Conectando o telhado ao poço de ventilação: organizando a passagem da unidade de ventilação pelo telhado
Qualquer sistema de ventilação que tenha sido utilizado na construção de uma casa privada necessita de dois elementos principais - um ponto de entrada de ar limpo e uma abertura para emissão de ar contaminado. Concordo que sem esses elementos todo o sistema de ventilação perde qualquer sentido.
Existem muitas opções para organizar esses pontos, mas na maioria das vezes eles estão localizados sob o telhado ou diretamente no próprio telhado.
Este artigo discute as principais opções para o projeto de uma unidade de ventilação pela cobertura, cuja variedade depende do tipo de forro da cobertura. Também são dados conselhos práticos sobre como conectar corretamente o telhado ao poço de ventilação para evitar a entrada de precipitação na casa.
O conteúdo do artigo:
Requisitos de instalação do tubo de ventilação
O cumprimento dos requisitos apresentados para instalação de unidade de ventilação – uma garantia de que não haverá mofo ou muita umidade na casa. Uma das tarefas da cobertura é proteger o ambiente das precipitações, bem como manter um regime de temperatura ideal e confortável para os moradores da casa.
Um tubo de ventilação é um orifício que passa pelo telhado. Ou seja, para ventilar pelo telhado é necessário fazer um furo passante que permitirá a entrada de precipitação na casa.
É por isso que o ponto de entrada da ventilação precisa de isolamento adicional contra precipitação e água derretida. Além disso, deve ser protegido da condensação. Esta última ocorre devido à elevada diferença de temperatura entre a alcançada no interior e a alcançada no exterior. Assim, o principal requisito para tubo de ventilação – a sua total estanqueidade e isolamento térmico.
Também é importante garantir que a precipitação flua livremente da cobertura, ou seja, que o tubo de ventilação não interfira nisso. A tarefa não é fácil. Por um lado, nada deve interferir no fluxo de ar fresco para a sala. Por outro lado, o tubo deve permitir apenas a passagem de ar, mas não impedir a penetração de precipitação, insetos, etc.
Para resolver esses problemas, você pode instalar unidades de passagem especiais. Com a ajuda deles, é garantido o transporte ininterrupto dos fluxos de ar, sem interferência significativa na funcionalidade da cobertura.
Os requisitos básicos para a instalação de um duto de ventilação são os seguintes:
- proteção contra as chamadas “pontes frias” - evita a formação de locais por onde o calor pode escapar do ambiente;
- vedação;
- um requisito obrigatório é o encaixe perfeito do tubo de ventilação no telhado;
- instalação de elementos de proteção adicionais - após a vedação, as juntas são cobertas com estruturas adicionais (desempenham funções decorativas e práticas).
Se houver várias saídas no telhado, por ex. chaminé, antena de televisão ou satélite, então você pode criar um eixo comum através do qual eles sairão.
Em todas essas saídas pode ser adicionado um orifício de ventilação, ou seja, a cobertura será conectada ao poço de ventilação por meio de uma saída especial. O poço é construído em metal ou madeira, é aconselhável pensar na forma de retirar a ventilação e demais comunicações durante a construção da cobertura.
Vale lembrar que para uma conexão ideal dos dutos de ar a uma cobertura metálica ou de qualquer outro material, é preferível fazer o tubo de ventilação quadrado ou retangular.
Neste caso, para garantir a correta conexão do duto de ar, utilize um remate quadrado. Ele é colocado no topo do tubo e fornece sua proteção. O espaço formado entre o tubo de ventilação e o forro é preenchido com areia ou qualquer outra mistura não inflamável.
Para proteger o ambiente da penetração de umidade, é utilizado selante nas juntas e na parte superior do tubo de ventilação um defletor.
Requisitos adicionais também são estabelecidos para o comprimento do tubo de ventilação; se não houver tiragem nele, pode ventiladores a serem montados.
A altura do tubo não deve ser inferior à da chaminé. Além disso, a distância entre a junta e o defletor deve ser suficiente para a livre circulação das massas de ar.
A unidade de ventilação pode ser localizada ao longo da inclinação do telhado. É neste caso que o tubo não criará obstáculos ao derretimento da neve ou ao livre fluxo da precipitação do telhado.
O local ideal é uma cumeeira, como o topo de um telhado. Esta é a única forma de garantir a máxima tração, sem instalar ventiladores adicionais.
Seleção de materiais para vedação
Para vedar a junta entre o tubo de ventilação e o telhado, pode-se usar selante ou fita especial. Ambas as opções são adequadas para esta fase de instalação, o tipo específico é selecionado tendo em conta o tipo de laje de cobertura.
Uma característica de qualquer tipo de telhado é a sua alta faixa de temperatura. Nos verões quentes, o telhado pode aquecer até +70 graus e, em geadas severas, pode cair para -40 graus Celsius.
Portanto, é importante escolher um selante que seja muito elástico e resistente a essas mudanças de temperatura. Portanto, se durante a construção foram usadas coberturas autonivelantes ou telhas betuminosas, é melhor usar selantes acrílicos.
No entanto, se a casa estiver localizada em um clima frio, onde as temperaturas geralmente ficam abaixo de zero, o selante acrílico só pode ser usado para selar as costuras internas. Você também pode usar selantes de betume para tratar juntas internas. Os produtos de poliuretano são mais versáteis, pois são adequados para qualquer tipo de telhado e não possuem requisitos especiais de temperatura.
Usando fita adesiva para vedação, você pode simplificar significativamente o processo de processamento da junta entre o telhado e o tubo de ventilação.
A fita é uma tira fina de papel alumínio fixada com cola ou com adesivo próprio. Acompanha completamente os contornos da junta, conseguindo assim uma vedação perfeita.
Como contornar o tubo corretamente?
A calafetagem de tubos é uma forma de cobrir a junta e, em alguns casos, o próprio duto de ar.
Isso é feito pelos seguintes motivos:
- aparência do telhado;
- apesar do cumprimento dos requisitos de altura do tubo, não há tiragem;
- não há confiança na qualidade do material com que é feito o duto de ventilação e teme-se que ele desmorone sob a influência da precipitação.
Vários materiais são usados para contornar o tubo de ventilação. Eles variam em custo, bem como em suas características.
O mais popular é o material galvanizado, revestido com polímero. Esta é a forma mais barata de contornar o tubo, é durável em uso e tem uma aparência apresentável. Como o tubo de ventilação não é considerado inflamável, pode-se usar revestimento para cobri-lo.
Em alguns casos, torna-se necessário contornar o tubo de ventilação com telhas macias, o que é razoável fazer apenas se toda a cobertura for desse material.
As regras para o assentamento de telhas flexíveis não diferem ao contornar o tubo de ventilação. Ao mesmo tempo, vale a pena garantir que as juntas das telhas não permitam a passagem de água para a junta do duto de ar e também não interfiram no livre escoamento das precipitações da cobertura.
Opções básicas para conectar a unidade de ventilação
A escolha do método de ligação da unidade de ventilação depende do material de que é feita a cobertura.
Um papel igualmente importante é desempenhado pelo tipo de tubo que serve para ducto de ar:
- um tubo simples de metal ou polipropileno, que não possui funções adicionais;
- complementado com ventilador;
- tubo complementado com sistema de ajuste de válvula, com haste ou comando manual;
- sistemas de ventilação complexos com diversas funções adicionais.
Quanto mais funções um duto de ar tiver, maiores serão os requisitos para instalação de unidade de ventilação.
A opção mais simples para instalar uma unidade de ventilação pode ser feita em um telhado macio. Para isso, é necessário fazer um furo no telhado com diâmetro correspondente ao tubo de ventilação instalado na casa.
Um suporte de flange é fixado ao furo por meio de parafusos auto-roscantes, sempre complementados com uma junta flexível. Um vidro (fixado com parafusos auto-roscantes) e um tubo galvanizado são colocados no flange. O espaço vazio entre o vidro e o tubo é preenchido com material isolante de calor.
Na utilização de outros materiais de cobertura, será necessário utilizar métodos de fixação mais complexos, com lâminas impermeabilizantes adicionais.
Se estamos falando da versão industrial da unidade de ventilação no telhado, então elas são bastante padronizadas.
Este é um duto de ar que tem o formato de um quadrado ou círculo e ao redor dele há uma arruela de montagem com reforços adicionais. As unidades de passagem são produzidas em três tipos - aquelas produzidas sem válvula ou com válvula operada eletricamente ou manualmente. Além disso, a unidade de passagem pode ter formato diferente.
Para selecionar os materiais necessários, é necessário decidir a opção de passagem do móvel pelo telhado. A maneira mais fácil é instalar o aparelho sobre uma cobertura mole, feita, por exemplo, de telhas flexíveis.
Para fazer isso, você precisará de uma vedação de borracha elástica, um vidro e um flange adaptador. Instalar esta estrutura não será particularmente difícil - você pode fazer tudo sozinho.
Nos casos em que outro material seja colocado na cobertura, por exemplo, papelão ondulado ou ardósia, não será possível conviver com um conjunto padrão de materiais. Além disso, se o tubo de ventilação for muito alto ou se houver uma camada significativa de isolamento sob o telhado, o método descrito acima não é adequado.
Então você terá que usar uma unidade que consiste em um vidro de aço, e uma plataforma de metal deverá ser colocada sob ela. Assim como no caso anterior, o trabalho começa com a determinação do local exato onde o tubo será cortado, bem como com a criação de um furo com o diâmetro necessário para o tubo e a plataforma.
O primeiro passo é colocar uma camada de impermeabilização, cujas bordas ficam sob o telhado. No local onde fica a unidade de passagem, suas bordas são tratadas com selante.
Para lidar com o problema da grande altura do tubo de ventilação, você pode fazer uma cobertura adicional de compensado. Para estruturas particularmente grandes ou pesadas, uma estrutura adicional é feita de vigas de madeira. Como opção, você pode instalar um cabo de sustentação feito de cabos de metal, que fixará com segurança o tubo ao telhado.
Se se trata de uma cobertura de concreto, então é racional utilizar um conjunto padrão de materiais (copo plástico, vedação e flange), pois em estruturas deste tipo as saídas para ventilação ou outras tubulações costumam ser planejadas com antecedência.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como instalar corretamente a unidade de ventilação pode ser visto no vídeo:
Assim, a ventilação através do telhado é um processo bastante trabalhoso e complexo. O não cumprimento dos requisitos de instalação pode levar não só à interrupção da ventilação, mas também ao aparecimento de umidade excessiva e mofo na casa.
Portanto, se você não tem certeza de que tudo será feito corretamente, é melhor confiar esse trabalho a profissionais.
Você já teve que organizar você mesmo a passagem de ventilação pelo telhado? Talvez tenha havido alguma dificuldade com isso? Por favor, compartilhe sua experiência na organização de uma passagem de ventilação através do telhado. Deixe seus comentários, tire dúvidas - o bloco de contato está abaixo do artigo.