Pintura de banheira DIY usando esmalte epóxi e acrílico líquido
Uma banheira estragada é bastante comum. Com o passar do tempo, lascas, sujeira e até manchas de ferrugem aparecem na superfície do esmalte.A substituição completa de tais acessórios de encanamento é uma tarefa problemática e cara. Pintar você mesmo uma banheira custará muito menos e você deve se familiarizar com as especificidades de sua implementação. Você concorda?
Diremos como fazer esse trabalho com esmalte epóxi ou acrílico líquido. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente o processo de preparação de instalações hidráulicas e a tecnologia de aplicação de um novo revestimento em sua superfície. Com nossos conselhos, você mesmo poderá atualizar sua banheira com sucesso.
O conteúdo do artigo:
Procedimento geral
Restaurar uma banheira não é uma tarefa fácil. Levará vários dias, e possivelmente várias semanas, para concluir todo o complexo de trabalho.
Além de ferramentas e materiais, é necessário preparar um conjunto de roupas e equipamentos de proteção. A composição reparadora tem odor desagradável e, ao secar, libera substâncias voláteis nocivas à saúde.
É necessário proteger os órgãos respiratórios com um respirador de alta classe de proteção. Como alternativa, você pode usar qualquer modelo de máscara de gás. Aqueles com olhos sensíveis também precisam de bons óculos de segurança.
Para restaurar o revestimento da banheira, é necessário realizar uma série de operações:
- Esvazie o banheiro de todas as coisas que possam ser removidas.
- Cubra todos os encanamentos fixos com película protetora e fixe cuidadosamente a cobertura com fita adesiva ou fita adesiva.
- Limpe a superfície do esmalte antigo para remover a sujeira e dar à base uma rugosidade uniforme.
- Se necessário, restaure danos profundos na superfície.
- Limpe a superfície limpa e desengordure-a.
- Aplique uma camada de esmalte ou acrílico.
- Aguarde a superfície restaurada secar.
Durante a obra é necessária a desmontagem da tubulação de drenagem e transbordamento. Mas a banheira terá que ser enchida com água, então você terá que conectar a banheira ao esgoto e depois desconectá-la várias vezes. Você não pode usar o banheiro durante a reforma para evitar sujeira acidental na superfície. Esta regra é relevante em quase todas as fases do reparo.
Devido ao odor pungente, recomenda-se ventilar intensamente o ambiente enquanto a superfície reparada seca. Não estamos falando apenas do banheiro, mas de todo o apartamento ou casa. Portanto, é melhor reassentar os familiares durante a reforma: no campo, nos amigos, nas férias, etc.
Escolha difícil: esmalte ou acrílico?
Esses materiais diferem em composição, método de preparação e tecnologia de aplicação. O esmalte à base de resina epóxi é conhecido há mais tempo: é utilizado há cerca de duas décadas, portanto, há menos armadilhas ao trabalhar com essa composição. O acrílico líquido é novo no mercado de construção, mas já possui ventiladores fervorosos.
A composição acrílica é mais difícil de preparar para aplicação, mas o processo de reparo em si é relativamente simples. Primeiro, você precisa manter com precisão a proporção entre base acrílica e endurecedor líquido. A consistência desses componentes é muito diferente, por isso o processo de mistura pode ser difícil.
Com o esmalte epóxi o oposto é verdadeiro. Não exige tanto a observância exata das proporções, sendo permitida a presença de substâncias especiais que podem melhorar a qualidade do revestimento. Mas o processo de tratamento de superfície requer uma abordagem mais cuidadosa.
Vale considerar que os compostos acrílicos costumam ser mais caros que os esmaltes epóxi. Artesãos experientes recomendam que os iniciantes no ramo de restauração de banheiras optem pelo acrílico. É melhor trabalhar com composição epóxi para quem já tem experiência no uso de esmaltes.
Sutilezas na escolha do esmalte para restaurar as qualidades decorativas e de desempenho da banheira são dados no artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.
Em qualquer caso, ao preparar a composição de reparo, deve-se seguir rigorosamente as instruções do fabricante, pois este é um ponto importante que certamente afetará o resultado final do reparo. Se a tecnologia de reparo for seguida em cada etapa, o novo revestimento, tanto esmaltado quanto acrílico, durará cerca de duas décadas.
Os processos de aplicação do esmalte acrílico e epóxi possuem etapas semelhantes e diferentes. Vejamos o exemplo de vazamento de uma composição acrílica para entender a essência da ação.
Depois de concluir todo o trabalho preparatório, começamos a aplicar esmalte acrílico na superfície das instalações hidráulicas.
Preparando a base para reparos
A preparação adequada da superfície da banheira para restauração é um dos aspectos mais importantes deste processo. Mesmo falhas pequenas e imperceptíveis nesta fase podem afetar negativamente o resultado final.
Durante a preparação, é necessário resolver as seguintes tarefas:
- remova sujeira, manchas de ferrugem, etc. da banheira;
- dar à superfície uma rugosidade fina e uniforme;
- limpe a base de qualquer poeira que tenha aparecido;
- desengordurar completamente a superfície.
A deformação térmica é a principal razão para comprometer a integridade do revestimento acabado.Esses processos ocorrem durante a secagem do revestimento devido à diferença no tamanho das microrugosidades criadas na superfície da base durante o pré-tratamento.
A remoção de contaminantes da superfície da banheira é realizada com detergentes ativos. Pemolux, ácido oxálico em pó ou outro produto similar bastam. O pó é despejado no fundo do banho e uma pequena quantidade de água é adicionada para obter uma composição pastosa.
Com os dez melhores produtos de limpeza para tirar manchas da superfície da banheira Leia o artigo, totalmente dedicado a esta questão.
Com uma esponja ou pincel, espalhe essa mistura sobre a superfície da banheira e deixe por cerca de 10-15 minutos. É melhor usar uma esponja nova, pois a antiga ainda pode conter um pouco de gordura, o que complicará o preparo da superfície.
Depois disso, a composição de limpeza deve ser lavada das paredes da banheira e enchida até a borda com água quente. A água é deixada por mais 15-20 minutos e depois descarregada no ralo.Ao trabalhar com agente de limpeza, o banheiro deve ser ventilado e a pele e o trato respiratório protegidos com equipamentos de proteção individual.
Este conselho é especialmente relevante se o ácido oxálico ou outro agente igualmente perigoso for usado como limpador. Depois disso, você pode começar a limpar a superfície com abrasivos. Tradicionalmente, a ferrugem e as manchas são removidas com lixa grossa e depois tratadas com abrasivos mais finos.
Dessa forma, a limpeza da superfície fica mais rápida e eficiente, mas esse é o caminho errado quando se trabalha com esmaltes de banho. Com este método de processamento, microrugosidades de diferentes tamanhos são formadas na superfície, embora essa diferença não possa ser determinada visual ou tátil.
Ao aplicar um revestimento em uma superfície irregular criada desta forma, o composto de reparo não preencherá todas as depressões. Durante a secagem, esses microvazios criarão tensão excessiva, que posteriormente causará deformação do revestimento.
Para lixar bem a superfície de uma banheira sob esmalte, é recomendável munir-se de uma lixa nº 1 e muita paciência. O trabalho será muito mais lento, mas os solavancos serão quase do mesmo tamanho. Isto terá um efeito positivo no processo de secagem do revestimento e melhorará significativamente a sua qualidade.
Todos os locais onde existam manchas de ferrugem devem ser lixados com especial cuidado. É claro que manchas desagradáveis sob uma camada espessa de esmalte ou acrílico serão escondidas com segurança. Mas a presença de resíduos de óxido de ferro na superfície irá atrapalhar o microrrelevo criado durante o processamento com abrasivos.
Como resultado, haverá locais onde a probabilidade de rachaduras no revestimento é muito alta. Na presença de contaminação severa, é permitida a remoção completa do esmalte antigo nesses locais, até a exposição da base metálica.
Após a limpeza da superfície, é necessário realizar mais uma operação: desmontar o ralo e transbordar. A superfície resultante também deve ser limpa. Uma furadeira com Durex é adequada aqui. O tratamento é realizado até que os contaminantes desapareçam e a superfície adquira o embotamento necessário.
É fácil verificar a qualidade do tratamento: passe a unha pela superfície, ela não deve escorregar. Artesãos particularmente meticulosos inspecionam a superfície usando uma lanterna LED e limpam novamente as áreas que dão brilho.
Agora é preciso retirar o pó que se acumulou no interior da banheira e também desengordurar a superfície de trabalho. Nesta fase, será necessário restaurar a tubulação de drenagem e desmontá-la novamente.
Deve-se seguir a seguinte recomendação: não tocar na superfície de trabalho com as mãos.A instalação/desmontagem do ralo é feita com ferramentas (pinça, alicate, etc.), é preferível prepará-las com antecedência.
Primeiro, a maior parte da poeira do banho é removida com um aspirador de pó. Depois disso, limpe a superfície com um pano limpo embebido em solvente até que não haja mais sujeira no pano. Após a conclusão de todo o ciclo de trabalho de revestimento acabamento de banheira terá que ser restaurado.
Agora você precisa fechar o orifício de drenagem e despejar aproximadamente 500-1000 ml de detergente à base de ácido ativo, por exemplo Sanox, na banheira. Produtos de limpeza alcalinos não são aceitáveis nesta fase. A composição é cuidadosamente esfregada na superfície da banheira com outra esponja nova. A banheira, esfregada com um limpador ácido, fica por cerca de uma hora e meia.
Depois disso, a banheira é enchida com água até a borda e mantida assim por mais uma hora e meia. Se tudo for feito corretamente, o próprio banho aquecerá visivelmente. Se a superfície estiver pouco quente, significa que a quantidade de limpador ácido não é suficiente; é necessário colocar cerca de outro litro deste produto na água.
Você pode drenar a água somente depois que a superfície de trabalho esfriar. Depois disso, é preciso enxaguar o banheiro com água mais duas ou três vezes: tirar água, esperar uma hora e meia, escorrer, etc. Se a situação permitir, lavá-lo cinco vezes não fará mal.
A qualidade do desengorduramento é verificada da seguinte forma: limpe a superfície com um pano embebido em solvente; deve permanecer limpa. Em seguida, uma mangueira com chuveiro é conectada à torneira e as paredes da banheira são regadas. Se a água escorrer em camada e não em gotas, então está tudo em ordem.
Agora a superfície precisa ser seca rápida e completamente com um secador de cabelo. Rapidamente, porque a sujeira pode entrar no banho seco por cima, o que é inaceitável. Neste ponto, a preparação da banheira para revestimento pode ser considerada completa.
Aplicação de esmalte epóxi
Primeiro você precisa preparar a composição, ou seja, misture a base e o endurecedor. Em um assunto delicado pintar banheiras com esmalte Em primeiro lugar, deve-se seguir as instruções fornecidas pelo fabricante com o produto. Mas existem algumas nuances gerais que os artesãos experientes consideram importantes.
Por exemplo, não se deve preparar imediatamente todo o volume de esmalte epóxi contido na embalagem, pois com o tempo as propriedades da composição se deterioram e sua “vida útil” na forma final é curta. Um mestre inexperiente pode não ter tempo para usar todo o volume no tempo previsto.
A qualidade do revestimento será significativamente maior se você preparar e aplicar o esmalte epóxi em porções separadas de aproximadamente 250 ml. Tanto a base quanto o endurecedor devem primeiro ser divididos em porções separadas para que possam ser misturados conforme necessário.
Ao preparar o esmalte epóxi, recomenda-se adicionar ftalato de dibutila à mistura final. Este é um plastificante que irá melhorar as propriedades plásticas do esmalte epóxi. Na vida cotidiana, o ftalato de dibutila é usado para repelir mosquitos, bem como no trabalho com compostos de fibra de vidro.
A quantidade de aditivo não deve ultrapassar 5% do volume total do esmalte epóxi. Muitas vezes é recomendado aquecer a base antes de misturar a composição. Os especialistas recomendam o uso de banho-maria para isso.
Durante a pintura, não é estritamente recomendado tocar na superfície ou no esmalte com as mãos. Portanto, você deve preparar uma pinça com antecedência. Os cabelos podem sair da escova utilizada para fazer o trabalho e permanecer na superfície do esmalte. Devem ser retirados imediatamente e somente com pinça.
Tecnologia coloração de banho fica assim: coloque generosamente mais esmalte no pincel e aplique em pinceladas contínuas de baixo para cima. Em seguida, com o mesmo pincel, o esmalte é distribuído nas laterais da primeira pincelada. O próximo traço é feito da mesma maneira: de baixo para cima.
A distância entre as listras verticais deve ser tal que, quando o esmalte for distribuído nas laterais, as seções individuais se sobreponham aproximadamente pela metade. Após a aplicação da primeira camada de esmalte, é necessário esperar que ela seque, geralmente cerca de 15 a 20 minutos.
Depois disso, você pode aplicar uma segunda camada. A tecnologia de aplicação é a mesma: de baixo para cima e esfregar nas laterais. Artesãos experientes também recomendam observar a ordem de processamento de áreas individuais, ou seja, comece a aplicar a segunda camada no mesmo local da primeira e depois mova na mesma direção.
Isso garantirá a velocidade de secagem desejada e a estrutura interna ideal do revestimento. Cerca de um quarto de hora após a aplicação do esmalte epóxi, é necessário verificar se há gotejamentos e flacidez na superfície. Eles são removidos movendo suavemente a escova para cima.
A flacidez na área de transbordamento do ralo pode ser deixada até secar completamente. Será mais conveniente cortá-los posteriormente com uma faca. Deve-se levar em consideração que a espessura total do revestimento da banheira ficará um pouco maior. Portanto, pode ser necessário substituir as juntas antigas por novas ou ajustar o acabamento de forma diferente.
A secagem completa da superfície costuma durar de três dias a uma semana, após a qual o banho pode ser utilizado normalmente.É claro que as informações acima, por exemplo, sobre o tempo de secagem do revestimento, devem ser conferidas com as instruções preparadas para o esmalte epóxi específico.
Tratamento de banheira com acrílico líquido
Ao contrário do esmalte epóxi, o acrílico líquido não é dividido em porções, mas misturado de uma só vez. A vida útil da substância acabada é de cerca de uma hora e meia, mas é o suficiente para pintar toda a superfície da banheira com acrílico. É muito importante misturar bem os ingredientes, não há necessidade de pressa.
O plastificante não deve ser adicionado ao acrílico líquido de nenhuma forma. É permitida a introdução de um corante especial na quantidade de 3-5% do volume total da composição acabada. O componente corante confere à composição uma tonalidade colorida. Quando dosado corretamente, não prejudica a resistência do revestimento acrílico.
Alguns especialistas recomendam o uso de pincel ou rolo para aplicar a composição, mas na maioria das vezes a composição é simplesmente despejada na superfície preparada. Com pincel ou espátula, você só pode empurrar um pouco a composição se precisar, por exemplo, preencher completamente o topo arredondado da lateral, mas sem ferramentas auxiliares isso não é possível.
Antes derramando acrílico líquido As conexões de drenagem e transbordamento devem ser desmontadas. Parte da composição pode vazar pelo orifício de drenagem, o que é completamente normal.Para coletar o excesso de acrílico, coloque um recipiente desnecessário sob o ralo, por exemplo, uma garrafa plástica cortada ou uma jarra de vidro de meio litro.
Comece a derramar acrílico pela parte superior lateral. Quando o jato atinge aproximadamente o meio da altura do banho, o recipiente com acrílico líquido começa a ser movido suavemente para o lado até que toda a parte superior da borda tenha sido processada. O enchimento deve continuar, mas agora a composição deve ser despejada do meio da lateral para o fundo, fazendo outro círculo ao redor do perímetro da banheira.
Depois disso, o banho é simplesmente deixado secar completamente. O acrílico será distribuído uniformemente em sua superfície e endurecerá, formando uma superfície durável. Agora você precisa remover o recipiente com excesso de acrílico sob o orifício de drenagem e restaurar a tubulação de drenagem. A flacidez é cuidadosamente cortada com uma faca.
Ele apresentará métodos para eliminar problemas típicos de uma banheira de ferro fundido. próximo artigo, que detalha todos os danos característicos e opções para lidar com eles.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações práticas para restaurar o revestimento de uma banheira com esmalte epóxi são apresentadas no vídeo a seguir:
Informações úteis sobre o uso do acrílico líquido PlastAll estão contidas neste vídeo:
Restaurar o revestimento de uma banheira com esmalte epóxi ou acrílico líquido não pode ser chamado de simples ou fácil. Para obter um resultado verdadeiramente confiável, deve-se preparar cuidadosamente a superfície e depois seguir rigorosamente a tecnologia de trabalho e as condições para sua execução.
Conte-nos como você restaurou o esmalte da sua própria banheira. É possível que você conheça um método eficaz de consertar encanamentos que não esteja listado no artigo. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, compartilhe informações úteis e fotos sobre o tema.
Temos uma banheira velha de ferro fundido que parece velha. Não há ferrugem, mas há manchas na superfície que não podem ser limpas com detergentes. No começo eles só queriam comprar um novo, mas depois decidiram tentar restaurar este. Eu gostaria de fazer isso com acrílico. Mas a única questão que me atormenta é quanto tempo durará o acrílico na banheira? Quanto tempo dura o acrílico aplicado? E uma superfície revestida com acrílico pode ser limpa com pó ou requer algum tipo de cuidado cuidadoso?
O revestimento acrílico não dura muito, já renovamos depois de 5 anos. E sim, é muito delicado, não só não pode ser tratado com produtos de limpeza agressivos, mas em geral deve ser manuseado com muito cuidado. Por exemplo, você não pode colocar nada pesado na banheira (como um banco para uma pessoa com deficiência) - primeiro você precisa colocar um tapete de borracha. Se você tiver a oportunidade de substituir a banheira, troque-a.
Olá. Se você acredita nos comentários, pode durar 10 anos com uso cuidadoso.
Para a limpeza, é preferível utilizar panos e esponjas macias, produtos especializados que não contenham abrasivos, álcalis, ácidos ou amônia.