Izospan A, B, C, D: características técnicas de isolamento e regras de aplicação
A instalação de barreiras contra umidade e vapor é uma etapa muito importante da construção. Um dos melhores materiais utilizados para esse fim é o isospan.Pertence à categoria de produtos relativamente novos utilizados na proteção de estruturas. O fabricante oferece uma ampla gama de filmes isolantes com finalidades diferentes.
Você aprenderá tudo sobre a linha de filmes de membrana rotulados como isospan A, B, C, D em nosso artigo. Descrevemos detalhadamente os materiais isolantes populares e fornecemos suas características técnicas. Os que gostam de fazer você mesmo encontrarão manuais de instalação e dicas úteis aqui.
O conteúdo do artigo:
Revisão das variedades existentes de isospan
A maior parte do isospan é produzida na forma de membrana ou filme. Ambas as modificações têm função de barreira de vapor. Existem tipos que são 100% impermeáveis e permeáveis unilateralmente à umidade. Se considerarmos os tipos deste material separadamente, cada um se destina a tarefas distintas.
O termo isospan esconde quatro grandes grupos - A, B, C, D. Eles são diferenciados por características de design individuais.
Isospan é usado ao instalar sistemas de isolamento de sótão, instalação de telhados frios, arranjo de pisos, construção de banhos, melhorando o desempenho térmico das paredes como isolante para estruturas de fechamento.O material é especialmente eficaz na proteção de sistemas de isolamento e elementos de madeira contra processos de putrefação e elementos metálicos contra corrosão.
Existe o isospan, que é usado no interior de edifícios, e outras variedades são destinadas ao uso externo. Também existe isospan para uso universal. Em qualquer caso, a sua utilização permite prolongar significativamente o tempo de funcionamento do isolamento, que, sob a influência da humidade, perde rapidamente as suas propriedades.
O isospan à prova de vapor é usado ao realizar trabalhos internos e externos. Com base na funcionalidade do material, ele é dividido em classes.
Grupo de material de isolamento A
O material marcado com a letra “A” pertence ao primeiro grupo. Caracteriza-se pela alta densidade, portanto é indispensável para isolar sótãos, paredes e telhados. Fungos e mofo não se desenvolvem nele.
Esta membrana de difusão retém água, mas o vapor passa por ela sem impedimentos. O polipropileno é usado para produção. Fortalece e protege o isolamento térmico da influência da umidade atmosférica externa ou do ar frio de um ambiente não aquecido.
Para que o isospan A revele totalmente suas capacidades, é necessário seguir rigorosamente a tecnologia durante a instalação.Como os fluxos de ar passam apenas unilateralmente, os lados não devem ser confundidos em nenhuma circunstância. Caso contrário, a camada isolante ficará molhada devido ao acúmulo de umidade nela.
O Isopan A é produzido em rolos de 1,6 m de largura e a área do material na bobina é de 35,7 m². Os limites de temperatura ideais para operação são -60 - 80⁰. A membrana pode ser exposta à radiação ultravioleta por três ou até quatro meses sem perda de características. No futuro, estes raios agressivos reduzirão gradualmente a estabilidade UV do material.
Izospan marcado com a letra A pode conter aditivos retardadores de fogo. Em seguida, acrescenta-se outra a todas as suas características - a proteção contra incêndio. Esta marca pertence ao grupo de inflamabilidade G1, e em termos de velocidade de propagação da chama - ao grupo RP1.
O material pode suportar forças de tração bastante elevadas - de 125 longitudinais e de 95 N/5 cm transversais. Isto é facilitado por aditivos especiais que fortalecem a estrutura do material.
A permeabilidade ao vapor do material é de pelo menos 3500 g/m² dia. Parâmetro de resistência à água - 330 - mm. água Arte. Com base nestas características, é aconselhável utilizar o isospan A na instalação de fachadas ventiladas, estruturas de fechamento de caixilhos, coberturas com torneamento duplo e inclinações em ângulo de 35⁰.
Ao contrário da membrana do grupo A, o filme AM possui uma estrutura de duas camadas. Também encontrou aplicação para proteger elementos de isolamento e cobertura contra condensação e intempéries.
Esses tipos de isolamento apresentam várias diferenças:
- COMO - o mais durável, além disso, tem uma vida útil bastante significativa, mas a taxa de transmissão de vapor é de apenas 1000 g/m² por dia.
- A - o melhor tipo em termos de permeabilidade ao vapor.
- DE ANÚNCIOS — uma membrana forte com permeabilidade ao vapor de 1500 g/m² por dia.
Existem diferenças em termos de instalação. Se você escolher a marca A, será necessário um entreferro, caso contrário o vapor será descarregado de forma ineficaz. As membranas AS e AD são montadas diretamente no isolamento.
Segundo grupo marcado B
Esta barreira de vapor tem um preço ligeiramente inferior.
Os parâmetros técnicos do isospan B são os seguintes:
- composição - polipropileno;
- carga mínima de ruptura - 130 N/5 cm;
- carga lateral mínima - 107N/5 cm;
- temperaturas de aplicação - -60 - 80⁰;
- resistência à água - 1000 mm de água. Com t mínimo;
- Resistência UV - 3 a 4 meses;
- permeabilidade mínima ao vapor - 7 g. por m² por dia;
- A estrutura é de duas camadas.
É utilizado como película para cobertura em estruturas de fechamento e em divisórias internas. De um lado é liso, o lado oposto é áspero, onde a umidade fica retida e evapora.
Com a sua ajuda, o edifício fica seguro contra penetração no interior camada isolante do teto, paredes, sistemas isolamento de piso em uma casa particular.
O preço desta marca é o mais acessível. Ao contrário da marca A, este material não é fixado na parte superior do isolamento, mas sim na parte inferior. Faça isso de baixo para cima e depois sobreponha. Para melhor captura do vapor d'água, é necessário um espaço de 5 centímetros acima da camada rugosa.
Características do material do grupo C
Quanto à resistência à permeação de vapor, resistência à água e estabilidade aos raios UV, este tipo de isolamento não difere do material anterior. Isospan grau C tem a mesma faixa de temperatura: (-60) - (80⁰). A diferença está na carga de ruptura, aqui ela é maior - longitudinal mínimo 197, transversal - 119 N/5 cm.
O filme de duas camadas é particularmente resistente. Membranas de polímero do grupo C fornecem barreira hidro e de vapor para proteção isolamento térmico de sótãos, sótãos, telhados com inclinação máxima de 35⁰.
É utilizado como substrato impermeabilizante sob telhas metálicas, pois protege perfeitamente o sistema de caibro da chuva e do degelo. Além disso, é um bom impermeabilizante para diversos tipos de bases. O material também é utilizado no caso de pisos de concreto em locais de alta umidade.
Descrição dos produtos da marca D
Uma característica distintiva do isospan D é a sua boa resistência aos raios UV. A resistência à tração também é alta - a carga de ruptura longitudinal não é inferior a 1068 N/5 cm, 890 - transversal.
Devido à sua grande resistência, o tecido de polipropileno grau D pode suportar facilmente forças mecânicas consideráveis durante a instalação e operação, incluindo o peso da neve. Por este motivo, é bastante adequada como cobertura não permanente, funcionando normalmente durante cerca de 4 meses.
O material também teve um bom desempenho como impermeabilização sob telhados frios.Ele salva os elementos de madeira da influência destrutiva da umidade que penetra do exterior, bem como do vento e da neve, que podem chegar lá através de vazamentos no telhado. É também uma camada impermeabilizante eficaz em sistemas de isolamento de piso, pisos subterrâneos.
Instruções para instalar o isospan
A proteção de um edifício contra vapor, umidade e vento é uma tarefa complexa. Usar glassine ou filme plástico é ineficaz. O Izospan foi desenvolvido especificamente para este fim e as suas elevadas qualidades foram testadas na prática.
Para a instalação, além do próprio isospan, é necessário um suprimento de ferramentas e fixadores:
- tesouras especiais;
- parafusos auto-roscantes;
- grampeador de construção;
- fita de conexão;
- perfil de metal ou ripas de madeira.
Deve-se lembrar que nas paredes a membrana é fixada tanto por dentro quanto por fora da sala, e no telhado - somente por dentro. As características de um tipo específico de isospan estão refletidas nas instruções de uso do material.
Instalação da membrana do grupo A
O melhor uso desta membrana de isolamento térmico, impermeabilizante e à prova de vento é proteger a parede da estrutura de edifícios baixos da umidade e do vento. É montado na parte externa da camada de isolamento sob o acabamento externo do edifício.
O Isospan A é colocado de acordo com as suas características técnicas sobre o isolamento através de uma moldura especial.
A tecnologia é simples e não requer qualificações especiais:
- O rolo é desenrolado e cortado em painéis do tamanho desejado.
- Como alternativa, coloque as peças da membrana na moldura sobrepostas horizontalmente com o lado uniforme para fora, começando pela parte inferior e subindo.
- Fixe a proteção à moldura com sobreposição, usando um grampeador de construção ou outro método. A quantidade mínima de sobreposição horizontal e vertical é de 100 mm.
- O material é ainda mais reforçado. Para fazer isso, os painéis esticados são fixados nas vigas com um grampeador de construção.
- Para vedar a sobreposição, as juntas dos painéis são fixadas com fita isospan KL bilateral.
- A fita autoadesiva é colocada na área de fixação.
- Contra-ripas de madeira são fixadas no topo da camada isospan verticalmente em relação à moldura. Eles são pré-tratados com um anti-séptico. O tamanho das ripas é 40 x 50 mm. Atuam como estrutura de suporte para revestimento externo - na forma de forro, revestimento, etc.
Um pré-requisito é uma folga de ventilação igual à espessura da contra-ripa entre a camada isospan e o revestimento externo. A borda da membrana na parte inferior está localizada de forma a desviar a umidade que flui para o ralo da base do edifício.
Colocação de filmes Am e As em um telhado inclinado isolado
Para este tipo de telhado, os especialistas recomendam a escolha de isospan Am ou As.
A membrana é colocada sem abertura de ventilação, não havendo necessidade de instalação de revestimento adicional entre a camada de isolamento e o isospan. Prenda bem.
A sequência de operações é a seguinte:
- O rolo é desenrolado e cortado diretamente sobre o isolamento.
- Disponha os painéis horizontalmente, virando o lado branco em direção ao isolamento.O início da instalação é na parte inferior da cobertura. Os segmentos se sobrepõem horizontal e verticalmente em pelo menos 15 cm.
- Fortaleça a membrana ao longo das vigas com um grampeador.
- As juntas são fixadas com fita isospan KL contínua de 2 faces.
- Os vestígios de fixação com pregos ou parafusos auto-roscantes são cobertos - colados com uma tira autoadesiva ao longo das vigas e demais elementos. Isto é especialmente verdadeiro para telhados com ligeira inclinação - até 22⁰.
- Ripas de madeira anti-sépticas de 4 x 5 cm são fixadas verticalmente sobre a fita ao longo das vigas.
- Instale o revestimento ao longo das contra-ripas. Dependendo do tipo de cobertura, pode ser um tabuleiro contínuo.
Para eliminar a condensação sob o telhado, é criada uma lacuna de condensação entre a parte frontal do filme e a cobertura do telhado usando ripas com cerca de 50 mm de espessura.
Ao instalar o isospan sobre o revestimento, é permitida uma leve flacidez. Uma membrana sem isolamento é praticamente inútil.
Aplicação de material isolante B
Este tipo de membrana desempenha perfeitamente as funções de barreira de vapor, protegendo a camada isolante do vapor de água que sobe pela lateral da sala, e também protege o espaço das salas contra a entrada de partículas de isolamento.
É montado no lado do isolamento voltado para o interior da sala. A instalação é realizada com grampeador de construção em vigas ou revestimento áspero. Às vezes, pregos galvanizados são usados para essa finalidade. É correto quando o lado plano está bem adjacente ao isolamento.
O trabalho começa de baixo.A sobreposição vertical e horizontal é a mesma da instalação de outros tipos de isospan - de 150 a 200 mm.
Tal como no caso do isospan Am, as juntas são coladas com fita Izospan KL, SL. Os pontos de contato do material com estruturas feitas de qualquer material são selados com uma fita adesiva unilateral de isospan ML proff.
O acabamento interior é fixado à base de madeira com uma abertura de ventilação de cerca de 40 mm. Se o isospan for usado como barreira de vapor para uma parede de moldura, ele é fixado na parte interna do isolamento às partes carregadas da moldura ou ao revestimento áspero.
Como ferramenta utiliza-se um grampeador, embora também seja possível usar pregos galvanizados. É colocado sobre o isolamento com o lado plano voltado para ele. No acabamento de paredes com gesso cartonado utilizam-se perfis galvanizados e, para paredes de ripa, utilizam-se contra-ripas de madeira.
Izospan como barreira de vapor para o piso do sótão é colocado entre o material de acabamento do teto - o teto áspero. A superfície lisa está voltada para este último. Neste caso, também é necessária uma abertura de ventilação.
Uma membrana permeável ao vapor de grau B também é uma boa barreira de hidrovapor para tetos entre pisos. Montado entre o acabamento do teto e o sistema áspero. O lado áspero está virado para baixo. Eles são fixados às vigas com uma sobreposição.
Uma lacuna de ventilação é criada entre a camada de isolamento e a camada final de barreira de vapor, entre o piso acabado e a camada de barreira de vapor, entre o material de teto acabado e a camada inferior de isospan B.
A parte inferior do subsolo deve ser protegida com uma camada de barreira de vapor. Isso deve ser feito para que a umidade não penetre do solo para o isolamento e outros elementos estruturais. O tipo de isospan recomendado para este fim é o D.
A melhor opção para usar a marca D
O tipo de isospan D para telhados inclinados a frio é uma excelente barreira contra hidrovapores. Ao utilizá-lo, protegem os elementos e estruturas do sótão, em madeira, da condensação sob o telhado, neve, vento e umidade atmosférica.
Ao iniciar a instalação de uma barreira protetora para um telhado de inclinação fria, o isospan D é espalhado e cortado. Tudo isso é feito diretamente nas vigas do telhado. A vantagem do material é que não importa de que lado o isospan está fixado, o que é muito conveniente.
As seções horizontais são instaladas sobrepostas, tradicionalmente começando pela parte inferior da estrutura do telhado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como instalar corretamente uma barreira de vapor em uma casa:
Vídeo nº 2. Sequência de trabalho na disposição do piso e do teto:
Vídeo nº 3. Demonstração do processo de colocação da película de barreira de vapor B para proteger a torta do vapor doméstico:
Colocar uma barreira hídrica e de vapor é um processo extremamente simples, mas a proteção que proporcionam às estruturas é muito eficaz. A proteção contra a água atmosférica e os vapores domésticos garante uma longa vida útil dos materiais utilizados na construção.
O ponto chave na escolha de um tipo específico de proteção é o local específico e as circunstâncias de sua instalação.Nesse sentido, ao adquirir o material, é necessário estudar cuidadosamente as opções aceitáveis para seu uso.
Conte-nos como você usou filmes isolantes Izospan para decorar um sótão de sua dacha ou de uma casa de campo. Compartilhe informações úteis sobre o tema do artigo que possam ser úteis aos visitantes do site. Deixe comentários, poste fotos, tire dúvidas no bloco abaixo.
Boa noite! Não há informações sobre o período de garantia do Izospan. É amplamente aceito que nenhum teste foi realizado neste material e a Hexa não indica quaisquer garantias.