinha requer SNiP 2.04.05-91.
Antes de selecionar a altura e a instalação, determine a capacidade necessária. Instalar um sistema fraco em uma cozinha grande é um desperdício de dinheiro.
A potência mínima para uma purificação eficaz do ar é determinada pela fórmula N=S×h×12×1,3, Onde:
- S - área da cozinha;
- h é a altura do teto da sala;
- 12 - o número de vezes que você precisa refrescar o ar da cozinha em uma hora;
- 1,3 equivale a 30% - um indicador aproximado de perda de potência devido ao movimento do ar através de curvas, conexões, aberturas e filtros.
Uma pequena margem é adicionada ao resultado obtido mesmo sem os 30 por cento indicados, porque cálculo do desempenho do capô os fabricantes podem ser imprecisos.
Proprietários de cozinhas de médio porte devem apostar em modelos com capacidade de 350, 400, 450 e 500 m³/hora.O indicador não é selecionado mais do que a vazão dos dutos de ventilação embutidos utilizados.
O multiplicador “12” pode ser aumentado para 20 se o fogão for a gás e tiver potência aumentada. Também é aumentado para aparelhos elétricos, também de acordo com critérios de desempenho (até 15). O valor mínimo do coeficiente é 10.
O percurso da mangueira de ar é colocado de forma a não bloquear a grelha de ventilação incorporada. Evitam-se geometrias complexas e longas distâncias de seções de dutos de ar.
Nos apartamentos, a comunicação com a abertura para a rua não pode ser feita sem autorização. Você pode ler mais sobre os meandros da escolha de capuzes em este material.
Instalando um sistema de exaustão sobre um fogão a gás
Primeiro, as comunicações e a disposição dos móveis são anotadas no papel – dados planejados ou finalizados. Para precisão absoluta, desenhe linhas nas paredes.
A segurança elétrica deve ser levada em consideração. Não dá para ficar sem aterramento, e se não tiver tomada correspondente na cozinha, colocam no quadro elétrico dispositivo de corrente residual (RCD) a 16 amperes.
O dispositivo é conectado à rede elétrica por meio de três fios: fase, neutro e terra. Na blindagem eles encontram um neutro vazio com porcas e fios. Possui fio próprio com seção transversal de 2,5 mm². O núcleo é colocado separadamente ou em cima de outros, se for tecnicamente possível.
Você não pode desconectar um fio já protegido sozinho - você pode levar um choque elétrico. O sistema de exaustão é conectado por meio de uma máquina de 6,3 amperes.
Os novos apartamentos dispõem de tomadas tipo Euro e circuito de ligação à terra. O dispositivo está conectado ao terminal rotulado GND (Terra) ou com três linhas de tamanhos diferentes. Em dispositivos de exaustão sem tomada de aterramento, o fio é preso a uma peça metálica.
São considerados modelos seguros os exaustores com desligamento automático, que param de funcionar após curto-circuito ou incêndio.
Após as etapas iniciais, passam à marcação do espaço para o exaustor e à contagem das peças de fixação. Pela última vez, meça a distância do exaustor ao fogão e compare com a altura padrão acima dos aparelhos a gás.
O duto de exaustão é feito o mais reto e curto possível, mas sem violar a relativa retilineidade das conexões e sem ângulos que difiram significativamente dos retos. São utilizadas peças de transição entre seções com formato levemente arredondado. Idealmente, as curvas consistem em muitas partes curtas.
A área da seção transversal da passagem só é alterada se não houver outras opções. No total, não são feitas mais do que três curvas. Com o duto de ventilação entupido, o exaustor não funciona bem, então eles usam sistemas de circulação e ficam sem duto de ar.
Instalação de exaustor entre armários
Primeiro, a manga de ventilação é montada. Os dutos de ar vêm em seções quadradas e redondas, e o tamanho típico é de 13x13 cm.O diâmetro é selecionado de acordo com o furo feito na grelha de ventilação ou na parede e é mantido constante em todo o comprimento.
É dada preferência a dutos de ar feitos de plástico ou metal, com interior liso e válvula de retenção.
Etapas de instalação do dispositivo de exaustão:
- Fazemos furos para ferragens ou parafusos para fixar o capô.
- Aparafusamos os fechos.
- Verificamos a horizontalidade entre os parafusos com um nível de edifício.
- Apertamos os fixadores na posição de trabalho.
- Penduramos o capô nos parafusos. Garantimos que as fixações suportam a carga. Apertamos os parafusos com mais força, se necessário.
- Conectamos o dispositivo de exaustão com ducto de ar, que já está conectado a um respiradouro ou outra saída.
- Conectamos o dispositivo a uma tomada elétrica. Vamos verificar como funciona em diferentes modos de energia.
Dispositivos com caixa decorativa são instalados sem moldura. Após o arranque bem sucedido do exaustor, a peça decorativa é colocada no lugar.
Instruções detalhadas para conectar o exaustor à ventilação podem ser encontradas em nosso outro artigo.
Outras opções de montagem
Os exaustores são montados não apenas entre os gabinetes, mas também no interior. Os conjuntos de móveis às vezes incluem módulos para exaustor.
A instalação em seção inadequada inclui três etapas: preparação do gabinete de parede, fixação e conexão das comunicações e instalação do dispositivo de trabalho.
Preparando a caixa suspensa:
- Desparafusamos as portas.
- Remova o módulo das dobradiças da parede. Uma segunda pessoa deverá apoiar o armário para evitar que ele caia. Você também pode fazer uma fixação temporária nas paredes adjacentes de outras caixas.
- Desmontamos a prateleira inferior da caixa. Garantimos que o equipamento e o gabinete sejam compatíveis.Cortamos as laterais se necessário.
- Determinamos qual será a profundidade do duto de ar no gabinete. Em seguida, recortamos as peças das prateleiras superior e interna de acordo com os contornos do canal de ar e a profundidade de sua localização. Também fornecemos um local para o cabo de alimentação.
- Fazemos quatro furos na prateleira interna para fixação do exaustor - se a configuração do aparelho permitir tal fixação. Em outros casos, instalamos ripas.
O gabinete é instalado de volta e a conexão à rede elétrica é organizada. O exaustor é embutido no espaço alocado e fixado com parafusos auto-roscantes. Em seguida, eles são conectados ao duto de ar e as prateleiras são removidas temporariamente, se necessário.
No final, a porta é devolvida ao seu lugar, mas, se possível, convertida em elevatória. Elevadores de gás podem ser adicionados, se desejado.
Faz sentido equipar uma cozinha apertada com um exaustor sem decoração tipo concha ou um armário embutido, que vão perdendo gradualmente o seu aspecto atraente. O papel da estrutura de suporte pode ser atribuído a uma moldura caseira feita de cantos de metal.
As peças são montadas em uma estrutura retangular e então tudo é finalmente medido e determinada a localização dos parafusos auto-roscantes que seguram a moldura. Mesmo antes da instalação, um fio terra é conectado à estrutura. No final, resta fixar o exaustor na moldura, pendurar o aparelho, conectá-lo ao duto de ar acabado e colocá-lo em teste.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Altura de montagem acima do recuperador, características de instalação e alguns pontos interessantes:
Revisão das nuances da estrutura e conexão das coifas, erros diversos:
Limpeza do filtro de gordura do exaustor para aumentar a potência do aparelho e prolongar sua vida útil - métodos:
No artigo fornecemos informações completas sobre as nuances que deverão ser levadas em consideração antes de colocar o dispositivo de exaustão. Indicamos os padrões de altura do exaustor acima do fogão a gás e comparamos com os padrões dos elétricos. O nível inferior de instalação começa 75 cm acima dos queimadores a gás.
Os aparelhos inclinados podem ser pendurados a 55 cm, a altura também é determinada de acordo com as instruções do fabricante, o tamanho do exaustor, a sua potência, o desenho da cozinha e dos móveis. Os dispositivos para trabalhar em fogões de cozinha são de fluxo e circulação. Dispositivos tipo 2 limpam e retornam o ar.
Escreva comentários e faça perguntas sobre o tema do artigo. Conte-nos quais as dificuldades que você encontrou ao instalar um dispositivo de ventilação acima do fogão. O formulário de contato está localizado abaixo do artigo.